Corpo e criança: a (des)construção da imagem corporal em tempos de cultura administrada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mariano, Aline Magioni Maróstica
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4557
Resumo: O presente trabalho, inscrito na linha de pesquisa Educação, Sociedade e Cultura, do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC Goiás, tem como objeto de pesquisa a (des)construção da imagem corporal das crianças em tempos de cultura administrada. Busca a elucidação do problema de pesquisa proposto a partir das perguntas: que expressões da cultura administrada afirmam padrões estéticos na construção da imagem corporal em crianças de seis a dez anos? Por uma outra imagem corporal, quais os movimentos de contracultura infantil são produzidos pelas crianças? Coloca-se como objetivo geral compreender a relação entre a sociedade administrada e a criança tangenciando os movimentos da cultura e contracultura; e mais especificamente objetiva-se: a) identificar as expressões da cultura administrada na sociedade; b) apreender os modos pelos quais as crianças produzem uma cultura da infância; c) identificar os elementos constitutivos da imagem corporal das crianças; d) compreender as estratégias de afirmação da cultura e contracultura infantil na constituição de padrões estéticos, éticos, políticos e sociais com os quais se dá a construção da imagem corporal das crianças. Para entender esses pressupostos, toma-se como referencial de estudos e pesquisa os fundamentos do materialismo histórico-dialético. Os referenciais teóricos que nortearam essa pesquisa foram: ADORNO; HORKHEIMER (1985), ADORNO (1995), ARROYO (2019), BENJAMIN (2009), CUNHA (2014), GOLDMANN (1979), KUHLMANN JR (2015), LIBÂNEO (2018), LUKÁCS (2018), MARX (2010), MONDZAIN (2015), REDIN (2009), RESENDE (2009), SARMENTO (2008), SOARES (2013), VAZ (2008), dentre outros com os quais foi possível estabelecer diálogo crítico. Os procedimentos de coleta de dados foram organizados na triangulação composta pela bricolagem, pelos desenhos e rodas de conversa com crianças frequentadoras de uma praça pública do município de Goiatuba, GO, com idades entre seis e dez anos. As categorias de estudo foram tratadas a partir dos dados obtidos em campo de pesquisa, estando dispostos em quatro capítulos. O primeiro discute as construções sociais referentes à administração dos corpos na sociedade contemporânea e sua interface com a infância e a criança. O segundo capítulo busca discutir a imagem corporal e o projeto educativo/civilizatório para a criança. As discussões do terceiro capítulo buscam desvelar a relação dos constructos das imagens corporais das crianças com questões de raça e classe social. O quarto capítulo trata da capacidade de resistência das crianças na direção da construção de uma contracultura, relacionando-as com as vozes das crianças participantes deste trabalho
id PUC_GO_33808be0617efa87763152142295f740
oai_identifier_str oai:ambar:tede/4557
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str 6593
spelling Corpo e criança: a (des)construção da imagem corporal em tempos de cultura administradaBody and child: the (dis) construction of body image in times of managed cultureImagem corporal. Criança. Corpo. Cultura administradaBody image. Child. Body. Culture administered.Ciências Humanas: EducaçãoO presente trabalho, inscrito na linha de pesquisa Educação, Sociedade e Cultura, do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC Goiás, tem como objeto de pesquisa a (des)construção da imagem corporal das crianças em tempos de cultura administrada. Busca a elucidação do problema de pesquisa proposto a partir das perguntas: que expressões da cultura administrada afirmam padrões estéticos na construção da imagem corporal em crianças de seis a dez anos? Por uma outra imagem corporal, quais os movimentos de contracultura infantil são produzidos pelas crianças? Coloca-se como objetivo geral compreender a relação entre a sociedade administrada e a criança tangenciando os movimentos da cultura e contracultura; e mais especificamente objetiva-se: a) identificar as expressões da cultura administrada na sociedade; b) apreender os modos pelos quais as crianças produzem uma cultura da infância; c) identificar os elementos constitutivos da imagem corporal das crianças; d) compreender as estratégias de afirmação da cultura e contracultura infantil na constituição de padrões estéticos, éticos, políticos e sociais com os quais se dá a construção da imagem corporal das crianças. Para entender esses pressupostos, toma-se como referencial de estudos e pesquisa os fundamentos do materialismo histórico-dialético. Os referenciais teóricos que nortearam essa pesquisa foram: ADORNO; HORKHEIMER (1985), ADORNO (1995), ARROYO (2019), BENJAMIN (2009), CUNHA (2014), GOLDMANN (1979), KUHLMANN JR (2015), LIBÂNEO (2018), LUKÁCS (2018), MARX (2010), MONDZAIN (2015), REDIN (2009), RESENDE (2009), SARMENTO (2008), SOARES (2013), VAZ (2008), dentre outros com os quais foi possível estabelecer diálogo crítico. Os procedimentos de coleta de dados foram organizados na triangulação composta pela bricolagem, pelos desenhos e rodas de conversa com crianças frequentadoras de uma praça pública do município de Goiatuba, GO, com idades entre seis e dez anos. As categorias de estudo foram tratadas a partir dos dados obtidos em campo de pesquisa, estando dispostos em quatro capítulos. O primeiro discute as construções sociais referentes à administração dos corpos na sociedade contemporânea e sua interface com a infância e a criança. O segundo capítulo busca discutir a imagem corporal e o projeto educativo/civilizatório para a criança. As discussões do terceiro capítulo buscam desvelar a relação dos constructos das imagens corporais das crianças com questões de raça e classe social. O quarto capítulo trata da capacidade de resistência das crianças na direção da construção de uma contracultura, relacionando-as com as vozes das crianças participantes deste trabalhoThe present research, inscribed in the research line Education, Society and Culture, of the Graduate Program in Education of PUC Goiás, has as object of research the (de)construction of the body image of children in times of administered culture. It aims to elucidate the research problem proposed from the questions: what expressions of the administered culture affirm aesthetic patterns in the construction of body image in children aged six to ten years old? By another body image, what movements of children's counterculture are produced by children? The general objective is to understand the relationship between the administered society and the child tangentially the movements of culture and counterculture; and more specifically, the objective is to: a) identify the expressions of the culture administered in society; b) to capture the ways in which children produce a culture of childhood; c) identify the constituent elements of the children's body image; d) to understand the strategies of affirmation of children's culture and counterculture in the constitution of aesthetic, ethical, political and social standards with which the construction of children's body image takes place. To understand these assumptions, the foundations of historical-dialectical materialism are taken as a reference for studies and research. The theoretical references that guided this research were: ADORNO; HORKHEIMER (1985), ADORNO (1995), ARROYO (2019), BENJAMIN (2009), CUNHA (2014), GOLDMANN (1979), KUHLMANN JR (2015), LIBÂNEO (2018), LUKÁCS (2018), MARX (2010), MONDZAIN (2015), REDIN (2009), RESENDE (2009), SARMENTO (2008), SOARES (2013), VAZ (2008), among others with which it was possible to establish critical dialogue. The data collection procedures were organized in the triangulation composed of bricolage, drawings and conversation wheels with children attending a public square in the municipality of Goiatuba, GO, aged between six and ten years old. The study categories were treated from the data obtained in the research field, being arranged in four chapters. The first discusses the social constructions related to the administration of bodies in contemporary society and its interface with childhood and children. The second chapter aims to discuss body image and the educational/civilizing project for the child. The discussions of the third chapter seek to unveil the relationship of the constructs of the body images of children with issues of race and social class. The fourth chapter deals with the resilience of children towards the construction of a counterculture, relating them to the voices of the children participating in this researchPontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de PedagogiaBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em EducaçãoSiqueira, Romilson Martinshttp://lattes.cnpq.br/9733311215027749Furtado, Rita Márcia MagalhãesCavalcante, Cláudia ValenteMariano, Aline Magioni Maróstica2020-12-17T18:16:29Z2020-09-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMariano, Aline Magioni Maróstica. Corpo e criança: a (des)construção da imagem corporal em tempos de cultura administrada. 2020. 270 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4557porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2020-12-18T04:00:36Zoai:ambar:tede/4557Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932020-12-18T04:00:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv Corpo e criança: a (des)construção da imagem corporal em tempos de cultura administrada
Body and child: the (dis) construction of body image in times of managed culture
title Corpo e criança: a (des)construção da imagem corporal em tempos de cultura administrada
spellingShingle Corpo e criança: a (des)construção da imagem corporal em tempos de cultura administrada
Mariano, Aline Magioni Maróstica
Imagem corporal. Criança. Corpo. Cultura administrada
Body image. Child. Body. Culture administered.
