MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DE GOIÁS: UMA REFLEXÃO SOB OS OLHARES DE GLORIA ANZÁLDUA E MICHEL FOUCAULT

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Leandra Augusta de C. M.
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Ribeiro, Maria do Espírito Santo Rosa C.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Mosaico (Goiânia)
Texto Completo: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/4432
Resumo: Esse artigo tem como finalidade refletir sobre a disciplina exacerbada cobrada nos Colégios Militares do Estado de Goiás, que por meio de uma parceria entre a Secretaria Estadual de Educação do Estado de Goiás e a Secretaria de Segurança Pública do Estado, os militares, foram autorizados a assumirem a gestão e administração de um crescente número de escolas públicas do Estado. Sobe o olhar de autores como Foucault quando apresenta suas contribuições para entendermos melhor sobre a disciplina e Gloria Anzaldúa quando ressalta o conceito de fronteira nos levando a novos ângulos de visão sobre essas escolas militarizadas. Sendo assim este artigo propõe uma discussão com base na bibliografia e no Regimento Disciplinar dos Colégios Militares.
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