A política educacional para a EJA: um estudo em uma escola no Município de Uruaçu - Goiás
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
Texto Completo: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4929 |
Resumo: | Vinculada à linha de pesquisa Estado, Políticas e Instituições Educacionais do Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás em Parceria com a Faculdade Serra da Mesa - Fasem Goiás, a presente tese objetivou analisar e interpretar a intencionalidade das políticas públicas para a modalidade de Jovens e Adultos partindo da dimensão macro ao micro. Esse estudo teve como lócus da pesquisa um colégio que atua na Educação de Jovens e Adultos no município de Uruaçu-GO. Para tanto, entender como ocorreu o processo histórico da Educação de Jovens e Adultos - EJA enquanto política pública de acesso e permanência na educação básica no Brasil é situar nossas questões problematizadora dentro do contexto dialético de sujeitos reais, que a partir do modo de produção capitalista tiveram seus direitos negados e excluídos. A introdução da Educação de Jovens e Adultos no país foi sendo consolidada por diversas lutas dos movimentos civis que trouxeram avanços nessa seara, porém, algumas políticas de governo agiram com retrocessos a partir de políticas públicas fragmentadas ou exauridas das agendas governamentais. No transcurso do estudo, foi possível conhecer as insígnias nas quais a EJA estava consolidada, as diversidades junto ao movimento da sociedade pelas mãos do trabalhador, vertente que nos traz aspectos sociais e econômicos dicotômicos amalgamados pelo capitalismo e o estrangeirismo no país. Nesse sentido, foi possível entender que a política e o Estado como órgão instrumentalizador da coisa pública se distancia dos embates educacionais do povo e o agride com desigualdade e alienação. Há emergência em se compreender o desenvolvimento das políticas públicas e nosso papel enquanto sociedade civil em lutar por condições de melhorias à população, ampliando os sentidos e a omnilateralidade da maioria dos pobres e oprimidos tolhidos do seu papel de representante da sua classe. O trabalhador precisa ser fomentado intelectualmente para ter prospectos instrumentais que o faça emergir da condição de alienado para intelectual de sua classe, prontos para transformação e libertação. No entanto, a classe opressora submete e gesta uma política pública obscurantizada ao trabalhador, que aliena milhares de pessoas que não tiveram oportunidade de se empoderar pela formação escolar de qualidade e são facilmente absorvidos pelas concepções da estrutura/superestrutura capitalista. A pesquisa empírica desvelou que o capitalismo não engendra políticas públicas educacionais de alcance as diversidades, até porque uma de suas vertentes é a manutenção da desigualdade social. Diante disso no colégio estudado foi possível perceber uma gestão que luta por melhorias e por uma ideologia de libertação, porém, os processos ditados pelas diretrizes e normas regulamentadoras neoliberais operam ao contrário da práxis de professores e gestores locais. Sendo assim, o capitalismo utiliza de intencionalidades e instrumentos para operar em consenso nessa seara, levando a evasão, desistência e sensação de fracasso dos alunos que desacreditam na educação como um meio político de formação do homem liberto. Muito das ações de EJA encontram-se fragmentadas ou foram interrompidas nas agendas políticas, de acordo com o grupo ideológico no poder, ação esta que mutilam os programas de EJA. Para tanto, precisa-se buscar além de políticas públicas que atendam aos sujeitos mas sim uma visão transformadora do concreto real |
id |
PUC_GO_28e7dab7710124384a0926f239f187a0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ambar:tede/4929 |
network_acronym_str |
PUC_GO |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository_id_str |
6593 |
spelling |
A política educacional para a EJA: um estudo em uma escola no Município de Uruaçu - GoiásEducational policy for EJA: a study at a school in the city of Uruaçu - GoiásEducação de Jovens e AdultosEducaçãoPolíticas-públicasYouth and adult educationEducationPublic policyCiências HumanasEducaçãoVinculada à linha de pesquisa Estado, Políticas e Instituições Educacionais do Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás em Parceria com a Faculdade Serra da Mesa - Fasem Goiás, a presente tese objetivou analisar e interpretar a intencionalidade das políticas públicas para a modalidade de Jovens e Adultos partindo da dimensão macro ao micro. Esse estudo teve como lócus da pesquisa um colégio que atua na Educação de Jovens e Adultos no