Aquisição e generalização de mandos em uma criança com autismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Marcia Telma Lima
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1788
Resumo: O presente estudo teve por objetivo a promoção da aquisição e generalização de mandos por uma criança com Autismo, utilizando três das seis fases do Sistema de Comunicação por Intercâmbio de Figuras (Picture Exchange Communication System - PECS) combinadas com procedimentos da Análise Aplicada do Comportamento. Autismo é definido como uma desordem do desenvolvimento severamente incapacitante que tipicamente aparece nos três primeiros anos de vida (National Society for Autistic Children, 1993). O participante foi um menino com sete anos de idade, que havia sido diagnosticado com Autismo, escolhido para participar da pesquisa por apresentar características claras desse diagnóstico e por seu grau de dificuldade em adquirir a habilidade de comunicar efetivamente. Para demonstrar controle experimental utilizou-se o Delineamento de Linha de Base Múltipla entre Ambientes. A generalização foi programada de acordo com a técnica de exemplares múltiplos proposta por Stokes e Baer (1997). O estudo implementou três partes do programa PECS para a aquisição de repostas de mandos em um sistema de intercâmbio de cartões com representações fotográficas de reforçadores em potencial. Foram registradas as respostas de mando e quaisquer vocalizações inteligíveis da criança. Os resultados mostraram que a intervenção foi efetiva em facilitar a aquisição de mandos e que essa habilidade se generalizou do ambiente de treino para dois outros ambientes (escola e residência) sem um treinamento adicional. Acredita-se que o próprio programa PECS já contém elementos que promovem a generalização. Observou-se um aumento na freqüência de vocalizações inteligíveis. Os resultados confirmam a eficácia do programa PECS e procedimentos da Análise Aplicada do Comportamento em ensinar comunicação funcional em uma criança com Autismo.
id PUC_GO_25f9cffce0d507194bc4a527be1e4cf5
oai_identifier_str oai:ambar:tede/1788
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str 6593
spelling Aquisição e generalização de mandos em uma criança com autismoAutismoMandosGeneralizaçãoAutismMandsGeneralizationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAO presente estudo teve por objetivo a promoção da aquisição e generalização de mandos por uma criança com Autismo, utilizando três das seis fases do Sistema de Comunicação por Intercâmbio de Figuras (Picture Exchange Communication System - PECS) combinadas com procedimentos da Análise Aplicada do Comportamento. Autismo é definido como uma desordem do desenvolvimento severamente incapacitante que tipicamente aparece nos três primeiros anos de vida (National Society for Autistic Children, 1993). O participante foi um menino com sete anos de idade, que havia sido diagnosticado com Autismo, escolhido para participar da pesquisa por apresentar características claras desse diagnóstico e por seu grau de dificuldade em adquirir a habilidade de comunicar efetivamente. Para demonstrar controle experimental utilizou-se o Delineamento de Linha de Base Múltipla entre Ambientes. A generalização foi programada de acordo com a técnica de exemplares múltiplos proposta por Stokes e Baer (1997). O estudo implementou três partes do programa PECS para a aquisição de repostas de mandos em um sistema de intercâmbio de cartões com representações fotográficas de reforçadores em potencial. Foram registradas as respostas de mando e quaisquer vocalizações inteligíveis da criança. Os resultados mostraram que a intervenção foi efetiva em facilitar a aquisição de mandos e que essa habilidade se generalizou do ambiente de treino para dois outros ambientes (escola e residência) sem um treinamento adicional. Acredita-se que o próprio programa PECS já contém elementos que promovem a generalização. Observou-se um aumento na freqüência de vocalizações inteligíveis. Os resultados confirmam a eficácia do programa PECS e procedimentos da Análise Aplicada do Comportamento em ensinar comunicação funcional em uma criança com Autismo.The present study had the objective to promote the acquisition and generalization of mands by a child with Autism, using three of the six parts of the Picture Exchange Communication System PECS, combined with procedures of the Applied Behavior Analysis. Autism is defined as a severely incapacitating developmental disability that typically occurs before age three (National Society for Autistic Children, 1993). The participant was a seven-year-old boy that had been diagnosed with Autism, chosen to participate in this study because he presented clear characteristics of the diagnosis and for his difficulty in acquiring the ability to communicate effectively. To show experimental control, a Multiple Baseline between Settings Design was used. Generalization was programmed according to the technique of multiple exemplars proposed by Stokes and Baer (1997). The study implemented three parts of the PECS program in the acquisition of mand responses thru the exchange of cards with photographic representations of potential reinforcers. Mand responses and any intelligible vocalization by the child were registered. Results show that the intervention was effective in facilitating the acquisitions of mands and that his ability generalized from the training setting to two other settings (school and residence) without additional training. It is believed that the PECS program has built-in elements that promote generalization. An increase in the frequency of intelligible vocalizations was observed. The results confirm the efficacy of the PECS program and procedures of Applied Behavior Analysis in teaching functional communication to a child with Autism.