LETRAMENTO INFORMACIONAL E LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria Raquel Gomes da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://localhost:8080/tede/handle/tede/3235
Resumo: Esta pesquisa tem como foco investigar a relação do leitor escolar com a biblioteca digital para acessar e manejar informações relevantes relativas à sua formação literária. Trata-se de um estudo caracterizado como Pesquisa-Ação Integral e Sistêmica (PAIS), numa abordagem dinâmica. A Antropopedagogia tem como objeto um processo educativo que envolve os princípios da Antropologia e os da Pedagogia. Daí, a proposta metodológica da pesquisa-ação do ato educativo em sala de aula junto à biblioteca, cuja interpretação dos dados leva em conta indícios, sinais e pistas na escola Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação, da Universidade Federal de Goiás-Brasil e seus espaços: sala de aula, biblioteca escolar e sala de informática. O processamento e a análise dos dados da experiência foram realizados a partir de categorias de análise fundamentadas na concepção relativa aos conceitos: leitor, leitura literária, letramento informacional e literário, tendo como referência os objetivos desta investigação. Foram estabelecidas aproximações conceituais relativas a letramento informacional e literário, leitor e leitura literária. Para delimitar os conceitos leitor e leitura, recorremos aos teóricos Wolfgang Iser e Antônio Candido; sobre letramento, letramento literário e informacional contamos com Magda Soares, Jack Goody e Ian Watt, John R. Bormuth, Graça Paulino e Egon de Oliveira Rangel, Bernadete Campello, Kelley Cristine G. D. Gasque e Carol C. Kuhlthau. Identificamos a experiência do leitor, seus caminhos e seus descaminhos, mediante diálogo entre a abordagem teórica e os resultados evidenciados ao longo da experiência compartilhada com duas turmas do 6º ano do ensino fundamental, do CEPAE-UFG, o que permitiu identificar a prática de leitura literária e informacional no âmbito da sala de aula e da biblioteca.
id PUC_GO_09dc36621b68216a26d9222f65a8e04d
oai_identifier_str oai:ambar:tede/3235
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str 6593
spelling LETRAMENTO INFORMACIONAL E LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO BÁSICABiblioteca DigitalLeitor e Leitura LiteráriaLetramento Informacional e LiterárioDigital LibraryInformation LiteracyLiterary Information LiteracyReader and Literary ReadingCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASEsta pesquisa tem como foco investigar a relação do leitor escolar com a biblioteca digital para acessar e manejar informações relevantes relativas à sua formação literária. Trata-se de um estudo caracterizado como Pesquisa-Ação Integral e Sistêmica (PAIS), numa abordagem dinâmica. A Antropopedagogia tem como objeto um processo educativo que envolve os princípios da Antropologia e os da Pedagogia. Daí, a proposta metodológica da pesquisa-ação do ato educativo em sala de aula junto à biblioteca, cuja interpretação dos dados leva em conta indícios, sinais e pistas na escola Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação, da Universidade Federal de Goiás-Brasil e seus espaços: sala de aula, biblioteca escolar e sala de informática. O processamento e a análise dos dados da experiência foram realizados a partir de categorias de análise fundamentadas na concepção relativa aos conceitos: leitor, leitura literária, letramento informacional e literário, tendo como referência os objetivos desta investigação. Foram estabelecidas aproximações conceituais relativas a letramento informacional e literário, leitor e leitura literária. Para delimitar os conceitos leitor e leitura, recorremos aos teóricos Wolfgang Iser e Antônio Candido; sobre letramento, letramento literário e informacional contamos com Magda Soares, Jack Goody e Ian Watt, John R. Bormuth, Graça Paulino e Egon de Oliveira Rangel, Bernadete Campello, Kelley Cristine G. D. Gasque e Carol C. Kuhlthau. Identificamos a experiência do leitor, seus caminhos e seus descaminhos, mediante diálogo entre a abordagem teórica e os resultados evidenciados ao longo da experiência compartilhada com duas turmas do 6º ano do ensino fundamental, do CEPAE-UFG, o que permitiu identificar a prática de leitura literária e informacional no âmbito da sala de aula e da biblioteca.This research thesis focuses on the relationship between the elementary school reader and the digital library, so that relevant information relative to literary formation can be accessed and easily managed by the student. This investigation can be characterized as a dynamic approach to Systemic and Integral Action Research (PAIS: Pesquisa-Ação Integral e Sistêmica). This forms part of Anthropological Pedagogy that has as its object an educational process that involves the principles of Anthropology and Pedagogy. Consequently, we have a methodological proposal of research action of the educational act in the classroom assessed by the library. The interpretation of this data considers the signs, indications, and evidence of the CEPAE-UFG Elementary School, Goiânia, Goiás, Brazil (Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação - Universidade Federal de Goiás-Brasil). It also takes into account the schools physical structure: classrooms, school library, computer rooms. The interpretation of the data of this experience was based on categorical analysis relative to the following concepts: reader, information literacy, and information literacy applied to literature. The latter were the reference and object of researchers investigation. Conceptual approaches relative to information literacy and information literacy applied to literature, reader, and the reading of literature were thus constructed. So as to define the concepts of reader and reading, the theoretical works of Wolfgang Iser and Antonio Cândido were pursued. On literacy, literary and informational, Magda Soares, Jack Goody & Ian Watt, John R. Bormuth, Graça Paulino, Egon de Oliveira Rangel, Bernadete Campello, Kelly Cristine G.D. Gasque and Carol C. Kuhlthau were relied on. The readers experience, successes and failures, through dialogue, amidst a theoretical approach and results that have been evidenced along a journey with the students of the sixth grade classes of CEPAE-UFG Elementary School has been discerned. This allowed us to identify the practice of literary and informational reading in the classroom and library environment.