município de Uruaçu-GO. Para tanto, entender como ocorreu o processo histórico da Educação de Jovens e Adultos - EJA enquanto política pública de acesso e permanência na educação básica no Brasil é situar nossas questões problematizadora dentro do contexto dialético de sujeitos reais, que a partir do modo de produção capitalista tiveram seus direitos negados e excluídos. A introdução da Educação de Jovens e Adultos no país foi sendo consolidada por diversas lutas dos movimentos civis que trouxeram avanços nessa seara, porém, algumas políticas de governo agiram com retrocessos a partir de políticas públicas fragmentadas ou exauridas das agendas governamentais. No transcurso do estudo, foi possível conhecer as insígnias nas quais a EJA estava consolidada, as diversidades junto ao movimento da sociedade pelas mãos do trabalhador, vertente que nos traz aspectos sociais e econômicos dicotômicos amalgamados pelo capitalismo e o estrangeirismo no país. Nesse sentido, foi possível entender que a política e o Estado como órgão instrumentalizador da coisa pública se distancia dos embates educacionais do povo e o agride com desigualdade e alienação. Há emergência em se compreender o desenvolvimento das políticas públicas e nosso papel enquanto sociedade civil em lutar por condições de melhorias à população, ampliando os sentidos e a omnilateralidade da maioria dos pobres e oprimidos tolhidos do seu papel de representante da sua classe. O trabalhador precisa ser fomentado intelectualmente para ter prospectos instrumentais que o faça emergir da condição de alienado para intelectual de sua classe, prontos para transformação e libertação. No entanto, a classe opressora submete e gesta uma política pública obscurantizada ao trabalhador, que aliena milhares de pessoas que não tiveram oportunidade de se empoderar pela formação escolar de qualidade e são facilmente absorvidos pelas concepções da estrutura/superestrutura capitalista. A pesquisa empírica desvelou que o capitalismo não engendra políticas públicas educacionais de alcance as diversidades, até porque uma de suas vertentes é a manutenção da desigualdade social. Diante disso no colégio estudado foi possível perceber uma gestão que luta por melhorias e por uma ideologia de libertação, porém, os processos ditados pelas diretrizes e normas regulamentadoras neoliberais operam ao contrário da práxis de professores e gestores locais. Sendo assim, o capitalismo utiliza de intencionalidades e instrumentos para operar em consenso nessa seara, levando a evasão, desistência e sensação de fracasso dos alunos que desacreditam na educação como um meio político de formação do homem liberto. Muito das ações de EJA encontram-se fragmentadas ou foram interrompidas nas agendas políticas, de acordo com o grupo ideológico no poder, ação esta que mutilam os programas de EJA. Para tanto, precisa-se buscar além de políticas públicas que atendam aos sujeitos mas sim uma visão transformadora do concreto realLinked to the research line State, Policies and Educational Institutions of the Graduate Program in Education at the Pontifical Catholic University of Goiás Pontifical Catholic University of Goiás in partnership with Faculdade Serra da Mesa - Fasem Goiás, this thesis aimed to analyze and interpret the intentionality of public policies for the modality of Youth and Adults starting from the macro to the micro dimension. This study had as research locus a college that operates in Youth and Adult Education in the municipality of Uruaçu-GO. Therefore, understanding how the historical process of Youth and Adult Education - EJA occurred as a public policy for access and permanence in basic education in Brazil is to place our problematizing questions within the dialectical context of real subjects, which from the capitalist mode of production had their rights denied and excluded. The introduction of Youth and Adult Education in the country was consolidated by various struggles of civil movements that brought advances in this area, however, some government policies acted with setbacks from public policies that were fragmented or exhausted from government agendas. During the course of the study, it was possible to know the insignias in which EJA was consolidated, the diversities with the movement of society by the hands of the worker, a strand that brings us dichotomous social and economic aspects amalgamated by capitalism and foreignness in the country. In this sense, it was possible to understand that politics and the State as an instrument that instrumentalizes public affairs distances itself from the educational clashes of the people and