A ação formativa e a participação social de jovens universitários latino-americanos que integram a Comunidad Internacional de Estudiantes Evangélicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Vinicius Oliveira Seabra
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4638
Resumo: Este trabalho se vincula ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás na linha de pesquisa: Educação, Sociedade e Cultura. Tem aderência ao grupo de pesquisa "Juventude e Educação" cadastrado no CNPq e se integra ao projeto de pesquisa intitulado: "Diversidade Cultural e Educação - Juventudes, Participação Política, Organizações e Movimentos Sociais no Século XXI". O objetivo geral da pesquisa foi investigar o processo formativo e a participação político-social dos jovens estudantes universitários que atualmente integram a Comunidad Internacional de Estudiantes Evangélicos (CIEE/IFES) na América Latina. Parte-se do seguinte problema de pesquisa: quais os sentidos atribuídos por um grupo de jovens que integram a Comunidad Internacional de Estudiantes Evangélicos (CIEE/IFES) acerca das questões políticas, sociais e educacionais do tempo presente em seus respectivos países? Orientou-se teórico e metodologicamente pela Sociologia Reflexiva e a Teoria Geral dos Campos de Pierre Bourdieu (2001a; 2005), assim como amparouse nos estudos de Enrique Dussel (1977), Aníbal Quijano (2000) e Paulo Freire (1987) como norteadores do Pensamento Educacional Libertador na América Latina. As discussões sobre as novas formas de participação político-social das juventudes junto aos novos movimentos sociais foram amparadas pelos estudos de Maria da Glória Gohn (1997; 2014), Sandra Oliveira (2015), Luis Groppo (2017; 2018; 2020) e Aldimar Duarte (2016; 2020). Para obtenção dos dados da pesquisa utilizou-se da aplicação de dois questionários, uma sessão de grupo focal, análise documental/bibliográfica, observação da representação social no ciberespaço do Instagram e anotações no Diário de Campo. A pesquisa demonstrou que a juventude é uma categoria dinâmica capaz de apresentar diversas formas, condições e representações, dependendo das instituições às quais os jovens se vinculam e a partir da construção histórico-social que a sustenta, sendo que no caso dos jovens sujeitos da pesquisa os aspectos religiosos trouxeram especificidades ao grupo em análise. Conclui-se que os jovens ligados à CIEE/IFES na América Latina apresentam um acentuado habitus religioso que é fruto de uma ação formativa que orienta a participação social deles nas demais esferas da vida coletiva e nos campos em que se inserem, reordenando a concepção de participação social, ressignificando a função da universidade e amoldando a leitura da realidade em que estão inseridos
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O objetivo geral da pesquisa foi investigar o processo formativo e a participação político-social dos jovens estudantes universitários que atualmente integram a Comunidad Internacional de Estudiantes Evangélicos (CIEE/IFES) na América Latina. Parte-se do seguinte problema de pesquisa: quais os sentidos atribuídos por um grupo de jovens que integram a Comunidad Internacional de Estudiantes Evangélicos (CIEE/IFES) acerca das questões políticas, sociais e educacionais do tempo presente em seus respectivos países? Orientou-se teórico e metodologicamente pela Sociologia Reflexiva e a Teoria Geral dos Campos de Pierre Bourdieu (2001a; 2005), assim como amparouse nos estudos de Enrique Dussel (1977), Aníbal Quijano (2000) e Paulo Freire (1987) como norteadores do Pensamento Educacional Libertador na América Latina. As discussões sobre as novas formas de participação político-social das juventudes junto aos novos movimentos sociais foram amparadas pelos estudos de Maria da Glória Gohn (1997; 2014), Sandra Oliveira (2015), Luis Groppo (2017; 2018; 2020) e Aldimar Duarte (2016; 2020). Para obtenção dos dados da pesquisa utilizou-se da aplicação de dois questionários, uma sessão de grupo focal, análise documental/bibliográfica, observação da representação social no ciberespaço do Instagram e anotações no Diário de Campo. A pesquisa demonstrou que a juventude é uma categoria dinâmica capaz de apresentar diversas formas, condições e representações, dependendo das instituições às quais os jovens se vinculam e a partir da construção histórico-social que a sustenta, sendo que no caso dos jovens sujeitos da pesquisa os aspectos religiosos trouxeram especificidades ao grupo em análise. Conclui-se que os jovens ligados à CIEE/IFES na América Latina apresentam um acentuado habitus religioso que é fruto de uma ação formativa que orienta a participação social deles nas demais esferas da vida coletiva e nos campos em que se inserem, reordenando a concepção de participação social, ressignificando a função da universidade e amoldando a leitura da realidade em que estão inseridosThis work is linked to the Stricto Sensu Graduate Program in Education of the Pontifical Catholic University of Goiás in the line of research: Education, Society and Culture. It has adherence to the research group "Youth and Education" registered at CNPq and is part of the research project entitled: "Cultural Diversity and Education - Youth, Political Participation, Organizations and Social Movements in the 21st Century". The general objective of the research was to investigate the formative process and the political-social participation of young university students who are currently part of the International Fellowship of Evangelical Students (CIEE/IFES) in Latin American. It starts with the following research problem: what are the meanings attributed by a group of young people who are part of the International Fellowship of Evangelical Students (CIEE/IFES) about the political, social and educational issues of the time present in their respective countries? It was theoretically and methodologically oriented by Reflexive Sociology and the General Field Theory by Pierre Bourdieu (2001a; 2005), as well as supported by the studies of Enrique Dussel (1977), Aníbal Quijano (2000) and Paulo Freire (1987) as guiding Liberative Educational Thought in Latin America. The discussions on the new forms of politicalsocial participation of youths with the new social movements were supported by the studies of Maria da Glória Gohn (1997; 2014), Sandra Oliveira (2015), Luis Groppo (2017; 2018; 2020) and Aldimar Duarte (2016; 2020). To obtain the research data, two questionnaires were applied, a focus group session, documentary / bibliographic analysis, observation of social representation in Instagram cyberspace and notes in the Diário de Campo. The research demonstrated that youth is a dynamic category capable of presenting different forms, conditions and representations, depending on the institutions to which young people are linked and based on the historical-social construction that supports it, being that in the case of the young subjects of the research the religious aspects brought specificities to the group under analysis. It is concluded that young people linked to CIEE/IFES in Latin America have a marked religious habitus that is the result of a formative action that guides their social participation in the other spheres of collective life and in the fields in which they are inserted, reordering the concept of social participation, resignifying the role of the university and shaping the reading of the reality in which they are insertedPontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de PedagogiaBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em EducaçãoDuarte, Aldimar Jacintohttp://lattes.cnpq.br/8154824077202046Sofiati, Flávio MunhozGroppo, Luiz AntônioCavalcante, Cláudia ValenteQuadros, Eduardo Gusmão deGuimarães, Vinicius Oliveira Seabra2021-06-29T19:13:53Z2021-03-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfGuimarães, Vinicius Oliveira Seabra. A ação formativa e a participação social de jovens universitários latino-americanos que integram a Comunidad Internacional de Estudiantes Evangélicos. 2021. 320 fl. Tese( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4638porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2021-06-30T04:00:29Zoai:ambar:tede/4638Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932021-06-30T04:00:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
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