INOVAÇÕES CURRICULARES E METODOLÓGICAS NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: IMPASSES E CONTRADIÇÕES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
Texto Completo: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3786 |
Resumo: | A pesquisa investigou mudanças no ensino de graduação em enfermagem e os impasses e contradições decorrentes do processo de mudança. Partiu-se da consideração de que hoje, nos cursos de enfermagem, há uma forte presença de metodologias ativas de ensino visando promover nos alunos um grau mais elevado de atividade e protagonismo no processo de aprendizagem. Essas metodologias são muito válidas para promover a atividade do aluno, mas não têm seu foco centralizado na formação de conceitos e no desenvolvimento do pensamento teórico do aluno, como tem a metodologia proposta por V. V. Davydov, na teoria do ensino desenvolvimental. Com essa consideração, a questão principal que se buscou investigar na presente pesquisa foi: que contribuições apresentam os princípios da teoria de Davydov em um curso de enfermagem que já privilegia metodologias ativas? O objetivo geral foi realizar um experimento didático envolvendo o conteúdo insulinoterapia, com base em princípios da teoria de Davydov, a fim de analisar suas contribuições para impulsionar mudanças em um curso que já utiliza metodologias ativas. Com base na teoria histórico-cultural de Vygotsky e na teoria do ensino desenvolvimental de Davydov, a pesquisa foi de natureza qualitativa tendo como procedimento o experimento didático. Foi escolhido um curso de graduação enfermagem que utiliza metodologias ativas e os sujeitos da pesquisa foram alunos do 5º ciclo deste curso e uma professora. A coleta de dados deu-se por meio de entrevistas, observações das aulas e análise de documentos. A análise qualitativa dos dados buscou captar as contradições e impasses no processo de mudança no curso a partir da utilização de metodologias ativas e repercussões do experimento didático com a metodologia proposta por Davydov e as contradições decorrentes. Verificou-se a presença de algumas contradições e impasses entre eles destacando-se: - a permanência, entre professores e alunos, de concepções e práticas presas a uma pedagogia tradicional em um curso que está em processo de mudança para o ensino baseado em metodologias ativas; - pouca interação e participação efetiva dos alunos nas aulas. Durante o experimento didático orientado por princípios da teoria de Davydov, verificou-se ampliação da participação e envolvimento da maior parte dos alunos. O ensino durante o experimento didático foi avaliado como uma experiência ótima ou muito boa pela maioria dos alunos. Os resultados mostram que o ensino desenvolvimental pode ser uma possibilidade inovadora para o avanço qualitativo dos cursos de graduação em enfermagem. Concluiu-se que o aspecto mais promissor da utilização de princípios propostos por Davydov foi a ampliação qualitativa do pensamento dos alunos, possibilitando o seu desenvolvimento crítico, ativo e com forte valorização teórico-científica, contribuindo para compor um perfil profissional mais voltado às exigências contemporâneas do trabalho em enfermagem. |
id |
PUC_GO_0fb4517ddb8c8dcdc311905ea42e4c66 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ambar:tede/3786 |
network_acronym_str |
PUC_GO |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository_id_str |
6593 |
spelling |
INOVAÇÕES CURRICULARES E METODOLÓGICAS NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: IMPASSES E CONTRADIÇÕESEnsino de enfermagem; Ensino desenvolvimental; Teoria histórico-cultural; Didática; Metodologias ativas.nursing education; developmental teaching theory; cultural-historical theory; didactic; active methodologies.CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA pesquisa investigou mudanças no ensino de graduação em enfermagem e os impasses e contradições decorrentes do processo de mudança. Partiu-se da consideração de que hoje, nos cursos de enfermagem, há uma forte presença de metodologias ativas de ensino visando promover nos alunos um grau mais elevado de atividade e protagonismo no processo de aprendizagem. Essas metodologias são muito válidas para promover a atividade do aluno, mas não têm seu foco centralizado na formação de conceitos e no desenvolvimento do pensamento teórico do aluno, como tem a metodologia proposta por V. V. Davydov, na teoria do ensino desenvolvimental. Com essa consideração, a questão principal que se buscou investigar na presente pesquisa foi: que contribuições apresentam os princípios da teoria de Davydov em um curso de enfermagem que já privilegia metodologias ativas? O objetivo geral foi realizar um experimento didático envolvendo o conteúdo insulinoterapia, com base em princípios da teoria de Davydov, a fim de analisar suas contribuições para impulsionar mudanças em um curso que já utiliza metodologias ativas. Com base na teoria histórico-cultural de Vygotsky e na teoria do ensino desenvolvimental de Davydov, a pesquisa foi de natureza qualitativa tendo como procedimento o experimento didático. Foi escolhido um curso de graduação enfermagem que utiliza metodologias ativas e os sujeitos da pesquisa foram alunos do 5º ciclo deste curso e uma professora. A coleta de dados deu-se por meio de entrevistas, observações das aulas e análise de documentos. A análise qualitativa dos dados buscou captar as contradições e impasses no processo de mudança no curso a partir da utilização de metodologias ativas e repercussões do experimento didático com a metodologia proposta por Davydov e as contradições decorrentes. Verificou-se a presença de algumas contradições