EDUCAÇÃO SEXUAL EM ESPAÇOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
Texto Completo: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3811 |
Resumo: | Esta pesquisa busca compreender como professores e auxiliares da SME de Goiânia desenvolvem (ou não) a educação sexual infantil, bem como buscar diretrizes para uma educação emancipatória, que contemple a educação sexual em espaços de educação infantil. Para tal, busca-se compreender a sexualidade humana sob a perspectiva histórica, uma vez que a sexualidade é algo inerente ao ser humano e está presente desde a tenra infância. Considera-se também a forte influência da religião e da medicina higienista na sexualidade das pessoas, assim como as políticas públicas que de certa forma foram predecessoras da educação atualmente desenvolvida nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e nos Centros de Educação Infantil (CEIs) de Goiânia, bem como a falta de legislação e diretrizes claras acerca da sexualidade na educação infantil. Assim, buscou-se responder: Quais as práticas e/ou necessidades dos profissionais de educação da Rede Municipal de Educação (RME) de Goiânia, com vistas a uma educação sexual infantil emancipatória? Na metodologia, optamos por uma pesquisa de campo, com abordagem quali-quantitativa. Primeiramente fizemos um levantamento bibliográfico e uma revisão de literatura. O lócus da pesquisa é a SME de Goiânia, por meio de um de seus CEIs e um de seus CMEIs. Contamos com 30 respondentes das duas unidades de Educação Infantil, correspondente a mais de 40% do total de profissionais das duas unidades. Posteriormente efetuamos entrevista com doze professoras de ambos os Centros. Os resultados da pesquisa apontaram que os profissionais da educação pesquisados apresentam certa dificuldade para trabalhar a sexualidade. Expressivos 31,8% das profissionais da educação do CMEI Verde e 41,2% das profissionais do CEI Amarelo revelaram que enfrentam tabu para abordar a temática. Além disso, diversos fatores - como a educação familiar, a orientação religiosa, a postura dos pais, a falta de uma política educativa nas unidades observadas e a falta de formação suficientemente adequada - comprometem a efetiva implantação de uma educação sexual infantil. Destacou-se, sobretudo, que na sociedade brasileira, a religião de cunho cristão desempenhou e ainda desempenha grande influência tanto no comportamento sexual das famílias quanto nas políticas públicas. Além disso, com tal herança histórica, grandes são as dificuldades enfrentadas para que a educação sexual infantil possa se efetivar nos espaços de educação formal infantil, especialmente sob a perspectiva emancipatória. |
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EDUCAÇÃO SEXUAL EM ESPAÇOS DA EDUCAÇÃO INFANTILDesenvolvimento humano. Sexualidade. Educação sexual infantil. Educação emancipatória.Human development. Sexuality. Child education. Emancipatory education.CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEsta pesquisa busca compreender como professores e auxiliares da SME de Goiânia desenvolvem (ou não) a educação sexual infantil, bem como buscar diretrizes para uma educação emancipatória, que contemple a educação sexual em espaços de educação infantil. Para tal, busca-se compreender a sexualidade humana sob a perspectiva histórica, uma vez que a sexualidade é algo inerente ao ser humano e está presente desde a tenra infância. Considera-se também a forte influência da religião e da medicina higienista na sexualidade das pessoas, assim como as políticas públicas que de certa forma foram predecessoras da educação atualmente desenvolvida nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e nos Centros de Educação Infantil (CEIs) de Goiânia, bem como a falta de legislação e diretrizes claras acerca da sexualidade na educação infantil. Assim, buscou-se responder: Quais as práticas e/ou necessidades dos profissionais de educação da Rede Municipal de Educação (RME) de Goiânia, com vistas a uma educação sexual infantil emancipatória? Na metodologia, optamos por uma pesquisa de campo, com abordagem quali-quantitativa. Primeiramente fizemos um levantamento bibliográfico e uma revisão de literatura. O lócus da pesquisa é a SME de Goiânia, por meio de um de seus CEIs e um de seus CMEIs. Contamos com 30 respondentes das duas unidades de Educação Infantil, correspondente a mais de 40% do total de profissionais das duas unidades. Posteriormente efetuamos entrevista com doze professoras de ambos os Centros. Os resultados da pesquisa apontaram que os profissionais da educação pesquisados apresentam certa dificuldade para trabalhar a sexualidade. Expressivos 31,8% das profissionais da educação do CMEI Verde e 41,2% das profissionais do CEI Amarelo revelaram que enfrentam tabu para abordar a temática. Além disso, diversos fatores - como a educação familiar, a orientação religiosa, a postura dos pais, a falta de uma política educativa nas unidades observadas e a falta de formação suficientemente adequada - comprometem a efetiva implantação de uma educação sexual infantil. Destacou-se, sobretudo, que na sociedade brasileira, a religião de cunho cristão desempenhou e ainda desempenha grande influência tanto no comportamento sexual das famílias quanto nas políticas públicas. Além disso, com tal herança histórica, grandes são as dificuldades enfrentadas para que a educação sexual infantil possa se efetivar nos espaços de educação formal infantil, especialmente sob a perspectiva emancipatória.This research seeks to understand how teachers and assistants of the SME of Goiânia develop (or not) the sexual education of children, as well as seek guidelines for an emancipatory education that contemplates sex education in child education spaces. For this, it is sought to understand human sexuality from a historical perspective, since sexuality is something inherent to the human being and is present from early childhood. It is also considered the strong influence of religion and hygienist medicine on the sexuality of the people, as well as the public policies that were somehow predecessors of the education currently developed in the Municipal Centers of Early Childhood Education (CMEIs) ) of Goiânia, as well as the lack of clear legislation and guidelines on sexuality in early childhood education. Thus, it was sought to answer: What practices and / or needs of educational professionals of the Municipal Education Network (RME) of Goiânia, with a view to an emancipatory child sexual education? In the methodology, we opted for a field research, with a qualitative-quantitative approach. First we did a literature review and a literature review. The locus of the research is the SME of Goiânia, through one of its CEIs and one of its CMEIs. We have 30 respondents from two units of Early Childhood Education, corresponding to more than 40% of the total of professionals from both units. Subsequently, we conducted interviews with twelve teachers from both Centers. The research results pointed out that the education professionals surveyed have a certain difficulty in working with sexuality. Expressive 31.8% of the education professionals of the CMEI Verde and 41.2% of the professionals of the CIE Amarelo revealed that they face taboo to approach the theme. In addition, several factors - such as family education, religious orientation, parental posture, lack of an educational policy in the units observed and lack of adequate training - compromise the effective implementation of a child sexual education. It was emphasized, above all, that in Brazilian society, religion of a Christian nature played and still plays a major role both in the sexual behavior of the families and in public policies. Moreover, with such a historical heritage, the difficulties faced by children's sexual education in the formal education spaces for children, especially from the emancipatory perspective.Pontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de PedagogiaBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em EducaçãoSiqueira, Teresa Cristina Barbohttp://lattes.cnpq.br/7957583668480004Baldino, José Mariahttp://lattes.cnpq.br/2750664629773893Mozzer, Geisa Nunes de Souzahttp://lattes.cnpq.br/4105940508056425Abreu, Irene Silva de2017-10-11T11:49:28Z2017-09-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfAbreu, Irene Silva de. EDUCAÇÃO SEXUAL EM ESPAÇOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. 2017. 168 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3811porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-01T17:35:01Zoai:ambar:tede/3811Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-01T17:35:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
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