FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: um estudo da Licenciatura Plena Parcelada em Letras da Universidade Estadual de Goiás
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
Texto Completo: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/1233 |
Resumo: | Esta dissertação contém uma análise do impacto da formação do professor de Língua Portuguesa, egresso do curso de Licenciatura Plena Parcelada em Letras/UEG, na prática docente de educação básica. É uma pesquisa qualitativa, na modalidade estudo de caso associado à história de vida e à análise de conteúdo. É feita uma análise documental do Projeto Pedagógico da LPP em Letras da UEG e, paralelamente, observada a prática escolar de duas professoras do Convênio II, 2001/2004, com mais de vinte anos de experiência docente, buscando verificar a organização do curso e identificar o perfil dessas profissionais. Com o intuito de discutir o contexto das políticas públicas em que surge o Programa de Universidade para os Trabalhadores da Educação, são tomados por base alguns Documentos do MEC/CNE e teóricos que problematizam a questão, como Azevedo (1997); Bianchetti (1997); Torres (1998); Faleiro e Toschi (2001); Pino (2003); Brzezinski (2003); Saviani (2006); entre outros. Nóvoa (1995); Veiga (1996); Catani et al (2001); Bussmann e Abbud (2002); Chauí (2003); e Brzezinski, Carneiro e Brito (2005) são citados para referendar a discussão sobre a Universidade Estadual de Goiás e o Programa da LPP. O Curso de Letras do Convênio II (2001-2004) é analisado a partir do próprio projeto e com apoio nas formulações de Alarcão (1996); Garcia (1999); Tardif (2000); Libâneo (2002); e Brzezinski, Carneiro e Brito (2004). Os resultados revelam que, por um lado, o curso de Letras do Convênio II LPP/UEG contribuiu para que os professores leigos obtivessem a qualificação profissional almejada e exigida pela atual legislação; mas que, por outro, apresentou um tímido impacto na atuação profissional desses professores, na Educação Básica. |
id |
PUC_GO_10738ec2a94bcc4ad8d05edca1e32fe5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ambar:tede/1233 |
network_acronym_str |
PUC_GO |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository_id_str |
6593 |
spelling |
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: um estudo da Licenciatura Plena Parcelada em Letras da Universidade Estadual de GoiásFormação de professoresLicenciatura Plena ParceladaCurso de LetrasTeacher Formation, Full Modular Licentiate, Letters CourseCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEsta dissertação contém uma análise do impacto da formação do professor de Língua Portuguesa, egresso do curso de Licenciatura Plena Parcelada em Letras/UEG, na prática docente de educação básica. É uma pesquisa qualitativa, na modalidade estudo de caso associado à história de vida e à análise de conteúdo. É feita uma análise documental do Projeto Pedagógico da LPP em Letras da UEG e, paralelamente, observada a prática escolar de duas professoras do Convênio II, 2001/2004, com mais de vinte anos de experiência docente, buscando verificar a organização do curso e identificar o perfil dessas profissionais. Com o intuito de discutir o contexto das políticas públicas em que surge o Programa de Universidade para os Trabalhadores da Educação, são tomados por base alguns Documentos do MEC/CNE e teóricos que problematizam a questão, como Azevedo (1997); Bianchetti (1997); Torres (1998); Faleiro e Toschi (2001); Pino (2003); Brzezinski (2003); Saviani (2006); entre outros. Nóvoa (1995); Veiga (1996); Catani et al (2001); Bussmann e Abbud (2002); Chauí (2003); e Brzezinski, Carneiro e Brito (2005) são citados para referendar a discussão sobre a Universidade Estadual de Goiás e o Programa da LPP. O Curso de Letras do Convênio II (2001-2004) é analisado a partir do próprio projeto e com apoio nas formulações de Alarcão (1996); Garcia (1999); Tardif (2000); Libâneo (2002); e Brzezinski, Carneiro e Brito (2004). Os resultados revelam que, por um lado, o curso de Letras do Convênio II LPP/UEG contribuiu para que os professores leigos obtivessem a qualificação profissional almejada e exigida pela atual legislação; mas que, por outro, apresentou um tímido impacto na atuação profissional desses professores, na Educação Básica.This dissertation makes an analysis of the impact of the formation of Portuguese Language teachers, graduates of the Full Modular Licentiate (LLP) in Letters at Goiás State University (UEG), on teaching practice in basic education. It consists of a qualitative research, along the lines of a case study, associated to life stories and content analysis. A documental analysis of the Pedagogical Policy Project of the LLP at the UEG Letters Course was undertaken and, in parallel, the professional practice of two female teachers of Contract II - 2001/2004, with more than twenty years of teaching experience, was observed in order to analyze the organization of the Course and identify the professional profile of these two teachers. In order to discuss the context of public policies in which this Program for Workers in Education arose, certain documents of the Ministry for Education and the National Council for Education (MEC/CNE) are used as a basis, as well as studies by theoreticians who take a critical stand such as, Azevedo (1997); Bianchetti (1997); Torres (1998); Faleiro and Toschi (2001); Pino (2003); Brzezinski (2003); Saviani (2006). Nóvoa (1995); Veiga (1996); Catani et al (2001); Bussmann and Abbud (2002); Chauí (2003) and Brzezinski, Carneiro and Brito (2005) are quoted as a basis for the discussion on the Goiás State University and the LLP Program. The Contract II (2001-2004) Letters Course is analyzed starting from the project itself and supported by formulations from Alarcão (1996); Garcia (1999); Tardif (2000); Libâneo (2002); and Brzezinski, Carneiro and Brito (2004). The results show that while the Contract II LPP/UEG Letters Course, on the one hand, contributed to lay teachers obtaining their desired professional qualification demanded by law, but on the other, its impact on the professional practice of these teachers was regarded as timid in basic education.