e impasses entre eles destacando-se: - a permanência, entre professores e alunos, de concepções e práticas presas a uma pedagogia tradicional em um curso que está em processo de mudança para o ensino baseado em metodologias ativas; - pouca interação e participação efetiva dos alunos nas aulas. Durante o experimento didático orientado por princípios da teoria de Davydov, verificou-se ampliação da participação e envolvimento da maior parte dos alunos. O ensino durante o experimento didático foi avaliado como uma experiência ótima ou muito boa pela maioria dos alunos. Os resultados mostram que o ensino desenvolvimental pode ser uma possibilidade inovadora para o avanço qualitativo dos cursos de graduação em enfermagem. Concluiu-se que o aspecto mais promissor da utilização de princípios propostos por Davydov foi a ampliação qualitativa do pensamento dos alunos, possibilitando o seu desenvolvimento crítico, ativo e com forte valorização teórico-científica, contribuindo para compor um perfil profissional mais voltado às exigências contemporâneas do trabalho em enfermagem.The study investigated changes in undergraduate education in nursing and the challenges and contradictions arising from the change process. We started from the consideration that today, in nursing courses, there is a strong presence of active teaching methodologies to promote in students a higher degree of activity and role in the learning process. These methodologies are very valuable to promote the activity of the student but does not have its focus centered on the concept formation and development of theoretical thinking of the student, as has the methodology proposed by V. V. Davydov, the theory of developmental teaching. With this consideration, the main question that was investigated in this study was: what contributions have the principles of the theory of Davydov in a nursing course emphasizes active methods that already? The overall objective was to conduct a teaching experiment involving insulin content, based on the principles of the theory of Davydov, to analyze their contributions to drive change in a course that already use active methods. Based on historical-cultural theory of Vygotsky and the developmental teaching theory of Davydov, the research was qualitative in nature as a procedure with the teaching experiment. We chose a nursing degree course using active methods and the subjects were students of the 5th cycle of this course and a teacher. Data collection took place through interviews, observations and analysis of school documents. The qualitative data analysis sought to capture the contradictions and dilemmas in the process of change in course from the use of active methods and repercussions of the teaching experiment with the methodology proposed by Davydov and contradictions arising. There was the presence of some contradictions and deadlocks among them including: - permanence, between teachers and students, concepts and practices attached to a traditional pedagogy in a course that is in the process of change in teaching methodologies based on active ; - little interaction and active participation of students in class. During the teaching experiment guided by principles of the theory of Davydov, there was increased participation and involvement of most students. Teaching during the teaching experiment was evaluated as a good or very good experience for most students. The results show that developmental teaching can be an innovative opportunity to advance quality of graduate programs in nursing. It was concluded that the most promising aspect of using the principles proposed by Davydov was the qualitative expansion of the thinking of students, enabling its critical development, active and strong theoretical and scientific value, contributing to compose a professional profile more focused on contemporary requirements work in nursing.Pontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de PedagogiaBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em EducaçãoFreitas, Raquel Aparecida Marra da Madeirahttp://lattes.cnpq.br/4340349253071492Fichtner, Bernhardhttp://lattes.cnpq.br/8559705904672861Marzari, Marilenehttp://lattes.cnpq.br/6325658035293539Libâneo, José Carloshttp://lattes.cnpq.br/7261628151334430Zanatta, Beatriz Aparecidahttp://lattes.cnpq.br/6652789366090984Cavalcante, Marcela Maria Faria Peres2017-10-05T12:26:35Z2011-08-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfCavalcante, Marcela Maria Faria Peres. INOVAÇÕES CURRICULARES E METODOLÓGICAS NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: IMPASSES E CONTRADIÇÕES. 2011. 158 f. Tese (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3786porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2017-10-06T04:00:20Zoai:ambar:tede/3786Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932017-10-06T04:00:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INOVAÇÕES CURRICULARES E METODOLÓGICAS NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: IMPASSES E CONTRADIÇÕES |
title |
INOVAÇÕES CURRICULARES E METODOLÓGICAS NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: IMPASSES E CONTRADIÇÕES |
spellingShingle |
INOVAÇÕES CURRICULARES E METODOLÓGICAS NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: IMPASSES E CONTRADIÇÕES Cavalcante, Marcela Maria Faria Peres Ensino de enfermagem; Ensino desenvolvimental; Teoria histórico-cultural; Didática; Metodologias ativas. nursing education; developmental teaching theory; cultural-historical theory; didactic; active methodologies. CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
INOVAÇÕES CURRICULARES E METODOLÓGICAS NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: IMPASSES E CONTRADIÇÕES |
