A importância do diagnóstico no processo terapêutico: Um estudo de caso na formação em clínica escola.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Viviane Costa Barbosa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4078
Resumo: O presente trabalho buscou compreender a importância do diagnóstico na direção do tratamento nos processos de atendimentos clínicos em uma clínica-escola de psicologia no estado do Tocantins. Suas origens remontam a questionamentos sobre a direção do tratamento. Seu objeto de estudo foi o “caso Bárbara”, analisado na perspectiva psicanalítica. O objetivo foi reconstruir um caso clínico problematizando a queixa psicológica com os atendimentos realizados para refletir sobre a importância do diagnóstico no percurso dos atendimentos psicoterápicos. Tal reconstrução apresenta reflexões sobre a “queixa psicológica”, o sofrimento psíquico, o diagnóstico e a direção do tratamento. Para preservar o anonimato do caso e para o respeito ético, a paciente será referida através do pseudônimo de Bárbara. Os atendimentos psicológicos foram realizados por uma estagiária de psicologia do nono período e que recebia supervisões semanais. As sessões tinham duração de 50 minutos, uma vez por semana na clínica escola da Faculdade Integrada de Ensino Superior de Colinas. A pesquisa é de cunho qualitativo com ênfase na abordagem psicanalítica com o intuito de contribuir para a formação de profissionais que trabalham com processos psicoterápicos. Ao se tratar do campo das psicoterapias pela fala não se pode dissociar a terapêutica dos aspectos psicopatológicos, pois pode implicar um prejuízo no processo. A um paciente que tem um modo dinâmico de subjetivação psicótica, o tratamento não pode ser conduzido com a mesmo orientação clínica de um neurótico. A hipótese diagnóstica é importante nessa orientação e tem de ser tratada não como algo estático, mas com algo dinâmico. A perspectiva do diagnóstico em psicologia psicanalítica não adota uma postura generalista e sim um estudo de cada caso para compreender a dinâmica e o funcionamento de cada sujeito para poder tratar o seu sofrimento. A intenção foi buscar uma metodologia clínica que pudesse compreender o sujeito e poder orientá-lo a aprender com seu próprio sofrimento.
id PUC_GO_2f5f6fde7a187ad755288f1392770c64
oai_identifier_str oai:ambar:tede/4078
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str 6593
spelling A importância do diagnóstico no processo terapêutico: Um estudo de caso na formação em clínica escola.psicanálise, diagnóstico, sofrimento psíquico e clínica-escola.Psychoanalysis, Diagnosis, Psychic and Clinical Suffering-SchoolCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAO presente trabalho buscou compreender a importância do diagnóstico na direção do tratamento nos processos de atendimentos clínicos em uma clínica-escola de psicologia no estado do Tocantins. Suas origens remontam a questionamentos sobre a direção do tratamento. Seu objeto de estudo foi o “caso Bárbara”, analisado na perspectiva psicanalítica. O objetivo foi reconstruir um caso clínico problematizando a queixa psicológica com os atendimentos realizados para refletir sobre a importância do diagnóstico no percurso dos atendimentos psicoterápicos. Tal reconstrução apresenta reflexões sobre a “queixa psicológica”, o sofrimento psíquico, o diagnóstico e a direção do tratamento. Para preservar o anonimato do caso e para o respeito ético, a paciente será referida através do pseudônimo de Bárbara. Os atendimentos psicológicos foram realizados por uma estagiária de psicologia do nono período e que recebia supervisões semanais. As sessões tinham duração de 50 minutos, uma vez por semana na clínica escola da Faculdade Integrada de Ensino Superior de Colinas. A pesquisa é de cunho qualitativo com ênfase na abordagem psicanalítica com o intuito de contribuir para a formação de profissionais que trabalham com processos psicoterápicos. Ao se tratar do campo das psicoterapias pela fala não se pode dissociar a terapêutica dos aspectos psicopatológicos, pois pode implicar um prejuízo no processo. A um paciente que tem um modo dinâmico de subjetivação psicótica, o tratamento não pode ser conduzido com a mesmo orientação clínica de um neurótico. A hipótese diagnóstica