Ciências Humanas: Educação
title_short Corpo e criança: a (des)construção da imagem corporal em tempos de cultura administrada
title_full Corpo e criança: a (des)construção da imagem corporal em tempos de cultura administrada
title_fullStr Corpo e criança: a (des)construção da imagem corporal em tempos de cultura administrada
title_full_unstemmed Corpo e criança: a (des)construção da imagem corporal em tempos de cultura administrada
title_sort Corpo e criança: a (des)construção da imagem corporal em tempos de cultura administrada
author Mariano, Aline Magioni Maróstica
author_facet Mariano, Aline Magioni Maróstica
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Siqueira, Romilson Martins
http://lattes.cnpq.br/9733311215027749
Furtado, Rita Márcia Magalhães
Cavalcante, Cláudia Valente
dc.contributor.author.fl_str_mv Mariano, Aline Magioni Maróstica
dc.subject.por.fl_str_mv Imagem corporal. Criança. Corpo. Cultura administrada
Body image. Child. Body. Culture administered.
Ciências Humanas: Educação
topic Imagem corporal. Criança. Corpo. Cultura administrada
Body image. Child. Body. Culture administered.
Ciências Humanas: Educação
description O presente trabalho, inscrito na linha de pesquisa Educação, Sociedade e Cultura, do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC Goiás, tem como objeto de pesquisa a (des)construção da imagem corporal das crianças em tempos de cultura administrada. Busca a elucidação do problema de pesquisa proposto a partir das perguntas: que expressões da cultura administrada afirmam padrões estéticos na construção da imagem corporal em crianças de seis a dez anos? Por uma outra imagem corporal, quais os movimentos de contracultura infantil são produzidos pelas crianças? Coloca-se como objetivo geral compreender a relação entre a sociedade administrada e a criança tangenciando os movimentos da cultura e contracultura; e mais especificamente objetiva-se: a) identificar as expressões da cultura administrada na sociedade; b) apreender os modos pelos quais as crianças produzem uma cultura da infância; c) identificar os elementos constitutivos da imagem corporal das crianças; d) compreender as estratégias de afirmação da cultura e contracultura infantil na constituição de padrões estéticos, éticos, políticos e sociais com os quais se dá a construção da imagem corporal das crianças. Para entender esses pressupostos, toma-se como referencial de estudos e pesquisa os fundamentos do materialismo histórico-dialético. Os referenciais teóricos que nortearam essa pesquisa foram: ADORNO; HORKHEIMER (1985), ADORNO (1995), ARROYO (2019), BENJAMIN (2009), CUNHA (2014), GOLDMANN (1979), KUHLMANN JR (2015), LIBÂNEO (2018), LUKÁCS (2018), MARX (2010), MONDZAIN (2015), REDIN (2009), RESENDE (2009), SARMENTO (2008), SOARES (2013), VAZ (2008), dentre outros com os quais foi possível estabelecer diálogo crítico. Os procedimentos de coleta de dados foram organizados na triangulação composta pela bricolagem, pelos desenhos e rodas de conversa com crianças frequentadoras de uma praça pública do município de Goiatuba, GO, com idades entre seis e dez anos. As categorias de estudo foram tratadas a partir dos dados obtidos em campo de pesquisa, estando dispostos em quatro capítulos. O primeiro discute as construções sociais referentes à administração dos corpos na sociedade contemporânea e sua interface com a infância e a criança. O segundo capítulo busca discutir a imagem corporal e o projeto educativo/civilizatório para a criança. As discussões do terceiro capítulo buscam desvelar a relação dos constructos das imagens corporais das crianças com questões de raça e classe social. O quarto capítulo trata da capacidade de resistência das crianças na direção da construção de uma contracultura, relacionando-as com as vozes das crianças participantes deste trabalho
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-17T18:16:29Z
2020-09-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Mariano, Aline Magioni Maróstica. Corpo e criança: a (des)construção da imagem corporal em tempos de cultura administrada. 2020. 270 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4557
identifier_str_mv Mariano, Aline Magioni Maróstica. Corpo e criança: a (des)construção da imagem corporal em tempos de cultura administrada. 2020. 270 f. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.
url http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4557
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1809202272343687168