EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: BACIA DO RIBEIRÃO JOÃO LEITE EM GOIÂNIA (GO)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Anadete Maciel
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://localhost:8080/tede/handle/tede/2508
Resumo: A escassez da água nos períodos de seca é um fator limitante ao desenvolvimento da região metropolitana de Goiânia. O sistema de captação atual do Ribeirão João Leite está qualitativamente comprometido e não tem condições de vencer a demanda hídrica da população abastecida por esta fonte. A Educação é um instrumento de transformação social para a formação de sujeitos cientes de seus direitos e deveres no exercício da cidadania. Nessa perspectiva, a Educação Ambiental (EA) concorre para a formação de um cidadão independente e crítico, respeitador, partícipe e transformador do seu meio, através de um trabalho interdisciplinar e contextualizado das relações estabelecidas entre sujeito e meio ambiente, especialmente com a água, através do estudo de um corpo hídrico: o Ribeirão João Leite. É neste sentido e na dimensão da sustentabilidade, que este trabalho foi desenvolvido com estudantes do ciclo II, com idade de onze anos, da Escola Municipal Professora Marília Carneiro A. Dias, no bairro Jardim Guanabara III, em Goiânia-GO, no sentido de conscientizá-los da importância da preservação e do gerenciamento deste corpo hídrico em suas potencialidades e despertar o senso crítico em busca de soluções para contornar os problemas ambientais que o cerca, dando um passo para o exercício pleno de sua cidadania. O estudo propôs avaliar o nível de conhecimento dos/das estudantes. Foram avaliados 35 alunos através de questionário que abordava os seguintes aspectos: a visão que possuem sobre a quem pertence a água; quais significados dão à água como elemento e ao rio como fonte; conceito de bacia hidrográfica e bacia do Ribeirão João Leite; qual concepção fazem sobre o desperdício de água e a inesgotabilidade da mesma; que iniciativa teriam e quais soluções iriam propor em situações hipotéticas. Feita uma revisão teórica e em documentos quanto à caracterização das condições deste corpo hídrico e a importância da água na vida humana e dos demais seres vivos; sobre a legislação pertinente a esta questão; sendo feito também um levantamento da bacia do Ribeirão João Leite e sua caracterização geográfica e geológica; e uma pesquisa de campo que incluiu observações in loco com coleta de dados em que os alunos também participaram. Observou-se compreensão e conscientização dos alunos sobre da importância da bacia do Ribeirão João Leite, porém é necessário que um trabalho mais preciso seja desenvolvido, principalmente junto ao comitê de bacia da APA João Leite, gestores públicos e sociedade civil para o enfrentamento da questão pela ótica das questões sociais da expansão urbana e crescimento acelerado da população, e principalmente chamar a assumir as responsabilidades que são pertinentes a cada um, uma vez que o meio ambiente representa interesses de segmentos políticos, econômicos e sociais.
