Altas Habilidades e Superdotação: Análise da Educação Especial à Luz da Ação Formadora de Jesus
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
Texto Completo: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4246 |
Resumo: | A presente pesquisa analisa a educação especial assegurada aos alunos que se destacam por um desempenho ou potencial superior. Por meio de pesquisa bibliográfica e documental foi verificado o panorama da educação especial aos alunos com altas habilidades/superdotação (AH/SD), no sistema municipal de ensino de Barro Alto-GO. A análise tem como escopo as concepções de educação que os evangelhos trazem referentes à ação formadora de Jesus, interagindo assim, religião e cultura educacional. O referencial teórico adotado tem como aporte as concepções de Renzulli (2004; 2014) sobre dotação e talento, definidas como capacidades que os indivíduos possuem ou potenciais a serem desenvolvidos e, a teoria das inteligências múltiplas de Gardner (1995) como inteligências que os indivíduos possuem e que também podem ser desenvolvidas. Para os fundamentos teóricos educacionais contribuem: Alencar (2007), Cupertino (2008), Fleith (2007), Virgolim (2007; 2014) e outros pesquisadores que estudam a área. Os métodos de pesquisa se baseiam em elementos teóricos da educação especial, legislações da área, evangelhos e em pesquisa documental nos arquivos dos órgãos e unidades educacionais. Os resultados evidenciam carências educacionais no atendimento dos alunos com potencial elevado, visto que, nenhuma ação foi desenvolvida no ano de 2018 no sistema municipal de ensino. Urge a necessidade de implementação de ações referentes a informação e a formação na área das AH/SD tanto para a comunidade escolar quanto extraescolar. |
id |
PUC_GO_1cfc288c7725c6fae4e0c3e1bd46c66f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ambar:tede/4246 |
network_acronym_str |
PUC_GO |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository_id_str |
6593 |
spelling |
Altas Habilidades e Superdotação: Análise da Educação Especial à Luz da Ação Formadora de JesusHigh Abilities and Giftedness: Analysis of Special Education in the Light of the Formative Action of Jesus.Educação Especial, Altas habilidades, Superdotação, Jesus.Special Education, High Abilities, Giftedness, Jesus.CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIAA presente pesquisa analisa a educação especial assegurada aos alunos que se destacam por um desempenho ou potencial superior. Por meio de pesquisa bibliográfica e documental foi verificado o panorama da educação especial aos alunos com altas habilidades/superdotação (AH/SD), no sistema municipal de ensino de Barro Alto-GO. A análise tem como escopo as concepções de educação que os evangelhos trazem referentes à ação formadora de Jesus, interagindo assim, religião e cultura educacional. O referencial teórico adotado tem como aporte as concepções de Renzulli (2004; 2014) sobre dotação e talento, definidas como capacidades que os indivíduos possuem ou potenciais a serem desenvolvidos e, a teoria das inteligências múltiplas de Gardner (1995) como inteligências que os indivíduos possuem e que também podem ser desenvolvidas. Para os fundamentos teóricos educacionais contribuem: Alencar (2007), Cupertino (2008), Fleith (2007), Virgolim (2007; 2014) e outros pesquisadores que estudam a área. Os métodos de pesquisa se baseiam em elementos teóricos da educação especial, legislações da área, evangelhos e em pesquisa documental nos arquivos dos órgãos e unidades educacionais. Os resultados evidenciam carências educacionais no atendimento dos alunos com potencial elevado, visto que, nenhuma ação foi desenvolvida no ano de 2018 no sistema municipal de ensino. Urge a necessidade de implementação de ações referentes a informação e a formação na área das AH/SD tanto para a comunidade escolar quanto extraescolar.The present research analyzes the special education assured to the students who excel at a higher performance or potential. Through bibliographic and documentary research the panorama of the special education to the students with high abilities / giftedness (AH / SD) was verified, in the municipal system of education of Barro Alto- GO. The analysis has as scope the conceptions of education that the gospels bring referring to the formative action of Jesus, thus interacting, religion and educational culture. The theoretical reference adopted has as contribution the conceptions of Renzulli (2004, 2014) about endowment and talent, defined as capacities that individuals possess or potentials to be developed, and the theory of multiple intelligences of Gardner (1995) as intelligences that individuals possess and that can also be developed. For the theoretical educational foundations, contribute: Alencar (2007), Cupertino (2008), Fleith (2007), Virgolim (2007; 2014) and other researchers studying the area. Research methods are based on theoretical elements of special education, area legislations, gospels, and documentary research in the archives of educational organs and units. The results evidenced educational deficiencies in the attendance of students with high potential, since no action was developed in 2018 in the municipal education system. There is an urgent need for the implementation of actions related to information and training in the AH / SD area for both the school community and out-of-school community.Pontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de TeologiaBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências da ReligiãoSilva, Valmor dahttp://lattes.cnpq.br/9309261304512694Purificação, Marcelo Máximohttp://lattes.cnpq.br/5221482223498714Silva, Rosemary Francisca Neveshttp://lattes.cnpq.br/1440663724607422França, Nêuda Batista Mendes2019-06-11T17:03:40Z2019-03-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFrança, Nêuda Batista Mendes. Altas Habilidades e Superdotação: Análise da Educação Especial à Luz da Ação Formadora de Jesus. 