Instrução pública na província de Goyaz: discurso e memória histórica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Maria das Graças Simão Dias
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://localhost:8080/tede/handle/tede/678
Resumo: Esta pesquisa está integrada à linha de pesquisa Educação, Sociedade e Cultura do Programa de Pós-Graduação em Educação Doutorado pela PUC- Goiás, evidenciando a história da Instrução Pública em Goyaz no século XIX, a partir de seu referencial e da presença de discursividades dominantes produtoras de uma memória e história. Com embasamento teórico fundamentado na Análise de Discurso proposta por Michel Pêcheux, Eni P. Orlandi e outros estudiosos da área, esta pesquisa tem como objetivo analisar nos Relatórios dos Presidentes da Provincia de Goyaz, a presença de discursividades que são determinantes na história da Instrução Pública na Província de Goyaz nos períodos de 1835 a 1856. Tendo como elemento norteador o conceito de discurso fundador, apresentado por Orlandi (1993), no livro: Discurso Fundador a formação do país e a construção da identidade nacional, nosso trabalho reflete sobre as discursividades apresentadas no processo de construção da Instrução Pública em Goyaz, considerando a importância dessa memória na produção de certo imaginário sobre a população e a educação goiana. Assim, lançamos mão dos Relatórios produzidos pelos Presidentes para pensar como se de deu a construção desse sistema público de ensino. Selecionamos, então, o material da Revista Memórias Goianas, publicada pela Universidade Católica de Goiás, hoje PUC Goiás e, de posse do mesmo, fizemos um recorte histórico envolvendo os períodos de 1835 a 1856, nos quais estão em vigência as medidas evidenciadas pelo Ato Adicional de 1834, considerado como grande marco, principalmente no campo educacional, de medidas descentralizadoras realizadas pelo Governo Imperial. A escolha desse período se deu em função dos efeitos produzidos por este Ato na organização política, cultural e social das Províncias, e, entre eles a necessidade de uma maior estruturação do sistema de Instrução Pública. Do conjunto de pessoas que atuam na organização das Províncias, os Presidentes são as vozes que nos chegam por meio dos relatórios e, é sob a ótica das discursividades apresentadas nos relatórios, que procuramos apreender o modo como a organização da Instrução Pública em Goyaz foi nesse momento significada por nossos dirigentes. É ainda a partir desse conjunto documental que se pode compreender a importância da criação e fundação do Lyceu para a Província de Goyaz, significado nesse momento como instrumento de viabilização do discurso de expansão da instrução pública secundária e como elemento promotor do desenvolvimento esperado pelo Governo Imperial.
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Tendo como elemento norteador o conceito de discurso fundador, apresentado por Orlandi (1993), no livro: Discurso Fundador a formação do país e a construção da identidade nacional, nosso trabalho reflete sobre as discursividades apresentadas no processo de construção da Instrução Pública em Goyaz, considerando a importância dessa memória na produção de certo imaginário sobre a população e a educação goiana. Assim, lançamos mão dos Relatórios produzidos pelos Presidentes para pensar como se de deu a construção desse sistema público de ensino. Selecionamos, então, o material da Revista Memórias Goianas, publicada pela Universidade Católica de Goiás, hoje PUC Goiás e, de posse do mesmo, fizemos um recorte histórico envolvendo os períodos de 1835 a 1856, nos quais estão em vigência as medidas evidenciadas pelo Ato Adicional de 1834, considerado como grande marco, principalmente no campo educacional, de medidas descentralizadoras realizadas pelo Governo Imperial. A escolha desse período se deu em função dos efeitos produzidos por este Ato na organização política, cultural e social das Províncias, e, entre eles a necessidade de uma maior estruturação do sistema de Instrução Pública. Do conjunto de pessoas que atuam na organização das Províncias, os Presidentes são as vozes que nos chegam por meio dos relatórios e, é sob a ótica das discursividades apresentadas nos relatórios, que procuramos apreender o modo como a organização da Instrução Pública em Goyaz foi nesse momento significada por nossos dirigentes. É ainda a partir desse conjunto documental que se pode compreender a importância da criação e fundação do Lyceu para a Província de Goyaz, significado nesse momento como instrumento de viabilização do discurso de expansão da instrução pública secundária e como elemento promotor do desenvolvimento esperado pelo Governo Imperial.This search is integrated into the line of research education, society and culture of the graduate program in Education Doctorate from PUC-Goiás, highlighting the history of public instruction in Goyaz in the 19th century, from its frame and the presence of dominant discursividades producing a memory and history. With theoretical foundation in reasoned discourse analysis proposed by Michel Pêcheux, Eni P. Orlandi and other scholars in the area, this research aims to examine the reports of the Presidents of the province of Goyaz, the presence of discursividades which are decisive in the history of public instruction in the province of Goyaz in 1835 to 1856. Guiding element with the concept of discourse founder, presented by Orlandi (1993), in the book: Discurso Fundador a formação do país e a construção da identidade nacional, our work reflects on the discursividades made in the process of construction of public instruction in Goyaz Public statement was at that time meant Goyaz by our leaders. Is still the documentary from this set that one can understand the importance of the creation and founding of Lyceu for the province of Goyaz, meaning at that time as an instrument of speech enablement expansion of secondary education and as a promoter element of development expected by the Imperial Government.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em EducaçãoRoure, Glacy Queirós dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792675Z1Fernandes, Eliane Marquez da Fonsecahttp://lattes.cnpq.br/6909779518031618Baldino, José Mariahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/controladorbuscacvBurgarelli, Cristóvão Giovanihttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791027J4Nepomuceno, Maria de Araújohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784240J6Leite, Maria das Graças Simão Dias2016-07-27T13:44:39Z2013-07-012011-03-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfLEITE, Maria das Graças Simão Dias. 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