O poder sagrado: uma abordagem a partir da relação entre a Igreja Católica e os casais em segunda união
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
Texto Completo: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/933 |
Resumo: | A instituição familiar apresenta novos arranjos, dos quais destacamos as famílias formadas por casais católicos que vivem em uma segunda união, fruto de separações e divórcios. Mesmo diante dessas mudanças, a Igreja Católica continua reafirmando seu discurso sobre a indissolubilidade do matrimônio sacramental. Como atitude concreta na prática religiosa institucional, a referida Igreja, pretensa detentora do controle moral social e dos corpos; possuidora e distribuidora dos bens simbólicos, em atitude de quem castiga e penitencia, relega aos casais católicos que se dão nova chance na constituição de uma família, o lugar da exclusão dos bens simbólicos de salvação, especificamente, dos sacramentos da penitência e da eucaristia. O movimento OVISA (Orientação para a Vivência Sacramental), tendo como suporte os documentos oficiais da referida instituição, também exclui de seus encontros essa categoria de fiéis, gerando reações divergentes, inclusive, dissidências. É perceptível o distanciamento entre o discurso oficial católico e a prática sacramental dos fiéis em segunda união. No entanto, para esses casais, mesmo com as privações impostas, a religião ou a Igreja Católica, continua dando sentido e significado ao seu cotidiano. |
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O poder sagrado: uma abordagem a partir da relação entre a Igreja Católica e os casais em segunda uniãoMARQUES, Cleusa Gomes de Melo. The sacred power: an approach from the point of view of the relation between the Catholic Church and the couples in their second relationship. Goiânia: UCG 2005.PoderIgreja CatólicamatrimôniosacramentosconfissãocomunhãoPowerCatholic ChurchmarriagesacramentsconfessioncommunionCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIAA instituição familiar apresenta novos arranjos, dos quais destacamos as famílias formadas por casais católicos que vivem em uma segunda união, fruto de separações e divórcios. Mesmo diante dessas mudanças, a Igreja Católica continua reafirmando seu discurso sobre a indissolubilidade do matrimônio sacramental. Como atitude concreta na prática religiosa institucional, a referida Igreja, pretensa detentora do controle moral social e dos corpos; possuidora e distribuidora dos bens simbólicos, em atitude de quem castiga e penitencia, relega aos casais católicos que se dão nova chance na constituição de uma família, o lugar da exclusão dos bens simbólicos de salvação, especificamente, dos sacramentos da penitência e da eucaristia. O movimento OVISA (Orientação para a Vivência Sacramental), tendo como suporte os documentos oficiais da referida instituição, também exclui de seus encontros essa categoria de fiéis, gerando reações divergentes, inclusive, dissidências. É perceptível o distanciamento entre o discurso oficial católico e a prática sacramental dos fiéis em segunda união. No entanto, para esses casais, mesmo com as privações impostas, a religião ou a Igreja Católica, continua dando sentido e significado ao seu cotidiano.Family institution reveals new arrangements from which we emphasize families made up by couples in their second relationship, originated from divorces and separation. Even before these changes, the Catholic Church continues to reaffirm its speech about the indissolubility of sacramental marriages. As a concrete attitude in the institutional religious practice, the referred church, which is the owner of the moral and social control and the bodies; owner and distributor of symbolic properties, playing the role of whom punishes , using the sacred power, provides the couples who decide to give themselves a second chance in a family constitution, the exclusion of symbolic properties, specifically, the sacrament of the confessiont and of the eucharist. The movement OVISA (Orientation to Sacramental Living) having as a support the official documents of the institution also excludes of its meetings this category of Christians, causing diverging reactions, including the abandon of religious practice. It s clearly noticeable the distance between the official catholic speech and the sacramental practice of the Christians in their second relationship. Nevertheless for these couples, even before the imposed prohibitions, the religion or the Catholic Church continues giving sense and meaning to their daily life.Universidade Católica de GoiásDepartamento de Filosofia e TeologiaBRUCGPrograma de Pós-Graduação em Ciências da ReligiãoLemos, Carolina Teleshttp://lattes.cnpq.br/8034392675044483Souza, Sandra Duarte dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700909H1Cezne, Irene Dias de Oliveirahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708753A2Marques, Cleusa Gomes de Melo2016-07-27T13:48:56Z2007-11-162005-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMARQUES, Cleusa Gomes de Melo. O poder sagrado: uma abordagem a partir da relação entre a Igreja Católica e os casais em segunda união. 2005. 206 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) -- Departamento de Filosofia e Teologia, Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2005.http://localhost:8080/tede/handle/tede/933porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-07T21:35:33Zoai:ambar:tede/933Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-07T21:35:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
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