POR UMA CARTOGRAFIA DOS SABERES DOCENTES: O PARFOR E O AGENCIAMENTO DE NOVAS SUBJETIVIDADES NO ENSINO DE HIST?RIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Andreza se Oliveira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Mosaico
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/4422
Resumo: Resumo: o presente artigo se propõe à reflexão em torno da construção de saberes mobilizados em função do ensino de História e de sua didática, nuançados pela relação entre a prática historiográfica e uma identidade profissional atrelada ao ofício de historiador/a não desconectado de sua prática docente; buscando fazer dessa reflexão um exercício de cartografar alguns caminhos que levam à vivencia das experiências de ensino e formação de alunos/as da graduação em História na Licenciatura ofertada pelo Plano Nacional de Formação de Professores ?? PARFOR em cidades do interior do Rio Grande do Norte atendidas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte ?? UERN. Palavras-chave: Saberes Docentes. Ensino de História. Historiografia. Formação de Professores/As. Experiência.
id PUC_GO-7_56e4057d159927b76345a316f80c848f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4422
network_acronym_str PUC_GO-7
network_name_str Mosaico
spelling POR UMA CARTOGRAFIA DOS SABERES DOCENTES: O PARFOR E O AGENCIAMENTO DE NOVAS SUBJETIVIDADES NO ENSINO DE HIST?RIAResumo: o presente artigo se propõe à reflexão em torno da construção de saberes mobilizados em função do ensino de História e de sua didática, nuançados pela relação entre a prática historiográfica e uma identidade profissional atrelada ao ofício de historiador/a não desconectado de sua prática docente; buscando fazer dessa reflexão um exercício de cartografar alguns caminhos que levam à vivencia das experiências de ensino e formação de alunos/as da graduação em História na Licenciatura ofertada pelo Plano Nacional de Formação de Professores ?? PARFOR em cidades do interior do Rio Grande do Norte atendidas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte ?? UERN. Palavras-chave: Saberes Docentes. Ensino de História. Historiografia. Formação de Professores/As. Experiência.Editora da PUC GoiásAndrade, Andreza se Oliveira2015-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/442210.18224/mos.v8i2.4422Revista Mosaico - Revista de História; v. 8, n. 2 (2015): Mosaico; 93-1021983-78011983-780110.18224/mos.v8.n2.2015reponame:Mosaicoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/4422/2544Direitos autorais 2016 Andreza se Oliveira Andradeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-05T09:18:17Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4422Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/oai1983-78011983-7801opendoar:null2020-08-05 09:18:18.672Mosaico - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv POR UMA CARTOGRAFIA DOS SABERES DOCENTES: O PARFOR E O AGENCIAMENTO DE NOVAS SUBJETIVIDADES NO ENSINO DE HIST?RIA
title POR UMA CARTOGRAFIA DOS SABERES DOCENTES: O PARFOR E O AGENCIAMENTO DE NOVAS SUBJETIVIDADES NO ENSINO DE HIST?RIA
spellingShingle POR UMA CARTOGRAFIA DOS SABERES DOCENTES: O PARFOR E O AGENCIAMENTO DE NOVAS SUBJETIVIDADES NO ENSINO DE HIST?RIA
Andrade, Andreza se Oliveira
title_short POR UMA CARTOGRAFIA DOS SABERES DOCENTES: O PARFOR E O AGENCIAMENTO DE NOVAS SUBJETIVIDADES NO ENSINO DE HIST?RIA
title_full POR UMA CARTOGRAFIA DOS SABERES DOCENTES: O PARFOR E O AGENCIAMENTO DE NOVAS SUBJETIVIDADES NO ENSINO DE HIST?RIA
title_fullStr POR UMA CARTOGRAFIA DOS SABERES DOCENTES: O PARFOR E O AGENCIAMENTO DE NOVAS SUBJETIVIDADES NO ENSINO DE HIST?RIA
title_full_unstemmed POR UMA CARTOGRAFIA DOS SABERES DOCENTES: O PARFOR E O AGENCIAMENTO DE NOVAS SUBJETIVIDADES NO ENSINO DE HIST?RIA
title_sort POR UMA CARTOGRAFIA DOS SABERES DOCENTES: O PARFOR E O AGENCIAMENTO DE NOVAS SUBJETIVIDADES NO ENSINO DE HIST?RIA
author Andrade, Andreza se Oliveira
author_facet Andrade, Andreza se Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Andreza se Oliveira
dc.description.none.fl_txt_mv Resumo: o presente artigo se propõe à reflexão em torno da construção de saberes mobilizados em função do ensino de História e de sua didática, nuançados pela relação entre a prática historiográfica e uma identidade profissional atrelada ao ofício de historiador/a não desconectado de sua prática docente; buscando fazer dessa reflexão um exercício de cartografar alguns caminhos que levam à vivencia das experiências de ensino e formação de alunos/as da graduação em História na Licenciatura ofertada pelo Plano Nacional de Formação de Professores ?? PARFOR em cidades do interior do Rio Grande do Norte atendidas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte ?? UERN. Palavras-chave: Saberes Docentes. Ensino de História. Historiografia. Formação de Professores/As. Experiência.
description Resumo: o presente artigo se propõe à reflexão em torno da construção de saberes mobilizados em função do ensino de História e de sua didática, nuançados pela relação entre a prática historiográfica e uma identidade profissional atrelada ao ofício de historiador/a não desconectado de sua prática docente; buscando fazer dessa reflexão um exercício de cartografar alguns caminhos que levam à vivencia das experiências de ensino e formação de alunos/as da graduação em História na Licenciatura ofertada pelo Plano Nacional de Formação de Professores ?? PARFOR em cidades do interior do Rio Grande do Norte atendidas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte ?? UERN. Palavras-chave: Saberes Docentes. Ensino de História. Historiografia. Formação de Professores/As. Experiência.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-15
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/4422
10.18224/mos.v8i2.4422
url http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/4422
identifier_str_mv 10.18224/mos.v8i2.4422
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/4422/2544
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Andreza se Oliveira Andrade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Andreza se Oliveira Andrade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da PUC Goiás
publisher.none.fl_str_mv Editora da PUC Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Revista Mosaico - Revista de História; v. 8, n. 2 (2015): Mosaico; 93-102
1983-7801
1983-7801
10.18224/mos.v8.n2.2015
reponame:Mosaico
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
reponame_str Mosaico
collection Mosaico
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
repository.name.fl_str_mv Mosaico - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1676342005861449728