A FORMAÇÃO DOS FORMADORES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: um estudo na Licenciatura em Matemática do IFG – Campus Goiânia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lula, Kariton Pereira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3726
Resumo: O presente trabalho intitulado “A Formação dos Formadores de Professores de Matemática: um estudo na Licenciatura em Matemática do IFG – Campus Goiânia” tem como objetivo principal realizar um estudo que permita identificar e compreender como se constitui a formação dos/as formadores/as de professores/as para o ensino da matemática na Educação Básica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Campus Goiânia. Para que este objetivo fosse alcançado, realizou-se a contextualização histórica acerca da formação de professores/as e o surgimento dos cursos superiores de Matemática no Brasil, e como se encontra a situação no estado de Goiás em relação à formação de professores/as de Matemática. Para um maior aprofundamento e conhecimento sobre a temática, fez-se uma revisão de literatura sobre “Formação dos Formadores de Professores”, entre artigos, dissertações e teses disponibilizados nos principais ambientes de pesquisa como: banco de periódicos da CAPES, bibliotecas digitais de diversas universidades, revistas ligadas à área de Educação. Esta consulta estendeu-se também a vários livros de diversos autores, Brzezinski (2006, 2014), D’Ambrósio (1996), Fiorentini (2003), Tardif (2012) e suas indicações. Essa revisão, além de proporcionar uma nova visão sobre o atual cenário da formação de professores/as, mostra as categorias que surgem ligadas à formação dos/as formadores/as de professores/as, entre elas estão a construção da profissionalidade docente, a identidade docente, o desenvolvimento profissional e o conjunto de saberes que o/a formador/a possui. Todas essas categorias serão discutidas detalhadamente durante o trabalho. A pesquisa in loco foi desenvolvida no Instituto Federal de Goiás – Campus Goiânia, em específico no curso de Licenciatura em Matemática. Tornou-se necessário conhecer a realidade desta Instituição, desde o início de sua criação até o presente momento e também compreender como foi o processo de criação do curso especificado, por meio da análise de seu Projeto Político Pedagógico. Para a obtenção dos dados sobre os/as formadores/as, foram pesquisados alunos/as, docentes e Coordenador do curso em questão. Em cada segmento, foram adotadas metodologias diferenciadas. Em relação aos/as discentes, aplicou-se um questionário, o Coordenador participou de uma entrevista semiestruturada e os formadores/as de professores/as selecionados responderam a um questionário e participaram de entrevista semiestruturada. Todos esses instrumentos serviram de subsídio para as futuras conclusões a respeito da formação dos/as formadores/as. Além das análises das entrevistas e dos questionários, foram analisados todos os Trabalhos de Conclusão de Curso no período de 2013-2016 com o objetivo de buscar possíveis convergências entre os temas propostos com a formação do/a orientador/a e com a atuação do/a professor/a na Educação Básica. Após realizadas as análises de todo o material pesquisado e dos dados coletados, pode-se perceber que a formação dos/as formadores/as influencia diretamente na construção dos saberes utilizados na sua prática docente. Os posicionamentos dos respondentes, que concluíram seus estudos na área de Educação Matemática ou Educação, deixam bem claro que o conhecimento específico é necessário, mas não é suficiente para formar novos/as professores/as. A formação mais abrangente a respeito da docência possibilita que os/as formadores/as de professores/as de Matemática possam refletir, compreender e transformar suas práticas.
