Colonialidade do saber : narrativas e iconografias indígenas nos livros didáticos de história do colégio Ana Algemira do Prado, em Palestina de Goiás

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carneiro, Crisnamurte Alves
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4820
Resumo: A presente Dissertação, integrante da linha de pesquisa Patrimônio Cultural e Território, tem como propósito investigar as narrativas discursivas e imagéticas sobre povos indígenas em livros didáticos a partir da abordagem decolonial do saber, articulando as histórias culturais dos indígenas registrados em tempos pretéritos com os indígenas conhecidos na atualidade. Tem como objeto de estudo os livros de História do Ensino Médio I, II e III, redigidos por Alfredo Boulos Jr. e adotados pela comunidade escolar do Colégio Ana Algemira do Prado, localizado na cidade de Palestina de Goiás. Considerando a proximidade espacial entre a comunidade estudantil de Palestina e um complexo de sítios arqueológicos presentes nessa região, investigou-se, a partir da aplicação de questionários e oficinas, sobre como os conteúdos dos referidos livros teriam participado na construção da percepção e entendimento dos/as discentes do Ensino Médio e do corpo pedagógico acerca das tradições indígenas nacionais
id PUC_GO_390a37c813aeeaefca0850568a59b803
oai_identifier_str oai:ambar:tede/4820
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str 6593
spelling Colonialidade do saber : narrativas e iconografias indígenas nos livros didáticos de história do colégio Ana Algemira do Prado, em Palestina de GoiásHistória indígenaDecolonialidadeLivro didáticoEducaçãoArqueologiaIndigenous historyDecolonialityTextbookEducationArcheologyCiências HumanasA presente Dissertação, integrante da linha de pesquisa Patrimônio Cultural e Território, tem como propósito investigar as narrativas discursivas e imagéticas sobre povos indígenas em livros didáticos a partir da abordagem decolonial do saber, articulando as histórias culturais dos indígenas registrados em tempos pretéritos com os indígenas conhecidos na atualidade. Tem como objeto de estudo os livros de História do Ensino Médio I, II e III, redigidos por Alfredo Boulos Jr. e adotados pela comunidade escolar do Colégio Ana Algemira do Prado, localizado na cidade de Palestina de Goiás. Considerando a proximidade espacial entre a comunidade estudantil de Palestina e um complexo de sítios arqueológicos presentes nessa região, investigou-se, a partir da aplicação de questionários e oficinas, sobre como os conteúdos dos referidos livros teriam participado na construção da percepção e entendimento dos/as discentes do Ensino Médio e do corpo pedagógico acerca das tradições indígenas nacionaisThe present Dissertation, part of the Cultural Heritage and Territory research line, aims to investigate the discursive and imagery narratives about indigenous peoples in textbooks from the decolonial approach to knowledge, articulating the cultural histories of indigenous people recorded in past times with indigenous peoples. known today. Its object of study is the High School History books I, II and III, written by Alfredo Boulos Jr. and adopted by the school community of Colégio Ana Algemira do Prado, located in the city of Palestina de Goiás. Considering the spatial proximity between the Palestina student community and a complex of archaeological sites present in this region, it was investigated, based on the application of questionnaires and workshops, on how the contents of these books would have participated in the construction of the perception and understanding of high school students and the teaching staff about national indigenous traditionsPontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e HumanidadesBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em HistóriaViana, Sibeli Aparecidahttp://lattes.cnpq.br/2161807925273410Marinho, Thais Alveshttp://lattes.cnpq.br/9094700593263241Baptista, Jean Tiagohttp://lattes.cnpq.br/9407792021708165Moura, Marlene Castro Ossami dehttp://lattes.cnpq.br/7376067782804492Wichers, Camila Azevedo de Moraeshttp://lattes.cnpq.br/1268440854810735Carneiro, Crisnamurte Alves2022-07-18T17:03:39Z2022-03-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCarneiro, Crisnamurte Alves. Colonialidade do saber : narrativas e iconografias indígenas nos livros didáticos de história do colégio Ana Algemira do Prado, em Palestina de Goiás. 2022. 174 f. Dissertação (Mestrado em História) -- Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Escola de Formação de Professores e Humanidades, Goiânia, 2022.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4820porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2022-07-19T15:33:19Zoai:ambar:tede/4820Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932022-07-19T15:33:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv Colonialidade do saber : narrativas e iconografias indígenas nos livros didáticos de história do colégio Ana Algemira do Prado, em Palestina de Goiás