2019. 130 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4246porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2019-06-12T04:00:23Zoai:ambar:tede/4246Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932019-06-12T04:00:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Altas Habilidades e Superdotação: Análise da Educação Especial à Luz da Ação Formadora de Jesus High Abilities and Giftedness: Analysis of Special Education in the Light of the Formative Action of Jesus. |
title |
Altas Habilidades e Superdotação: Análise da Educação Especial à Luz da Ação Formadora de Jesus |
spellingShingle |
Altas Habilidades e Superdotação: Análise da Educação Especial à Luz da Ação Formadora de Jesus França, Nêuda Batista Mendes Educação Especial, Altas habilidades, Superdotação, Jesus. Special Education, High Abilities, Giftedness, Jesus. CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
title_short |
Altas Habilidades e Superdotação: Análise da Educação Especial à Luz da Ação Formadora de Jesus |
title_full |
Altas Habilidades e Superdotação: Análise da Educação Especial à Luz da Ação Formadora de Jesus |
title_fullStr |
Altas Habilidades e Superdotação: Análise da Educação Especial à Luz da Ação Formadora de Jesus |
title_full_unstemmed |
Altas Habilidades e Superdotação: Análise da Educação Especial à Luz da Ação Formadora de Jesus |
title_sort |
Altas Habilidades e Superdotação: Análise da Educação Especial à Luz da Ação Formadora de Jesus |
author |
França, Nêuda Batista Mendes |
author_facet |
França, Nêuda Batista Mendes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Valmor da http://lattes.cnpq.br/9309261304512694 Purificação, Marcelo Máximo http://lattes.cnpq.br/5221482223498714 Silva, Rosemary Francisca Neves http://lattes.cnpq.br/1440663724607422 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
França, Nêuda Batista Mendes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Especial, Altas habilidades, Superdotação, Jesus. Special Education, High Abilities, Giftedness, Jesus. CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
topic |
Educação Especial, Altas habilidades, Superdotação, Jesus. Special Education, High Abilities, Giftedness, Jesus. CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
description |
A presente pesquisa analisa a educação especial assegurada aos alunos que se destacam por um desempenho ou potencial superior. Por meio de pesquisa bibliográfica e documental foi verificado o panorama da educação especial aos alunos com altas habilidades/superdotação (AH/SD), no sistema municipal de ensino de Barro Alto-GO. A análise tem como escopo as concepções de educação que os evangelhos trazem referentes à ação formadora de Jesus, interagindo assim, religião e cultura educacional. O referencial teórico adotado tem como aporte as concepções de Renzulli (2004; 2014) sobre dotação e talento, definidas como capacidades que os indivíduos possuem ou potenciais a serem desenvolvidos e, a teoria das inteligências múltiplas de Gardner (1995) como inteligências que os indivíduos possuem e que também podem ser desenvolvidas. Para os fundamentos teóricos educacionais contribuem: Alencar (2007), Cupertino (2008), Fleith (2007), Virgolim (2007; 2014) e outros pesquisadores que estudam a área. Os métodos de pesquisa se baseiam em elementos teóricos da educação especial, legislações da área, evangelhos e em pesquisa documental nos arquivos dos órgãos e unidades educacionais. Os resultados evidenciam carências educacionais no atendimento dos alunos com potencial elevado, visto que, nenhuma ação foi desenvolvida no ano de 2018 no sistema municipal de ensino. Urge a necessidade de implementação de ações referentes a informação e a formação na área das AH/SD tanto para a comunidade escolar quanto extraescolar. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-11T17:03:40Z 2019-03-26 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
França, Nêuda Batista Mendes. Altas Habilidades e Superdotação: Análise da Educação Especial à Luz da Ação Formadora de Jesus. 2019. 130 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO. http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4246 |
identifier_str_mv |
França, Nêuda Batista Mendes. Altas Habilidades e Superdotação: Análise da Educação Especial à Luz da Ação Formadora de Jesus. 2019. 130 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO. |
url |
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4246 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Teologia Brasil PUC Goiás Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências da Religião |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Teologia Brasil PUC Goiás Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Ciências da Religião |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br |
_version_ |
1809202270376558592 |