Representações sobre o campo religioso brasileiro: uma análise das assembleias de Deus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa Neto, Fábio de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4644
Resumo: Sob o prisma do fenômeno religioso localizado na experiência cristã dita pentecostal, ou sob os pentecostalismos, procuramos interrogar alguns documentos produzidos pela Igreja Evangélica Assembleia de Deus. As representações, são assumidas como institucionais, e dizem respeito ao campo religioso brasileiro. Compreende-se, porém, na esteira de Pierre Bourdieu, que haveriam relações entre religião e outras estruturas sociais, sobretudo, com a política. A pesquisa se abre para possibilidades na compreensão da intrincada trama que se apesenta hoje no campo religioso brasileiro em suas várias articulações. Para tanto, a construção de nosso objeto contou com os aportes metodológicos da Análise de Conteúdo além da teoria social de Pierre Bourdieu, do métier da História Cultural e dos Estudos Culturais, sobretudo, sob os conceitos de representação, imaginário e campo. Dessa forma, essa pesquisa não ignorou as forças mobilizadas no campo religioso considerando um substrato profundo identificado como imaginário religioso, ou aquilo que na orientação teórica aparece como esquemas de construção de representações e práticas. Como resultado, vários imaginários se apresentam sob o mesmo cenário, imaginários religiosos e políticos surgem, amalgamados ou no mínimo, em uma perspectiva dialógica. Além disso, se verificou uma leitura específica sobre as desigualdades sociais, algo que diferentemente das leituras de base iluminista, as causas profundas foram identificadas sob o imaginário religioso no conflito entre o bem e o mal. O motivo para a ação do fiel seria a fé em sua coerência praxiológica, logo, toda orientação advinda de base marxista-leninista ou à ela associada é vista com desconfiança. Isso faria dessa leitura pentecostal, também uma leitura política. De todo modo, as representações sobre o poder ultrapassam o campo religioso, atravessando cada espaço social, incluindo a cultura, os artefatos culturais, ou a tentativa de direcionar as aquisições culturais dos fiéis. Em razão disso, percebe-se certo cuidado com a indústria cultural e à construção de significados sob o circuito cultural. Por último, notam-se vestígios sobre uma corrida por capitais e construção de novos habitus entre os agentes religiosos. Embora se observe representações de posturas apolíticas entre os leitores, todo o arsenal simbólico foi convocado para transformar o quadro. Nesse sentido, a associação entre os espaços político e religioso, nos usos do imaginário, parece ter servido como elemento de projeção pessoal de alguns sujeitos
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spelling Representações sobre o campo religioso brasileiro: uma análise das assembleias de DeusRepresentations about the Brazilian religious field: an analysis of the assemblies of GodRepresentação. Campo Religioso. Imaginário. Assembleias de Deus. PentecostalismosRepresentation. Religious Field. Imaginary. Assemblies of God. PentecostalismsCiências Humanas: históriaSob o prisma do fenômeno religioso localizado na experiência cristã dita pentecostal, ou sob os pentecostalismos, procuramos interrogar alguns documentos produzidos pela Igreja Evangélica Assembleia de Deus. As representações, são assumidas como institucionais, e dizem respeito ao campo religioso brasileiro. Compreende-se, porém, na esteira de Pierre Bourdieu, que haveriam relações entre religião e outras estruturas sociais, sobretudo, com a política. A pesquisa se abre para possibilidades na compreensão da intrincada trama que se apesenta hoje no campo religioso brasileiro em suas várias articulações. Para tanto, a construção de nosso objeto contou com os aportes metodológicos da Análise de Conteúdo além da teoria social de Pierre Bourdieu, do métier da História Cultural e dos Estudos Culturais, sobretudo, sob os conceitos de representação, imaginário e campo. Dessa forma, essa pesquisa não ignorou as forças mobilizadas no campo religioso considerando um substrato profundo identificado como imaginário religioso, ou aquilo que na orientação teórica aparece como esquemas de construção de representações e práticas. Como resultado, vários imaginários se apresentam sob o mesmo cenário, imaginários religiosos e políticos surgem, amalgamados ou no mínimo, em uma perspectiva dialógica. Além disso, se verificou uma leitura específica sobre as desigualdades sociais, algo que diferentemente das leituras de base iluminista, as causas profundas foram identificadas sob o imaginário religioso no conflito entre o bem e o mal. O motivo para a ação do fiel seria a fé em sua coerência praxiológica, logo, toda orientação advinda de base marxista-leninista ou à ela associada é vista com desconfiança. Isso faria dessa leitura pentecostal, também uma leitura política. De todo modo, as representações sobre o poder ultrapassam o campo religioso, atravessando cada espaço social, incluindo a cultura, os artefatos culturais, ou a tentativa de direcionar as aquisições culturais dos fiéis. Em razão disso, percebe-se certo cuidado com a indústria cultural e à construção de significados sob o circuito cultural. Por último, notam-se vestígios sobre uma corrida por capitais e construção de novos habitus entre os agentes religiosos. Embora se observe representações de posturas apolíticas entre os leitores, todo o arsenal simbólico foi convocado para transformar o quadro. Nesse sentido, a associação entre os espaços político e religioso, nos usos do imaginário, parece ter servido como elemento de projeção pessoal de alguns sujeitosUnder the prism of the religious phenomenon located in the Christian experience called Pentecostal, or under Pentecostalisms, we try to interrogate some documents produced by the Evangelical Church Assembly of God. The representations are assumed to be institutional, and relate to the Brazilian religious field. However, it is understood, in the wake of Pierre Bourdieu, that there would be relations between religion and other social structures, above all, with politics. The research opens up possibilities for understanding the intricate fabric that appears today in the Brazilian religious field in its various articulations. For this, the construction of our object relied on the methodological contributions of Content Analysis in addition to the social theory of Pierre Bourdieu, the métier of Cultural History and Cultural Studies, above all, under the concepts of representation, imaginary and field. Thus, this research did not ignore the forces mobilized in the religious field considering a deep substrate identified as religious imaginary, or what in the theoretical orientation appears as schemes for the construction of representations and practices. As a result, several imaginary ones present themselves under the same scenario, religious and political imaginary appear, amalgamated or at least, in a dialogical perspective. In addition, there was a specific reading on social inequalities, something that, unlike the readings with an Enlightenment basis, the root causes were identified under the religious imaginary in the conflict between good and evil. The reason for the action of the believer would be faith in its praxiological coherence, therefore, any orientation arising from or associated with Marxist-Leninist base is viewed with suspicion. This would make this Pentecostal reading, also a political one. In any case, representations of power go beyond the religious field, crossing each social space, including culture, cultural artifacts, or the attempt to direct the cultural acquisitions of the faithful. As a result, there is a certain care with the cultural industry and the construction of meanings under the cultural circuit. Finally, there are traces of a race for capitals and the construction of new habitus among religious agents. Although there are representations of apolitical postures among readers, the entire symbolic arsenal was called upon to transform the painting. In this sense, the association between the political and religious spaces, in the uses of the imaginary, seems to have served as an element of personal projection of some subjectsPontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de HistóriaBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em HistóriaQuadros, Eduardo Gusmãohttp://lattes.cnpq.br/6271285275152113Alencar, Gedeon Freire deBaldino, José MariaSousa Neto, Fábio de2021-07-05T18:21:47Z2021-03-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSousa Neto, Fábio de. Representações sobre o campo religioso brasileiro: uma análise das assembleias de Deus. 2021. 182 fl. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em História) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4644porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2021-07-06T04:00:33Zoai:ambar:tede/4644Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932021-07-06T04:00:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
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