Miscigenação nas Vilas Indígenas do Rio Grande do Norte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Fátima Martins
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Mosaico
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/2381
Resumo: Resumo: Contrariando alguns discursos historiográficos regionais, acerca da situação dos índios do Rio Grande no Norte a partir de 1759, quando ocorreu a supressão do Regimento das Missões e subsequente instalação do Diretório dos Índios, passando a administração dos antigos aldeamentos das mãos dos religiosos para a dos agentes coloniais laicos, os indígenas não ??desapareceram?. Pelo contrário, através de pesquisas em fontes documentais cursivas, verificou-se que os índios vivenciavam, sim, uma adaptação à nova situação historicamente dada. Mesmo que tenham existido interferências diretas na vida dos povos indígenas nas vilas da referida capitania, com a imposição de normatizações pombalinas, em que passaram a ser denominados muitas vezes ora de ??caboclos? ora de ??tapuias?, para que fossem negadas as suas etnicidades, não deixaram de serem ??índios?, apenas assumiram identidades étnicas diferenciadas. Palavras-chave: Índios. Rio Grande Do Norte. Desaparecimento. Adaptação. Identidades ?tnicas Diferenciadas.
id PUC_GO-7_c25eff16ea60aa43712f788dbfc22285
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2381
network_acronym_str PUC_GO-7
network_name_str Mosaico
spelling Miscigenação nas Vilas Indígenas do Rio Grande do NorteResumo: Contrariando alguns discursos historiográficos regionais, acerca da situação dos índios do Rio Grande no Norte a partir de 1759, quando ocorreu a supressão do Regimento das Missões e subsequente instalação do Diretório dos Índios, passando a administração dos antigos aldeamentos das mãos dos religiosos para a dos agentes coloniais laicos, os indígenas não ??desapareceram?. Pelo contrário, através de pesquisas em fontes documentais cursivas, verificou-se que os índios vivenciavam, sim, uma adaptação à nova situação historicamente dada. Mesmo que tenham existido interferências diretas na vida dos povos indígenas nas vilas da referida capitania, com a imposição de normatizações pombalinas, em que passaram a ser denominados muitas vezes ora de ??caboclos? ora de ??tapuias?, para que fossem negadas as suas etnicidades, não deixaram de serem ??índios?, apenas assumiram identidades étnicas diferenciadas. Palavras-chave: Índios. Rio Grande Do Norte. Desaparecimento. Adaptação. Identidades ?tnicas Diferenciadas.Editora da PUC Goiás2012-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/238110.18224/mos.v4i2.2381Revista Mosaico - Revista de História; v. 4, n. 2 (2011); 183-1961983-78011983-780110.18224/mos.v4.n2.2011reponame:Mosaicoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/2381/1467Direitos autorais 2016 Fátima Martins Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccessLopes, Fátima Martins2020-08-05T09:18:09Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2381Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/oai1983-78011983-7801opendoar:null2020-08-05 09:18:10.284Mosaico - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv Miscigenação nas Vilas Indígenas do Rio Grande do Norte
title Miscigenação nas Vilas Indígenas do Rio Grande do Norte
spellingShingle Miscigenação nas Vilas Indígenas do Rio Grande do Norte
Lopes, Fátima Martins
title_short Miscigenação nas Vilas Indígenas do Rio Grande do Norte
title_full Miscigenação nas Vilas Indígenas do Rio Grande do Norte
title_fullStr Miscigenação nas Vilas Indígenas do Rio Grande do Norte
title_full_unstemmed Miscigenação nas Vilas Indígenas do Rio Grande do Norte
title_sort Miscigenação nas Vilas Indígenas do Rio Grande do Norte
author Lopes, Fátima Martins
author_facet Lopes, Fátima Martins
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Fátima Martins
dc.description.none.fl_txt_mv Resumo: Contrariando alguns discursos historiográficos regionais, acerca da situação dos índios do Rio Grande no Norte a partir de 1759, quando ocorreu a supressão do Regimento das Missões e subsequente instalação do Diretório dos Índios, passando a administração dos antigos aldeamentos das mãos dos religiosos para a dos agentes coloniais laicos, os indígenas não ??desapareceram?. Pelo contrário, através de pesquisas em fontes documentais cursivas, verificou-se que os índios vivenciavam, sim, uma adaptação à nova situação historicamente dada. Mesmo que tenham existido interferências diretas na vida dos povos indígenas nas vilas da referida capitania, com a imposição de normatizações pombalinas, em que passaram a ser denominados muitas vezes ora de ??caboclos? ora de ??tapuias?, para que fossem negadas as suas etnicidades, não deixaram de serem ??índios?, apenas assumiram identidades étnicas diferenciadas. Palavras-chave: Índios. Rio Grande Do Norte. Desaparecimento. Adaptação. Identidades ?tnicas Diferenciadas.
description Resumo: Contrariando alguns discursos historiográficos regionais, acerca da situação dos índios do Rio Grande no Norte a partir de 1759, quando ocorreu a supressão do Regimento das Missões e subsequente instalação do Diretório dos Índios, passando a administração dos antigos aldeamentos das mãos dos religiosos para a dos agentes coloniais laicos, os indígenas não ??desapareceram?. Pelo contrário, através de pesquisas em fontes documentais cursivas, verificou-se que os índios vivenciavam, sim, uma adaptação à nova situação historicamente dada. Mesmo que tenham existido interferências diretas na vida dos povos indígenas nas vilas da referida capitania, com a imposição de normatizações pombalinas, em que passaram a ser denominados muitas vezes ora de ??caboclos? ora de ??tapuias?, para que fossem negadas as suas etnicidades, não deixaram de serem ??índios?, apenas assumiram identidades étnicas diferenciadas. Palavras-chave: Índios. Rio Grande Do Norte. Desaparecimento. Adaptação. Identidades ?tnicas Diferenciadas.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-21
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/2381
10.18224/mos.v4i2.2381
url http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/2381
identifier_str_mv 10.18224/mos.v4i2.2381
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/2381/1467
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Fátima Martins Lopes
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Fátima Martins Lopes
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da PUC Goiás
publisher.none.fl_str_mv Editora da PUC Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Revista Mosaico - Revista de História; v. 4, n. 2 (2011); 183-196
1983-7801
1983-7801
10.18224/mos.v4.n2.2011
reponame:Mosaico
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
reponame_str Mosaico
collection Mosaico
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
repository.name.fl_str_mv Mosaico - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1676342005460893696