Aquisição e generalização de mandos em uma criança com autismo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
Texto Completo: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/1788 |
Resumo: | O presente estudo teve por objetivo a promoção da aquisição e generalização de mandos por uma criança com Autismo, utilizando três das seis fases do Sistema de Comunicação por Intercâmbio de Figuras (Picture Exchange Communication System - PECS) combinadas com procedimentos da Análise Aplicada do Comportamento. Autismo é definido como uma desordem do desenvolvimento severamente incapacitante que tipicamente aparece nos três primeiros anos de vida (National Society for Autistic Children, 1993). O participante foi um menino com sete anos de idade, que havia sido diagnosticado com Autismo, escolhido para participar da pesquisa por apresentar características claras desse diagnóstico e por seu grau de dificuldade em adquirir a habilidade de comunicar efetivamente. Para demonstrar controle experimental utilizou-se o Delineamento de Linha de Base Múltipla entre Ambientes. A generalização foi programada de acordo com a técnica de exemplares múltiplos proposta por Stokes e Baer (1997). O estudo implementou três partes do programa PECS para a aquisição de repostas de mandos em um sistema de intercâmbio de cartões com representações fotográficas de reforçadores em potencial. Foram registradas as respostas de mando e quaisquer vocalizações inteligíveis da criança. Os resultados mostraram que a intervenção foi efetiva em facilitar a aquisição de mandos e que essa habilidade se generalizou do ambiente de treino para dois outros ambientes (escola e residência) sem um treinamento adicional. Acredita-se que o próprio programa PECS já contém elementos que promovem a generalização. Observou-se um aumento na freqüência de vocalizações inteligíveis. Os resultados confirmam a eficácia do programa PECS e procedimentos da Análise Aplicada do Comportamento em ensinar comunicação funcional em uma criança com Autismo. |
id |
PUC_GO_25f9cffce0d507194bc4a527be1e4cf5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ambar:tede/1788 |
network_acronym_str |
PUC_GO |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository_id_str |
6593 |
spelling |
Aquisição e generalização de mandos em uma criança com autismoAutismoMandosGeneralizaçãoAutismMandsGeneralizationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAO presente estudo teve por objetivo a promoção da aquisição e generalização de mandos por uma criança com Autismo, utilizando três das seis fases do Sistema de Comunicação por Intercâmbio de Figuras (Picture Exchange Communication System - PECS) combinadas com procedimentos da Análise Aplicada do Comportamento. Autismo é definido como uma desordem do desenvolvimento severamente incapacitante que tipicamente aparece nos três primeiros anos de vida (National Society for Autistic Children, 1993). O participante foi um menino com sete anos de idade, que havia sido diagnosticado com Autismo, escolhido para participar da pesquisa por apresentar características claras desse diagnóstico e por seu grau de dificuldade em adquirir a habilidade de comunicar efetivamente. Para demonstrar controle experimental utilizou-se o Delineamento de Linha de Base Múltipla entre Ambientes. A generalização foi programada de acordo com a técnica de exemplares múltiplos proposta por Stokes e Baer (1997). O estudo implementou três partes do programa PECS para a aquisição de repostas de mandos em um sistema de intercâmbio de cartões com representações fotográficas de reforçadores em potencial. Foram registradas as respostas de mando e quaisquer vocalizações inteligíveis da criança. Os resultados mostraram que a intervenção foi efetiva em facilitar a aquisição de mandos e que essa habilidade se generalizou do ambiente de treino para dois outros ambientes (escola e residência) sem um treinamento adicional. Acredita-se que o próprio programa PECS já contém elementos que promovem a generalização. Observou-se um aumento na freqüência de vocalizações inteligíveis. Os resultados confirmam a eficácia do programa PECS e procedimentos da Análise Aplicada do Comportamento em ensinar comunicação funcional em uma criança com Autismo.The present study had the objective to promote the acquisition and generalization of mands by a child with Autism, using three of the six parts of the Picture Exchange Communication System PECS, combined with procedures of the Applied Behavior Analysis. Autism is defined as a severely incapacitating developmental disability that typically occurs before age three (National Society for Autistic Children, 1993). The participant was a seven-year-old boy that had been diagnosed with Autism, chosen to participate in this study because he presented clear characteristics of the diagnosis and for his difficulty in acquiring the ability to communicate effectively. To show experimental control, a Multiple Baseline between Settings Design was used. Generalization was programmed according to the technique of multiple exemplars proposed by Stokes and Baer (1997). The study implemented three parts of the PECS program in the acquisition of mand responses thru the exchange of cards with photographic representations of potential reinforcers. Mand responses and any intelligible vocalization by the child were registered. Results show that the intervention was effective in facilitating the acquisitions of mands and that his ability generalized from the training setting to two other settings (school and residence) without additional training. It is believed that the PECS program has built-in elements that promote generalization. An increase in the frequency of intelligible vocalizations was observed. The results confirm the efficacy of the PECS program and procedures of Applied Behavior Analysis in teaching functional communication to a child with Autism.