Comunidade Quilombola Lagoa da Pedra, Ararias (TO) e seu Patrimonio Imaterial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teske, Wolfgang
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Mosaico
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/2746
Resumo: Resumo: o artigo traz um relato de experiências vividas na Comunidade Quilombola Lagoa da Pedra, Arraias (TO), de pesquisas participantes e acompanhamento das manifestações culturais dessa comunidade. A base teórica é a teoria da Folkcomunicação, que estuda como os indivíduos segregados, marginalizados e de comunidades quilombolas se comunicam e ressignificam a suas práticas culturais ao serem impactados com as mensagens midiáticas. O destaque desse trabalho é para a Roda de São Gonçalo, manifestação cultural que data do séc. XIII, em Amarante, Portugal e é preservada nessa região do Estado do Tocantins. Esse estudo se insere em uma proposta de mudança paradigmática da ciência, que busca valorizar e abordar saberes que a ciência tem dificuldade de abordar. Por fim, apresenta o ritual e os símbolos que compõe a Roda de São Gonçalo. Palavras-chave: Comunidade Quilombola Lagoa da Pedra. Roda de São Gonçalo. Folkomunicação.
id PUC_GO-7_417c517b47592ed1f46fd2e2623d4ed6
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2746
network_acronym_str PUC_GO-7
network_name_str Mosaico
spelling Comunidade Quilombola Lagoa da Pedra, Ararias (TO) e seu Patrimonio ImaterialResumo: o artigo traz um relato de experiências vividas na Comunidade Quilombola Lagoa da Pedra, Arraias (TO), de pesquisas participantes e acompanhamento das manifestações culturais dessa comunidade. A base teórica é a teoria da Folkcomunicação, que estuda como os indivíduos segregados, marginalizados e de comunidades quilombolas se comunicam e ressignificam a suas práticas culturais ao serem impactados com as mensagens midiáticas. O destaque desse trabalho é para a Roda de São Gonçalo, manifestação cultural que data do séc. XIII, em Amarante, Portugal e é preservada nessa região do Estado do Tocantins. Esse estudo se insere em uma proposta de mudança paradigmática da ciência, que busca valorizar e abordar saberes que a ciência tem dificuldade de abordar. Por fim, apresenta o ritual e os símbolos que compõe a Roda de São Gonçalo. Palavras-chave: Comunidade Quilombola Lagoa da Pedra. Roda de São Gonçalo. Folkomunicação.Editora da PUC Goiás2013-09-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/274610.18224/mos.v6i1.2746Revista Mosaico - Revista de História; v. 6, n. 1 (2013); 65-761983-78011983-780110.18224/mos.v6.n1.2013reponame:Mosaicoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/2746/1672Direitos autorais 2016 Wolfgang Teskeinfo:eu-repo/semantics/openAccessTeske, Wolfgang2020-08-05T09:18:17Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2746Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/oai1983-78011983-7801opendoar:null2020-08-05 09:18:18.89Mosaico - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv Comunidade Quilombola Lagoa da Pedra, Ararias (TO) e seu Patrimonio Imaterial
title Comunidade Quilombola Lagoa da Pedra, Ararias (TO) e seu Patrimonio Imaterial
spellingShingle Comunidade Quilombola Lagoa da Pedra, Ararias (TO) e seu Patrimonio Imaterial
Teske, Wolfgang
title_short Comunidade Quilombola Lagoa da Pedra, Ararias (TO) e seu Patrimonio Imaterial
title_full Comunidade Quilombola Lagoa da Pedra, Ararias (TO) e seu Patrimonio Imaterial
title_fullStr Comunidade Quilombola Lagoa da Pedra, Ararias (TO) e seu Patrimonio Imaterial
title_full_unstemmed Comunidade Quilombola Lagoa da Pedra, Ararias (TO) e seu Patrimonio Imaterial
title_sort Comunidade Quilombola Lagoa da Pedra, Ararias (TO) e seu Patrimonio Imaterial
author Teske, Wolfgang
author_facet Teske, Wolfgang
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teske, Wolfgang
dc.description.none.fl_txt_mv Resumo: o artigo traz um relato de experiências vividas na Comunidade Quilombola Lagoa da Pedra, Arraias (TO), de pesquisas participantes e acompanhamento das manifestações culturais dessa comunidade. A base teórica é a teoria da Folkcomunicação, que estuda como os indivíduos segregados, marginalizados e de comunidades quilombolas se comunicam e ressignificam a suas práticas culturais ao serem impactados com as mensagens midiáticas. O destaque desse trabalho é para a Roda de São Gonçalo, manifestação cultural que data do séc. XIII, em Amarante, Portugal e é preservada nessa região do Estado do Tocantins. Esse estudo se insere em uma proposta de mudança paradigmática da ciência, que busca valorizar e abordar saberes que a ciência tem dificuldade de abordar. Por fim, apresenta o ritual e os símbolos que compõe a Roda de São Gonçalo. Palavras-chave: Comunidade Quilombola Lagoa da Pedra. Roda de São Gonçalo. Folkomunicação.
description Resumo: o artigo traz um relato de experiências vividas na Comunidade Quilombola Lagoa da Pedra, Arraias (TO), de pesquisas participantes e acompanhamento das manifestações culturais dessa comunidade. A base teórica é a teoria da Folkcomunicação, que estuda como os indivíduos segregados, marginalizados e de comunidades quilombolas se comunicam e ressignificam a suas práticas culturais ao serem impactados com as mensagens midiáticas. O destaque desse trabalho é para a Roda de São Gonçalo, manifestação cultural que data do séc. XIII, em Amarante, Portugal e é preservada nessa região do Estado do Tocantins. Esse estudo se insere em uma proposta de mudança paradigmática da ciência, que busca valorizar e abordar saberes que a ciência tem dificuldade de abordar. Por fim, apresenta o ritual e os símbolos que compõe a Roda de São Gonçalo. Palavras-chave: Comunidade Quilombola Lagoa da Pedra. Roda de São Gonçalo. Folkomunicação.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-17
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/2746
10.18224/mos.v6i1.2746
url http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/2746
identifier_str_mv 10.18224/mos.v6i1.2746
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/2746/1672
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Wolfgang Teske
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Wolfgang Teske
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da PUC Goiás
publisher.none.fl_str_mv Editora da PUC Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Revista Mosaico - Revista de História; v. 6, n. 1 (2013); 65-76
1983-7801
1983-7801
10.18224/mos.v6.n1.2013
reponame:Mosaico
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
reponame_str Mosaico
collection Mosaico
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
repository.name.fl_str_mv Mosaico - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1676342006015590400