title_full |
INOVAÇÕES CURRICULARES E METODOLÓGICAS NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: IMPASSES E CONTRADIÇÕES |
title_fullStr |
INOVAÇÕES CURRICULARES E METODOLÓGICAS NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: IMPASSES E CONTRADIÇÕES |
title_full_unstemmed |
INOVAÇÕES CURRICULARES E METODOLÓGICAS NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: IMPASSES E CONTRADIÇÕES |
title_sort |
INOVAÇÕES CURRICULARES E METODOLÓGICAS NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: IMPASSES E CONTRADIÇÕES |
author |
Cavalcante, Marcela Maria Faria Peres |
author_facet |
Cavalcante, Marcela Maria Faria Peres |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Freitas, Raquel Aparecida Marra da Madeira http://lattes.cnpq.br/4340349253071492 Fichtner, Bernhard http://lattes.cnpq.br/8559705904672861 Marzari, Marilene http://lattes.cnpq.br/6325658035293539 Libâneo, José Carlos http://lattes.cnpq.br/7261628151334430 Zanatta, Beatriz Aparecida http://lattes.cnpq.br/6652789366090984 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cavalcante, Marcela Maria Faria Peres |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de enfermagem; Ensino desenvolvimental; Teoria histórico-cultural; Didática; Metodologias ativas. nursing education; developmental teaching theory; cultural-historical theory; didactic; active methodologies. CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Ensino de enfermagem; Ensino desenvolvimental; Teoria histórico-cultural; Didática; Metodologias ativas. nursing education; developmental teaching theory; cultural-historical theory; didactic; active methodologies. CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
A pesquisa investigou mudanças no ensino de graduação em enfermagem e os impasses e contradições decorrentes do processo de mudança. Partiu-se da consideração de que hoje, nos cursos de enfermagem, há uma forte presença de metodologias ativas de ensino visando promover nos alunos um grau mais elevado de atividade e protagonismo no processo de aprendizagem. Essas metodologias são muito válidas para promover a atividade do aluno, mas não têm seu foco centralizado na formação de conceitos e no desenvolvimento do pensamento teórico do aluno, como tem a metodologia proposta por V. V. Davydov, na teoria do ensino desenvolvimental. Com essa consideração, a questão principal que se buscou investigar na presente pesquisa foi: que contribuições apresentam os princípios da teoria de Davydov em um curso de enfermagem que já privilegia metodologias ativas? O objetivo geral foi realizar um experimento didático envolvendo o conteúdo insulinoterapia, com base em princípios da teoria de Davydov, a fim de analisar suas contribuições para impulsionar mudanças em um curso que já utiliza metodologias ativas. Com base na teoria histórico-cultural de Vygotsky e na teoria do ensino desenvolvimental de Davydov, a pesquisa foi de natureza qualitativa tendo como procedimento o experimento didático. Foi escolhido um curso de graduação enfermagem que utiliza metodologias ativas e os sujeitos da pesquisa foram alunos do 5º ciclo deste curso e uma professora. A coleta de dados deu-se por meio de entrevistas, observações das aulas e análise de documentos. A análise qualitativa dos dados buscou captar as contradições e impasses no processo de mudança no curso a partir da utilização de metodologias ativas e repercussões do experimento didático com a metodologia proposta por Davydov e as contradições decorrentes. Verificou-se a presença de algumas contradições e impasses entre eles destacando-se: - a permanência, entre professores e alunos, de concepções e práticas presas a uma pedagogia tradicional em um curso que está em processo de mudança para o ensino baseado em metodologias ativas; - pouca interação e participação efetiva dos alunos nas aulas. Durante o experimento didático orientado por princípios da teoria de Davydov, verificou-se ampliação da participação e envolvimento da maior parte dos alunos. O ensino durante o experimento didático foi avaliado como uma experiência ótima ou muito boa pela maioria dos alunos. Os resultados mostram que o ensino desenvolvimental pode ser uma possibilidade inovadora para o avanço qualitativo dos cursos de graduação em enfermagem. Concluiu-se que o aspecto mais promissor da utilização de princípios propostos por Davydov foi a ampliação qualitativa do pensamento dos alunos, possibilitando o seu desenvolvimento crítico, ativo e com forte valorização teórico-científica, contribuindo para compor um perfil profissional mais voltado às exigências contemporâneas do trabalho em enfermagem. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-08-01 2017-10-05T12:26:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Cavalcante, Marcela Maria Faria Peres. INOVAÇÕES CURRICULARES E METODOLÓGICAS NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: IMPASSES E CONTRADIÇÕES. 2011. 158 f. Tese (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO. http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3786 |
identifier_str_mv |
Cavalcante, Marcela Maria Faria Peres. INOVAÇÕES CURRICULARES E METODOLÓGICAS NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: IMPASSES E CONTRADIÇÕES. 2011. 158 f. Tese (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO. |
url |
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3786 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia Brasil PUC Goiás Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia Brasil PUC Goiás Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br |
_version_ |
1809202267295842304 |