Altas Habilidades e Superdotação: Análise da Educação Especial à Luz da Ação Formadora de Jesus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: França, Nêuda Batista Mendes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4246
Resumo: A presente pesquisa analisa a educação especial assegurada aos alunos que se destacam por um desempenho ou potencial superior. Por meio de pesquisa bibliográfica e documental foi verificado o panorama da educação especial aos alunos com altas habilidades/superdotação (AH/SD), no sistema municipal de ensino de Barro Alto-GO. A análise tem como escopo as concepções de educação que os evangelhos trazem referentes à ação formadora de Jesus, interagindo assim, religião e cultura educacional. O referencial teórico adotado tem como aporte as concepções de Renzulli (2004; 2014) sobre dotação e talento, definidas como capacidades que os indivíduos possuem ou potenciais a serem desenvolvidos e, a teoria das inteligências múltiplas de Gardner (1995) como inteligências que os indivíduos possuem e que também podem ser desenvolvidas. Para os fundamentos teóricos educacionais contribuem: Alencar (2007), Cupertino (2008), Fleith (2007), Virgolim (2007; 2014) e outros pesquisadores que estudam a área. Os métodos de pesquisa se baseiam em elementos teóricos da educação especial, legislações da área, evangelhos e em pesquisa documental nos arquivos dos órgãos e unidades educacionais. Os resultados evidenciam carências educacionais no atendimento dos alunos com potencial elevado, visto que, nenhuma ação foi desenvolvida no ano de 2018 no sistema municipal de ensino. Urge a necessidade de implementação de ações referentes a informação e a formação na área das AH/SD tanto para a comunidade escolar quanto extraescolar.
id PUC_GO_1cfc288c7725c6fae4e0c3e1bd46c66f
oai_identifier_str oai:ambar:tede/4246
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str 6593
spelling Altas Habilidades e Superdotação: Análise da Educação Especial à Luz da Ação Formadora de JesusHigh Abilities and Giftedness: Analysis of Special Education in the Light of the Formative Action of Jesus.Educação Especial, Altas habilidades, Superdotação, Jesus.Special Education, High Abilities, Giftedness, Jesus.CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIAA presente pesquisa analisa a educação especial assegurada aos alunos que se destacam por um desempenho ou potencial superior. Por meio de pesquisa bibliográfica e documental foi verificado o panorama da educação especial aos alunos com altas habilidades/superdotação (AH/SD), no sistema municipal de ensino de Barro Alto-GO. A análise tem como escopo as concepções de educação que os evangelhos trazem referentes à ação formadora de Jesus, interagindo assim, religião e cultura educacional. O referencial teórico adotado tem como aporte as concepções de Renzulli (2004; 2014) sobre dotação e talento, definidas como capacidades que os indivíduos possuem ou potenciais a serem desenvolvidos e, a teoria das inteligências múltiplas de Gardner (1995) como inteligências que os indivíduos possuem e que também podem ser desenvolvidas. Para os fundamentos teóricos educacionais contribuem: Alencar (2007), Cupertino (2008), Fleith (2007), Virgolim (2007; 2014) e outros pesquisadores que estudam a área. Os métodos de pesquisa se baseiam em elementos teóricos da educação especial, legislações da área, evangelhos e em pesquisa documental nos arquivos dos órgãos e unidades educacionais. Os resultados evidenciam carências educacionais no atendimento dos alunos com potencial elevado, visto que, nenhuma ação foi desenvolvida no ano de 2018 no sistema municipal de ensino. Urge a necessidade de implementação de ações referentes a informação e a formação na área das AH/SD tanto para a comunidade escolar quanto extraescolar.The present research analyzes the special education assured to the students who excel at a higher performance or potential. Through bibliographic and documentary research the panorama of the special education to the students with high abilities / giftedness (AH / SD) was verified, in the municipal system of education of Barro Alto- GO. The analysis has as scope the conceptions of education that the gospels bring referring to the formative action of Jesus, thus interacting, religion and educational culture. The theoretical reference adopted has as contribution the conceptions of Renzulli (2004, 2014) about endowment and talent, defined as capacities that individuals possess or potentials to be developed, and the theory of multiple intelligences of Gardner (1995) as intelligences that individuals possess and that can also be developed. For the theoretical educational foundations, contribute: Alencar (2007), Cupertino (2008), Fleith (2007), Virgolim (2007; 2014) and other researchers studying the area. Research methods are based on theoretical elements of special education, area legislations, gospels, and documentary research in the archives of educational organs and units. The results evidenced educational deficiencies in the attendance of students with high potential, since no action was developed in 2018 in the municipal education system. There is an urgent need for the implementation of actions related to information and training in the AH / SD area for both the school community and out-of-school community.Pontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de TeologiaBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências da ReligiãoSilva, Valmor dahttp://lattes.cnpq.br/9309261304512694Purificação, Marcelo Máximohttp://lattes.cnpq.br/5221482223498714Silva, Rosemary Francisca Neveshttp://lattes.cnpq.br/1440663724607422França, Nêuda Batista Mendes2019-06-11T17:03:40Z2019-03-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFrança, Nêuda Batista Mendes. Altas Habilidades e Superdotação: Análise da Educação Especial à Luz da Ação Formadora de Jesus. 2019. 130 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4246porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2019-06-12T04:00:23Zoai:ambar:tede/4246Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932019-06-12T04:00:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv Altas Habilidades e Superdotação: Análise da Educação Especial à Luz da Ação Formadora de Jesus
High Abilities and Giftedness: Analysis of Special Education in the Light of the Formative Action of Jesus.
