A PARTICIPAÇÃO DA INTELECTUAL AMÁLIA HERMANO TEIXEIRA NO MOVIMENTO ESCOLANOVISTA EM GOIÁS - 1937 a 1963

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Luciana da Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4011
Resumo: Este trabalho expressa os resultados de uma pesquisa sustentada pela história dos intelectuais; tem como objeto de estudo as contribuições de Amália Hermano Teixeira no movimento escolanovista em Goiás. O procedimento metodológico que sustentou esta pesquisa consiste no Contextualismo Linguístico, fundamentado por Quentin Skinner, pela ótica de Vieira (2008; 2015; 2017) e Silva, Ricardo (2010). A elucidação dos resultados desta pesquisa está dividida neste trabalho em três capítulos; sendo que o primeiro trata da contextualização histórica do cenário goiano, no início do século XX, que se instaurou a partir de enfrentamentos políticosociais e ideológicos e a colaboração com o sistema de poder firmados pelo apoio escolanovista, por meio do qual se buscou uma compreensão dada pelos escritos de Amália Hermano Teixeira (1916-1991) e sua visão em relação a todo esse processo. O segundo capítulo busca responder ao objetivo de instaurar uma explicação sobre a participação dos intelectuais na consolidação do ideário educacional goiano; retrata as relações institucionais, sociais e intelectuais de Amália Hermano e os nexos desta intelectualidade, que constituiu-se no estado goiano e em contribuições à expansão e permanência de um ideário pautado na proposta governamental. O terceiro capítulo assume a função de apresentar um foco à intelectual Amália Hermano Teixeira e ressaltar as suas contribuições enquanto professora e partícipe na estruturação do processo educacional goiano, com vistas à Escola Nova. Conclui-se este trabalho, com o convencimento de que Amália Hermano Teixeira atuou no contexto educacional goiano, como militante do movimento escolanovista, combinando estratégias e ideários advindos do governo, de forma a concretizar uma ação educativa voltada para novos padrões sociais em que a sociedade engrenavase. Configurou-se assim, um pertencimento a um cenário em que Amália Hermano fez-se parte integrante e ativa, com propósitos pensados e normatizados à época, constituindo-se como parte importante da história da educação em Goiás.
id PUC_GO_04ca222782f1e04302ee60a41ab3a01d
oai_identifier_str oai:ambar:tede/4011
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str 6593
spelling A PARTICIPAÇÃO DA INTELECTUAL AMÁLIA HERMANO TEIXEIRA NO MOVIMENTO ESCOLANOVISTA EM GOIÁS - 1937 a 1963Amália Hermano Teixeira; Intelectual; Escolanovista; Educação em Goiás; Estado Novo em Goiás.Amalia Hermano Teixeira; Intellectual; Escolanovista; Education in Goiás; New Statein Goiás.CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEste trabalho expressa os resultados de uma pesquisa sustentada pela história dos intelectuais; tem como objeto de estudo as contribuições de Amália Hermano Teixeira no movimento escolanovista em Goiás. O procedimento metodológico que sustentou esta pesquisa consiste no Contextualismo Linguístico, fundamentado por Quentin Skinner, pela ótica de Vieira (2008; 2015; 2017) e Silva, Ricardo (2010). A elucidação dos resultados desta pesquisa está dividida neste trabalho em três capítulos; sendo que o primeiro trata da contextualização histórica do cenário goiano, no início do século XX, que se instaurou a partir de enfrentamentos políticosociais e ideológicos e a colaboração com o sistema de poder firmados pelo apoio escolanovista, por meio do qual se buscou uma compreensão dada pelos escritos de Amália Hermano Teixeira (1916-1991) e sua visão em relação a todo esse processo. O segundo capítulo busca responder ao objetivo de instaurar uma explicação sobre a participação dos intelectuais na consolidação do ideário educacional goiano; retrata as relações institucionais, sociais e intelectuais de Amália Hermano e os nexos desta intelectualidade, que constituiu-se no estado goiano e em contribuições à expansão e permanência de um ideário pautado na proposta governamental. O terceiro capítulo assume a função de apresentar um foco à intelectual Amália Hermano Teixeira e ressaltar as suas contribuições enquanto professora