O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO EM GOIÁS E O CONCEITO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL: REPERCUSSÕES NA QUALIDADE DO ENSINO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Fabricio Cardoso da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3813
Resumo: O objetivo deste estudo foi o de analisar as repercussões do Programa Mais Educação, enquanto proposta indutora de Educação Integral, na melhoria da qualidade do Ensino Fundamental. Tendo por base as orientações oficiais desse Programa referentes à sua inserção nas políticas redistributivas de combate à pobreza visando à formulação de estratégias socioeducativas para a melhoria da qualidade do ensino (BRASIL, 2009b, c, d), buscou-se investigar, por uma parte, os critérios de qualidade de ensino e o significado Educação Integral expresso nos documentos e, por outra, as repercussões concretas das ações socioeducativas na qualidade do ensino. Para isso, foi planejada a realização de pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso. Inicialmente, foram analisados os documentos que compunham os cadernos da coleção trilogia do Programa Mais Educação, elaborados com o propósito de contribuir para a sua conceituação, operacionalização e implementação (BRASIL, 2009b, c, d). Em seguida, foram feitas observações assistemáticas e realizadas entrevistas com dirigentes escolares, professores, pais e alunos em duas escolas públicas do Estado de Goiás que aderiram ao Programa de 2008 a 2014, visando verificar no currículo a articulação entre atividades socioeducativas e as disciplinas do currículo formal do Ensino Fundamental, indicada nos documentos orientadores do Programa como propiciadora da qualidade do ensino. Os dados coletados foram analisados conforme o aporte metodológico do materialismo histórico dialético e da Teoria Histórico-Cultural e de contribuições de autores que adotam perspectivas críticas de análise da educação escolar, tais como: Cavaliere (2002, 2006, 2010), Charlot (2013), Coelho (2009, 2014), Freitas (2004, 2007, 2011, 2014), Hedegaard e Chaiklin (2005), Libâneo (2012a, 2012b, 2014a, 2014b), Paro (1988, 2009, 2011), Sacristán (2001), Saviani (2014), Torres (2003), Young (2007, 2011), Wood (1999), entre outros. Os resultados apontam que o currículo anunciado na proposta não foi objeto de planejamento pedagógico nas escolas nem houve evidências de sua implantação na prática escolar, comprometendo a articulação entre as atividades socioeducativas e o currículo formal. Na realidade, o currículo efetivamente adotado foi o currículo de resultados e o que se viu foi o paralelismo entre dois tipos de atividades: um constituído pelas disciplinas curriculares formais conforme o currículo instrumental envolvendo todos os alunos e outro baseado em atividades socioculturais, de caráter facultativo, voltadas para os alunos com maior dificuldade nas disciplinas Português e Matemática. O currículo anunciado não só não se efetivou na prática escolar com os princípios da Educação Integral como foi inteiramente anulado pela adoção do currículo utilitarista/instrumental, incompatível com uma visão de Educação Integral. Dessa forma, pode-se concluir que houve perda da qualidade de ensino que teria por base a formação humana por meio da formação cultural e científica e do desenvolvimento dos processos psíquicos superiores dos alunos e a não efetivação da proposta de indução da Educação Integral, ao contrário dos objetivos proclamados nos documentos do Programa.
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spelling O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO EM GOIÁS E O CONCEITO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL: REPERCUSSÕES NA QUALIDADE DO ENSINOThe More Education Program in Goiás and the concept of Integral Education: Repercussions in the quality of teaching.Programa Mais Educação. Educação Integral. Qualidade de Ensino.CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO objetivo deste estudo foi o de analisar as repercussões do Programa Mais Educação, enquanto proposta indutora de Educação Integral, na melhoria da qualidade do Ensino Fundamental. Tendo por base as orientações oficiais desse Programa referentes à sua inserção nas políticas redistributivas de combate à pobreza visando à formulação de estratégias socioeducativas para a melhoria da qualidade do ensino (BRASIL, 2009b, c, d), buscou-se investigar, por uma parte, os critérios de qualidade de ensino e o significado Educação Integral expresso nos documentos e, por outra, as repercussões concretas das ações socioeducativas na qualidade do ensino. Para isso, foi planejada a realização de pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso. Inicialmente, foram analisados os documentos que compunham os cadernos da coleção trilogia do Programa Mais Educação, elaborados com o propósito de contribuir para a sua conceituação, operacionalização e implementação (BRASIL, 2009b, c, d). Em seguida, foram feitas observações assistemáticas e realizadas entrevistas com dirigentes escolares, professores, pais e alunos em duas escolas públicas do Estado de Goiás que aderiram ao Programa de 2008 a 2014, visando verificar no currículo a articulação entre atividades socioeducativas e as disciplinas do currículo formal do Ensino Fundamental, indicada nos documentos orientadores do Programa como propiciadora da qualidade do ensino. Os dados coletados foram analisados conforme o aporte metodológico do materialismo histórico dialético e da Teoria Histórico-Cultural e de contribuições de autores que adotam perspectivas críticas de análise da educação escolar, tais como: Cavaliere (2002, 2006, 2010), Charlot (2013), Coelho (2009, 2014), Freitas (2004, 2007, 2011, 2014), Hedegaard e Chaiklin (2005), Libâneo (2012a, 2012b, 2014a, 2014b), Paro (1988, 2009, 2011), Sacristán (2001), Saviani (2014), Torres (2003), Young (2007, 2011), Wood (1999), entre outros. Os resultados apontam que o currículo anunciado na proposta não foi objeto de planejamento pedagógico nas escolas nem houve evidências de sua implantação na prática escolar, comprometendo a articulação entre as atividades socioeducativas e o currículo formal. Na realidade, o currículo efetivamente adotado foi o currículo de resultados e o que se viu foi o paralelismo entre dois tipos de atividades: um constituído pelas disciplinas curriculares formais conforme o currículo instrumental envolvendo todos os alunos e outro baseado em atividades socioculturais, de caráter facultativo, voltadas para os alunos com maior dificuldade nas disciplinas Português e Matemática. O currículo anunciado não só não se efetivou na prática escolar com os princípios da Educação Integral como foi inteiramente anulado pela adoção do currículo utilitarista/instrumental, incompatível com uma visão de Educação Integral. Dessa forma, pode-se concluir que houve perda da qualidade de ensino que teria por base a formação humana por meio da formação cultural e científica e do desenvolvimento dos processos psíquicos superiores dos alunos e a não efetivação da proposta de indução da Educação Integral, ao contrário dos objetivos proclamados nos documentos do Programa.The objective of this study was to analyze the repercussions of the More Education Program, as an inductive proposal for Integral Education in improving the quality of Primary Education. Based on the official guidelines of this Program regarding its insertion in redistributive policies to combat poverty, with a view to formulating socio-educational strategies for improving the quality of education (BRASIL, 2009b, c, d), we sought to investigate, on the one hand, the quality of education criteria and the meaning of Integral Education expressed in the documents and, on the other hand, the concrete repercussions of socio-educational actions in the quality of education. For this, it was planned to carry out a qualitative research of the case study type. Initially, the documents that compose the books of the trilogy collection of the More Education Program, elaborated with the purpose of contributing to its conceptualization, operationalization and implementation were analyzed (BRASIL, 2009b, c, d). Subsequently, non-systematic observations were made and interviews were conducted with school leaders, teachers, parents and students in two public schools in the State of Goiás that joined the Program from 2008 to 2014, in order to verify in the curriculum the articulation between socio-educational activities and disciplines of the formal educational curriculum of the Elementary School, indicated in the guiding documents of the Program as conducive to the quality of teaching. The data collected were analyzed according Methodological contribution of dialectical historical materialism to the theoretical contribution of the Historical-Cultural Theory and contributions of authors who adopt critical perspectives of school education analysis, such as: Cavaliere (2002, 2006, 2010), Charlot (2013), Coelho (2009, 2014), Freitas (2004, 2007, 2011, 2014), Hedegaard and Chaiklin (2005), Libâneo (2012a, 2012b, 2014a, 2014b), Paro (1988, 2009, 2011), Sacristán (2001), Saviani (2014), Torres (2003), Young (2007, 2011), Wood (1999), among others. The results indicate that the curriculum announced in the proposal was not the object of pedagogical planning in schools nor was there evidence of its implementation in school practice, jeopardizing the articulation between socio-educational activities and the formal curriculum. In reality, the curriculum effectively adopted was the curriculum of results and what was seen was the parallelism between two types of activities: one consisting of the formal curricular subjects according to the instrumental curriculum involving all the students and another one based on socio-cultural activities, of optional character, aimed at students with greater difficulty in Portuguese and Mathematics. The announced curriculum has not only been implemented in school practice with the principles of Integral Education, but it has been completely annulled by the adoption of the utilitarian / instrumental curriculum, incompatible with a vision of Integral Education. Thus, it can be concluded that there was a loss of the quality of education that would be based on human formation through cultural and scientific formation and the development of the students' superior psychic processes and the nonfulfillment of the proposal of induction of Integral Education, contrary to the objectives set out in the Program documents.Pontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de PedagogiaBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em EducaçãoLibâneo, José Carloshttp://lattes.cnpq.br/7261628151334430Tiballi, Elianda Figueiredo Aranteshttp://lattes.cnpq.br/1828025455687021Giffoni Junior, Alexandre Avelinohttp://lattes.cnpq.br/1319229951770523Silva, Fabricio Cardoso da2017-10-18T11:41:38Z2017-08-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSilva, Fabricio Cardoso da. O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO EM GOIÁS E O CONCEITO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL: REPERCUSSÕES NA QUALIDADE DO ENSINO. 2017. 212 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3813porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2017-10-19T03:00:41Zoai:ambar:tede/3813Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932017-10-19T03:00:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
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