O SILÊNCIO NO MAGISTÉRIO PROFESSORAS NA INSTRUÇÃO PÚBLICA NA PROVÍNCIA DE GOYAZ SÉCULO XIX
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
Texto Completo: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/2254 |
Resumo: | A presente dissertação de mestrado reconstrói a história das professoras da instrução pública da Cidade de Goiás, do ano de 1832 ao ano de 1887. Buscar-se-á compreender o momento e o espaço em que estavam inseridas essas mulheres para adentrar no magistério público. Para tal, serão analisadas as representações que foram, ao longo do tempo, construídas sobre elas e mostrar-se-á como atuavam e se representavam neste espaço predominantemente masculino. Trata-se de uma pesquisa sobre as primeiras professoras públicas da Cidade de Goiás, as quais, numa atitude de coragem, ousaram abrir as portas do trabalho remunerado para as mulheres. Fazendo uso da documentação manuscrita do Poder Executivo, referentes ao Governo e a instrução pública, dos impressos, dos jornais A Matutina Meiapontense, O Correio Official de Goyaz, A Tribuna Livre, O Publicador Goiano, O Comércio, Goyaz e da Literatura objetiva-se dar visibilidade às primeiras professoras dessa cidade e demonstrar, desse modo, que estas mulheres possuem história. |
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O SILÊNCIO NO MAGISTÉRIO PROFESSORAS NA INSTRUÇÃO PÚBLICA NA PROVÍNCIA DE GOYAZ SÉCULO XIXHistória das MulheresProfessorasInstrução PúblicaSéculo XIXCidade de GoiásHistory of WomenTeachersPublic InstructionNineteenth CenturyCity of GoiásCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIAA presente dissertação de mestrado reconstrói a história das professoras da instrução pública da Cidade de Goiás, do ano de 1832 ao ano de 1887. Buscar-se-á compreender o momento e o espaço em que estavam inseridas essas mulheres para adentrar no magistério público. Para tal, serão analisadas as representações que foram, ao longo do tempo, construídas sobre elas e mostrar-se-á como atuavam e se representavam neste espaço predominantemente masculino. Trata-se de uma pesquisa sobre as primeiras professoras públicas da Cidade de Goiás, as quais, numa atitude de coragem, ousaram abrir as portas do trabalho remunerado para as mulheres. Fazendo uso da documentação manuscrita do Poder Executivo, referentes ao Governo e a instrução pública, dos impressos, dos jornais A Matutina Meiapontense, O Correio Official de Goyaz, A Tribuna Livre, O Publicador Goiano, O Comércio, Goyaz e da Literatura objetiva-se dar visibilidade às primeiras professoras dessa cidade e demonstrar, desse modo, que estas mulheres possuem história.This Marter´s thesis reconstructs the history of the woman teachers of public instruction of the City of Goiás, from 1832 to 1887. It seeks to understand the moment and space in which those women were inserted, to be allowed to enter the public teaching. Representations that have been built over time on women will be analyzed and it will be showed how they acted and represented themselves in such a predominantly masculine space. This is a research on the first woman teachers of the City of Goiás who, in an attitude of courage, dared to open the doors of paid work for women. Using the handwritten documents of the Executive Power, referring to the Government and public instruction, of the printed, and of the newspapers A Matutina Meiapontense, O Correio Official de Goyaz, A Tribuna Livre, O Publicador Goiano, O Comércio, Goyaz, and of the Literature, this work aims to provide visibility to the first woman teachers and thus demonstrates that these woman have history.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências Humanas e da TerraBRPUC GoiásHistóriaCavalcante, Maria do Espírito Santo Rosahttp://lattes.cnpq.br/0992325312724959Macêdo Filha, Maurides Batista dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782187P1Santos, Dulce Oliveira Amarante doshttp://lattes.cnpq.br/2317207486041256Prudente, Maria das Graças Cunha2016-08-10T10:34:53Z2014-11-192009-02-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPRUDENTE, Maria das Graças Cunha. O SILÊNCIO NO MAGISTÉRIO PROFESSORAS NA INSTRUÇÃO PÚBLICA NA PROVÍNCIA DE GOYAZ SÉCULO XIX. 2009. 146 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e da Terra) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIANIA, 2009.http://localhost:8080/tede/handle/tede/2254porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-18T21:57:23Zoai:ambar:tede/2254Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-18T21:57:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
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A presente dissertação de mestrado reconstrói a história das professoras da instrução pública da Cidade de Goiás, do ano de 1832 ao ano de 1887. Buscar-se-á compreender o momento e o espaço em que estavam inseridas essas mulheres para adentrar no magistério público. Para tal, serão analisadas as representações que foram, ao longo do tempo, construídas sobre elas e mostrar-se-á como atuavam e se representavam neste espaço predominantemente masculino. Trata-se de uma pesquisa sobre as primeiras professoras públicas da Cidade de Goiás, as quais, numa atitude de coragem, ousaram abrir as portas do trabalho remunerado para as mulheres. Fazendo uso da documentação manuscrita do Poder Executivo, referentes ao Governo e a instrução pública, dos impressos, dos jornais A Matutina Meiapontense, O Correio Official de Goyaz, A Tribuna Livre, O Publicador Goiano, O Comércio, Goyaz e da Literatura objetiva-se dar visibilidade às primeiras professoras dessa cidade e demonstrar, desse modo, que estas mulheres possuem história. |
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