title Altas Habilidades e Superdotação: Análise da Educação Especial à Luz da Ação Formadora de Jesus
spellingShingle Altas Habilidades e Superdotação: Análise da Educação Especial à Luz da Ação Formadora de Jesus
França, Nêuda Batista Mendes
Educação Especial, Altas habilidades, Superdotação, Jesus.
Special Education, High Abilities, Giftedness, Jesus.
CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
title_short Altas Habilidades e Superdotação: Análise da Educação Especial à Luz da Ação Formadora de Jesus
title_full Altas Habilidades e Superdotação: Análise da Educação Especial à Luz da Ação Formadora de Jesus
title_fullStr Altas Habilidades e Superdotação: Análise da Educação Especial à Luz da Ação Formadora de Jesus
title_full_unstemmed Altas Habilidades e Superdotação: Análise da Educação Especial à Luz da Ação Formadora de Jesus
title_sort Altas Habilidades e Superdotação: Análise da Educação Especial à Luz da Ação Formadora de Jesus
author França, Nêuda Batista Mendes
author_facet França, Nêuda Batista Mendes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Valmor da
http://lattes.cnpq.br/9309261304512694
Purificação, Marcelo Máximo
http://lattes.cnpq.br/5221482223498714
Silva, Rosemary Francisca Neves
http://lattes.cnpq.br/1440663724607422
dc.contributor.author.fl_str_mv França, Nêuda Batista Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Especial, Altas habilidades, Superdotação, Jesus.
Special Education, High Abilities, Giftedness, Jesus.
CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
topic Educação Especial, Altas habilidades, Superdotação, Jesus.
Special Education, High Abilities, Giftedness, Jesus.
CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
description A presente pesquisa analisa a educação especial assegurada aos alunos que se destacam por um desempenho ou potencial superior. Por meio de pesquisa bibliográfica e documental foi verificado o panorama da educação especial aos alunos com altas habilidades/superdotação (AH/SD), no sistema municipal de ensino de Barro Alto-GO. A análise tem como escopo as concepções de educação que os evangelhos trazem referentes à ação formadora de Jesus, interagindo assim, religião e cultura educacional. O referencial teórico adotado tem como aporte as concepções de Renzulli (2004; 2014) sobre dotação e talento, definidas como capacidades que os indivíduos possuem ou potenciais a serem desenvolvidos e, a teoria das inteligências múltiplas de Gardner (1995) como inteligências que os indivíduos possuem e que também podem ser desenvolvidas. Para os fundamentos teóricos educacionais contribuem: Alencar (2007), Cupertino (2008), Fleith (2007), Virgolim (2007; 2014) e outros pesquisadores que estudam a área. Os métodos de pesquisa se baseiam em elementos teóricos da educação especial, legislações da área, evangelhos e em pesquisa documental nos arquivos dos órgãos e unidades educacionais. Os resultados evidenciam carências educacionais no atendimento dos alunos com potencial elevado, visto que, nenhuma ação foi desenvolvida no ano de 2018 no sistema municipal de ensino. Urge a necessidade de implementação de ações referentes a informação e a formação na área das AH/SD tanto para a comunidade escolar quanto extraescolar.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-11T17:03:40Z
2019-03-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv França, Nêuda Batista Mendes. Altas Habilidades e Superdotação: Análise da Educação Especial à Luz da Ação Formadora de Jesus. 2019. 130 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4246
identifier_str_mv França, Nêuda Batista Mendes. Altas Habilidades e Superdotação: Análise da Educação Especial à Luz da Ação Formadora de Jesus. 2019. 130 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.
url http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4246
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Teologia
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências da Religião
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Teologia
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências da Religião
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1809202270376558592