é importante nessa orientação e tem de ser tratada não como algo estático, mas com algo dinâmico. A perspectiva do diagnóstico em psicologia psicanalítica não adota uma postura generalista e sim um estudo de cada caso para compreender a dinâmica e o funcionamento de cada sujeito para poder tratar o seu sofrimento. A intenção foi buscar uma metodologia clínica que pudesse compreender o sujeito e poder orientá-lo a aprender com seu próprio sofrimento.The present work sought to understand the importance of the diagnosis in the treatment direction in the clinical care processes in a clinic-school of psychology in the state of Tocantins. The realization of this thesis arose from the questions about the direction of the treatment. Discussion object of this study will be the Barbara case that will be analyzed from a psychoanalytic perspective and whose objective is to present the reconstruction of a clinical case with the purpose of discussing the psychological complaint with the consultations performed in order to reflect and rethink the importance of the diagnosis During the course of psychotherapeutic care. From this reconstitution, some reflections on "psychological complaint", the psychic suffering, the diagnosis and the direction of the treatment are woven. To preserve the anonymity of the case and proceed to its ethical respect the patient will be referred to by the pseudonym "Barbara". Psychological appointments were performed by a psychology trainee from the ninth period who received weekly supervisions. The sessions lasted 50 minutes, once a week at the clinic school of the Colinas Integrated Higher Education College. The research is qualitative with an emphasis on the psychoanalytic approach with the aim of contributing to the training of professionals working with psychotherapeutic processes. When dealing with the field of speech psychotherapy, it is not possible to dissociate therapy from psychopathological aspects, since it may imply a loss in the process. For example, a patient who has a dynamic mode of psychotic subjectivation, treatment can not be conducted with the same clinical orientation of a neurotic. The diagnostic hypothesis is important in this orientation and can not be treated with something static but rather dynamic. The perspective of the diagnosis in psychoanalytic psychology does not adopt a generalist position, but a study of each case to understand the dynamics and the operation of each subject to be able to treat their suffering. Thus, the intention was to seek a clinical methodology that could understand the subject and with that to guide the subject so that he could learn from his own suffering.Pontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Ciências Sociais e Saúde::Curso de PsicologiaBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em PsicologiaCampos, Denise Teles Freirehttp://lattes.cnpq.br/5642728854615724Campos, Denise Teles Freirehttp://lattes.cnpq.br/5642728854615724Porto , Marcelo Duartehttp://lattes.cnpq.br/0952917016124917Costa, Danilo Suassuna Martinshttp://lattes.cnpq.br/8022252527245527Campos, Pedro Humberto Fariahttp://lattes.cnpq.br/4165413685802953Miranda, Fábio Jesus deCampos, Viviane Costa Barbosa2018-11-20T17:17:02Z2017-09-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfCampos, Viviane Costa Barbosa. A importância do diagnóstico no processo terapêutico: um estudo de caso na formação em clínica escola.. 2017. 129 fl. Tese (doutorado) Pontifícia Universidade Católica de Goiás,Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia), Goiânia-GO .http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4078porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2018-11-21T03:00:20Zoai:ambar:tede/4078Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932018-11-21T03:00:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância do diagnóstico no processo terapêutico: Um estudo de caso na formação em clínica escola.
title A importância do diagnóstico no processo terapêutico: Um estudo de caso na formação em clínica escola.
spellingShingle A importância do diagnóstico no processo terapêutico: Um estudo de caso na formação em clínica escola.
Campos, Viviane Costa Barbosa
psicanálise, diagnóstico, sofrimento psíquico e clínica-escola.
