A finalidade educativa da escola de tempo integral: a perspectiva dos alunos do ensino fundamental anos finais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Edna Liberato Vieira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4927
Resumo: O presente estudo, inscrito na linha de pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-GO, tem como proposta investigar a finalidade educativa da escola de tempo integral na perspectiva dos alunos do ensino fundamental anos finais. Procura elucidar o problema a partir da seguinte questão: qual é a finalidade educativa da escola para os alunos dos anos finais do ensino fundamental? Partindo desse pressuposto, o objetivo geral da pesquisa pretende apreender e explicitar a percepção dos alunos sobre a finalidade educativa da escola de tempo integral. Segundo Libâneo (2016), "é inegável a importância de se discutir as finalidades educativas escolares no âmbito dos sistemas de ensino, levando em consideração a formação humana, propiciando a apropriação do conhecimento, bem como o desenvolvimento da autonomia no processo educacional". Nessa perspectiva, utilizamos como procedimentos metodológicos a revisão da literatura, a análise documental e a pesquisa empírica, por meio do grupo focal, em escolas públicas estaduais. Foram investigados alunos de três escolas de ensino fundamental, anos finais em tempo integral, em municípios jurisdicionados à cidade de Uruaçu, envolvidos na implantação e implementação deste projeto. Foi realizada uma análise em uma perspectiva dialética, tendo como propósito identificar a diacronia, as contradições, os entraves e ao mesmo tempo as possibilidades da análise e a dimensão mais individual da escola. Para trabalhar a finalidade educativa da escola e análise dos dados utilizamos como referenciais teóricos os seguintes autores: Libâneo (2006; 2012; 2014; 2016), Arroyo (2003; 2012), Lenoir (2013; 2016), Cavaliere (2007; 2009) entre outros que nos permitiram discorrer sobre o assunto em tela. E para ampliar o diálogo referente à realidade escolar contamos com a contribuição de Charlot (1986; 2000; 2007; 2009), Snyders (1988; 2005), Tiballi (1998; 2020), Forquin (1993), Reimer (1979), Laval (2004), Nóvoa (1998) e outros. Contamos com a abordagem de Vygotsky (2003; 2010) para refletir sobre a dinâmica do quotidiano escolar em seus múltiplos aspectos e como se processa esse pensamento para os alunos e qual sentido e significado que eles atribuem à escola em uma perspectiva contextualizada através da experiência, uma forma de compreender as relações estabelecidas com essa instituição de ensino. Com a intencionalidade de tornar compreensível o processo de construção das discussões e o resultado do estudo, a tese foi estruturada em três capítulos primários: o primeiro capítulo aborda as ideias desenvolvidas em relação à finalidade educativa da escola. O segundo capítulo traz o estudo sobre as concepções de educação integral e a escola de tempo integral. No terceiro capítulo, apresentamos a perspectiva dos alunos referente à escola de tempo integral, privilegiando as experiências desses sujeitos conforme as categorias constituídas na pesquisa de campo. Ao estabelecer a análise dos dados e os referenciais estudados foi possível apreender que existe uma preocupação dos alunos quanto à extensão do tempo, a estrutura física da escola bem como as relações afetivas e, sobretudo, o processo ensino-aprendizagem. Dessa forma, os resultados da pesquisa revelam que os alunos gostam da escola e reconhecem o seu valor, porém não gostam do que fazem com eles. Espera-se que o conteúdo deste estudo possa subsidiar as novas pesquisas e ampliar a produção do conhecimento sobre as diversas concepções de finalidades educativas escolares no campo das políticas educacionais, com o propósito de contribuir com projetos pedagógicos que ampliem a visão das finalidades educativas no planejamento educacional
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Partindo desse pressuposto, o objetivo geral da pesquisa pretende apreender e explicitar a percepção dos alunos sobre a finalidade educativa da escola de tempo integral. Segundo Libâneo (2016), "é inegável a importância de se discutir as finalidades educativas escolares no âmbito dos sistemas de ensino, levando em consideração a formação humana, propiciando a apropriação do conhecimento, bem como o desenvolvimento da autonomia no processo educacional". Nessa perspectiva, utilizamos como procedimentos metodológicos a revisão da literatura, a análise documental e a pesquisa empírica, por meio do grupo focal, em escolas públicas estaduais. Foram investigados alunos de três escolas de ensino fundamental, anos finais em tempo integral, em municípios jurisdicionados à cidade de Uruaçu, envolvidos na implantação e implementação deste projeto. Foi realizada uma análise em uma perspectiva dialética, tendo como propósito identificar a diacronia, as contradições, os entraves e ao mesmo tempo as possibilidades da análise e a dimensão mais individual da escola. Para trabalhar a finalidade educativa da escola e análise dos dados utilizamos como referenciais teóricos os seguintes autores: Libâneo (2006; 2012; 2014; 2016), Arroyo (2003; 2012), Lenoir (2013; 2016), Cavaliere (2007; 2009) entre outros que nos permitiram discorrer sobre o assunto em tela. E para ampliar o diálogo referente à realidade escolar contamos com a contribuição de Charlot (1986; 2000; 2007; 2009), Snyders (1988; 2005), Tiballi (1998; 2020), Forquin (1993), Reimer (1979), Laval (2004), Nóvoa (1998) e outros. Contamos com a abordagem de Vygotsky (2003; 2010) para refletir sobre a dinâmica do quotidiano escolar em seus múltiplos aspectos e como se processa esse pensamento para os alunos e qual sentido e significado que eles atribuem à escola em uma perspectiva contextualizada através