A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA: desafios no desenvolvimento das habilidades de compreensão e produção da oralidade.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Maria José Alves de Araujo
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1148
Resumo: A aquisição qualitativa das habilidades de compreensão e produção oral em Línguas Estrangeiras, elementos da proficiência oral, representam um desafio a um número significativo de professores e alunos, oriundos de diferentes contextos de ensino de línguas. O presente trabalho tem como objetivo compreender a ausência da competência comunicativa, no âmbito do desenvolvimento das habilidades de compreensão e produção da oralidade, durante o processo de formação e profissionalização do docente em Língua Inglesa, no Curso de Letras, em dois campi da Universidade Estadual de Goiás (UEG), visando observar e entender tais ausências e suas consequências no processo de aquisição desse idioma. Inicialmente, buscou-se entender os documentos didático-pedagógicos, a partir da atividade de observação direta não-participante durante as regências dos componentes curriculares de Laboratório de Prática Oral em Língua Inglesa I e II e Língua Inglesa III e IV, aplicação de questionários semi-estruturados, tendo como sujeitos, professores de inglês e alunos do Curso de Letras; e entrevistas com os Coordenadores dos Cursos de Letras dos campi e o Coordenador Geral das Relações Institucionais e Internacionais da UEG. Os dados foram organizados em categorias que expressam a visão dos alunos, professores e coordenadores sobre os processos metodológicos de desenvolvimento das quatro habilidades linguísticas com ênfase na compreensão e produção oral dos dois campi em questão. O embasamento teórico do presente estudo alicerça-se no escopo da educação e do processo de formação de professores, segundo a perspectiva crítico-reflexiva, baseada nos estudos de Schön (2000), Libâneo (2010; 2012), Nóvoa (1992; 1997), Tardif (2012), Sacristán (1999; 2007), Contreras (2002) dentre outros, e em específico na área de profissionalização em Língua Inglesa opta-se por Almeida Filho (1992; 2000; 2009; 2013), Vieira-Abrahão (1992; 1996; 2004), Paiva (2004; 2010), Cavalcante e Moita Lopes (1991), Celani (2011), Leffa (1988; 2001) entre outros; buscou-se também aporte teórico para o estudo de teorias e métodos de ensino de línguas em Richards e Rodgers (1994), Luft (1985), Oliveira (2014), Chomsky (1965), Hymes (1979), Larsen-Freeman (1986; 2000), Krashen (2014, 1982), Brown (1994), Widdowson (2005), Brumfit (1994), Lewis (2002; 1999), Canale (1995) dentre outros; além de estabelecerem em Consolo (2000; 2005a), Consolo e Silva (2011), Brown (1994), Vygotsky (1998; 2007), Koster (1991) dentre outros, a compreensão e produção da oralidade como instrumento focal dessa pesquisa, utilizando a teoria sociointeracionista de Vygotsky como elemento essencial para a construção da oralidade no processo de aquisição da competência comunicativa. O levantamento bibliográfico aporta-se no método qualitativo, com técnicas de observação in loco, o que não inibe a coleta quantitativa de dados necessários para análise; por meio de observações, questionários, entrevistas, registros de aulas, via diário de campo e análise de materiais coletados. A análise dos dados mostra que as limitações, geradas pela realidade estudada, inviabiliza a concretização efetiva da competência comunicativa na Língua Inglesa, que requer, ainda, investimentos epistemológicos, políticos e, sobretudo, metodológicos.
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spelling A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA: desafios no desenvolvimento das habilidades de compreensão e produção da oralidade.ENGLISH LANGUAGE TEACHER FORMATION IN BRAZIL: challenges and skills in orality comprehension and production.Formação de ProfessorLíngua InglesaCompetência ComunicativaOralidadeTeacher FormationEnglish LanguageCommunicative CompetenceOralityCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA aquisição qualitativa das habilidades de compreensão e produção oral em Línguas Estrangeiras, elementos da proficiência oral, representam um desafio a um número significativo de professores e alunos, oriundos de diferentes contextos de ensino de línguas. O presente trabalho tem como objetivo compreender a ausência da competência comunicativa, no âmbito do desenvolvimento das habilidades de compreensão e produção da oralidade, durante o processo de formação e profissionalização do docente em Língua Inglesa, no Curso de Letras, em dois campi da Universidade Estadual de Goiás (UEG), visando observar e entender tais ausências e suas consequências no processo de aquisição desse idioma. Inicialmente, buscou-se entender os documentos didático-pedagógicos, a partir da atividade de observação direta não-participante durante as regências dos componentes curriculares de Laboratório de Prática Oral em Língua Inglesa I e II e Língua Inglesa III e IV, aplicação de questionários semi-estruturados, tendo como sujeitos, professores de inglês e alunos do Curso de Letras; e entrevistas com os Coordenadores dos Cursos de Letras dos campi e o Coordenador Geral das Relações Institucionais e Internacionais da UEG. Os dados foram organizados em categorias que expressam a visão dos alunos, professores e coordenadores sobre os processos metodológicos de desenvolvimento das quatro habilidades linguísticas com ênfase na compreensão e produção oral dos dois campi em questão. O embasamento teórico do presente estudo alicerça-se no escopo da educação e do processo de