Efeitos das Estratégias Operantes em uma Pessoa com o Diagnóstico de Esquizofrenia e Família

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Felipe, Gabriela Rodrigues
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://localhost:8080/tede/handle/tede/2056
Resumo: O objetivo do presente estudo foi o de investigar o comportamento verbal de uma pessoa diagnosticada como esquizofrênica há 28 anos, em uma unidade de saúde mental, utilizando-se dos princípios da análise do comportamento. A participante era uma pessoa do sexo feminino, casada, mãe de três filhos, residia com o marido e com um histórico de duas internações em instituições psiquiátricas, sendo a primeira aos 24 anos de idade e a última aos 35 anos. A participante fazia uso diário dos medicamentos: Haloperidol 5mg, Pamergan 25mg e Risperidona 2mg. A participante foi selecionada entre os pacientes em atendimento no CAPS. As atividades da pesquisa incluíram sessões experimentais no formato de atendimento clínico na casa da participante. Todas as sessões foram registradas em vídeo e transcritas na íntegra, o que possibilitou a análise do comportamento verbal da participante e sua categorização em falas apropriadas e falas inapropriadas. Para o controle dos procedimentos foram utilizados dois delineamentos experimentais. No delineamento de intervenções alternadas no formato A-B-A-C-A. O delineamento de intervenções alternadas consistiu na alternância entre as condições de linha de base (A) que foi conversas livres e de diferentes intervenções, sendo (B) análises funcionais, (C) treinamento das habilidades sociais que foi dividido em duas fases, a primeira com a participante e a segunda com um membro da família para orientar a família como lidar com essas dificuldades existentes. Ao todo, durante esse delineamento foram realizadas dezessete sessões. O delineamento de retirada ou reversão no formato AB- A. O delineamento de retirada ou reversão consistiu de uma fase de linha de base (A) antes da fase de intervenção, (B) que se caracterizou pelo reforçamento diferencial alternativo (DRA) dos comportamentos verbais apropriados e procedimentos de retirada da atenção social para os comportamentos verbais inapropriados (EXT) e (A) uma espécie de retorno à linha de base . Outras nove sessões foram realizadas até ao prazo final da coleta de dados. Os resultados demonstraram que o reforço social influenciou no comportamento verbal da participante e que os procedimentos de intervenção da análise do comportamento foram efetivos para diminuição das falas inapropriadas e aumento das falas apropriadas. Os resultados foram discutidos em termos da metodologia aplicada, dos princípios comportamentais, dos efeitos alcançados e da corroboração dos dados da literatura. Pode-se afirmar com este estudo que as modificações comportamentais apresentadas pela participante foram relevantes.
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As atividades da pesquisa incluíram sessões experimentais no formato de atendimento clínico na casa da participante. Todas as sessões foram registradas em vídeo e transcritas na íntegra, o que possibilitou a análise do comportamento verbal da participante e sua categorização em falas apropriadas e falas inapropriadas. Para o controle dos procedimentos foram utilizados dois delineamentos experimentais. No delineamento de intervenções alternadas no formato A-B-A-C-A. O delineamento de intervenções alternadas consistiu na alternância entre as condições de linha de base (A) que foi conversas livres e de diferentes intervenções, sendo (B) análises funcionais, (C) treinamento das habilidades sociais que foi dividido em duas fases, a primeira com a participante e a segunda com um membro da família para orientar a família como lidar com essas dificuldades existentes. Ao todo, durante esse delineamento foram realizadas dezessete sessões. O delineamento de retirada ou reversão no formato AB- A. O delineamento de retirada ou reversão consistiu de uma fase de linha de base (A) antes da fase de intervenção, (B) que se caracterizou pelo reforçamento diferencial alternativo (DRA) dos comportamentos verbais apropriados e procedimentos de retirada da atenção social para os comportamentos verbais inapropriados (EXT) e (A) uma espécie de retorno à linha de base . Outras nove sessões foram realizadas até ao prazo final da coleta de dados. Os resultados demonstraram que o reforço social influenciou no comportamento verbal da participante e que os procedimentos de intervenção da análise do comportamento foram efetivos para diminuição das falas inapropriadas e aumento das falas apropriadas. Os resultados foram discutidos em termos da metodologia aplicada, dos princípios comportamentais, dos efeitos alcançados e da corroboração dos dados da literatura. Pode-se afirmar com este estudo que as modificações comportamentais apresentadas pela participante foram relevantes.The objective of this study was to investigate the verbal behavior of a person diagnosed as schizophrenic for 28 years in a mental health unit, using the principles of behavior analysis. The participant was a person of the female, married, mother of three children, lived with her husband and with a history of two admissions to psychiatric institutions, with the first 24 years of age and last for 35 years. The participant had daily use of drugs: haloperidol 5mg, 25mg and Pamergan Risperidone 2mg. The participant was selected among patients in care in CAPS. The research activities included experimental sessions in the form of clinical care in the home of the participant. All sessions were recorded on video and transcribed in full, which allowed the analysis of verbal behavior of the participant and their categorization into appropriate words and inappropriate words. For the control procedures were used two experimental designs. In the design of interventions in alternate format ABAC. The design of alternative interventions was the alternation between the conditions of the baseline (A) which was free and talk to different interventions, and (B) Functional analysis, (C) training of social skills has been divided into two phases, the first with the participant and the second with a family member to guide the family to deal with these difficulties. In all, during this design were seventeen sessions. The design of withdrawal or reversal in the ABA. The design consisted of withdrawal or reversal of the baseline phase (A) before the intervention phase, (B) which is characterized by alternative differential reinforcement (DRA) of verbal behavior and appropriate procedures for withdrawal of social attention to the behavior inappropriate verbal (EXT) and (A) a kind of 'return to the baseline. " Other nine sessions were held until the final period of data collection. The results showed that the strengthening influence the social behavior of verbal participant and that the procedures for the analysis of behavior intervention were effective in reduction of inappropriate words and increase the appropriate lines. The results were discussed in terms of applied methodology, principles of behavior, the effects achieved and the corroboration of data. You can say to this study that the behavioral changes made by the participant were relevant.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásPsicologiaBritto, Ilma Aparecida Goulart de Souzahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708048Z6&dataRevisao=nullGiardini, Sheila Murtahttp://lattes.cnpq.br/3872050473238370Campos, Denise Teles Freirehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792571U2Felipe, Gabriela Rodrigues2016-07-27T14:22:15Z2012-01-232009-05-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFELIPE, Gabriela Rodrigues. Efeitos das Estratégias Operantes em uma Pessoa com o Diagnóstico de Esquizofrenia e Família. 2009. 85 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2009.http://localhost:8080/tede/handle/tede/2056porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-05T22:42:04Zoai:ambar:tede/2056Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-05T22:42:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
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