O SENTIDO ATRIBUÍDO À EDUCAÇÃO E À EDUCAÇÃO FÍSICA PELA LÓGICA DA PRODUÇÃO FLEXÍVEL NA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Ana Júlia Rodrigues
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1109
Resumo: Este trabalho investiga o sentido atribuído a Educação e a Educação Física no turno noturno da rede estadual de Educação do Estado de Goiás sob suas determinações mais determinantes, qual seja, os arranjos da produção flexível, que inaugura um novo modus operandi no modo de realização do capital. Para tal intento buscou-se analisar os documentos oficiais que normatizam a educação brasileira e em especial o ensino médio, sendo estes a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96), os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio Resolução 03/98 (PCNEM) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM). Ainda no que tange o uso da análise de documentos nessa investigação, também estiveram em análise o documento que orientou as unidades da rede estadual na adesão ao projeto de ressignificação do ensino médio: Ressignificação do ensino médio - um caminho para a qualidade; bem como as orientações curriculares da Educação Física, documento específico da área nesse projeto. Foram também aplicados questionários aos estudantes do turno noturno que ainda cursavam o ensino médio ressignificado, em eminência de encerrar. As considerações apontam as contradições na tessitura entre o documento norteador e o documento específico da Educação Física no projeto de ressignificação. Na interface com os dados empíricos sistematizados pelos questionários, os estudantes do turno noturno revelam que a Educação Física na escola não cumpre com seu papel de formação humana, e que considere, sobretudo, os anseios da classe trabalhadora. Desse modo, o projeto de ruptura iniciado pela Educação Física no início dos anos 80 é um projeto inacabado.
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Para tal intento buscou-se analisar os documentos oficiais que normatizam a educação brasileira e em especial o ensino médio, sendo estes a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96), os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio Resolução 03/98 (PCNEM) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM). Ainda no que tange o uso da análise de documentos nessa investigação, também estiveram em análise o documento que orientou as unidades da rede estadual na adesão ao projeto de ressignificação do ensino médio: Ressignificação do ensino médio - um caminho para a qualidade; bem como as orientações curriculares da Educação Física, documento específico da área nesse projeto. Foram também aplicados questionários aos estudantes do turno noturno que ainda cursavam o ensino médio ressignificado, em eminência de encerrar. As considerações apontam as contradições na tessitura entre o documento norteador e o documento específico da Educação Física no projeto de ressignificação. Na interface com os dados empíricos sistematizados pelos questionários, os estudantes do turno noturno revelam que a Educação Física na escola não cumpre com seu papel de formação humana, e que considere, sobretudo, os anseios da classe trabalhadora. Desse modo, o projeto de ruptura iniciado pela Educação Física no início dos anos 80 é um projeto inacabado.This study investigates the sense that has been given to the Education and the Physical Education in the night shift on Goiás educational system under its highest dictates, what means, the arrangements of the flexible production, which begins a new modus operandi in the cash way of doing. For this attempt, it has sought to analyze the official documents which standardize the brazilian education and specially the high school, the Directives and Bases of National Education Act (LDB 9394/96), the High School National Curriculum Standard Resolution 03/98 ( PCNEM) and the High School National Curriculum Directives (DCNEM). It still given the predictions the use of document analysis in this investigation, it also has been in analysis the document which directed the state system units in the accession to the New Significance project of high school: High School New Significance a way to the quality; as well as the curriculum direction of Physical Education, particular document of the area in this project. It has been applied questionnaires to the night shift students that still were studying in the new significance high school, which was supposed to give up. The considerations point the contradictions of making between the main document and the particular document of the Physical Education in the new significance project. In the interface with the empirical data systemized by the questionnaires, the night shift students show that the Physical Education in school don‟t accomplish its role on human development, and considers, especially, the working class concerns. The break project that has begun by the Physical Education in the beginning 80s, therefore, is an unfinished project.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásEducaçãoCarneiro, Maria Esperança Fernandeshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707099D0Vilarinho Neto, Sissiliahttp://lattes.cnpq.br/2799818907297185Ventura, Paulo Roberto Velosohttp://lattes.cnpq.br/0645814119738559Carvalho, Ana Júlia Rodrigues2016-07-27T13:53:12Z2014-07-222014-04-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCARVALHO, Ana Júlia Rodrigues. THE SENSE THAT HAS BEEN GIVEN TO THE EDUCATION AND THE PHYSICAL EDUCATION BY THE FLEXIBLE PRODUCTION LOGIC ON GOIÁS EDUCATIONAL SYSTEM.. 2014. 128 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2014.http://localhost:8080/tede/handle/tede/1109porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-05T17:43:26Zoai:ambar:tede/1109Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-05T17:43:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
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