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásEducaçãoBrzezinski, Iriahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783413Z4Mesquita, Deise Nancihttp://lattes.cnpq.br/4043217912376564Machado, Lacy Guaraciabahttp://lattes.cnpq.br/6281312559432634Carvalho, Rosemeire Barreto dos Santos2016-07-27T13:54:23Z2009-12-172009-06-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCARVALHO, Rosemeire Barreto dos Santos. FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: um estudo da Licenciatura Plena Parcelada em Letras da Universidade Estadual de Goiás. 2009. 183 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2009.http://localhost:8080/tede/handle/tede/1233porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-05T18:03:05Zoai:ambar:tede/1233Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-05T18:03:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: um estudo da Licenciatura Plena Parcelada em Letras da Universidade Estadual de Goiás |
title |
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: um estudo da Licenciatura Plena Parcelada em Letras da Universidade Estadual de Goiás |
spellingShingle |
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: um estudo da Licenciatura Plena Parcelada em Letras da Universidade Estadual de Goiás Carvalho, Rosemeire Barreto dos Santos Formação de professores Licenciatura Plena Parcelada Curso de Letras Teacher Formation, Full Modular Licentiate, Letters Course CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: um estudo da Licenciatura Plena Parcelada em Letras da Universidade Estadual de Goiás |
title_full |
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: um estudo da Licenciatura Plena Parcelada em Letras da Universidade Estadual de Goiás |
title_fullStr |
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: um estudo da Licenciatura Plena Parcelada em Letras da Universidade Estadual de Goiás |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: um estudo da Licenciatura Plena Parcelada em Letras da Universidade Estadual de Goiás |
title_sort |
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: um estudo da Licenciatura Plena Parcelada em Letras da Universidade Estadual de Goiás |
author |
Carvalho, Rosemeire Barreto dos Santos |
author_facet |
Carvalho, Rosemeire Barreto dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Brzezinski, Iria http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783413Z4 Mesquita, Deise Nanci http://lattes.cnpq.br/4043217912376564 Machado, Lacy Guaraciaba http://lattes.cnpq.br/6281312559432634 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Rosemeire Barreto dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Licenciatura Plena Parcelada Curso de Letras Teacher Formation, Full Modular Licentiate, Letters Course CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Formação de professores Licenciatura Plena Parcelada Curso de Letras Teacher Formation, Full Modular Licentiate, Letters Course CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Esta dissertação contém uma análise do impacto da formação do professor de Língua Portuguesa, egresso do curso de Licenciatura Plena Parcelada em Letras/UEG, na prática docente de educação básica. É uma pesquisa qualitativa, na modalidade estudo de caso associado à história de vida e à análise de conteúdo. É feita uma análise documental do Projeto Pedagógico da LPP em Letras da UEG e, paralelamente, observada a prática escolar de duas professoras do Convênio II, 2001/2004, com mais de vinte anos de experiência docente, buscando verificar a organização do curso e identificar o perfil dessas profissionais. Com o intuito de discutir o contexto das políticas públicas em que surge o Programa de Universidade para os Trabalhadores da Educação, são tomados por base alguns Documentos do MEC/CNE e teóricos que problematizam a questão, como Azevedo (1997); Bianchetti (1997); Torres (1998); Faleiro e Toschi (2001); Pino (2003); Brzezinski (2003); Saviani (2006); entre outros. Nóvoa (1995); Veiga (1996); Catani et al (2001); Bussmann e Abbud (2002); Chauí (2003); e Brzezinski, Carneiro e Brito (2005) são citados para referendar a discussão sobre a Universidade Estadual de Goiás e o Programa da LPP. O Curso de Letras do Convênio II (2001-2004) é analisado a partir do próprio projeto e com apoio nas formulações de Alarcão (1996); Garcia (1999); Tardif (2000); Libâneo (2002); e Brzezinski, Carneiro e Brito (2004). Os resultados revelam que, por um lado, o curso de Letras do Convênio II LPP/UEG contribuiu para que os professores leigos obtivessem a qualificação profissional almejada e exigida pela atual legislação; mas que, por outro, apresentou um tímido impacto na atuação profissional desses professores, na Educação Básica. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-12-17 2009-06-20 2016-07-27T13:54:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CARVALHO, Rosemeire Barreto dos Santos. FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: um estudo da Licenciatura Plena Parcelada em Letras da Universidade Estadual de Goiás. 2009. 183 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2009. http://localhost:8080/tede/handle/tede/1233 |
identifier_str_mv |
CARVALHO, Rosemeire Barreto dos Santos. FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: um estudo da Licenciatura Plena Parcelada em Letras da Universidade Estadual de Goiás. 2009. 183 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2009. |
url |
http://localhost:8080/tede/handle/tede/1233 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Ciências Humanas BR PUC Goiás Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Ciências Humanas BR PUC Goiás Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br |
_version_ |
1809202253888749568 |