OS SIGNIFICADOS DA LEITURA ACADÊMICA NOS CURSOS DE FORMAÇÃO SUPERIOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sahium, Pedro Fernando
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1023
Resumo: Este trabalho busca verificar se a prática de leitura realizada pelos alunos do curso superior reflete a importância dela no contexto da formação universitária. A leitura na Universidade é a que se diferencia da leitura do cotidiano. Ela é realizada por obrigação, para aprender algum conteúdo que deverá ser examinado. Sem desconsiderar os diversos arranjos 􀂱 psicológicos, históricos, socioeconômicos e outros 􀂱 que aparecem na leitura de um texto, faço uma descrição sobre o ato de ler através da decifração, compreensão e reescrita dos textos, e analiso o tipo de leitura que se manifesta na Universidade, na prática dos alunos. Levo em consideração a questão cultural e as demandas do sistema social e econômico capitalista que criam situações específicas de leituras, que são mediadas, coletivas e, não raramente, manipuladas. A prática de leitura é vista como construção social e cultural que antecede os anos de ensino superior e se prolonga durante os anos de estudo na universidade. Visando a identificar as maneiras de ler que os alunos trazem ao ingressarem na universidade e como eles se comportam diante das propostas de leituras apresentadas pelos professores, esta pesquisa se concentra nos anos de formação universitária, verificando as mudanças trazidas pelas leituras acadêmicas sugeridas pelos docentes. Os alunos são considerados leitores criativos, inventores de significados, porém sempre inseridos num contexto social e cultural de muito peso e influência. As análises feitas são das leituras realizadas pelos alunos, embora seja destacado o papel dos professores enquanto mediadores do processo de aprendizagem. O foco central está nas práticas discentes, com algumas observações coletadas em entrevistas com professores.
id PUC_GO_31ac23b5ec866345f748f4267a692833
oai_identifier_str oai:ambar:tede/1023
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str 6593
spelling OS SIGNIFICADOS DA LEITURA ACADÊMICA NOS CURSOS DE FORMAÇÃO SUPERIORLeitura acadêmicaLeitura digital e eletrônicaUniversidadeConhecimentoAcademic readingDigital and Electronic readingUniversityKnowledgeCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEste trabalho busca verificar se a prática de leitura realizada pelos alunos do curso superior reflete a importância dela no contexto da formação universitária. A leitura na Universidade é a que se diferencia da leitura do cotidiano. Ela é realizada por obrigação, para aprender algum conteúdo que deverá ser examinado. Sem desconsiderar os diversos arranjos 􀂱 psicológicos, históricos, socioeconômicos e outros 􀂱 que aparecem na leitura de um texto, faço uma descrição sobre o ato de ler através da decifração, compreensão e reescrita dos textos, e analiso o tipo de leitura que se manifesta na Universidade, na prática dos alunos. Levo em consideração a questão cultural e as demandas do sistema social e econômico capitalista que criam situações específicas de leituras, que são mediadas, coletivas e, não raramente, manipuladas. A prática de leitura é vista como construção social e cultural que antecede os anos de ensino superior e se prolonga durante os anos de estudo na universidade. Visando a identificar as maneiras de ler que os alunos trazem ao ingressarem na universidade e como eles se comportam diante das propostas de leituras apresentadas pelos professores, esta pesquisa se concentra nos anos de formação universitária, verificando as mudanças trazidas pelas leituras acadêmicas sugeridas pelos docentes. Os alunos são considerados leitores criativos, inventores de significados, porém sempre inseridos num contexto social e cultural de muito peso e influência. As análises feitas são das leituras realizadas pelos alunos, embora seja destacado o papel dos professores enquanto mediadores do processo de aprendizagem. O foco central está nas práticas discentes, com algumas observações coletadas em entrevistas com professores.This study strives to verify whether the reading practice of higher education students reflects the importance of reading within the environment of university level education. Academic reading is different from day-to-day reading, as it is done by obligation, in order to learn something that will later be evaluated. Taking into consideration the various components that emerge with the reading of a text (psychological, historical, socio-economical, and others), I make a description of the act of reading through the decifering, comprehension and rewriting of texts, and I analyse what type of reading is manifested by the students in the university. I take into account cultural issues and the demands of the capitalist socio-economic system that create specific reading situations which are mediated, collective and often manipulated. Reading is seen as a social and cultural construction that antecedes the undergraduate years and run along those years of higher education. By identifying what type of reading students bring with them as they enter the university and how they manage when faced with reading required by professors, this study focuses on the years spent at university and the changes brought about by the reading assignments suggested by the professors. The students are considered to be creative readers, inventors of meaning, but always inserted in a social and cultural context of much weight and influence. The analyses are those of the readings done by students although the role of the professor as the mediator of the learning process is also underlined. The central concern is the activity of the students, with some added observations taken from interviews with professors.