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Para que este objetivo fosse alcançado, realizou-se a contextualização histórica acerca da formação de professores/as e o surgimento dos cursos superiores de Matemática no Brasil, e como se encontra a situação no estado de Goiás em relação à formação de professores/as de Matemática. Para um maior aprofundamento e conhecimento sobre a temática, fez-se uma revisão de literatura sobre “Formação dos Formadores de Professores”, entre artigos, dissertações e teses disponibilizados nos principais ambientes de pesquisa como: banco de periódicos da CAPES, bibliotecas digitais de diversas universidades, revistas ligadas à área de Educação. Esta consulta estendeu-se também a vários livros de diversos autores, Brzezinski (2006, 2014), D’Ambrósio (1996), Fiorentini (2003), Tardif (2012) e suas indicações. Essa revisão, além de proporcionar uma nova visão sobre o atual cenário da formação de professores/as, mostra as categorias que surgem ligadas à formação dos/as formadores/as de professores/as, entre elas estão a construção da profissionalidade docente, a identidade docente, o desenvolvimento profissional e o conjunto de saberes que o/a formador/a possui. Todas essas categorias serão discutidas detalhadamente durante o trabalho. A pesquisa in loco foi desenvolvida no Instituto Federal de Goiás – Campus Goiânia, em específico no curso de Licenciatura em Matemática. Tornou-se necessário conhecer a realidade desta Instituição, desde o início de sua criação até o presente momento e também compreender como foi o processo de criação do curso especificado, por meio da análise de seu Projeto Político Pedagógico. Para a obtenção dos dados sobre os/as formadores/as, foram pesquisados alunos/as, docentes e Coordenador do curso em questão. Em cada segmento, foram adotadas metodologias diferenciadas. Em relação aos/as discentes, aplicou-se um questionário, o Coordenador participou de uma entrevista semiestruturada e os formadores/as de professores/as selecionados responderam a um questionário e participaram de entrevista semiestruturada. Todos esses instrumentos serviram de subsídio para as futuras conclusões a respeito da formação dos/as formadores/as. Além das análises das entrevistas e dos questionários, foram analisados todos os Trabalhos de Conclusão de Curso no período de 2013-2016 com o objetivo de buscar possíveis convergências entre os temas propostos com a formação do/a orientador/a e com a atuação do/a professor/a na Educação Básica. Após realizadas as análises de todo o material pesquisado e dos dados coletados, pode-se perceber que a formação dos/as formadores/as influencia diretamente na construção dos saberes utilizados na sua prática docente. Os posicionamentos dos respondentes, que concluíram seus estudos na área de Educação Matemática ou Educação, deixam bem claro que o conhecimento específico é necessário, mas não é suficiente para formar novos/as professores/as. A formação mais abrangente a respeito da docência possibilita que os/as formadores/as de professores/as de Matemática possam refletir, compreender e transformar suas práticas.The present work entitled “The Training of Mathematics Teachers’ Trainers: a study in the Degree in Mathematics of IFG - Campus Goiânia” has as its main objective to carry out a study that allows to identify and to understand how the formation of the trainers of Mathematics Teachers’ Trainers in basic education is constituted at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Goiás - Campus Goiânia. In order to achieve this goal, we carried out a historical contextualization of teacher training and the emergence of higher mathematics courses in Brazil, as well as how the situation in the state of Goiás is in relation to the formation of Mathematics teachers. For a more in-depth knowledge of the subject, a review of the literature on “Teacher Training” was performed, among articles, dissertations and theses available in the main research environments such as: CAPES journal bank, digital libraries of several Universities and magazines linked to the area of Education. This consultation was also extended to several books by a variety of authors, Brzezinski (2006, 2014), D'Ambrósio (1996), Fiorentini (2003), Tardif (2012) and their indications. This review, in addition to providing a new insight into the current scenario of teacher education, shows the categories that emerge related to the formation of teachers' trainers, among them the construction of teacher professionalism, teacher identity, professional development and the set of knowledges that the trainer possesses. All of these categories will be discussed in detail during this work. The in loco research was developed at the Federal Institute of Goiás - Campus Goiânia, specifically in the Mathematics Degree course. It became necessary to know the reality of this institution from the beginning of course creation until the present moment and also to understand how the process of creation of this specific course was analyzed through its Political Pedagogical Project. To obtain the data about the trainers, a research was carried out with students, teachers and the coordinator of the course. In each segment, different methodologies were adopted. In relation to the students, a questionnaire was applied, the coordinator participated in a semi-structured interview and the trainers of the selected teachers answered a questionnaire and also participated in a semi-structured interview. All these instruments served as a basis for future conclusions about the training of trainers. In addition to the analysis of the interviews and the questionnaires, all Completion Course Works were analyzed in the period between 2013-2016, with the objective of seeking possible convergences between the proposed themes with the training of the supervisor and with the performance of the teacher in basic education. After the analysis of all the researched material and data collected, we could observe that the formation of the trainers directly influences the construction of the knowledge employed in their teaching practice. The positioning of the respondents who have completed their studies in the area of Mathematics Education or Education make it clear that specific knowledge is necessary, but not enough to train new teachers. A more comprehensive training in teaching enables mathematics teachers to reflect, understand and transform their practices.Pontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de PedagogiaBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em EducaçãoAfonso, Lúcia Helena Rincónhttp://lattes.cnpq.br/6875047675834170Vaz, Duelci Aparecido de Freitashttp://lattes.cnpq.br/7087050865236814Barrio, Juan Bernardino Marqueshttp://lattes.cnpq.br/6859482550702496Lemos, Glen Cezarhttp://lattes.cnpq.br/9497163545267149Carneiro, Maria Esperança Fernandeshttp://lattes.cnpq.br/2078525746548579Lula, Kariton Pereira2017-08-09T19:37:17Z2017-06-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfLula, Kariton Pereira. A FORMAÇÃO DOS FORMADORES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: um estudo na Licenciatura em Matemática do IFG – Campus Goiânia. 2017. 371 f. 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