OS PARQUES URBANOS COMO EQUIPAMENTOS DE VALORIZAÇÃO DOS SEUS ENTORNOS: BOSQUE DOS BURITIS, LAGO DAS ROSAS E PARQUE AREIÃO.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martinho, Ana Flavia Oliveira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://localhost:8080/tede/handle/tede/2844
Resumo: O presente trabalho discorre a respeito do processo de valorização imobiliária dos edifícios no entorno de parques urbanos, sendo essas áreas verdes instrumentos de marketing para a especulação imobiliária e promoção da administração municipal. Em uma primeira etapa foi realizado um levantamento bibliográfico sobre as principais temáticas a serem abordadas ao longo da pesquisa, elencando-se referencias clássicas e recentes sobre a história dos parques urbanos, sobre as cidades contemporâneas, o city marketing e a ligação desses através da especulação imobiliária. A posteriori, os parques urbanos foram analisados no contexto histórico de Goiânia tendo como base autores que se dedicaram ao estudo do processo de ocupação e formação da cidade e da dinâmica imobiliária tão presente na capital goiana. Para analisar a efetividade dos parques urbanos como vetores de valorização imóvel na capital, foram tomadas pesquisas de valores, por metro quadrado, de empreendimentos em construção, que se localizavam próximos e distantes aos parques urbanos Bosque dos Buritis, Lago das Rosas e Areião. Todas as informações foram cedidas pelas construtoras e imobiliárias. Concluiu-se nesta etapa que, os parques que possuem adensamento mais recente, como Areião, possuem uma diferença razoável de preço entre as categorias analisadas segundo a distância. Já o Bosque dos Buritis, que foi o primeiro parque dentre os analisados a serem instalados em Goiânia, não apresentam uma diferença de preço tão significativa. O Lago das Rosas apresenta uma característica em especial: o marketing que desde sempre esteve atrelado ao parque. Portanto, os empreendimentos que o rodeiam são, desde a década de 70 muito valorizados, em especial os limítrofes da área verde. Por fim, a terceira etapa do trabalho baseou-se na busca ativa por dados a cerca da valorização histórica do entorno dos parques objetos desta pesquisa, analisados sob conceitos de city marketing e especulação imobiliária de áreas tidas como vetores de crescimento, sabidamente a região sul de Goiânia. Concluiu-se que os parques atuam sim como elemento de marketing para valorização dos empreendimentos do entorno supervalorizando o solo urbano e favorecendo manobras de marketing e especulação imobiliária.
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A posteriori, os parques urbanos foram analisados no contexto histórico de Goiânia tendo como base autores que se dedicaram ao estudo do processo de ocupação e formação da cidade e da dinâmica imobiliária tão presente na capital goiana. Para analisar a efetividade dos parques urbanos como vetores de valorização imóvel na capital, foram tomadas pesquisas de valores, por metro quadrado, de empreendimentos em construção, que se localizavam próximos e distantes aos parques urbanos Bosque dos Buritis, Lago das Rosas e Areião. Todas as informações foram cedidas pelas construtoras e imobiliárias. Concluiu-se nesta etapa que, os parques que possuem adensamento mais recente, como Areião, possuem uma diferença razoável de preço entre as categorias analisadas segundo a distância. Já o Bosque dos Buritis, que foi o primeiro parque dentre os analisados a serem instalados em Goiânia, não apresentam uma diferença de preço tão significativa. O Lago das Rosas apresenta uma característica em especial: o marketing que desde sempre esteve atrelado ao parque. Portanto, os empreendimentos que o rodeiam são, desde a década de 70 muito valorizados, em especial os limítrofes da área verde. Por fim, a terceira etapa do trabalho baseou-se na busca ativa por dados a cerca da valorização histórica do entorno dos parques objetos desta pesquisa, analisados sob conceitos de city marketing e especulação imobiliária de áreas tidas como vetores de crescimento, sabidamente a região sul de Goiânia. Concluiu-se que os parques atuam sim como elemento de marketing para valorização dos empreendimentos do entorno supervalorizando o solo urbano e favorecendo manobras de marketing e especulação imobiliária.In this work we show the real estate valuation process of the buildings in the vicinity of urban parks. Such green areas are marketing tools for real estate speculation and promotion of municipal administration. As a first step, a literature review on the main themes to be approached during the research was performed and then the classical and recent references about the history of urban parks were listed up. Also, the references about contemporaneous cities, city marketing and the linking of these subjects to real estate speculation were submitted to the same process. Subsequently, the urban parks were analyzed in the historical context of Goiania based on authors who have been involved in the study of the occupation and formation processes of the city and also in the real estate dynamics that is presented in the state capital of Goias. To analyze the effectiveness or urban parks as an estate appreciation vectors in Goiania, the value researches were taken, per square meter of projects under construction, which were located near and far to urban parks such as Bosque dos Buritis, Lake of the Roses and Areiao. All the information was assigned by real estate and construction companies. In this stage was possible to conclude that the parks that have more recent consolidation, as Areiao, have a reasonable difference price between the categories analyzed according to the distance. Furthermore, the first park that has been installed in Goiania does not have a significant difference price. This is the case of Bosque dos Buritis, which was the first park between those that have been analyzed. The Lago das Rosas presents a particular aspect that is the marketing which was always linked to the park. So, the projects surrounding this park are highly valued since seventies, particularly those bordering the green area. Finally, the third step of this work was based on the active search for data about the historical appreciation of the surrounding to the parks. These data were analyzed under the concepts of city marketing and real estate speculation of the areas taken as growth vectors known to be the south region of Goiania. It follows that the parks acts as a marketing tool for the surrounding projects appreciation and then overestimating the urban land an also promoting the marketing maneuvers and real estate speculation.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências Exatas e da TerraBRPUC GoiásDesenvolvimento e Planejamento TerritorialBoaventura, Deusa Maria Rodrigueshttp://lattes.cnpq.br/4518779017675694Moraes, Lúcia Mariahttp://lattes.cnpq.br/2460294440897616Zechin, Patrick Di Almeida Vieirahttp://lattes.cnpq.br/9638103571931831Martinho, Ana Flavia Oliveira2016-08-10T10:50:17Z2016-06-172016-03-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMARTINHO, Ana Flavia Oliveira. OS PARQUES URBANOS COMO EQUIPAMENTOS DE VALORIZAÇÃO DOS SEUS ENTORNOS: BOSQUE DOS BURITIS, LAGO DAS ROSAS E PARQUE AREIÃO.. 2016. 147 f. 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