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásPsicologiaDuarte, Ângela Maria Menezeshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781350H3Leite, Marcia Telma Lima2016-07-27T14:19:51Z2005-12-012005-06-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLEITE, Marcia Telma Lima. Aquisição e generalização de mandos em uma criança com autismo. 2005. 105 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2005.http://localhost:8080/tede/handle/tede/1788porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-07T19:02:42Zoai:ambar:tede/1788Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-07T19:02:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv Aquisição e generalização de mandos em uma criança com autismo
title Aquisição e generalização de mandos em uma criança com autismo
spellingShingle Aquisição e generalização de mandos em uma criança com autismo
Leite, Marcia Telma Lima
Autismo
Mandos
Generalização
Autism
Mands
Generalization
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
title_short Aquisição e generalização de mandos em uma criança com autismo
title_full Aquisição e generalização de mandos em uma criança com autismo
title_fullStr Aquisição e generalização de mandos em uma criança com autismo
title_full_unstemmed Aquisição e generalização de mandos em uma criança com autismo
title_sort Aquisição e generalização de mandos em uma criança com autismo
author Leite, Marcia Telma Lima
author_facet Leite, Marcia Telma Lima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Duarte, Ângela Maria Menezes
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781350H3
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Marcia Telma Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Autismo
Mandos
Generalização
Autism
Mands
Generalization
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
topic Autismo
Mandos
Generalização
Autism
Mands
Generalization
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
description O presente estudo teve por objetivo a promoção da aquisição e generalização de mandos por uma criança com Autismo, utilizando três das seis fases do Sistema de Comunicação por Intercâmbio de Figuras (Picture Exchange Communication System - PECS) combinadas com procedimentos da Análise Aplicada do Comportamento. Autismo é definido como uma desordem do desenvolvimento severamente incapacitante que tipicamente aparece nos três primeiros anos de vida (National Society for Autistic Children, 1993). O participante foi um menino com sete anos de idade, que havia sido diagnosticado com Autismo, escolhido para participar da pesquisa por apresentar características claras desse diagnóstico e por seu grau de dificuldade em adquirir a habilidade de comunicar efetivamente. Para demonstrar controle experimental utilizou-se o Delineamento de Linha de Base Múltipla entre Ambientes. A generalização foi programada de acordo com a técnica de exemplares múltiplos proposta por Stokes e Baer (1997). O estudo implementou três partes do programa PECS para a aquisição de repostas de mandos em um sistema de intercâmbio de cartões com representações fotográficas de reforçadores em potencial. Foram registradas as respostas de mando e quaisquer vocalizações inteligíveis da criança. Os resultados mostraram que a intervenção foi efetiva em facilitar a aquisição de mandos e que essa habilidade se generalizou do ambiente de treino para dois outros ambientes (escola e residência) sem um treinamento adicional. Acredita-se que o próprio programa PECS já contém elementos que promovem a generalização. Observou-se um aumento na freqüência de vocalizações inteligíveis. Os resultados confirmam a eficácia do programa PECS e procedimentos da Análise Aplicada do Comportamento em ensinar comunicação funcional em uma criança com Autismo.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-12-01
2005-06-27
2016-07-27T14:19:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LEITE, Marcia Telma Lima. Aquisição e generalização de mandos em uma criança com autismo. 2005. 105 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2005.
http://localhost:8080/tede/handle/tede/1788
identifier_str_mv LEITE, Marcia Telma Lima. Aquisição e generalização de mandos em uma criança com autismo. 2005. 105 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2005.
url http://localhost:8080/tede/handle/tede/1788
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1809202254722367488