e partícipe na estruturação do processo educacional goiano, com vistas à Escola Nova. Conclui-se este trabalho, com o convencimento de que Amália Hermano Teixeira atuou no contexto educacional goiano, como militante do movimento escolanovista, combinando estratégias e ideários advindos do governo, de forma a concretizar uma ação educativa voltada para novos padrões sociais em que a sociedade engrenavase. Configurou-se assim, um pertencimento a um cenário em que Amália Hermano fez-se parte integrante e ativa, com propósitos pensados e normatizados à época, constituindo-se como parte importante da história da educação em Goiás.This work expresses the results of a research supported by the history of intellectuals; a an object of study, it has the contributions of Amalia Hermano Teixeira in the „escolanovista‟ movement in Goiás. The methodological procedure that supported this research consists of the Linguistic Contextualism, founded by Quentin Skinner, the optics of Vieira (2008; 2015; 2017) and Ricardo Silva, (2010). The elucidation of the results of this research is divided into three chapters; the first deals with the historical contextualization scenario of the people of Goiás in the beginning of the twentieth century, which introduced socio-political and ideological confrontation and collaboration with a power system established by „escolanovista‟ support, which sought an understanding given by the writings of Amalia Hermano Teixeira (1916- 1991), her vision of this whole process. The second chapter; seeking to respond to the objective of establishing an explanation about the participation of the intellectuals in the consolidation of educational ideals in Goiás, depicts the intellectual, social and institutional relations of Amalia Hermano and the nexus of this intellectual that constituted in the state of Goiás and its contributions to expansion and permanence of an ideology based on the government's proposal. The third chapter assumes the function of presenting an intellectual focus on Amalia Hermano Teixeira and emphasize these intellectual contributions as a teacher and participant in the structuring of the educational process of Goiás, with a view of Escola Nova. We conclude this work, with the conceit that Amalia Hermano Teixeira, acted in the Goiano educational context as a militant „escolanovista‟ movement, combining upon itself ideas and strategies from the government in order to achieve an educational action aimed for new social patterns, to which the society engaged in. Configures a belonging to a scenario in which the same became integral and active, with purposed thoughts and standardization of the era, becoming an important part of the history of education in the state of Goiás.Pontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de PedagogiaBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em EducaçãoTiballi, Elianda Figueiredo Aranteshttp://lattes.cnpq.br/1828025455687021Almeida, Maria Zeneide Carneiro Magalhães dehttp://lattes.cnpq.br/5736362178244406Paiva, Wilson Alves dehttp://lattes.cnpq.br/7384413996427337Martins, Luciana da Silva2018-08-23T11:37:26Z2018-06-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMartins, Luciana da Silva. A PARTICIPAÇÃO DA INTELECTUAL AMÁLIA HERMANO TEIXEIRA NO MOVIMENTO ESCOLANOVISTA EM GOIÁS - 1937 a 1963. 2018. 236 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO .http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4011porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2018-08-24T04:00:13Zoai:ambar:tede/4011Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932018-08-24T04:00:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv A PARTICIPAÇÃO DA INTELECTUAL AMÁLIA HERMANO TEIXEIRA NO MOVIMENTO ESCOLANOVISTA EM GOIÁS - 1937 a 1963
title A PARTICIPAÇÃO DA INTELECTUAL AMÁLIA HERMANO TEIXEIRA NO MOVIMENTO ESCOLANOVISTA EM GOIÁS - 1937 a 1963
spellingShingle A PARTICIPAÇÃO DA INTELECTUAL AMÁLIA HERMANO TEIXEIRA NO MOVIMENTO ESCOLANOVISTA EM GOIÁS - 1937 a 1963
Martins, Luciana da Silva
Amália Hermano Teixeira; Intelectual; Escolanovista; Educação em Goiás; Estado Novo em Goiás.
Amalia Hermano Teixeira; Intellectual; Escolanovista; Education in Goiás; New Statein Goiás.