attacks them with inequality and alienation. There is an emergency in understanding the development of public policies and our role as civil society in fighting for better conditions for the population, expanding the senses and omnilaterality of the majority of the poor and oppressed, restricted from their role as representatives of their class. The worker needs to be intellectually fostered in order to have instrumental prospects that make him emerge from the alienated condition to become an intellectual of his class, ready for transformation and liberation. However, the oppressive class submits and manages a public policy obscurantized to the worker, which alienates thousands of people who did not have the opportunity to be empowered by quality school education and are easily absorbed by the conceptions of the capitalist structure/superstructure. Empirical research revealed that capitalism does not engender educational public policies that reach diversities, because one of its aspects is the maintenance of social inequality. In view of this, in the school studied, it was possible to perceive a management that fights for improvements and for an ideology of liberation, however, the processes dictated by neoliberal regulatory guidelines and norms operate contrary to the practice of teachers and local managers. Thus, capitalism uses intentions and instruments to operate in consensus in this area, leading to evasion, withdrawal and a sense of failure of students who disbelieve in education as a political means of training the freed man. Many of the EJA actions are fragmented or were interrupted in political agendas according to the ideological group in power, an action that mutilates EJA programs. Therefore, it is necessary to look beyond public policies that serve the subjects, but rather a transforming vision of the real concretePontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e HumanidadesBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em EducaçãoMesquita, Maria Cristina das Graças Dutrahttp://lattes.cnpq.br/4681160650808627Rodrigues, Divino de Jesus da Silvahttp://lattes.cnpq.br/2861290567624956Alves, Amone Ináciahttp://lattes.cnpq.br/4562850692564105Almeida, Renato Barros dehttp://lattes.cnpq.br/1288153314499688Silveira, Liévrê Xiol Morais2023-08-28T17:22:52Z2023-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfSILVEIRA, Liévrê Xiol Morais. A política educacional para a EJA: um estudo em uma escola no Município de Uruaçu - Goiás. 2023. 275 f. Tese (Doutorado em Educação) --Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2023.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4929porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2023-08-29T04:00:22Zoai:ambar:tede/4929Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932023-08-29T04:00:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A política educacional para a EJA: um estudo em uma escola no Município de Uruaçu - Goiás Educational policy for EJA: a study at a school in the city of Uruaçu - Goiás |
title |
A política educacional para a EJA: um estudo em uma escola no Município de Uruaçu - Goiás |
spellingShingle |
A política educacional para a EJA: um estudo em uma escola no Município de Uruaçu - Goiás Silveira, Liévrê Xiol Morais Educação de Jovens e Adultos Educação Políticas-públicas Youth and adult education Education Public policy Ciências Humanas Educação |
title_short |
A política educacional para a EJA: um estudo em uma escola no Município de Uruaçu - Goiás |
title_full |
A política educacional para a EJA: um estudo em uma escola no Município de Uruaçu - Goiás |
title_fullStr |
A política educacional para a EJA: um estudo em uma escola no Município de Uruaçu - Goiás |
title_full_unstemmed |
A política educacional para a EJA: um estudo em uma escola no Município de Uruaçu - Goiás |
title_sort |
A política educacional para a EJA: um estudo em uma escola no Município de Uruaçu - Goiás |
author |
Silveira, Liévrê Xiol Morais |
author_facet |
Silveira, Liévrê Xiol Morais |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mesquita, Maria Cristina das Graças Dutra http://lattes.cnpq.br/4681160650808627 Rodrigues, Divino de Jesus da Silva http://lattes.cnpq.br/2861290567624956 Alves, Amone Inácia http://lattes.cnpq.br/4562850692564105 Almeida, Renato Barros de http://lattes.cnpq.br/1288153314499688 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silveira, Liévrê Xiol Morais |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de Jovens e Adultos Educação Políticas-públicas Youth and adult education Education Public policy Ciências Humanas Educação |
