Capoeira e Identidade Negra na Pós-modernidade: algumas considerações
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Mosaico |
Texto Completo: | http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/5237 |
Resumo: | O presente trabalho parte de uma provocação feita pelo jornalista e sociólogo Muniz Sodré durante uma palestra realizada na Universidade Federal da Bahia, em 8 de Agosto de 2016, para tecer algumas considerações acerca da capoeira e da identidade negra na pós-modernidade. Na ocasião, o Prof. Sodré declarou que considera o seu amigo e capoeirista, Mestre Camisa, mais “negro” do que muitos dos negros que ele conhece. Nesse sentido, este ensaio busca explorar os limites da subjetivação e da identificação cultural nas relações entre identidades dominantes e subalternas de modo a tentar responder a seguinte pergunta: pode um branco ser mais “negro” que o próprio negro? Para isso, são usados como referenciais teóricos dois textos de Stuart Hall que tratam dos temas cultura e identidade: A Centralidade da Cultura: Notas sobre as Revoluções Culturais do nosso Tempo (1997) e Que “Negro” é esse na Cultura Negra? (2003). |
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Capoeira e Identidade Negra na Pós-modernidade: algumas consideraçõesCultura; Identidade; Raça.Capoeira; Identidade Negra; Cultura Negra; Pós-modernidade; Identificação CulturalO presente trabalho parte de uma provocação feita pelo jornalista e sociólogo Muniz Sodré durante uma palestra realizada na Universidade Federal da Bahia, em 8 de Agosto de 2016, para tecer algumas considerações acerca da capoeira e da identidade negra na pós-modernidade. Na ocasião, o Prof. Sodré declarou que considera o seu amigo e capoeirista, Mestre Camisa, mais “negro” do que muitos dos negros que ele conhece. Nesse sentido, este ensaio busca explorar os limites da subjetivação e da identificação cultural nas relações entre identidades dominantes e subalternas de modo a tentar responder a seguinte pergunta: pode um branco ser mais “negro” que o próprio negro? Para isso, são usados como referenciais teóricos dois textos de Stuart Hall que tratam dos temas cultura e identidade: A Centralidade da Cultura: Notas sobre as Revoluções Culturais do nosso Tempo (1997) e Que “Negro” é esse na Cultura Negra? (2003).Editora da PUC Goiásde Abreu, Márcio Nunes2017-05-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/523710.18224/mos.v9i2.5237Revista Mosaico - Revista de História; v. 9, n. 2 (2016): Dossiê Coleções, museus e patrimônios das culturas negras; 251-2551983-78011983-780110.18224/mos.v9.n2.2016reponame:Mosaicoinstname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GOporhttp://seer.pucgoias.edu.br/index.php/mosaico/article/view/5237/2998Direitos autorais 2017 Márcio Nunes de Abreuhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2017-06-02T14:21:35ZRevista |
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