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A PARTICIPAÇÃO DA INTELECTUAL AMÁLIA HERMANO TEIXEIRA NO MOVIMENTO ESCOLANOVISTA EM GOIÁS - 1937 a 1963
title_full A PARTICIPAÇÃO DA INTELECTUAL AMÁLIA HERMANO TEIXEIRA NO MOVIMENTO ESCOLANOVISTA EM GOIÁS - 1937 a 1963
title_fullStr A PARTICIPAÇÃO DA INTELECTUAL AMÁLIA HERMANO TEIXEIRA NO MOVIMENTO ESCOLANOVISTA EM GOIÁS - 1937 a 1963
title_full_unstemmed A PARTICIPAÇÃO DA INTELECTUAL AMÁLIA HERMANO TEIXEIRA NO MOVIMENTO ESCOLANOVISTA EM GOIÁS - 1937 a 1963
title_sort A PARTICIPAÇÃO DA INTELECTUAL AMÁLIA HERMANO TEIXEIRA NO MOVIMENTO ESCOLANOVISTA EM GOIÁS - 1937 a 1963
author Martins, Luciana da Silva
author_facet Martins, Luciana da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tiballi, Elianda Figueiredo Arantes
http://lattes.cnpq.br/1828025455687021
Almeida, Maria Zeneide Carneiro Magalhães de
http://lattes.cnpq.br/5736362178244406
Paiva, Wilson Alves de
http://lattes.cnpq.br/7384413996427337
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Luciana da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Amália Hermano Teixeira; Intelectual; Escolanovista; Educação em Goiás; Estado Novo em Goiás.
Amalia Hermano Teixeira; Intellectual; Escolanovista; Education in Goiás; New Statein Goiás.
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Amália Hermano Teixeira; Intelectual; Escolanovista; Educação em Goiás; Estado Novo em Goiás.
Amalia Hermano Teixeira; Intellectual; Escolanovista; Education in Goiás; New Statein Goiás.
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Este trabalho expressa os resultados de uma pesquisa sustentada pela história dos intelectuais; tem como objeto de estudo as contribuições de Amália Hermano Teixeira no movimento escolanovista em Goiás. O procedimento metodológico que sustentou esta pesquisa consiste no Contextualismo Linguístico, fundamentado por Quentin Skinner, pela ótica de Vieira (2008; 2015; 2017) e Silva, Ricardo (2010). A elucidação dos resultados desta pesquisa está dividida neste trabalho em três capítulos; sendo que o primeiro trata da contextualização histórica do cenário goiano, no início do século XX, que se instaurou a partir de enfrentamentos políticosociais e ideológicos e a colaboração com o sistema de poder firmados pelo apoio escolanovista, por meio do qual se buscou uma compreensão dada pelos escritos de Amália Hermano Teixeira (1916-1991) e sua visão em relação a todo esse processo. O segundo capítulo busca responder ao objetivo de instaurar uma explicação sobre a participação dos intelectuais na consolidação do ideário educacional goiano; retrata as relações institucionais, sociais e intelectuais de Amália Hermano e os nexos desta intelectualidade, que constituiu-se no estado goiano e em contribuições à expansão e permanência de um ideário pautado na proposta governamental. O terceiro capítulo assume a função de apresentar um foco à intelectual Amália Hermano Teixeira e ressaltar as suas contribuições enquanto professora e partícipe na estruturação do processo educacional goiano, com vistas à Escola Nova. Conclui-se este trabalho, com o convencimento de que Amália Hermano Teixeira atuou no contexto educacional goiano, como militante do movimento escolanovista, combinando estratégias e ideários advindos do governo, de forma a concretizar uma ação educativa voltada para novos padrões sociais em que a sociedade engrenavase. Configurou-se assim, um pertencimento a um cenário em que Amália Hermano fez-se parte integrante e ativa, com propósitos pensados e normatizados à época, constituindo-se como parte importante da história da educação em Goiás.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-23T11:37:26Z
2018-06-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Martins, Luciana da Silva. A PARTICIPAÇÃO DA INTELECTUAL AMÁLIA HERMANO TEIXEIRA NO MOVIMENTO ESCOLANOVISTA EM GOIÁS - 1937 a 1963. 2018. 236 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO .
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4011
identifier_str_mv Martins, Luciana da Silva. A PARTICIPAÇÃO DA INTELECTUAL AMÁLIA HERMANO TEIXEIRA NO MOVIMENTO ESCOLANOVISTA EM GOIÁS - 1937 a 1963. 2018. 236 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO .
url http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1809202268825714688