POR UMA CARTOGRAFIA DOS SABERES DOCENTES: O PARFOR E O AGENCIAMENTO DE NOVAS SUBJETIVIDADES NO ENSINO DE HIST?RIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Mosaico |
Texto Completo: | http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/4422 |
Resumo: | Resumo: o presente artigo se propõe à reflexão em torno da construção de saberes mobilizados em função do ensino de História e de sua didática, nuançados pela relação entre a prática historiográfica e uma identidade profissional atrelada ao ofício de historiador/a não desconectado de sua prática docente; buscando fazer dessa reflexão um exercício de cartografar alguns caminhos que levam à vivencia das experiências de ensino e formação de alunos/as da graduação em História na Licenciatura ofertada pelo Plano Nacional de Formação de Professores ?? PARFOR em cidades do interior do Rio Grande do Norte atendidas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte ?? UERN. Palavras-chave: Saberes Docentes. Ensino de História. Historiografia. Formação de Professores/As. Experiência. |
id |
PUC_GO-7_56e4057d159927b76345a316f80c848f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4422 |
network_acronym_str |
PUC_GO-7 |
network_name_str |
Mosaico |
spelling |
POR UMA CARTOGRAFIA DOS SABERES DOCENTES: O PARFOR E O AGENCIAMENTO DE NOVAS SUBJETIVIDADES NO ENSINO DE HIST?RIAResumo: o presente artigo se propõe à reflexão em torno da construção de saberes mobilizados em função do ensino de História e de sua didática, nuançados pela relação entre a prática historiográfica e uma identidade profissional atrelada ao ofício de historiador/a não desconectado de sua prática docente; buscando fazer dessa reflexão um exercício de cartografar alguns caminhos que levam à vivencia das experiências de ensino e formação de alunos/as da graduação em História na Licenciatura ofertada pelo Plano Nacional de Formação de Professores ?? PARFOR em cidades do interior do Rio Grande do Norte atendidas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte ?? UERN. Palavras-chave: Saberes Docentes. Ensino de História. Historiografia. Formação de Professores/As. Experiência.Editora da PUC GoiásAndrade, Andreza se Oliveira2015-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/442210.18224/mos.v8i2.4422Revista Mosaico - Revista de História; v. 8, n. 2 (2015): Mosaico; 93-1021983-78011983-780110.18224/mos.v8.n2.2015reponame:Mosaicoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/4422/2544Direitos autorais 2016 Andreza se Oliveira Andradeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-05T09:18:17Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4422Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/oai1983-78011983-7801opendoar:null2020-08-05 09:18:18.672Mosaico - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
POR UMA CARTOGRAFIA DOS SABERES DOCENTES: O PARFOR E O AGENCIAMENTO DE NOVAS SUBJETIVIDADES NO ENSINO DE HIST?RIA |
title |
POR UMA CARTOGRAFIA DOS SABERES DOCENTES: O PARFOR E O AGENCIAMENTO DE NOVAS SUBJETIVIDADES NO ENSINO DE HIST?RIA |
spellingShingle |
POR UMA CARTOGRAFIA DOS SABERES DOCENTES: O PARFOR E O AGENCIAMENTO DE NOVAS SUBJETIVIDADES NO ENSINO DE HIST?RIA Andrade, Andreza se Oliveira |
title_short |
POR UMA CARTOGRAFIA DOS SABERES DOCENTES: O PARFOR E O AGENCIAMENTO DE NOVAS SUBJETIVIDADES NO ENSINO DE HIST?RIA |
title_full |
POR UMA CARTOGRAFIA DOS SABERES DOCENTES: O PARFOR E O AGENCIAMENTO DE NOVAS SUBJETIVIDADES NO ENSINO DE HIST?RIA |
title_fullStr |
POR UMA CARTOGRAFIA DOS SABERES DOCENTES: O PARFOR E O AGENCIAMENTO DE NOVAS SUBJETIVIDADES NO ENSINO DE HIST?RIA |
title_full_unstemmed |
POR UMA CARTOGRAFIA DOS SABERES DOCENTES: O PARFOR E O AGENCIAMENTO DE NOVAS SUBJETIVIDADES NO ENSINO DE HIST?RIA |
title_sort |
POR UMA CARTOGRAFIA DOS SABERES DOCENTES: O PARFOR E O AGENCIAMENTO DE NOVAS SUBJETIVIDADES NO ENSINO DE HIST?RIA |
author |
Andrade, Andreza se Oliveira |
author_facet |
Andrade, Andreza se Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Andreza se Oliveira |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Resumo: o presente artigo se propõe à reflexão em torno da construção de saberes mobilizados em função do ensino de História e de sua didática, nuançados pela relação entre a prática historiográfica e uma identidade profissional atrelada ao ofício de historiador/a não desconectado de sua prática docente; buscando fazer dessa reflexão um exercício de cartografar alguns caminhos que levam à vivencia das experiências de ensino e formação de alunos/as da graduação em História na Licenciatura ofertada pelo Plano Nacional de Formação de Professores ?? PARFOR em cidades do interior do Rio Grande do Norte atendidas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte ?? UERN. Palavras-chave: Saberes Docentes. Ensino de História. Historiografia. Formação de Professores/As. Experiência. |
description |
Resumo: o presente artigo se propõe à reflexão em torno da construção de saberes mobilizados em função do ensino de História e de sua didática, nuançados pela relação entre a prática historiográfica e uma identidade profissional atrelada ao ofício de historiador/a não desconectado de sua prática docente; buscando fazer dessa reflexão um exercício de cartografar alguns caminhos que levam à vivencia das experiências de ensino e formação de alunos/as da graduação em História na Licenciatura ofertada pelo Plano Nacional de Formação de Professores ?? PARFOR em cidades do interior do Rio Grande do Norte atendidas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte ?? UERN. Palavras-chave: Saberes Docentes. Ensino de História. Historiografia. Formação de Professores/As. Experiência. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-15 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/4422 10.18224/mos.v8i2.4422 |
url |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/4422 |
identifier_str_mv |
10.18224/mos.v8i2.4422 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/4422/2544 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2016 Andreza se Oliveira Andrade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2016 Andreza se Oliveira Andrade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da PUC Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da PUC Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Mosaico - Revista de História; v. 8, n. 2 (2015): Mosaico; 93-102 1983-7801 1983-7801 10.18224/mos.v8.n2.2015 reponame:Mosaico instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
reponame_str |
Mosaico |
collection |
Mosaico |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
repository.name.fl_str_mv |
Mosaico - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1676342005861449728 |