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásPsicologiaDuarte, Ângela Maria Menezeshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781350H3Leite, Marcia Telma Lima2016-07-27T14:19:51Z2005-12-012005-06-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLEITE, Marcia Telma Lima. Aquisição e generalização de mandos em uma criança com autismo. 2005. 105 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2005.http://localhost:8080/tede/handle/tede/1788porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-07T19:02:42Zoai:ambar:tede/1788Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-07T19:02:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aquisição e generalização de mandos em uma criança com autismo |
title |
Aquisição e generalização de mandos em uma criança com autismo |
spellingShingle |
Aquisição e generalização de mandos em uma criança com autismo Leite, Marcia Telma Lima Autismo Mandos Generalização Autism Mands Generalization CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
title_short |
Aquisição e generalização de mandos em uma criança com autismo |
title_full |
Aquisição e generalização de mandos em uma criança com autismo |
title_fullStr |
Aquisição e generalização de mandos em uma criança com autismo |
title_full_unstemmed |
Aquisição e generalização de mandos em uma criança com autismo |
title_sort |
Aquisição e generalização de mandos em uma criança com autismo |
author |
Leite, Marcia Telma Lima |
author_facet |
Leite, Marcia Telma Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Duarte, Ângela Maria Menezes http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781350H3 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leite, Marcia Telma Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autismo Mandos Generalização Autism Mands Generalization CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
topic |
Autismo Mandos Generalização Autism Mands Generalization CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
description |
O presente estudo teve por objetivo a promoção da aquisição e generalização de mandos por uma criança com Autismo, utilizando três das seis fases do Sistema de Comunicação por Intercâmbio de Figuras (Picture Exchange Communication System - PECS) combinadas com procedimentos da Análise Aplicada do Comportamento. Autismo é definido como uma desordem do desenvolvimento severamente incapacitante que tipicamente aparece nos três primeiros anos de vida (National Society for Autistic Children, 1993). O participante foi um menino com sete anos de idade, que havia sido diagnosticado com Autismo, escolhido para participar da pesquisa por apresentar características claras desse diagnóstico e por seu grau de dificuldade em adquirir a habilidade de comunicar efetivamente. Para demonstrar controle experimental utilizou-se o Delineamento de Linha de Base Múltipla entre Ambientes. A generalização foi programada de acordo com a técnica de exemplares múltiplos proposta por Stokes e Baer (1997). O estudo implementou três partes do programa PECS para a aquisição de repostas de mandos em um sistema de intercâmbio de cartões com representações fotográficas de reforçadores em potencial. Foram registradas as respostas de mando e quaisquer vocalizações inteligíveis da criança. Os resultados mostraram que a intervenção foi efetiva em facilitar a aquisição de mandos e que essa habilidade se generalizou do ambiente de treino para dois outros ambientes (escola e residência) sem um treinamento adicional. Acredita-se que o próprio programa PECS já contém elementos que promovem a generalização. Observou-se um aumento na freqüência de vocalizações inteligíveis. Os resultados confirmam a eficácia do programa PECS e procedimentos da Análise Aplicada do Comportamento em ensinar comunicação funcional em uma criança com Autismo. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-12-01 2005-06-27 2016-07-27T14:19:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LEITE, Marcia Telma Lima. Aquisição e generalização de mandos em uma criança com autismo. 2005. 105 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2005. http://localhost:8080/tede/handle/tede/1788 |
identifier_str_mv |
LEITE, Marcia Telma Lima. Aquisição e generalização de mandos em uma criança com autismo. 2005. 105 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2005. |
url |
http://localhost:8080/tede/handle/tede/1788 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Ciências Humanas BR PUC Goiás Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Ciências Humanas BR PUC Goiás Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br |
_version_ |
1809202254722367488 |