Cantilenas de Goiás: memórias, gênero e patrimônios das culturas negras na obra de Regina Lacerda
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Mosaico |
Texto Completo: | http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/4962 |
Resumo: | Os interesses do presente artigo se relacionam à problematização da obra de Regina Lacerda sob a lente das categorias de memória, gênero e patrimônios das culturas negras. Percorrendo sua produção bibliográfica, em paralelo com a sua trajetória, encontramos diferentes questões de gênero que precisavam ser debatidas. Estas vão das estratégias e táticas manuseadas por Regina para ocupar cargo na Comissão Goiana de Folclore até o registro substancial, em seus estudos folclóricos, de mulheres negras e miseráveis. Ainda nesta oportunidade provocamos as limitações da categoria de patrimônio ao que se refere à reverberação, pelo seu canal, da memória de mulheres negras e fragmentos das culturas afro-brasileiras. Ainda que ela tenha representado a cultura negra goiana de uma forma superficial, sua obra parece seguir um caminho inverso e reproduz, pelo som do tambor, crenças e ocupações de agentes emancipados da escravidão. É interessante notar que, embora ela reconheça uma ascendência portuguesa na cultura goiana, seu trabalho segue um caminho oposto e indica fortes permanências das culturas indígena e afro-brasileira. Paradoxalmente a pesquisa realizada por Regina Lacerda deixa evidente muitos legados africanos na linguagem, nas crenças, em cultos religiosos e em personagens que preenchem o cotidiano da cidade. Nossos interesses se aproximam de uma etnografia histórica onde se pretende discutir a cultura, a memória, as identidades e legados patrimoniais afro-brasileiros registrados pela folclorista goiana. |
id |
PUC_GO-7_a4058d6b07a65f3c6e5765f364b5c1a0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4962 |
network_acronym_str |
PUC_GO-7 |
network_name_str |
Mosaico |
spelling |
Cantilenas de Goiás: memórias, gênero e patrimônios das culturas negras na obra de Regina LacerdaHistóriaFolclore. Gênero. Patrimônio. Regina Lacerda. Memória.Os interesses do presente artigo se relacionam à problematização da obra de Regina Lacerda sob a lente das categorias de memória, gênero e patrimônios das culturas negras. Percorrendo sua produção bibliográfica, em paralelo com a sua trajetória, encontramos diferentes questões de gênero que precisavam ser debatidas. Estas vão das estratégias e táticas manuseadas por Regina para ocupar cargo na Comissão Goiana de Folclore até o registro substancial, em seus estudos folclóricos, de mulheres negras e miseráveis. Ainda nesta oportunidade provocamos as limitações da categoria de patrimônio ao que se refere à reverberação, pelo seu canal, da memória de mulheres negras e fragmentos das culturas afro-brasileiras. Ainda que ela tenha representado a cultura negra goiana de uma forma superficial, sua obra parece seguir um caminho inverso e reproduz, pelo som do tambor, crenças e ocupações de agentes emancipados da escravidão. É interessante notar que, embora ela reconheça uma ascendência portuguesa na cultura goiana, seu trabalho segue um caminho oposto e indica fortes permanências das culturas indígena e afro-brasileira. Paradoxalmente a pesquisa realizada por Regina Lacerda deixa evidente muitos legados africanos na linguagem, nas crenças, em cultos religiosos e em personagens que preenchem o cotidiano da cidade. Nossos interesses se aproximam de uma etnografia histórica onde se pretende discutir a cultura, a memória, as identidades e legados patrimoniais afro-brasileiros registrados pela folclorista goiana.Editora da PUC GoiásPrado, Paulo Brito doPrado, Paulo Brito do2017-05-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/496210.18224/mos.v9i2.4962Revista Mosaico - Revista de História; v. 9, n. 2 (2016): Dossiê Coleções, museus e patrimônios das culturas negras; 235-2501983-78011983-780110.18224/mos.v9.n2.2016reponame:Mosaicoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/4962/3011Cidade de Goiás, patrimônio afro-brasileiro e folclore goianoSéculo XXPesquisa qualitativaDireitos autorais 2017 Paulo Brito do Prado, Paulo Brito do Pradohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-08-05T09:18:09Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4962Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/oai1983-78011983-7801opendoar:null2020-08-05 09:18:10.708Mosaico - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cantilenas de Goiás: memórias, gênero e patrimônios das culturas negras na obra de Regina Lacerda |
title |
Cantilenas de Goiás: memórias, gênero e patrimônios das culturas negras na obra de Regina Lacerda |
spellingShingle |
Cantilenas de Goiás: memórias, gênero e patrimônios das culturas negras na obra de Regina Lacerda Prado, Paulo Brito do História Folclore. Gênero. Patrimônio. Regina Lacerda. Memória. |
title_short |
Cantilenas de Goiás: memórias, gênero e patrimônios das culturas negras na obra de Regina Lacerda |
title_full |
Cantilenas de Goiás: memórias, gênero e patrimônios das culturas negras na obra de Regina Lacerda |