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Nessa perspectiva, a Educação Ambiental (EA) concorre para a formação de um cidadão independente e crítico, respeitador, partícipe e transformador do seu meio, através de um trabalho interdisciplinar e contextualizado das relações estabelecidas entre sujeito e meio ambiente, especialmente com a água, através do estudo de um corpo hídrico: o Ribeirão João Leite. É neste sentido e na dimensão da sustentabilidade, que este trabalho foi desenvolvido com estudantes do ciclo II, com idade de onze anos, da Escola Municipal Professora Marília Carneiro A. Dias, no bairro Jardim Guanabara III, em Goiânia-GO, no sentido de conscientizá-los da importância da preservação e do gerenciamento deste corpo hídrico em suas potencialidades e despertar o senso crítico em busca de soluções para contornar os problemas ambientais que o cerca, dando um passo para o exercício pleno de sua cidadania. O estudo propôs avaliar o nível de conhecimento dos/das estudantes. Foram avaliados 35 alunos através de questionário que abordava os seguintes aspectos: a visão que possuem sobre a quem pertence a água; quais significados dão à água como elemento e ao rio como fonte; conceito de bacia hidrográfica e bacia do Ribeirão João Leite; qual concepção fazem sobre o desperdício de água e a inesgotabilidade da mesma; que iniciativa teriam e quais soluções iriam propor em situações hipotéticas. Feita uma revisão teórica e em documentos quanto à caracterização das condições deste corpo hídrico e a importância da água na vida humana e dos demais seres vivos; sobre a legislação pertinente a esta questão; sendo feito também um levantamento da bacia do Ribeirão João Leite e sua caracterização geográfica e geológica; e uma pesquisa de campo que incluiu observações in loco com coleta de dados em que os alunos também participaram. Observou-se compreensão e conscientização dos alunos sobre da importância da bacia do Ribeirão João Leite, porém é necessário que um trabalho mais preciso seja desenvolvido, principalmente junto ao comitê de bacia da APA João Leite, gestores públicos e sociedade civil para o enfrentamento da questão pela ótica das questões sociais da expansão urbana e crescimento acelerado da população, e principalmente chamar a assumir as responsabilidades que são pertinentes a cada um, uma vez que o meio ambiente representa interesses de segmentos políticos, econômicos e sociais.The scarcity of water during drought is a limiting factor for the development of the metropolitan area of Goiânia. The current collection system Ribeirão João Leite is qualitatively compromised and is unable to overcome the water demand of the population served by this source. Education is an instrument of social transformation for the formation of subjects aware of their rights and duties in the exercise of citizenship. Accordingly, the Environmental Education (EE) contributes to the formation of an independent citizen and critic, respectful, sharing and transforming their environment, through an interdisciplinary and contextualized relations established between subject and environment, especially water, through the study of a water body: the Ribeirão João Leite. It is in this direction and dimension of sustainability, that this work was developed with students in cycle II, aged eleven, of the Municipal School Teacher Marilia Carneiro A. Dias, in the Jardim Guanabara III in Goiânia-GO, in order to make them aware of the importance of preservation and management of this water body in its potential and awaken a critical sense in seeking solutions to environmental problems around the fence, stepping to the full exercise of their citizenship. The study aimed to assess the level of knowledge / of the students. 35 students were evaluated through a questionnaire that addressed the following aspects: the vision they have about who owns the water, which give meaning to the water as an element and the river as a source; concept of watershed and basin of the Ribeirão João Leite, which conception do about the waste of water and the inexhaustibility of the same, that the initiative would have and what solutions they would propose in hypothetical situations. A review and theoretical papers on the characterization of the conditions of this water body and the importance of water in human life and other living beings on the legislation relevant to this issue, and also made a survey of the basin of the Ribeirão João Leite and its characterization geographical and geological, and field research that included in situ observations with data collection in which the students also participated. There was understanding and awareness of students about the importance of Ribeirão João Leite, however it is necessary for precision work is carried out mainly by the basin committee of the APA João Leite, public administrators and civil society to confront the question from the perspective of the social issues of urban sprawl and rapid growth of population, and especially to call to assume the responsibilities that are relevant to each, since the environment represents the interests of political groups, economic and social.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências Exatas e da TerraBRPUC GoiásEcologia e Produção SustentávelSilva, Marcos Antonio dahttp://lattes.cnpq.br/3081748462365669Pietrafesa, José Paulohttp://lattes.cnpq.br/5325872034942622Ferreira, Maria Judy de Mellohttp://lattes.cnpq.br/7708005857540185Santos, Anadete Maciel2016-08-10T10:44:18Z2015-02-032012-06-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Anadete Maciel. EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: BACIA DO RIBEIRÃO JOÃO LEITE EM GOIÂNIA (GO). 2012. 104 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2012.http://localhost:8080/tede/handle/tede/2508porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-19T23:10:48Zoai:ambar:tede/2508Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-19T23:10:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
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