topic |
Educação de Jovens e Adultos Educação Políticas-públicas Youth and adult education Education Public policy Ciências Humanas Educação |
description |
Vinculada à linha de pesquisa Estado, Políticas e Instituições Educacionais do Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás em Parceria com a Faculdade Serra da Mesa - Fasem Goiás, a presente tese objetivou analisar e interpretar a intencionalidade das políticas públicas para a modalidade de Jovens e Adultos partindo da dimensão macro ao micro. Esse estudo teve como lócus da pesquisa um colégio que atua na Educação de Jovens e Adultos no município de Uruaçu-GO. Para tanto, entender como ocorreu o processo histórico da Educação de Jovens e Adultos - EJA enquanto política pública de acesso e permanência na educação básica no Brasil é situar nossas questões problematizadora dentro do contexto dialético de sujeitos reais, que a partir do modo de produção capitalista tiveram seus direitos negados e excluídos. A introdução da Educação de Jovens e Adultos no país foi sendo consolidada por diversas lutas dos movimentos civis que trouxeram avanços nessa seara, porém, algumas políticas de governo agiram com retrocessos a partir de políticas públicas fragmentadas ou exauridas das agendas governamentais. No transcurso do estudo, foi possível conhecer as insígnias nas quais a EJA estava consolidada, as diversidades junto ao movimento da sociedade pelas mãos do trabalhador, vertente que nos traz aspectos sociais e econômicos dicotômicos amalgamados pelo capitalismo e o estrangeirismo no país. Nesse sentido, foi possível entender que a política e o Estado como órgão instrumentalizador da coisa pública se distancia dos embates educacionais do povo e o agride com desigualdade e alienação. Há emergência em se compreender o desenvolvimento das políticas públicas e nosso papel enquanto sociedade civil em lutar por condições de melhorias à população, ampliando os sentidos e a omnilateralidade da maioria dos pobres e oprimidos tolhidos do seu papel de representante da sua classe. O trabalhador precisa ser fomentado intelectualmente para ter prospectos instrumentais que o faça emergir da condição de alienado para intelectual de sua classe, prontos para transformação e libertação. No entanto, a classe opressora submete e gesta uma política pública obscurantizada ao trabalhador, que aliena milhares de pessoas que não tiveram oportunidade de se empoderar pela formação escolar de qualidade e são facilmente absorvidos pelas concepções da estrutura/superestrutura capitalista. A pesquisa empírica desvelou que o capitalismo não engendra políticas públicas educacionais de alcance as diversidades, até porque uma de suas vertentes é a manutenção da desigualdade social. Diante disso no colégio estudado foi possível perceber uma gestão que luta por melhorias e por uma ideologia de libertação, porém, os processos ditados pelas diretrizes e normas regulamentadoras neoliberais operam ao contrário da práxis de professores e gestores locais. Sendo assim, o capitalismo utiliza de intencionalidades e instrumentos para operar em consenso nessa seara, levando a evasão, desistência e sensação de fracasso dos alunos que desacreditam na educação como um meio político de formação do homem liberto. Muito das ações de EJA encontram-se fragmentadas ou foram interrompidas nas agendas políticas, de acordo com o grupo ideológico no poder, ação esta que mutilam os programas de EJA. Para tanto, precisa-se buscar além de políticas públicas que atendam aos sujeitos mas sim uma visão transformadora do concreto real |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-08-28T17:22:52Z 2023-02-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVEIRA, Liévrê Xiol Morais. A política educacional para a EJA: um estudo em uma escola no Município de Uruaçu - Goiás. 2023. 275 f. Tese (Doutorado em Educação) --Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2023. http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4929 |
identifier_str_mv |
SILVEIRA, Liévrê Xiol Morais. A política educacional para a EJA: um estudo em uma escola no Município de Uruaçu - Goiás. 2023. 275 f. Tese (Doutorado em Educação) --Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2023. |
url |
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4929 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Escola de Formação de Professores e Humanidades Brasil PUC Goiás Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Escola de Formação de Professores e Humanidades Brasil PUC Goiás Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br |
_version_ |
1809202274790014976 |