title_fullStr |
Cantilenas de Goiás: memórias, gênero e patrimônios das culturas negras na obra de Regina Lacerda |
title_full_unstemmed |
Cantilenas de Goiás: memórias, gênero e patrimônios das culturas negras na obra de Regina Lacerda |
title_sort |
Cantilenas de Goiás: memórias, gênero e patrimônios das culturas negras na obra de Regina Lacerda |
author |
Prado, Paulo Brito do |
author_facet |
Prado, Paulo Brito do |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Prado, Paulo Brito do Prado, Paulo Brito do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História Folclore. Gênero. Patrimônio. Regina Lacerda. Memória. |
topic |
História Folclore. Gênero. Patrimônio. Regina Lacerda. Memória. |
dc.description.none.fl_txt_mv |
Os interesses do presente artigo se relacionam à problematização da obra de Regina Lacerda sob a lente das categorias de memória, gênero e patrimônios das culturas negras. Percorrendo sua produção bibliográfica, em paralelo com a sua trajetória, encontramos diferentes questões de gênero que precisavam ser debatidas. Estas vão das estratégias e táticas manuseadas por Regina para ocupar cargo na Comissão Goiana de Folclore até o registro substancial, em seus estudos folclóricos, de mulheres negras e miseráveis. Ainda nesta oportunidade provocamos as limitações da categoria de patrimônio ao que se refere à reverberação, pelo seu canal, da memória de mulheres negras e fragmentos das culturas afro-brasileiras. Ainda que ela tenha representado a cultura negra goiana de uma forma superficial, sua obra parece seguir um caminho inverso e reproduz, pelo som do tambor, crenças e ocupações de agentes emancipados da escravidão. É interessante notar que, embora ela reconheça uma ascendência portuguesa na cultura goiana, seu trabalho segue um caminho oposto e indica fortes permanências das culturas indígena e afro-brasileira. Paradoxalmente a pesquisa realizada por Regina Lacerda deixa evidente muitos legados africanos na linguagem, nas crenças, em cultos religiosos e em personagens que preenchem o cotidiano da cidade. Nossos interesses se aproximam de uma etnografia histórica onde se pretende discutir a cultura, a memória, as identidades e legados patrimoniais afro-brasileiros registrados pela folclorista goiana. |
description |
Os interesses do presente artigo se relacionam à problematização da obra de Regina Lacerda sob a lente das categorias de memória, gênero e patrimônios das culturas negras. Percorrendo sua produção bibliográfica, em paralelo com a sua trajetória, encontramos diferentes questões de gênero que precisavam ser debatidas. Estas vão das estratégias e táticas manuseadas por Regina para ocupar cargo na Comissão Goiana de Folclore até o registro substancial, em seus estudos folclóricos, de mulheres negras e miseráveis. Ainda nesta oportunidade provocamos as limitações da categoria de patrimônio ao que se refere à reverberação, pelo seu canal, da memória de mulheres negras e fragmentos das culturas afro-brasileiras. Ainda que ela tenha representado a cultura negra goiana de uma forma superficial, sua obra parece seguir um caminho inverso e reproduz, pelo som do tambor, crenças e ocupações de agentes emancipados da escravidão. É interessante notar que, embora ela reconheça uma ascendência portuguesa na cultura goiana, seu trabalho segue um caminho oposto e indica fortes permanências das culturas indígena e afro-brasileira. Paradoxalmente a pesquisa realizada por Regina Lacerda deixa evidente muitos legados africanos na linguagem, nas crenças, em cultos religiosos e em personagens que preenchem o cotidiano da cidade. Nossos interesses se aproximam de uma etnografia histórica onde se pretende discutir a cultura, a memória, as identidades e legados patrimoniais afro-brasileiros registrados pela folclorista goiana. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-27 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/4962 10.18224/mos.v9i2.4962 |
url |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/4962 |
identifier_str_mv |
10.18224/mos.v9i2.4962 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/4962/3011 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Paulo Brito do Prado, Paulo Brito do Prado http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Paulo Brito do Prado, Paulo Brito do Prado http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Cidade de Goiás, patrimônio afro-brasileiro e folclore goiano Século XX Pesquisa qualitativa |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da PUC Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da PUC Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Mosaico - Revista de História; v. 9, n. 2 (2016): Dossiê Coleções, museus e patrimônios das culturas negras; 235-250 1983-7801 1983-7801 10.18224/mos.v9.n2.2016 reponame:Mosaico instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
reponame_str |
Mosaico |
collection |
Mosaico |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
repository.name.fl_str_mv |
Mosaico - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1676342005491302400 |