da experiência, uma forma de compreender as relações estabelecidas com essa instituição de ensino. Com a intencionalidade de tornar compreensível o processo de construção das discussões e o resultado do estudo, a tese foi estruturada em três capítulos primários: o primeiro capítulo aborda as ideias desenvolvidas em relação à finalidade educativa da escola. O segundo capítulo traz o estudo sobre as concepções de educação integral e a escola de tempo integral. No terceiro capítulo, apresentamos a perspectiva dos alunos referente à escola de tempo integral, privilegiando as experiências desses sujeitos conforme as categorias constituídas na pesquisa de campo. Ao estabelecer a análise dos dados e os referenciais estudados foi possível apreender que existe uma preocupação dos alunos quanto à extensão do tempo, a estrutura física da escola bem como as relações afetivas e, sobretudo, o processo ensino-aprendizagem. Dessa forma, os resultados da pesquisa revelam que os alunos gostam da escola e reconhecem o seu valor, porém não gostam do que fazem com eles. Espera-se que o conteúdo deste estudo possa subsidiar as novas pesquisas e ampliar a produção do conhecimento sobre as diversas concepções de finalidades educativas escolares no campo das políticas educacionais, com o propósito de contribuir com projetos pedagógicos que ampliem a visão das finalidades educativas no planejamento educacionalThis study, part of the line of research Theories of Education and Pedagogical Processes, of the Graduate Program in Education at PUC-GO, aims to investigate the educational purpose of the full-time school from the perspective of elementary school students in their final years. It seeks to elucidate the problem from the following question: what is the educational purpose of the school for students in the final years of elementary school? Based on this assumption, the general objective of the research intends to apprehend and explain the students' perception about the educational purpose of the full-time school. According to Libâneo (2016) "the importance of discussing school educational purposes within the scope of education systems is undeniable, taking into account human formation, providing the appropriation of knowledge, as well as the development of autonomy in the educational process". From this perspective, we used as methodological procedures, the literature review, document analysis and empirical research, through the focus group, in state public schools. Students from three elementary schools, full-time final years, in municipalities under jurisdiction of the city of Uruaçu, involved in the implantation and implementation of this project were investigated. An analysis was carried out in a dialectical perspective, with the purpose of identifying the diachrony, the contradictions, the obstacles and, at the same time, the possibilities of analysis and the more individual dimension of the school. To work on the educational purpose of the school and data analysis, we used the following authors as theoretical references: Libâneo (2006, 2012, 2014, 2016), Arroyo (2003, 2012), Lenoir (2013, 2016), Cavaliere (2007, 2009) among others that allowed us to discuss the subject on screen. And to expand the dialogue regarding the school reality, we have the contribution of Charlot (1986, 2000, 2007, 2009), Snyders (1988, 2005), Tiballi (1998, 2020), Forquin (1993), Reimer (1979), Laval (2004), Nóvoa (1998) and others. We rely on Vygotsky's approach (2003, 2010) to reflect on the dynamics of everyday school life in its multiple aspects and how this thought is processed for students and what sense and meaning they attribute to school in a contextualized perspective, through experience, a way of understanding the relationships established with this teaching institution. With the intention of making the construction process of the discussions and the result of the study understandable, the thesis was structured in three primary chapters: the first chapter addresses the ideas developed in relation to the educational purpose of the school. The second chapter brings the study about the conceptions of integral education and the full-time school. In the third chapter, we present the students' perspective regarding the full-time school, privileging the experiences of these subjects according to the categories constituted in the field research. By establishing the analysis of the data and the references studied, it was possible to apprehend that there is a concern on the part of the students regarding the extension of time, the physical structure of the school, as well as the affective relationships and, above all, the teaching-learning process. In this way, the research results reveal that students like the school and recognize its value, but they do not like what they do with them. It is hoped that the content of this study can support new research and expand the production of knowledge about the different conceptions of school educational purposes in the field of educational policies, with the purpose of contributing to pedagogical projects that broaden the vision of educational purposes in planning educationalPontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e HumanidadesBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em EducaçãoTiballi, Elianda Figueiredo Aranteshttp://lattes.cnpq.br/1828025455687021Zanatta, Beatriz Aparecidahttp://lattes.cnpq.br/6652789366090984Ramos, Maria da Luz Santoshttp://lattes.cnpq.br/6291231555790500Vasconcelos, Maria Luiza Gomeshttp://lattes.cnpq.br/7138105104827902Leal, Cristyane Batistahttp://lattes.cnpq.br/4147781219635044Guimarães, Edna Liberato Vieira2023-08-24T19:52:22Z2023-03-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfGUIMARÃES, Edna Liberato Vieira. 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