O MARKETING COMO SISTEMA DE GESTÃO APLICADO À AGRICULTURA FAMILIAR
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
Texto Completo: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/2492 |
Resumo: | Os agricultores familiares historicamente encontram dificuldades para manutenção de seus empreendimentos e tem como característica a deficiência na gestão, conservação do meio ambiente e manejo do negócio. O marketing contemporâneo é compreendido como um sistema de gestão que visa o equilíbrio entre necessidades, expectativas e potencial da organização e do mercado em que atua. Se implantado com eficiência o marketing pode colaborar com a solidificação do empreendimento dos agricultores, o que poderá gerar equidade social, além de proporcionar a manutenção dos recursos naturais e melhor qualidade de vida de toda a familia, porém, para atingir esse patamar devem-se considerar as características culturais, políticas, ecológicas, espacial e ambiental da região que se encontre. O planejamento estratégico de marketing baseado na pesquisa de campo e em ferramentas específicas estabelece objetivos, metas e estratégias para os agricultores familiares buscarem sua sustentabilidade econômica, social e ambiental. Este trabalho é resultado de pesquisa bibliográfica e pesquisa descritiva realizada através de questionário estruturado nos municípios de Silvania, Orizona e Bela Vista de Goiás e teve como objetivo diagnosticar as características gerais de seu objeto de estudo, que são os agricultores familiares, além de identificar o manejo, as tecnologias utilizadas e o grau de adequação às suas necessidades, bem como avaliar a capacitação e a qualificação dos produtores e a partir daí propor opções de gestão visando a consolidação dos produtores leiteiros. |
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O MARKETING COMO SISTEMA DE GESTÃO APLICADO À AGRICULTURA FAMILIARAgricultura FamiliarMarketingGestãoFamily FarmingMarketingManagementCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA::ECOLOGIA APLICADAOs agricultores familiares historicamente encontram dificuldades para manutenção de seus empreendimentos e tem como característica a deficiência na gestão, conservação do meio ambiente e manejo do negócio. O marketing contemporâneo é compreendido como um sistema de gestão que visa o equilíbrio entre necessidades, expectativas e potencial da organização e do mercado em que atua. Se implantado com eficiência o marketing pode colaborar com a solidificação do empreendimento dos agricultores, o que poderá gerar equidade social, além de proporcionar a manutenção dos recursos naturais e melhor qualidade de vida de toda a familia, porém, para atingir esse patamar devem-se considerar as características culturais, políticas, ecológicas, espacial e ambiental da região que se encontre. O planejamento estratégico de marketing baseado na pesquisa de campo e em ferramentas específicas estabelece objetivos, metas e estratégias para os agricultores familiares buscarem sua sustentabilidade econômica, social e ambiental. Este trabalho é resultado de pesquisa bibliográfica e pesquisa descritiva realizada através de questionário estruturado nos municípios de Silvania, Orizona e Bela Vista de Goiás e teve como objetivo diagnosticar as características gerais de seu objeto de estudo, que são os agricultores familiares, além de identificar o manejo, as tecnologias utilizadas e o grau de adequação às suas necessidades, bem como avaliar a capacitação e a qualificação dos produtores e a partir daí propor opções de gestão visando a consolidação dos produtores leiteiros.Family farmers historically run into some difficulties to keep their undertaking. That is due to management deficiency, environmental conservation and business handling. Contemporary marketing is consisted of a system that has in view the balance of necessities, expectations and the potential of organizations and the market that it performs on. If it is efficiently introduced, marketing can collaborate to the farmers undertaking consolidation, which can produce a social equity, besides providing natural resources maintenance and a better quality of life for the whole family. However, to reach this level, the cultural, political, ecological, and environmental and space areas, where it is located, should be taken into consideration. The marketing strategic planning is based on field research and also on specific tools that establish objectives, strategies to make viable for family farmers search for their economic, social and environmental sustainability. This paper is the result of bibliographical and descriptive research achieved through a questionnaire conducted in the cities of Silvania, Orizona and Bela Vista de Goiás, and has got as its aim to diagnose the general characteristics of its present object, which is the family farmers, moreover identify the handling, the used techniques, and the level of capacity suitable and as well a qualified producer, and from that point on proposing management options looking forward to the consolidation of the dairy producers.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências Exatas e da TerraBRPUC GoiásEcologia e Produção SustentávelPietrafesa, José Paulohttp://lattes.cnpq.br/5325872034942622Rocha, Cleonicehttp://lattes.cnpq.br/2020941827236396Silva, Sandro Dutra ehttp://lattes.cnpq.br/0209794264314643Felipe Neto, Adriano2016-08-10T10:44:12Z2015-02-032011-08-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFELIPE NETO, Adriano. O MARKETING COMO SISTEMA DE GESTÃO APLICADO À AGRICULTURA FAMILIAR. 2011. 88 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2011.http://localhost:8080/tede/handle/tede/2492porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-05T22:38:48Zoai:ambar:tede/2492Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-05T22:38:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
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