A EJA EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA FEDERAL DE ENSINO: ENTRE POLÍTICAS E PRÁTICAS DE UMA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
Texto Completo: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3837 |
Resumo: | Ainda no século XXI, milhões de brasileiros não têm usufruído o direito à Educação de Jovens e Adultos (EJA). Esta pesquisa teve como objeto de investigação a EJA integrada à Educação Profissional (EP) técnica de nível médio, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), a partir do Decreto nº 5840 de 2006, que instituiu o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de EJA (PROEJA). O problema de pesquisa se circunscreveu em apreender, compreender e interpretar quais os entraves para o cumprimento do Decreto em relação à oferta de vagas de cursos EJA no IFG. Na tentativa de respondê-lo e de atender aos objetivos propostos, recorreu- se ao método materialista histórico dialético e realizou-se pesquisa bibliográfica e pesquisa empírica. A coleta de dados ocorreu em dois câmpus do IFG com aplicação de questionários a dois gestores, seis professores e nove alunos dos cursos EJA e roteiros de entrevistas aos gestores e alunos. Um dos grandes desafios, apontados no estudo, foi a questão da evasão escolar, vista como um processo multifacetado. Foi relatado por docentes que a matriz curricular de um dos cursos continha conteúdos comuns aos do curso superior e que nem sempre havia um envolvimento significativo de todos os professores que atuavam na EJA no sentido de adotar metodologias diferenciadas. Além do abandono do curso, outros desafios apontados foram a efetivação da integração da EJA com a EP; a oferta de diferentes modalidades de ensino na mesma instituição e o interesse da gestão e de grupos de professores em consolidar outras modalidades de ensino. Os alunos entrevistados eram sujeitos de itinerância, abandonaram os bancos escolares por diversos fatores e, depois de até 20 anos afastados da escola, eles retornaram e permanecem no curso em busca de qualificação profissional, obtenção do diploma, na esperança de conseguir um trabalho melhor. Entretanto, muitos relataram dificuldade de aprendizado em determinadas disciplinas, pouca concentração nas aulas, professor que não sabia ensinar o conteúdo e nem respondia as dúvidas dos alunos. A EJA foi referida como um desafio para os professores, talvez pela falta de formação para atuar nessa modalidade de ensino. Apesar dos desafios, a Instituição já conseguiu avançar em alguns aspectos: apoio da coordenação em determinadas situações e o despertar do interesse dos alunos pelos estudos. Algumas estratégias pedagógicas pontuais, porém, exitosas, já têm sido praticadas, como o estímulo pela troca de experiência entre os estudantes, a valorização daquilo que já sabem e o planejamento de disciplinas que buscam integrar diversos conteúdos. Ouvir esses sujeitos possibilitou compor o perfil dos estudantes que a instituição deveria atender, bem como permitiu reflexões sobre o contexto em que vivem esses trabalhadores, sua relação com o mundo do trabalho e o papel escola. Enfim, apesar do reconhecimento nos dispositivos legais e normativos quanto à obrigatoriedade, à gratuidade e à especificidade, infelizmente a EJA ainda está relegada ao segundo plano e com inúmeros desafios, dentre eles a efetividade de políticas públicas que de fato ofereçam condições de acesso e terminalidade dos estudos, e particularmente, quando integrada à EP. |
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A EJA EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA FEDERAL DE ENSINO: ENTRE POLÍTICAS E PRÁTICAS DE UMA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIOEducação de Jovens e Adultos. Educação Profissional. Trabalho.Youth and Adult Education. Professional education. Job.CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOAinda no século XXI, milhões de brasileiros não têm usufruído o direito à Educação de Jovens e Adultos (EJA). Esta pesquisa teve como objeto de investigação a EJA integrada à Educação Profissional (EP) técnica de nível médio, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), a partir do Decreto nº 5840 de 2006, que instituiu o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de EJA (PROEJA). O problema de pesquisa se circunscreveu em apreender, compreender e interpretar quais os entraves para o cumprimento do Decreto em relação à oferta de vagas de cursos EJA no IFG. Na tentativa de respondê-lo e de atender aos objetivos propostos, recorreu- se ao método materialista histórico dialético e realizou-se pesquisa bibliográfica e pesquisa empírica. A coleta de dados ocorreu em dois câmpus do IFG com aplicação de questionários a dois gestores, seis professores e nove alunos dos cursos EJA e roteiros de entrevistas aos gestores e alunos. Um dos grandes desafios, apontados no estudo, foi a questão da evasão escolar, vista como um processo multifacetado. Foi relatado por docentes que a matriz curricular de um dos cursos continha conteúdos comuns aos do curso superior e que nem sempre havia um envolvimento significativo de todos os professores que atuavam na EJA no sentido de adotar metodologias diferenciadas. Além do abandono do curso, outros desafios apontados foram a efetivação da integração da EJA com a EP; a oferta de diferentes modalidades de ensino na mesma instituição e o interesse da gestão e de grupos de professores em consolidar outras modalidades de ensino. Os alunos entrevistados eram sujeitos de itinerância, abandonaram os bancos escolares por diversos fatores e, depois de até 20 anos afastados da escola, eles retornaram e permanecem no curso em busca de qualificação profissional, obtenção do diploma, na esperança de conseguir um trabalho melhor. Entretanto, muitos relataram dificuldade de aprendizado em