Memórias de um "Tempo Brabo": o cangaço na literatura de Francisco J. C. Dantas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sá, Antônio Fernando de Araújo
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Mosaico
Texto Completo: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/1836
Resumo: Resumo: dialogando com a tradição literária do Nordeste brasileiro, a obra do escritor sergipano Francisco J. C. Dantas possibilita um rico diálogo entre literatura, memória e história em que a temática da identidade regional associada ao cangaço emerge, de forma diferenciada, mas sempre recorrente, nos livros Os Desvalidos (1993) e Cabo Josino Viloso (2005). Nascido em Riachão do Dantas (SE), em 1941, Francisco J. C. Dantas tem produzido uma obra literária baseada na sua vivência no interior nordestino, particularmente de Sergipe e Bahia, em que sobressai a preocupação estilística de estabelecer um vocabulário particular destes sertões, pautado na oralidade. A invenção da identidade sertaneja dos Estados de Sergipe e Bahia aparece nas narrativas literárias em sólidas bases históricas e linguísticas do falar de sergipanos e baianos. Os testemunhos das personagens são verossímeis, edificando vestígios das memórias do tempo do ??cangaço? e sua herança no imaginário social do sertão nordestino, principalmente dos ecos da literatura de cordel. Palavras-chave: Literatura brasileira. Cangaço. Francisco J. C. Dantas.
id PUC_GO-7_c64cacb9590aa2f8d6b84d82ff72c02d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1836
network_acronym_str PUC_GO-7
network_name_str Mosaico
spelling Memórias de um "Tempo Brabo": o cangaço na literatura de Francisco J. C. DantasResumo: dialogando com a tradição literária do Nordeste brasileiro, a obra do escritor sergipano Francisco J. C. Dantas possibilita um rico diálogo entre literatura, memória e história em que a temática da identidade regional associada ao cangaço emerge, de forma diferenciada, mas sempre recorrente, nos livros Os Desvalidos (1993) e Cabo Josino Viloso (2005). Nascido em Riachão do Dantas (SE), em 1941, Francisco J. C. Dantas tem produzido uma obra literária baseada na sua vivência no interior nordestino, particularmente de Sergipe e Bahia, em que sobressai a preocupação estilística de estabelecer um vocabulário particular destes sertões, pautado na oralidade. A invenção da identidade sertaneja dos Estados de Sergipe e Bahia aparece nas narrativas literárias em sólidas bases históricas e linguísticas do falar de sergipanos e baianos. Os testemunhos das personagens são verossímeis, edificando vestígios das memórias do tempo do ??cangaço? e sua herança no imaginário social do sertão nordestino, principalmente dos ecos da literatura de cordel. Palavras-chave: Literatura brasileira. Cangaço. Francisco J. C. Dantas.Editora da PUC Goiás2012-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/183610.18224/mos.v3i1.1836Revista Mosaico - Revista de História; v. 3, n. 1 (2010); 103-1091983-78011983-780110.18224/mos.v3.n1.2010reponame:Mosaicoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/1836/1140Direitos autorais 2016 Antônio Fernando de Araújo Sáinfo:eu-repo/semantics/openAccessSá, Antônio Fernando de Araújo2020-08-05T09:17:50Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1836Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/oai1983-78011983-7801opendoar:null2020-08-05 09:17:50.518Mosaico - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv Memórias de um "Tempo Brabo": o cangaço na literatura de Francisco J. C. Dantas
title Memórias de um "Tempo Brabo": o cangaço na literatura de Francisco J. C. Dantas
spellingShingle Memórias de um "Tempo Brabo": o cangaço na literatura de Francisco J. C. Dantas
Sá, Antônio Fernando de Araújo
title_short Memórias de um "Tempo Brabo": o cangaço na literatura de Francisco J. C. Dantas
title_full Memórias de um "Tempo Brabo": o cangaço na literatura de Francisco J. C. Dantas
title_fullStr Memórias de um "Tempo Brabo": o cangaço na literatura de Francisco J. C. Dantas
title_full_unstemmed Memórias de um "Tempo Brabo": o cangaço na literatura de Francisco J. C. Dantas
title_sort Memórias de um "Tempo Brabo": o cangaço na literatura de Francisco J. C. Dantas
author Sá, Antônio Fernando de Araújo
author_facet Sá, Antônio Fernando de Araújo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sá, Antônio Fernando de Araújo
dc.description.none.fl_txt_mv Resumo: dialogando com a tradição literária do Nordeste brasileiro, a obra do escritor sergipano Francisco J. C. Dantas possibilita um rico diálogo entre literatura, memória e história em que a temática da identidade regional associada ao cangaço emerge, de forma diferenciada, mas sempre recorrente, nos livros Os Desvalidos (1993) e Cabo Josino Viloso (2005). Nascido em Riachão do Dantas (SE), em 1941, Francisco J. C. Dantas tem produzido uma obra literária baseada na sua vivência no interior nordestino, particularmente de Sergipe e Bahia, em que sobressai a preocupação estilística de estabelecer um vocabulário particular destes sertões, pautado na oralidade. A invenção da identidade sertaneja dos Estados de Sergipe e Bahia aparece nas narrativas literárias em sólidas bases históricas e linguísticas do falar de sergipanos e baianos. Os testemunhos das personagens são verossímeis, edificando vestígios das memórias do tempo do ??cangaço? e sua herança no imaginário social do sertão nordestino, principalmente dos ecos da literatura de cordel. Palavras-chave: Literatura brasileira. Cangaço. Francisco J. C. Dantas.
description Resumo: dialogando com a tradição literária do Nordeste brasileiro, a obra do escritor sergipano Francisco J. C. Dantas possibilita um rico diálogo entre literatura, memória e história em que a temática da identidade regional associada ao cangaço emerge, de forma diferenciada, mas sempre recorrente, nos livros Os Desvalidos (1993) e Cabo Josino Viloso (2005). Nascido em Riachão do Dantas (SE), em 1941, Francisco J. C. Dantas tem produzido uma obra literária baseada na sua vivência no interior nordestino, particularmente de Sergipe e Bahia, em que sobressai a preocupação estilística de estabelecer um vocabulário particular destes sertões, pautado na oralidade. A invenção da identidade sertaneja dos Estados de Sergipe e Bahia aparece nas narrativas literárias em sólidas bases históricas e linguísticas do falar de sergipanos e baianos. Os testemunhos das personagens são verossímeis, edificando vestígios das memórias do tempo do ??cangaço? e sua herança no imaginário social do sertão nordestino, principalmente dos ecos da literatura de cordel. Palavras-chave: Literatura brasileira. Cangaço. Francisco J. C. Dantas.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03-01
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/1836
10.18224/mos.v3i1.1836
url http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/1836
identifier_str_mv 10.18224/mos.v3i1.1836
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/1836/1140
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2016 Antônio Fernando de Araújo Sá
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2016 Antônio Fernando de Araújo Sá
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da PUC Goiás
publisher.none.fl_str_mv Editora da PUC Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Revista Mosaico - Revista de História; v. 3, n. 1 (2010); 103-109
1983-7801
1983-7801
10.18224/mos.v3.n1.2010
reponame:Mosaico
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
reponame_str Mosaico
collection Mosaico
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
repository.name.fl_str_mv Mosaico - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1676342005017346048