title Colonialidade do saber : narrativas e iconografias indígenas nos livros didáticos de história do colégio Ana Algemira do Prado, em Palestina de Goiás
spellingShingle Colonialidade do saber : narrativas e iconografias indígenas nos livros didáticos de história do colégio Ana Algemira do Prado, em Palestina de Goiás
Carneiro, Crisnamurte Alves
História indígena
Decolonialidade
Livro didático
Educação
Arqueologia
Indigenous history
Decoloniality
Textbook
Education
Archeology
Ciências Humanas
title_short Colonialidade do saber : narrativas e iconografias indígenas nos livros didáticos de história do colégio Ana Algemira do Prado, em Palestina de Goiás
title_full Colonialidade do saber : narrativas e iconografias indígenas nos livros didáticos de história do colégio Ana Algemira do Prado, em Palestina de Goiás
title_fullStr Colonialidade do saber : narrativas e iconografias indígenas nos livros didáticos de história do colégio Ana Algemira do Prado, em Palestina de Goiás
title_full_unstemmed Colonialidade do saber : narrativas e iconografias indígenas nos livros didáticos de história do colégio Ana Algemira do Prado, em Palestina de Goiás
title_sort Colonialidade do saber : narrativas e iconografias indígenas nos livros didáticos de história do colégio Ana Algemira do Prado, em Palestina de Goiás
author Carneiro, Crisnamurte Alves
author_facet Carneiro, Crisnamurte Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Viana, Sibeli Aparecida
http://lattes.cnpq.br/2161807925273410
Marinho, Thais Alves
http://lattes.cnpq.br/9094700593263241
Baptista, Jean Tiago
http://lattes.cnpq.br/9407792021708165
Moura, Marlene Castro Ossami de
http://lattes.cnpq.br/7376067782804492
Wichers, Camila Azevedo de Moraes
http://lattes.cnpq.br/1268440854810735
dc.contributor.author.fl_str_mv Carneiro, Crisnamurte Alves
dc.subject.por.fl_str_mv História indígena
Decolonialidade
Livro didático
Educação
Arqueologia
Indigenous history
Decoloniality
Textbook
Education
Archeology
Ciências Humanas
topic História indígena
Decolonialidade
Livro didático
Educação
Arqueologia
Indigenous history
Decoloniality
Textbook
Education
Archeology
Ciências Humanas
description A presente Dissertação, integrante da linha de pesquisa Patrimônio Cultural e Território, tem como propósito investigar as narrativas discursivas e imagéticas sobre povos indígenas em livros didáticos a partir da abordagem decolonial do saber, articulando as histórias culturais dos indígenas registrados em tempos pretéritos com os indígenas conhecidos na atualidade. Tem como objeto de estudo os livros de História do Ensino Médio I, II e III, redigidos por Alfredo Boulos Jr. e adotados pela comunidade escolar do Colégio Ana Algemira do Prado, localizado na cidade de Palestina de Goiás. Considerando a proximidade espacial entre a comunidade estudantil de Palestina e um complexo de sítios arqueológicos presentes nessa região, investigou-se, a partir da aplicação de questionários e oficinas, sobre como os conteúdos dos referidos livros teriam participado na construção da percepção e entendimento dos/as discentes do Ensino Médio e do corpo pedagógico acerca das tradições indígenas nacionais
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-18T17:03:39Z
2022-03-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Carneiro, Crisnamurte Alves. Colonialidade do saber : narrativas e iconografias indígenas nos livros didáticos de história do colégio Ana Algemira do Prado, em Palestina de Goiás. 2022. 174 f. Dissertação (Mestrado em História) -- Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Escola de Formação de Professores e Humanidades, Goiânia, 2022.
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4820
identifier_str_mv Carneiro, Crisnamurte Alves. Colonialidade do saber : narrativas e iconografias indígenas nos livros didáticos de história do colégio Ana Algemira do Prado, em Palestina de Goiás. 2022. 174 f. Dissertação (Mestrado em História) -- Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Escola de Formação de Professores e Humanidades, Goiânia, 2022.
url http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4820
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Formação de Professores e Humanidades
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em História
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Formação de Professores e Humanidades
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em História
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1809202274074886144