ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO EM SERVIÇO SOCIAL: PRESSUPOSTOS TEÓRICOS – METODOLÓGICOS E REALIDADE EM UNIDADES DE FORMAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria de Fátima dos Santos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4027
Resumo: A presente dissertação analisa o Estágio obrigatório das Unidades de Formação Acadêmicas presenciais do Distrito Federal segundo o que está determinado na Política Nacional de Estágio - PNE (ABEPSS, 2010). A pesquisa foi bibliográfica e documental tendo como objeto os instrumentos e instrumentais utilizados no estágio supervisionado. Foi realizada a comparação sobre os parâmetros do estágio supervisionado obrigatório no curso de Serviço Social entre os Planos Pedagógicos das Unidades de Formação Acadêmica alvo da observação em relação às Diretrizes Curriculares do Serviço Social (ABEPSS, 1996) e PNE (ABEPSS, 2010). Buscou-se verificar existência de Manual de Estágio e sua consonância com as Diretrizes Curriculares (ABEPSS, 1996) e PNE (ABEPSS, 2010). Pretendeu-se discriminar os instrumentais que estão contidos nas pastas individuais de estágio em relação aos estabelecidos na Política Nacional de Estágio. Considerou-se, por meio dessa pesquisa que há um elenco significativo de apontamentos que interferem na rotina de registro da documentação que é validador da ocorrência do estágio. O apontamento principal é que este quesito fica comprometido. O que é significativamente sério é colocar a documentação e sua organização em pastas e arquivo serem ser um validador oficial da realização do estágio. A intenção da observação e a consequente análise não foi a de apontar as discrepâncias ou nomear como sendo incompetência profissional os pontos frágeis identificados. O que não deixou de significar e atribuir a importância devida por ser o período de estágio curricular obrigatório um local de vivência profissional, mas, sobretudo de aprendizado. Notou-se nos resultados encontrados existem fragilidades que precisam ser olhadas, os nós que precisam ser desfeitos e as mudanças que necessitam acontecer. Acredita-se que essa pesquisa contribui para repensar, a partir da forma e do modo como os instrumentais são documentados.
id PUC_GO_2acb35acf4c63ac31533d8652c80c5d0
oai_identifier_str oai:ambar:tede/4027
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str 6593
spelling ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO EM SERVIÇO SOCIAL: PRESSUPOSTOS TEÓRICOS – METODOLÓGICOS E REALIDADE EM UNIDADES DE FORMAÇÃO DO DISTRITO FEDERALDiretrizes Curriculares de Serviço Social; Política Nacional de Estágio; Supervisores; documentos; formação.CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALA presente dissertação analisa o Estágio obrigatório das Unidades de Formação Acadêmicas presenciais do Distrito Federal segundo o que está determinado na Política Nacional de Estágio - PNE (ABEPSS, 2010). A pesquisa foi bibliográfica e documental tendo como objeto os instrumentos e instrumentais utilizados no estágio supervisionado. Foi realizada a comparação sobre os parâmetros do estágio supervisionado obrigatório no curso de Serviço Social entre os Planos Pedagógicos das Unidades de Formação Acadêmica alvo da observação em relação às Diretrizes Curriculares do Serviço Social (ABEPSS, 1996) e PNE (ABEPSS, 2010). Buscou-se verificar existência de Manual de Estágio e sua consonância com as Diretrizes Curriculares (ABEPSS, 1996) e PNE (ABEPSS, 2010). Pretendeu-se discriminar os instrumentais que estão contidos nas pastas individuais de estágio em relação aos estabelecidos na Política Nacional de Estágio. Considerou-se, por meio dessa pesquisa que há um elenco significativo de apontamentos que interferem na rotina de registro da documentação que é validador da ocorrência do estágio. O apontamento principal é que este quesito fica comprometido. O que é significativamente sério é colocar a documentação e sua organização em pastas e arquivo serem ser um validador oficial da realização do estágio. A intenção da observação e a consequente análise não foi a de apontar as discrepâncias ou nomear como sendo incompetência profissional os pontos frágeis identificados. O que não deixou de significar e