MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DE GOIÁS: UMA REFLEXÃO SOB OS OLHARES DE GLORIA ANZÁLDUA E MICHEL FOUCAULT
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Mosaico (Goiânia) |
Texto Completo: | https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/4432 |
Resumo: | Esse artigo tem como finalidade refletir sobre a disciplina exacerbada cobrada nos Colégios Militares do Estado de Goiás, que por meio de uma parceria entre a Secretaria Estadual de Educação do Estado de Goiás e a Secretaria de Segurança Pública do Estado, os militares, foram autorizados a assumirem a gestão e administração de um crescente número de escolas públicas do Estado. Sobe o olhar de autores como Foucault quando apresenta suas contribuições para entendermos melhor sobre a disciplina e Gloria Anzaldúa quando ressalta o conceito de fronteira nos levando a novos ângulos de visão sobre essas escolas militarizadas. Sendo assim este artigo propõe uma discussão com base na bibliografia e no Regimento Disciplinar dos Colégios Militares. |
id |
PUC_GO-7_fc66d733d77b35691bfb24b48b38db82 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/4432 |
network_acronym_str |
PUC_GO-7 |
network_name_str |
Mosaico (Goiânia) |
repository_id_str |
|
spelling |
MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DE GOIÁS: UMA REFLEXÃO SOB OS OLHARES DE GLORIA ANZÁLDUA E MICHEL FOUCAULTPalavras chaveMilitarização das escolasDisciplina.FronteirasEsse artigo tem como finalidade refletir sobre a disciplina exacerbada cobrada nos Colégios Militares do Estado de Goiás, que por meio de uma parceria entre a Secretaria Estadual de Educação do Estado de Goiás e a Secretaria de Segurança Pública do Estado, os militares, foram autorizados a assumirem a gestão e administração de um crescente número de escolas públicas do Estado. Sobe o olhar de autores como Foucault quando apresenta suas contribuições para entendermos melhor sobre a disciplina e Gloria Anzaldúa quando ressalta o conceito de fronteira nos levando a novos ângulos de visão sobre essas escolas militarizadas. Sendo assim este artigo propõe uma discussão com base na bibliografia e no Regimento Disciplinar dos Colégios Militares.Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás2015-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/443210.18224/mos.v8i2.4432Revista Mosaico - History Journal; Vol. 8 No. 2 (2015): Mosaico; 199-205Revista Mosaico - Revista de Historia; Vol. 8 Núm. 2 (2015): Mosaico; 199-205Revista Mosaico - Revista de História; v. 8 n. 2 (2015): Mosaico; 199-2051983-780110.18224/mos.v8.n2.2015reponame:Mosaico (Goiânia)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/4432/2588Copyright (c) 2016 Leandra Augusta de C. M. Cruz, Maria do Espírito Santo Rosa C. Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessCruz, Leandra Augusta de C. M.Ribeiro, Maria do Espírito Santo Rosa C.2022-03-30T11:47:37Zoai:ojs2.seer.pucgoias.edu.br:article/4432Revistahttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaicoPUBhttps://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/oai||mosaico@pucgoias.edu.br|| thais_marinho@hotmail.com1983-78011983-7801opendoar:2022-03-30T11:47:37Mosaico (Goiânia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DE GOIÁS: UMA REFLEXÃO SOB OS OLHARES DE GLORIA ANZÁLDUA E MICHEL FOUCAULT |
title |
MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DE GOIÁS: UMA REFLEXÃO SOB OS OLHARES DE GLORIA ANZÁLDUA E MICHEL FOUCAULT |
spellingShingle |
MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DE GOIÁS: UMA REFLEXÃO SOB OS OLHARES DE GLORIA ANZÁLDUA E MICHEL FOUCAULT Cruz, Leandra Augusta de C. M. Palavras chave Militarização das escolas Disciplina. Fronteiras |
title_short |
MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DE GOIÁS: UMA REFLEXÃO SOB OS OLHARES DE GLORIA ANZÁLDUA E MICHEL FOUCAULT |
title_full |
MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DE GOIÁS: UMA REFLEXÃO SOB OS OLHARES DE GLORIA ANZÁLDUA E MICHEL FOUCAULT |
title_fullStr |
MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DE GOIÁS: UMA REFLEXÃO SOB OS OLHARES DE GLORIA ANZÁLDUA E MICHEL FOUCAULT |
title_full_unstemmed |
MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DE GOIÁS: UMA REFLEXÃO SOB OS OLHARES DE GLORIA ANZÁLDUA E MICHEL FOUCAULT |
title_sort |
MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DE GOIÁS: UMA REFLEXÃO SOB OS OLHARES DE GLORIA ANZÁLDUA E MICHEL FOUCAULT |
author |
Cruz, Leandra Augusta de C. M. |
author_facet |
Cruz, Leandra Augusta de C. M. Ribeiro, Maria do Espírito Santo Rosa C. |
author_role |
author |
author2 |
Ribeiro, Maria do Espírito Santo Rosa C. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruz, Leandra Augusta de C. M. Ribeiro, Maria do Espírito Santo Rosa C. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Palavras chave Militarização das escolas Disciplina. Fronteiras |
topic |
Palavras chave Militarização das escolas Disciplina. Fronteiras |
description |
Esse artigo tem como finalidade refletir sobre a disciplina exacerbada cobrada nos Colégios Militares do Estado de Goiás, que por meio de uma parceria entre a Secretaria Estadual de Educação do Estado de Goiás e a Secretaria de Segurança Pública do Estado, os militares, foram autorizados a assumirem a gestão e administração de um crescente número de escolas públicas do Estado. Sobe o olhar de autores como Foucault quando apresenta suas contribuições para entendermos melhor sobre a disciplina e Gloria Anzaldúa quando ressalta o conceito de fronteira nos levando a novos ângulos de visão sobre essas escolas militarizadas. Sendo assim este artigo propõe uma discussão com base na bibliografia e no Regimento Disciplinar dos Colégios Militares. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/4432 10.18224/mos.v8i2.4432 |
url |
https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/4432 |
identifier_str_mv |
10.18224/mos.v8i2.4432 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/4432/2588 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Leandra Augusta de C. M. Cruz, Maria do Espírito Santo Rosa C. Ribeiro info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Leandra Augusta de C. M. Cruz, Maria do Espírito Santo Rosa C. Ribeiro |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Mosaico - History Journal; Vol. 8 No. 2 (2015): Mosaico; 199-205 Revista Mosaico - Revista de Historia; Vol. 8 Núm. 2 (2015): Mosaico; 199-205 Revista Mosaico - Revista de História; v. 8 n. 2 (2015): Mosaico; 199-205 1983-7801 10.18224/mos.v8.n2.2015 reponame:Mosaico (Goiânia) instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Mosaico (Goiânia) |
collection |
Mosaico (Goiânia) |
repository.name.fl_str_mv |
Mosaico (Goiânia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
||mosaico@pucgoias.edu.br|| thais_marinho@hotmail.com |
_version_ |
1798319733142978560 |