determinadas disciplinas, pouca concentração nas aulas, professor que não sabia ensinar o conteúdo e nem respondia as dúvidas dos alunos. A EJA foi referida como um desafio para os professores, talvez pela falta de formação para atuar nessa modalidade de ensino. Apesar dos desafios, a Instituição já conseguiu avançar em alguns aspectos: apoio da coordenação em determinadas situações e o despertar do interesse dos alunos pelos estudos. Algumas estratégias pedagógicas pontuais, porém, exitosas, já têm sido praticadas, como o estímulo pela troca de experiência entre os estudantes, a valorização daquilo que já sabem e o planejamento de disciplinas que buscam integrar diversos conteúdos. Ouvir esses sujeitos possibilitou compor o perfil dos estudantes que a instituição deveria atender, bem como permitiu reflexões sobre o contexto em que vivem esses trabalhadores, sua relação com o mundo do trabalho e o papel escola. Enfim, apesar do reconhecimento nos dispositivos legais e normativos quanto à obrigatoriedade, à gratuidade e à especificidade, infelizmente a EJA ainda está relegada ao segundo plano e com inúmeros desafios, dentre eles a efetividade de políticas públicas que de fato ofereçam condições de acesso e terminalidade dos estudos, e particularmente, quando integrada à EP.In the 21st century, millions of Brazilians are still illiterate and have not enjoyed the right to Youth and Adult Education (YAE). This research had the objective of researching the YAE integrated to the Professional Education (PE) technical level, in the Federal Institute of Education, Science and Technology of Goiás (IFG), from Decree nº 5840 of 2006, which instituted the National Program of Integration of Professional Education with Basic Education in the Mode of YAE (PBEMYAE). The research problem was limited to apprehending, understanding and interpreting the obstacles to compliance with the Decree in relation to the offer of YAE courses in the IFG. In an attempt to answer it and to meet the proposed objectives, we used the dialectical historical materialist method and carried out bibliographical research and empirical research. The data collection was carried out in two IFG campuses with application of questionnaires to two managers, six teachers, nine students of the YAE courses and interviews with managers and students. One of the great challenges, pointed out in the study, was the issue of school dropout, seen as a multifaceted process. It was reported by professors that the curricular matrix of one of the courses contained contents common to those in higher education and that there was not always a significant involvement of all teachers who worked in the YAE in order to adopt differentiated methodologies. Besides the abandonment of the course, other challenges pointed out were the realization of the integration of YAE with PE; the offer of different types of teaching in the same institution and the interest of the management and groups of teachers in consolidating other teaching modalities. The students interviewed were itinerant subjects, abandoned the school banks for several factors and, after 20 years away from school, they returned and stayed in the course in search of professional qualification, obtaining the diploma, in the hope of getting a better job. However, many reported difficulty in learning in certain subjects, little concentration in the classroom, a teacher who did not know how to teach the content and did not answer the students' doubts. The YAE was referred to as a challenge for teachers, perhaps because of the lack of training to act in this mode of teaching. Despite the challenges, the Institution has already managed to advance in some aspects: support of coordination in certain situations; and the awakening of students' interest in studies. Some pedagogical strategies, however successful, have already been practiced, such as stimulating the exchange of experience among students, valuing what they already know and planning disciplines that seek to integrate diverse contents. Listening to these subjects made it possible to compose the profile of the students that the institution should attend, as well as allowing reflections on the context in which these workers live, their relationship with the world of work and the school role. Finally, in spite of the recognition in the legal and normative dispositions regarding the obligatoriness, the gratuity and the specificity, unfortunately the YAE is still relegated to the second plane and with numerous challenges, among them the effectiveness of public policies that in fact offer conditions of access and terminality of studies, and particularly when integrated into PE.Pontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de PedagogiaBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em EducaçãoCarneiro, Maria Esperança Fernandeshttp://lattes.cnpq.br/2078525746548579Mesquita, Maria Cristina das Graças Dutrahttp://lattes.cnpq.br/4681160650808627Baldino, José Mariahttp://lattes.cnpq.br/2750664629773893Vitorette, Jacqueline Maria Barbosahttp://lattes.cnpq.br/8284539757495204Costa, Cláudia Borgeshttp://lattes.cnpq.br/5189182534267867Freire, Poliana Cristina Mendonça2017-10-31T11:54:14Z2017-08-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfFreire, Poliana Cristina Mendonça. A EJA EM UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA FEDERAL DE ENSINO: ENTRE POLÍTICAS E PRÁTICAS DE UMA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO. 2017. 204 f. Tese (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3837porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2017-11-01T03:00:22Zoai:ambar:tede/3837Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932017-11-01T03:00:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
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