formação de professores, segundo a perspectiva crítico-reflexiva, baseada nos estudos de Schön (2000), Libâneo (2010; 2012), Nóvoa (1992; 1997), Tardif (2012), Sacristán (1999; 2007), Contreras (2002) dentre outros, e em específico na área de profissionalização em Língua Inglesa opta-se por Almeida Filho (1992; 2000; 2009; 2013), Vieira-Abrahão (1992; 1996; 2004), Paiva (2004; 2010), Cavalcante e Moita Lopes (1991), Celani (2011), Leffa (1988; 2001) entre outros; buscou-se também aporte teórico para o estudo de teorias e métodos de ensino de línguas em Richards e Rodgers (1994), Luft (1985), Oliveira (2014), Chomsky (1965), Hymes (1979), Larsen-Freeman (1986; 2000), Krashen (2014, 1982), Brown (1994), Widdowson (2005), Brumfit (1994), Lewis (2002; 1999), Canale (1995) dentre outros; além de estabelecerem em Consolo (2000; 2005a), Consolo e Silva (2011), Brown (1994), Vygotsky (1998; 2007), Koster (1991) dentre outros, a compreensão e produção da oralidade como instrumento focal dessa pesquisa, utilizando a teoria sociointeracionista de Vygotsky como elemento essencial para a construção da oralidade no processo de aquisição da competência comunicativa. O levantamento bibliográfico aporta-se no método qualitativo, com técnicas de observação in loco, o que não inibe a coleta quantitativa de dados necessários para análise; por meio de observações, questionários, entrevistas, registros de aulas, via diário de campo e análise de materiais coletados. A análise dos dados mostra que as limitações, geradas pela realidade estudada, inviabiliza a concretização efetiva da competência comunicativa na Língua Inglesa, que requer, ainda, investimentos epistemológicos, políticos e, sobretudo, metodológicos.The qualitative acquisition of oral comprehension and production skills in foreign languages, elements of oral proficiency, pose a challenge to a significant number of teachers and students arising from different languages teaching contexts. This study aims at understanding the lack of communicative competence in the development of oral comprehension and production skills in the process of formation and professionalization of teaching in English Language in Modern Languages Course at two campuses of the State University of Goiás (UEG), to observe and understand these gaps as well as their consequences in acquisition process this language. Initially, it sought to understand the didactic and pedagogical documents from the direct observation of activity non-participant during the regencies of curriculum components of Oral Practice Laboratory in English Language I and II English Language III and IV, application of semi-structured questionnaire, with the subjects, English teachers and students of Modern Language Course; and interviews with the coordinators of the Language Courses of campuses and the General Coordinator of Institutional and International Relations of the UEG. The data were organized into categories that express the views of students, teachers and coordinators on the methodological processes of development of the four language skills with emphasis on oral comprehension and production of the two campuses in question. The theoretical basis of this study is founded gradually within the scope of education and teacher formation process, according to the critical and reflective perspective, based on the studies of Schön (2000), Libâneo (2010; 2012), Nóvoa (1992; 1997), Tardif (2012) Sacristán (1999, 2007), Pimenta and Anastasiou (2010), Contreras (2002) among others, and in particular in the professional area in English language is chosen to Almeida Filho (1992; 2000; 2009; 2013), Vieira-Abrahão (1992; 1996; 2004), Paiva (2004; 2010), Cavalcante e Moita Lopes (1991), Celani (2011), Leffa (1988; 2001), among others; It sought also theoretical contribution to the study of theories and language teaching methods in Richards and Rodgers (1994), Oliveira (2014), Chomsky (1965), Hymes (1979 ), Larsen-Freeman (1986; 2000), Krashen (2014; 1982), Brown (1994), Widdowson (2005), Brumfit (1994), Lewis (2002; 1999), Canale (1995) among others; in addition to establishing on Consolo (2000; 2005a), Consolo and Silva (2011), Brown (1994), Vygotsky (1998; 2007), Koster (1991) among others, orality understanding and production as a focal instrument of this research, using the sociointeractionist theory of Vygotsky as essential element for the construction of orality in the acquisition of communicative competence process. The literature brings up the qualitative method, through observation techniques in loco, which does not inhibit the quantitative data collection needed for analysis; through observations, questionnaires, interviews, lesson records, through field diaries and analysis of collected materials. Data analysis shows that the limitations generated by the studied reality, undermines the effective implementation of communicative competence in English language, which also requires investment epistemological, political and above all methodological.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásEducaçãoPaiva, Wilson Alves dehttp://lattes.cnpq.br/7384413996427337Cavalcante, Cláudia Valentehttp://lattes.cnpq.br/2596699122693694Pereira, Edna Lemes Martinshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4730487H1Borges, Maria José Alves de Araujo2016-07-27T13:53:42Z2015-12-012015-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBORGES, Maria José Alves de Araujo. ENGLISH LANGUAGE TEACHER FORMATION IN BRAZIL: challenges and skills in orality comprehension and production.. 2015. 221 f. 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