O Uso de Metodologia Ativa para a Adesão à Higiene das Mãos no Atendimento Pré-Hospitalar: Um Estudo Quase Experimental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Clarice Carvalho dos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4155
Resumo: A higiene das mãos (HM) é uma das medidas importantes, de baixo custo e eficaz na prevenção e controle das infecções. Contudo, a adesão à higiene das mãos pelos profissionais de saúde é baixa e acredita-se que essa adesão seja ainda menor nos Serviços de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) devido às condições estruturais e aos atendimentos emergenciais. Essa pesquisa teve como objetivo avaliar a efetividade da ação educativa com a utilização de metodologias ativas para aumentar a adesão à higiene das mãos dos profissionais do atendimento pré-hospitalar. Trata-se de um estudo quase experimental, tipo antes e depois, realizado em um serviço de emergência de atendimento pré-hospitalar da regional Centro Sul, com sede em Aparecida de Goiânia (Centro-Oeste). A população do estudo foi composta por profissionais que atuam na assistência do atendimento pré-hospitalar: enfermeiros, técnicos em enfermagem, médicos e motoristas que também são socorristas que participaram da intervenção educativa. O estudo constituiu-se de três fases: a 1ª e 3ª fases corresponderam à coleta de dados pré e pós-intervenções. Os dados foram coletados por observação direta não participante e registrados em um checklist nos períodos de janeiro a março e em outubro de 2016 respectivamente. A 2ª fase foi constituida da intervenção educativa realizada de junho a julho de 2016 com a utilização de Metodologias Ativas (Arco de Maguerez). Os resultados encontrados demonstraram aumento (p<0,001) na adesão dos profissionais à higienização das mãos mesmo com intervalo de três meses após intervenção educativa. Embora, a adesão à HM foi estatisticamente significante, essa não foi uniforme em todos os momentos preconizados, tendo maior adesão à HM após contato com fluidos corporais (p<0,02); paciente (p<0,001) e ambiente (p<0,001). A intervenção educativa com MP aumentou as práticas de HM com a utilização de solução alcoólica (p<0,001) e com técnica correta (p<0,01) o que culminou também com um maior consumo de álcool gel (p=0,03). A metodologia da problematização mostrou-se efetiva para trabalhar a adesão à HM no atendimento pré-hospitalar e deve consistir numa prática dinâmica de forma a trabalhar as novas questões surgidas nesse processo de aprendizagem e de transformação da realidade trabalhada.
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Essa pesquisa teve como objetivo avaliar a efetividade da ação educativa com a utilização de metodologias ativas para aumentar a adesão à higiene das mãos dos profissionais do atendimento pré-hospitalar. Trata-se de um estudo quase experimental, tipo antes e depois, realizado em um serviço de emergência de atendimento pré-hospitalar da regional Centro Sul, com sede em Aparecida de Goiânia (Centro-Oeste). A população do estudo foi composta por profissionais que atuam na assistência do atendimento pré-hospitalar: enfermeiros, técnicos em enfermagem, médicos e motoristas que também são socorristas que participaram da intervenção educativa. O estudo constituiu-se de três fases: a 1ª e 3ª fases corresponderam à coleta de dados pré e pós-intervenções. Os dados foram coletados por observação direta não participante e registrados em um checklist nos períodos de janeiro a março e em outubro de 2016 respectivamente. A 2ª fase foi constituida da intervenção educativa realizada de junho a julho de 2016 com a utilização de Metodologias Ativas (Arco de Maguerez). Os resultados encontrados demonstraram aumento (p<0,001) na adesão dos profissionais à higienização das mãos mesmo com intervalo de três meses após intervenção educativa. Embora, a adesão à HM foi estatisticamente significante, essa não foi uniforme em todos os momentos preconizados, tendo maior adesão à HM após contato com fluidos corporais (p<0,02); paciente (p<0,001) e ambiente (p<0,001). A intervenção educativa com MP aumentou as práticas de HM com a utilização de solução alcoólica (p<0,001) e com técnica correta (p<0,01) o que culminou também com um maior consumo de álcool gel (p=0,03). A metodologia da problematização mostrou-se efetiva para trabalhar a adesão à HM no atendimento pré-hospitalar e deve consistir numa prática dinâmica de forma a trabalhar as novas questões surgidas nesse processo de aprendizagem e de transformação da realidade trabalhada.The hands hygiene (HH) is one of the important, cost-effective and effective measures to prevent and control infections. However, the adherence to hand hygiene by health professionals is low and it is believed that adherence is even lower in the Emergency Mobile Care Service (EMCS) due to structural conditions and emergency care. This research aimed to evaluate the effectiveness of educational action with the use of active methodologies to increase adherence to hygiene at the hands of prehospital care professionals. This is a near-experimental, before-and-after study, performed at a pre-hospital emergency care service in the Central South region, with head office in Aparecida de Goiânia (Center-West). The study population was composed of professionals who work in pre-hospital care: nurses, nursing technicians, doctors and drivers who are also first responders who participated in the educational intervention. The study was consisted of three phases: the first and third phases corresponded to the collection of pre and post-intervention data. Data were collected by direct non-participant observation and recorded on a checklist from January to March and October 2016 respectively. The second phase was constituted of the educational intervention carried out from June to July of 2016 with the use of Active Methodologies (Arch of Maguerez). The results showed an increase (p<0.001) in the adherence of the professionals to the hygiene of the hands even with an interval of three months after an educational intervention. Although, the adherence to HH was statistically significant, it was not uniform at all times, with higher adherence to HH after contact with body fluids (p<0.02); patient (p<0.001) and environment (p<0.001). The educational intervention with Problem-solving Methodology increased HH practices with the use of alcoholic solution (p<0.001) and with correct technique (p<0.01), which also culminated in a higher consumption of alcohol gel (p=0.03). The problem-solving methodology proved to be effective in working towards adherence to HH in prehospital care and should be a dynamic practice in order to deal with the new issues that have arisen in this process of learning and transforming reality.Pontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Ciências Sociais e Saúde::Curso de EnfermagemBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Atenção à SaúdeSouza, Adenícia Custódia Silva ehttp://lattes.cnpq.br/5966034868102264Tipple, Anaclara Ferreira Veigahttp://lattes.cnpq.br/4288704233343920Vieira, Maria Aparecida da Silvahttp://lattes.cnpq.br/8025728342571136Santos, Clarice Carvalho dos2019-04-09T13:03:52Z2017-03-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSantos, Clarice Carvalho dos. O Uso de Metodologia Ativa para a Adesão à Higiene das Mãos no Atendimento Pré-Hospitalar: Um Estudo Quase Experimental. 2017. 86 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Atenção à Saúde) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4155porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2019-04-10T04:00:30Zoai:ambar:tede/4155Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932019-04-10T04:00:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
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