atribuir a importância devida por ser o período de estágio curricular obrigatório um local de vivência profissional, mas, sobretudo de aprendizado. Notou-se nos resultados encontrados existem fragilidades que precisam ser olhadas, os nós que precisam ser desfeitos e as mudanças que necessitam acontecer. Acredita-se que essa pesquisa contribui para repensar, a partir da forma e do modo como os instrumentais são documentados.The present dissertation analyzes the Mandatory Stage of the Academic Training Units in the Federal District according to what is determined in the National Internship Politic - PNE (ABEPSS, 2010). The research was bibliographical and documentary having as object the instruments and instrumental used in the supervised stage. A comparison was made of the parameters of the compulsory supervised internship in the course of Social Work between the Pedagogical Plans of the Academic Training Units that are the target of observation in relation to the Social Service Curriculum Guidelines (ABEPSS, 1996) and PNE (ABEPSS, 2010). It was sought to verify the existence of an Internship Manual and its consistency with the Curricular Guidelines (ABEPSS, 1996) and PNE (ABEPSS, 2010). The intention was to discriminate the instruments that are contained in individual training folders in relation to those established in the National Training Policy. It was considered, through this research, that there is a significant list of notes that interfere in the routine of registration of the documentation that is validator of the occurrence of the stage. The main point is that this question is compromised. What is significantly serious is putting the documentation and your organization into folders and file being an official validator of the completion of the internship. The intention of the observation and the consequent analysis was not to point out the discrepancies or to name the fragile points identified as professional incompetence. What did not fail to signify and attribute the importance due to being the period of compulsory curricular traineeship a place of professional experience, but especially of learning. It was noted in the results found there are weaknesses that need to be looked at, the nodes that need to be undone and the changes that need to happen. It is believed that this research contributes to rethinking, from the form and the way the instruments are documented.Pontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Ciências Sociais e Saúde::Curso de Serviço SocialBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Serviço SocialNeves, Denise Carmen de Andradehttp://lattes.cnpq.br/1646779275185882Neves, Denise Carmen de Andradehttp://lattes.cnpq.br/1646779275185882Sousa, Darcy Roldão de CarvalhoRibeiro , Eleusa Bilemjianhttp://lattes.cnpq.br/7401490936692419Silva, Maria de Fátima dos Santos2018-09-05T19:48:35Z2017-10-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSilva, Maria de Fátima dos Santos. ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO EM SERVIÇO SOCIAL: PRESSUPOSTOS TEÓRICOS – METODOLÓGICOS E REALIDADE EM UNIDADES DE FORMAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL. 2017. 147f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO .http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4027porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2018-09-06T04:00:26Zoai:ambar:tede/4027Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932018-09-06T04:00:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO EM SERVIÇO SOCIAL: PRESSUPOSTOS TEÓRICOS – METODOLÓGICOS E REALIDADE EM UNIDADES DE FORMAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL
title ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO EM SERVIÇO SOCIAL: PRESSUPOSTOS TEÓRICOS – METODOLÓGICOS E REALIDADE EM UNIDADES DE FORMAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL
spellingShingle ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO EM SERVIÇO SOCIAL: PRESSUPOSTOS TEÓRICOS – METODOLÓGICOS E REALIDADE EM UNIDADES DE FORMAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL
Silva, Maria de Fátima dos Santos
Diretrizes Curriculares de Serviço Social; Política Nacional de Estágio; Supervisores; documentos; formação.
