Física no ensino médio: ensino-aprendizagem do conceito calor na concepção da teoria de Davydov com contribuições de Hedegaard

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batistella, Carmes Ana da Rosa
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4510
Resumo: Esta tese aborda o ensino da disciplina Física, no Ensino Médio, tendo como foco um método de ensino que atua na formação do pensamento do aluno nessa disciplina. Pesquisas sobre o tema mostram que alunos do Ensino Médio aprendem pouco na disciplina Física, apontando as formas de organização do ensino como um dos fatores que estão na origem desse problema. Desse modo, a pesquisa buscou responder a seguinte questão: a adoção de princípios do ensino desenvolvimental em uma atividade de estudo, tal como propõem Davydov e Hedegaard, contribui para mudanças qualitativas na aprendizagem e desenvolvimento dos alunos? O objetivo geral da pesquisa foi analisar as mudanças qualitativas ocorridas na aprendizagem dos alunos, mediante o ensino de um conceito da disciplina de Física, por meio de um experimento didático-formativo. O estudo foi realizado em uma instituição pública federal de ensino, localizada no estado de Goiás, com vinte e dois alunos. Para a coleta de dados, foram utilizados os seguintes instrumentos: questionário, entrevistas semiestruturadas, observação das aulas com registro em vídeo e tarefas realizadas pelos alunos. A análise, com abordagem qualitativa, buscou apontar indícios de mudanças no método de pensamento dos alunos em relação ao conceito Calor. Os resultados permitiram identificar que: dos vinte e dois alunos participantes do experimento didático-formativo, oito demostraram mudanças qualitativas representadas por indícios de um processo de formação do conceito teórico Calor e treze alunos demonstraram indícios de mudanças no pensamento que caracterizaram a formação de uma zona de desenvolvimento proximal em relação ao conceito estudado. Observaram-se, também, mudanças na qualidade da participação dos alunos durante as aulas, expressas pelo envolvimento deles nas tarefas e pela formulação de perguntas mais elaboradas. Concluiu-se que os aportes teóricos de Davydov e de Hedegaard fornecem diversas contribuições para efetivar melhorias no ensino-aprendizagem de Física, destacando-se a atitude dos alunos como sujeitos no processo de aprendizagem e o movimento de constituição de um pensamento conceitual do tipo dialético. Para o ensino de Física no Ensino Médio, essa perspectiva teórico-metodológica possibilita que, ao aprenderem fenômenos da Física, os alunos adquiram um método teórico de pensamento que contribui para sua capacidade de ação objetiva transformadora das suas relações com a realidade natural, social e pessoal
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Desse modo, a pesquisa buscou responder a seguinte questão: a adoção de princípios do ensino desenvolvimental em uma atividade de estudo, tal como propõem Davydov e Hedegaard, contribui para mudanças qualitativas na aprendizagem e desenvolvimento dos alunos? O objetivo geral da pesquisa foi analisar as mudanças qualitativas ocorridas na aprendizagem dos alunos, mediante o ensino de um conceito da disciplina de Física, por meio de um experimento didático-formativo. O estudo foi realizado em uma instituição pública federal de ensino, localizada no estado de Goiás, com vinte e dois alunos. Para a coleta de dados, foram utilizados os seguintes instrumentos: questionário, entrevistas semiestruturadas, observação das aulas com registro em vídeo e tarefas realizadas pelos alunos. A análise, com abordagem qualitativa, buscou apontar indícios de mudanças no método de pensamento dos alunos em relação ao conceito Calor. Os resultados permitiram identificar que: dos vinte e dois alunos participantes do experimento didático-formativo, oito demostraram mudanças qualitativas representadas por indícios de um processo de formação do conceito teórico Calor e treze alunos demonstraram indícios de mudanças no pensamento que caracterizaram a formação de uma zona de desenvolvimento proximal em relação ao conceito estudado. Observaram-se, também, mudanças na qualidade da participação dos alunos durante as aulas, expressas pelo envolvimento deles nas tarefas e pela formulação de perguntas mais elaboradas. Concluiu-se que os aportes teóricos de Davydov e de Hedegaard fornecem diversas contribuições para efetivar melhorias no ensino-aprendizagem de Física, destacando-se a atitude dos alunos como sujeitos no processo de aprendizagem e o movimento de constituição de um pensamento conceitual do tipo dialético. Para o ensino de Física no Ensino Médio, essa perspectiva teórico-metodológica possibilita que, ao aprenderem fenômenos da Física, os alunos adquiram um método teórico de pensamento que contribui para sua capacidade de ação objetiva transformadora das suas relações com a realidade natural, social e pessoalThis thesis approaches the teaching of Physics in High School, focusing a teaching method which leads students to think in this school subject. Studies about this topic show that High School students learn a few things in Physics, pointing out the teaching organization as one of the causes to originate this problem. Thus, this study tried to answer the following question: does the adopting developmental teaching principles in a study activity exactly the way proposed by Davydov and Hedegaard contribute to qualitative changes in students' learning and development? The general objective in this study was to analyze the qualitative changes occurred in the students' learning, facing the teaching concept of Physics through a didacticformative experiment. The study, which was carried out at a public school in Goiás State, was compound of twenty-two students. To collect data, the following tools were used: a questionnaire, semi-structured interviews, classes watched and filmed, and tasks carried out by the students. The analysis which had a qualitative approach tried to point out signs of changes in students' way of thinking in relation to Heat concept. The results allowed to conclude that: of the twenty two students participating in the didactic-formative experiment, eight showed qualitative changes represented by evidences of the theoretical Heat concept formation, and thirteen students showed evidences of thinking changes which characterized a proximal development area formation in relation to the concept studied. It was also observed that students had better participation in class. This was expressed by their engagement in tasks and by the high quality of questions asked. It was concluded that the theoretical tribute of Davydov and Hedegaard provides several contributions to boost the teaching-learning of Physics, mainly the students' behavior as subjects in the learning process and in the perspective of constituting a conceptual thinking of dialectical nature. To teach Physics in High School this theoretical-methodological perspective enables the students to acquire a theoretical thinking method while learning Physics phenomena. This contributes to their capacity of reaching objective behavior changing their relationship with a natural, social and personal realityPontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de PedagogiaBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em EducaçãoFreitas, Raquel Aparecida Marra da Madeirahttp://lattes.cnpq.br/4340349253071492Teixeira, Rejane Maria RibeiroCunha, André Luiz AraújoZanatta, Beatriz AparecidaLibâneo, José CarlosBatistella, Carmes Ana da Rosa2020-10-21T19:38:02Z2020-06-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfBatistella, Carmes Ana da Rosa. Física no ensino médio: ensino-aprendizagem do conceito calor na concepção da teoria de Davydov com contribuições de Hedegaard. 2020. 255 f. 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Batistella, Carmes Ana da Rosa
Didática. Ensino desenvolvimental. Experimento didático-formativo. Ensino de Física. Ensino médio
Didactic. Developmental teaching. Didactic-formative experiment. Physics teaching. High School
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