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásLiteratura e Crítica LiteráriaMachado, Lacy Guaraciabahttp://lattes.cnpq.br/6281312559432634Nascimento, Maria Teresinha Martins dohttp://lattes.cnpq.br/8206433968369762Mesquita, Deise Nanci de Castrohttp://lattes.cnpq.br/4043217912376564Silva, Maria Raquel Gomes da2016-08-10T11:07:11Z2015-10-212015-06-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Maria Raquel Gomes da. LETRAMENTO INFORMACIONAL E LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2015. 140 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2015.http://localhost:8080/tede/handle/tede/3235porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-25T21:57:47Zoai:ambar:tede/3235Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-25T21:57:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv LETRAMENTO INFORMACIONAL E LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
title LETRAMENTO INFORMACIONAL E LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
spellingShingle LETRAMENTO INFORMACIONAL E LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Silva, Maria Raquel Gomes da
Biblioteca Digital
Leitor e Leitura Literária
Letramento Informacional e Literário
Digital Library
Information Literacy
Literary Information Literacy
Reader and Literary Reading
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
title_short LETRAMENTO INFORMACIONAL E LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_full LETRAMENTO INFORMACIONAL E LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_fullStr LETRAMENTO INFORMACIONAL E LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_full_unstemmed LETRAMENTO INFORMACIONAL E LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
title_sort LETRAMENTO INFORMACIONAL E LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
author Silva, Maria Raquel Gomes da
author_facet Silva, Maria Raquel Gomes da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Machado, Lacy Guaraciaba
http://lattes.cnpq.br/6281312559432634
Nascimento, Maria Teresinha Martins do
http://lattes.cnpq.br/8206433968369762
Mesquita, Deise Nanci de Castro
http://lattes.cnpq.br/4043217912376564
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria Raquel Gomes da
dc.subject.por.fl_str_mv Biblioteca Digital
Leitor e Leitura Literária
Letramento Informacional e Literário
Digital Library
Information Literacy
Literary Information Literacy
Reader and Literary Reading
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
topic Biblioteca Digital
Leitor e Leitura Literária
Letramento Informacional e Literário
Digital Library
Information Literacy
Literary Information Literacy
Reader and Literary Reading
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
description Esta pesquisa tem como foco investigar a relação do leitor escolar com a biblioteca digital para acessar e manejar informações relevantes relativas à sua formação literária. Trata-se de um estudo caracterizado como Pesquisa-Ação Integral e Sistêmica (PAIS), numa abordagem dinâmica. A Antropopedagogia tem como objeto um processo educativo que envolve os princípios da Antropologia e os da Pedagogia. Daí, a proposta metodológica da pesquisa-ação do ato educativo em sala de aula junto à biblioteca, cuja interpretação dos dados leva em conta indícios, sinais e pistas na escola Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação, da Universidade Federal de Goiás-Brasil e seus espaços: sala de aula, biblioteca escolar e sala de informática. O processamento e a análise dos dados da experiência foram realizados a partir de categorias de análise fundamentadas na concepção relativa aos conceitos: leitor, leitura literária, letramento informacional e literário, tendo como referência os objetivos desta investigação. Foram estabelecidas aproximações conceituais relativas a letramento informacional e literário, leitor e leitura literária. Para delimitar os conceitos leitor e leitura, recorremos aos teóricos Wolfgang Iser e Antônio Candido; sobre letramento, letramento literário e informacional contamos com Magda Soares, Jack Goody e Ian Watt, John R. Bormuth, Graça Paulino e Egon de Oliveira Rangel, Bernadete Campello, Kelley Cristine G. D. Gasque e Carol C. Kuhlthau. Identificamos a experiência do leitor, seus caminhos e seus descaminhos, mediante diálogo entre a abordagem teórica e os resultados evidenciados ao longo da experiência compartilhada com duas turmas do 6º ano do ensino fundamental, do CEPAE-UFG, o que permitiu identificar a prática de leitura literária e informacional no âmbito da sala de aula e da biblioteca.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-21
2015-06-26
2016-08-10T11:07:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Maria Raquel Gomes da. LETRAMENTO INFORMACIONAL E LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2015. 140 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2015.
http://localhost:8080/tede/handle/tede/3235
identifier_str_mv SILVA, Maria Raquel Gomes da. LETRAMENTO INFORMACIONAL E LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2015. 140 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2015.
url http://localhost:8080/tede/handle/tede/3235
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Literatura e Crítica Literária
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Literatura e Crítica Literária
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1809202263704469504