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásEducaçãoSilva, Débora Cristina Santos ehttp://lattes.cnpq.br/8161644325166070Peixoto, Joanahttp://lattes.cnpq.br/5636200472384576Pereira, Ariovaldo Lopeshttp://lattes.cnpq.br/0247640177440705Sahium, Pedro Fernando2016-07-27T13:52:19Z2015-02-052010-12-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSAHIUM, Pedro Fernando. OS SIGNIFICADOS DA LEITURA ACADÊMICA NOS CURSOS DE FORMAÇÃO SUPERIOR. 2010. 98 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2010.http://localhost:8080/tede/handle/tede/1023porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-19T22:01:54Zoai:ambar:tede/1023Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-19T22:01:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv OS SIGNIFICADOS DA LEITURA ACADÊMICA NOS CURSOS DE FORMAÇÃO SUPERIOR
title OS SIGNIFICADOS DA LEITURA ACADÊMICA NOS CURSOS DE FORMAÇÃO SUPERIOR
spellingShingle OS SIGNIFICADOS DA LEITURA ACADÊMICA NOS CURSOS DE FORMAÇÃO SUPERIOR
Sahium, Pedro Fernando
Leitura acadêmica
Leitura digital e eletrônica
Universidade
Conhecimento
Academic reading
Digital and Electronic reading
University
Knowledge
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short OS SIGNIFICADOS DA LEITURA ACADÊMICA NOS CURSOS DE FORMAÇÃO SUPERIOR
title_full OS SIGNIFICADOS DA LEITURA ACADÊMICA NOS CURSOS DE FORMAÇÃO SUPERIOR
title_fullStr OS SIGNIFICADOS DA LEITURA ACADÊMICA NOS CURSOS DE FORMAÇÃO SUPERIOR
title_full_unstemmed OS SIGNIFICADOS DA LEITURA ACADÊMICA NOS CURSOS DE FORMAÇÃO SUPERIOR
title_sort OS SIGNIFICADOS DA LEITURA ACADÊMICA NOS CURSOS DE FORMAÇÃO SUPERIOR
author Sahium, Pedro Fernando
author_facet Sahium, Pedro Fernando
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Débora Cristina Santos e
http://lattes.cnpq.br/8161644325166070
Peixoto, Joana
http://lattes.cnpq.br/5636200472384576
Pereira, Ariovaldo Lopes
http://lattes.cnpq.br/0247640177440705
dc.contributor.author.fl_str_mv Sahium, Pedro Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura acadêmica
Leitura digital e eletrônica
Universidade
Conhecimento
Academic reading
Digital and Electronic reading
University
Knowledge
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Leitura acadêmica
Leitura digital e eletrônica
Universidade
Conhecimento
Academic reading
Digital and Electronic reading
University
Knowledge
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Este trabalho busca verificar se a prática de leitura realizada pelos alunos do curso superior reflete a importância dela no contexto da formação universitária. A leitura na Universidade é a que se diferencia da leitura do cotidiano. Ela é realizada por obrigação, para aprender algum conteúdo que deverá ser examinado. Sem desconsiderar os diversos arranjos 􀂱 psicológicos, históricos, socioeconômicos e outros 􀂱 que aparecem na leitura de um texto, faço uma descrição sobre o ato de ler através da decifração, compreensão e reescrita dos textos, e analiso o tipo de leitura que se manifesta na Universidade, na prática dos alunos. Levo em consideração a questão cultural e as demandas do sistema social e econômico capitalista que criam situações específicas de leituras, que são mediadas, coletivas e, não raramente, manipuladas. A prática de leitura é vista como construção social e cultural que antecede os anos de ensino superior e se prolonga durante os anos de estudo na universidade. Visando a identificar as maneiras de ler que os alunos trazem ao ingressarem na universidade e como eles se comportam diante das propostas de leituras apresentadas pelos professores, esta pesquisa se concentra nos anos de formação universitária, verificando as mudanças trazidas pelas leituras acadêmicas sugeridas pelos docentes. Os alunos são considerados leitores criativos, inventores de significados, porém sempre inseridos num contexto social e cultural de muito peso e influência. As análises feitas são das leituras realizadas pelos alunos, embora seja destacado o papel dos professores enquanto mediadores do processo de aprendizagem. O foco central está nas práticas discentes, com algumas observações coletadas em entrevistas com professores.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-07
2015-02-05
2016-07-27T13:52:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SAHIUM, Pedro Fernando. OS SIGNIFICADOS DA LEITURA ACADÊMICA NOS CURSOS DE FORMAÇÃO SUPERIOR. 2010. 98 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2010.
http://localhost:8080/tede/handle/tede/1023
identifier_str_mv SAHIUM, Pedro Fernando. OS SIGNIFICADOS DA LEITURA ACADÊMICA NOS CURSOS DE FORMAÇÃO SUPERIOR. 2010. 98 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2010.
url http://localhost:8080/tede/handle/tede/1023
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Ciências Humanas
BR
PUC Goiás
Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1809202252461637632