A ADESÃO DO GOVERNO MUNICIPAL DE ILHÉUS À AGRICULTURA FAMILIAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Carlos Henrique Nascimento
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4061
Resumo: A partir da decadência da economia cacaueira, no final dos anos 1980, a agricultura familiar entrou na agenda pública em Ilhéus e passou a receber incentivos para o seu desenvolvimento. A execução do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e do Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), por cooperativas e pelo poder municipal, a partir do ano de 2006, apontam para o rompimento com a tradição coronelista e para o surgimento de novas relações sociais no município. A dominação política imposta pelos coronéis de cacau à sociedade ilheense, em mais de século de apogeu econômico da cacauicultura, gerou um ambiente de grande agitação social, marcado por ferrenhas disputas políticas. Passados mais de três décadas do enfraquecimento político e econômico desses latifundiários, essas marcas ainda continuam presente no município. A execução dos programas foi feita num contexto de divisões e intrigas políticas, sendo que os agricultores passaram a ser filiados em associações e cooperativas que vivem em disputas por espaços de poder em Ilhéus. Por outro lado, dependendo da gestão municipal, determinado grupo de agricultores e sua cooperativa terão primazia nos programas executados. Percebe-se que essa situação dificulta a organização e o desenvolvimento desses agricultores, que continuam, em sua maioria, sem apoio e enfraquecidos economicamente. Com base nesse quadro, objetivou-se investigar os motivos que levaram o governo municipal a fazer a implementação simultânea do PAA, do PNAE e do ATER. Assim sendo, acredita-se que não estando superados os conflitos e as contradições que marcam essa sociedade, os benefícios dessa ação política podem favorecer grupos políticos que buscam a perpetuação no poder local. Para a consecução do objetivo proposto, a coleta de dados foi realizada por meio de fontes primárias e secundárias: foram feitas entrevistas com secretários municipais, presidentes de cooperativas, agricultores, entre outros; além disso, foram feitas pesquisas na internet e em fontes bibliográficas. Os dados coletados dizem respeito ao processo de execução dos programas no município, aos benefícios, aos favorecidos, à representação e à estrutura dos agricultores. Conforme se apurou, a execução dos programas pelo poder municipal buscou, entre outras coisas, dividir o protagonismo político junto aos agricultores familiares em razão do surgimento de lideranças rurais no campo adversário. Ao invés de promover a articulação e a organização da categoria, ações políticas implementadas deram origem a divisões e disputas entre os segmentos rurais do município.
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Passados mais de três décadas do enfraquecimento político e econômico desses latifundiários, essas marcas ainda continuam presente no município. A execução dos programas foi feita num contexto de divisões e intrigas políticas, sendo que os agricultores passaram a ser filiados em associações e cooperativas que vivem em disputas por espaços de poder em Ilhéus. Por outro lado, dependendo da gestão municipal, determinado grupo de agricultores e sua cooperativa terão primazia nos programas executados. Percebe-se que essa situação dificulta a organização e o desenvolvimento desses agricultores, que continuam, em sua maioria, sem apoio e enfraquecidos economicamente. Com base nesse quadro, objetivou-se investigar os motivos que levaram o governo municipal a fazer a implementação simultânea do PAA, do PNAE e do ATER. Assim sendo, acredita-se que não estando superados os conflitos e as contradições que marcam essa sociedade, os benefícios dessa ação política podem favorecer grupos políticos que buscam a perpetuação no poder local. Para a consecução do objetivo proposto, a coleta de dados foi realizada por meio de fontes primárias e secundárias: foram feitas entrevistas com secretários municipais, presidentes de cooperativas, agricultores, entre outros; além disso, foram feitas pesquisas na internet e em fontes bibliográficas. Os dados coletados dizem respeito ao processo de execução dos programas no município, aos benefícios, aos favorecidos, à representação e à estrutura dos agricultores. Conforme se apurou, a execução dos programas pelo poder municipal buscou, entre outras coisas, dividir o protagonismo político junto aos agricultores familiares em razão do surgimento de lideranças rurais no campo adversário. Ao invés de promover a articulação e a organização da categoria, ações políticas implementadas deram origem a divisões e disputas entre os segmentos rurais do município.From the decay of the cocoa economy in the late 1980s, family agriculture entered the public agenda in Ilhéus and started to receive incentives for its development. The implementation of the Food Acquisition Program (PAA), the National School Feeding Program (PNAE) and the Technical Assistance and Rural Extension Program (ATER) by cooperatives and municipal authorities from 2006 onwards point to the disruption with the colonelist tradition and for the emergence of new social relations in the municipality. The political domination imposed by cocoa colonels on Ilhean society, in more than a century of economic cacao farming, has generated an atmosphere of great social unrest, marked by fierce political disputes. After more than three decades of the political and economic weakening of these landowners these brands still present in Ilhéus. The programs were implemented in a context of political divisions and intrigues, and farmers are affiliated with associations and cooperatives that live in disputes over power in the municipality. On the other hand, depending on who the municipal manager is a certain group of farmers and their cooperative will have primacy in the programs implemented. It has been found that this situation makes it difficult to organize and develop these farmers who remain largely unsupported and economically weakened. Based on this framework, the objective was to investigate the reasons that led the municipal government to carry out the simultaneous implementation of the PAA, the PNAE and the ATER. Thus, it is believed that, not being overcome the conflicts and contradictions that mark this society, the benefits of this political action may be favoring political groups that seek to perpetuate themselves in local power. Data were collected through primary and secondary sources: interviews with municipal secretaries, presidents of cooperatives, farmers, among others; In addition, research was done on the internet and in bibliographic sources. The data collected concern the process of implementing the programs in the municipality, the benefits, the favored ones, the representation and the structure of the farmers. As it turned out, the execution of the program by the municipal power sought among other things to share the political protagonism with the family farmers due to the emergence of rural leaders in the adversary field. Instead of promoting the articulation and organization of the category, the way in which the political actions took place there were divisions and disputes between the rural segments of the municipality.Pontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Gestão e Negócios::Curso de Ciências EconômicasBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Desenvolvimento e Planejamento TerritorialPietrafesa, Pedro Araújohttp://lattes.cnpq.br/4048337427692081Pietrafesa, Pedro Araújohttp://lattes.cnpq.br/4048337427692081Pietrafesa, José Paulohttp://lattes.cnpq.br/5325872034942622Castro, Sérgio Duarte dehttp://lattes.cnpq.br/4171116066387278Oliveira, Carlos Henrique Nascimento2018-11-06T16:50:24Z2018-08-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOliveira, Carlos Henrique Nascimento. A ADESÃO DO GOVERNO MUNICIPAL DE ILHÉUS À AGRICULTURA FAMILIAR. 2018. 97 fl. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Desenvolvimento e Planejamento Territorial) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4061porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2018-11-07T03:00:20Zoai:ambar:tede/4061Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932018-11-07T03:00:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
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