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
title_short ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO EM SERVIÇO SOCIAL: PRESSUPOSTOS TEÓRICOS – METODOLÓGICOS E REALIDADE EM UNIDADES DE FORMAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL
title_full ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO EM SERVIÇO SOCIAL: PRESSUPOSTOS TEÓRICOS – METODOLÓGICOS E REALIDADE EM UNIDADES DE FORMAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL
title_fullStr ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO EM SERVIÇO SOCIAL: PRESSUPOSTOS TEÓRICOS – METODOLÓGICOS E REALIDADE EM UNIDADES DE FORMAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL
title_full_unstemmed ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO EM SERVIÇO SOCIAL: PRESSUPOSTOS TEÓRICOS – METODOLÓGICOS E REALIDADE EM UNIDADES DE FORMAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL
title_sort ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO EM SERVIÇO SOCIAL: PRESSUPOSTOS TEÓRICOS – METODOLÓGICOS E REALIDADE EM UNIDADES DE FORMAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL
author Silva, Maria de Fátima dos Santos
author_facet Silva, Maria de Fátima dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Neves, Denise Carmen de Andrade
http://lattes.cnpq.br/1646779275185882
Neves, Denise Carmen de Andrade
http://lattes.cnpq.br/1646779275185882
Sousa, Darcy Roldão de Carvalho
Ribeiro , Eleusa Bilemjian
http://lattes.cnpq.br/7401490936692419
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria de Fátima dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Diretrizes Curriculares de Serviço Social; Política Nacional de Estágio; Supervisores; documentos; formação.
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
topic Diretrizes Curriculares de Serviço Social; Política Nacional de Estágio; Supervisores; documentos; formação.
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL
description A presente dissertação analisa o Estágio obrigatório das Unidades de Formação Acadêmicas presenciais do Distrito Federal segundo o que está determinado na Política Nacional de Estágio - PNE (ABEPSS, 2010). A pesquisa foi bibliográfica e documental tendo como objeto os instrumentos e instrumentais utilizados no estágio supervisionado. Foi realizada a comparação sobre os parâmetros do estágio supervisionado obrigatório no curso de Serviço Social entre os Planos Pedagógicos das Unidades de Formação Acadêmica alvo da observação em relação às Diretrizes Curriculares do Serviço Social (ABEPSS, 1996) e PNE (ABEPSS, 2010). Buscou-se verificar existência de Manual de Estágio e sua consonância com as Diretrizes Curriculares (ABEPSS, 1996) e PNE (ABEPSS, 2010). Pretendeu-se discriminar os instrumentais que estão contidos nas pastas individuais de estágio em relação aos estabelecidos na Política Nacional de Estágio. Considerou-se, por meio dessa pesquisa que há um elenco significativo de apontamentos que interferem na rotina de registro da documentação que é validador da ocorrência do estágio. O apontamento principal é que este quesito fica comprometido. O que é significativamente sério é colocar a documentação e sua organização em pastas e arquivo serem ser um validador oficial da realização do estágio. A intenção da observação e a consequente análise não foi a de apontar as discrepâncias ou nomear como sendo incompetência profissional os pontos frágeis identificados. O que não deixou de significar e atribuir a importância devida por ser o período de estágio curricular obrigatório um local de vivência profissional, mas, sobretudo de aprendizado. Notou-se nos resultados encontrados existem fragilidades que precisam ser olhadas, os nós que precisam ser desfeitos e as mudanças que necessitam acontecer. Acredita-se que essa pesquisa contribui para repensar, a partir da forma e do modo como os instrumentais são documentados.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-30
2018-09-05T19:48:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Silva, Maria de Fátima dos Santos. ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO EM SERVIÇO SOCIAL: PRESSUPOSTOS TEÓRICOS – METODOLÓGICOS E REALIDADE EM UNIDADES DE FORMAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL. 2017. 147f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO .
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4027
identifier_str_mv Silva, Maria de Fátima dos Santos. ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO EM SERVIÇO SOCIAL: PRESSUPOSTOS TEÓRICOS – METODOLÓGICOS E REALIDADE EM UNIDADES DE FORMAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL. 2017. 147f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO .
url http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4027
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Ciências Sociais e Saúde::Curso de Serviço Social
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Serviço Social
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Ciências Sociais e Saúde::Curso de Serviço Social
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Serviço Social
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1796791398967541760