Psychoanalysis, Diagnosis, Psychic and Clinical Suffering-School
CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
title_short A importância do diagnóstico no processo terapêutico: Um estudo de caso na formação em clínica escola.
title_full A importância do diagnóstico no processo terapêutico: Um estudo de caso na formação em clínica escola.
title_fullStr A importância do diagnóstico no processo terapêutico: Um estudo de caso na formação em clínica escola.
title_full_unstemmed A importância do diagnóstico no processo terapêutico: Um estudo de caso na formação em clínica escola.
title_sort A importância do diagnóstico no processo terapêutico: Um estudo de caso na formação em clínica escola.
author Campos, Viviane Costa Barbosa
author_facet Campos, Viviane Costa Barbosa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Campos, Denise Teles Freire
http://lattes.cnpq.br/5642728854615724
Campos, Denise Teles Freire
http://lattes.cnpq.br/5642728854615724
Porto , Marcelo Duarte
http://lattes.cnpq.br/0952917016124917
Costa, Danilo Suassuna Martins
http://lattes.cnpq.br/8022252527245527
Campos, Pedro Humberto Faria
http://lattes.cnpq.br/4165413685802953
Miranda, Fábio Jesus de
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Viviane Costa Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv psicanálise, diagnóstico, sofrimento psíquico e clínica-escola.
Psychoanalysis, Diagnosis, Psychic and Clinical Suffering-School
CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
topic psicanálise, diagnóstico, sofrimento psíquico e clínica-escola.
Psychoanalysis, Diagnosis, Psychic and Clinical Suffering-School
CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
description O presente trabalho buscou compreender a importância do diagnóstico na direção do tratamento nos processos de atendimentos clínicos em uma clínica-escola de psicologia no estado do Tocantins. Suas origens remontam a questionamentos sobre a direção do tratamento. Seu objeto de estudo foi o “caso Bárbara”, analisado na perspectiva psicanalítica. O objetivo foi reconstruir um caso clínico problematizando a queixa psicológica com os atendimentos realizados para refletir sobre a importância do diagnóstico no percurso dos atendimentos psicoterápicos. Tal reconstrução apresenta reflexões sobre a “queixa psicológica”, o sofrimento psíquico, o diagnóstico e a direção do tratamento. Para preservar o anonimato do caso e para o respeito ético, a paciente será referida através do pseudônimo de Bárbara. Os atendimentos psicológicos foram realizados por uma estagiária de psicologia do nono período e que recebia supervisões semanais. As sessões tinham duração de 50 minutos, uma vez por semana na clínica escola da Faculdade Integrada de Ensino Superior de Colinas. A pesquisa é de cunho qualitativo com ênfase na abordagem psicanalítica com o intuito de contribuir para a formação de profissionais que trabalham com processos psicoterápicos. Ao se tratar do campo das psicoterapias pela fala não se pode dissociar a terapêutica dos aspectos psicopatológicos, pois pode implicar um prejuízo no processo. A um paciente que tem um modo dinâmico de subjetivação psicótica, o tratamento não pode ser conduzido com a mesmo orientação clínica de um neurótico. A hipótese diagnóstica é importante nessa orientação e tem de ser tratada não como algo estático, mas com algo dinâmico. A perspectiva do diagnóstico em psicologia psicanalítica não adota uma postura generalista e sim um estudo de cada caso para compreender a dinâmica e o funcionamento de cada sujeito para poder tratar o seu sofrimento. A intenção foi buscar uma metodologia clínica que pudesse compreender o sujeito e poder orientá-lo a aprender com seu próprio sofrimento.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-12
2018-11-20T17:17:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Campos, Viviane Costa Barbosa. A importância do diagnóstico no processo terapêutico: um estudo de caso na formação em clínica escola.. 2017. 129 fl. Tese (doutorado) Pontifícia Universidade Católica de Goiás,Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia), Goiânia-GO .
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4078
identifier_str_mv Campos, Viviane Costa Barbosa. A importância do diagnóstico no processo terapêutico: um estudo de caso na formação em clínica escola.. 2017. 129 fl. Tese (doutorado) Pontifícia Universidade Católica de Goiás,Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia), Goiânia-GO .
url http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4078
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Ciências Sociais e Saúde::Curso de Psicologia
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Ciências Sociais e Saúde::Curso de Psicologia
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1809202269435985920