Os sentidos e significados das escolas de tempo integral para as/os estudantes da rede municipal de Palmas - Tocantins

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Ângela Roberta Felipe
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/5065
Resumo: Esta dissertação integra os projetos de pesquisas desenvolvidos na Linha de Pesquisa Educação, Sociedade e Cultura, no Diretório de Pesquisa do CNPq- PROPE/PUC Goiás e do Grupo de Pesquisa: Infância, Família e Sociedade. A questão central que se indagou foi quais os sentidos e significados das Escolas de Tempo Integral para as/os estudantes da rede municipal de Palmas/Tocantins? O objetivo geral desta pesquisa é apreender os sentidos e significados das Escolas de Tempo Integral para as/os estudantes da rede municipal de Palmas/TO. Como objetivos específicos: apresentar a contexto histórico da educação do Brasil; a idealização da educação integral; 2) contextualizar a história da educação de Palmas/Tocantins; 3) apreender os sentidos e significados de estudar em escolas de tempo integral a partir do olhar das/os estudantes. A metodologia utilizada foi à entrevista semiestruturada. Ao todo foram 23 estudantes, na faixa etária de 15 anos, todos/as concluindo o 9º ano. O corpus teórico foi constituído pelas seguintes referências: Marx (1988; 2006;2009); Saviani (2004; 2008; 2015); Vigotski (1991;1995;2004;2009) Chaui (2006); Cavaliere (2002; 2007, 2010); Alves (2013). O corpus empírico foi constituído pela referência de Aguiar, Aranha e Soares (2021) a qual a fonte de procedimento de análise qualitativo é denominado de "núcleos de significações", instrumento a qual possibilitou a apreensão dos sentidos e significados das Escolas de Tempo Integral para os/as estudantes. Em face ao objeto de investigação desta pesquisa, os sentidos e significados das/os estudantes em relação à Escola de Tempo Integral revelaram um contexto social e histórico sob a força de uma classe que contradiz uma concepção de educação integral. De forma aparente e imediata compreendem a Escola de Tempo Integral como uma escola que funciona o dia inteiro, com proposta de ampliação dos espaços físicos e tempo na escola. Esse tempo ampliado para as/os estudantes possibilitam uma maior socialização entre o corpo discente e docente e todos os outros mediadores. As atividades diversificadas suscitam conhecimentos e oportunidades de vivências das práticas esportivas e culturais, dentro e fora da escola. Porém, a partir de uma análise crítica sobre a verdadeira essência que está por trás da ampliação do tempo, em uma escola com princípios militares, foi revelado uma doutrinação de valores da classe dominante, formação educacional alienada, a qual reforça o projeto de educação da classe dominante sobre os dominados
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Como objetivos específicos: apresentar a contexto histórico da educação do Brasil; a idealização da educação integral; 2) contextualizar a história da educação de Palmas/Tocantins; 3) apreender os sentidos e significados de estudar em escolas de tempo integral a partir do olhar das/os estudantes. A metodologia utilizada foi à entrevista semiestruturada. Ao todo foram 23 estudantes, na faixa etária de 15 anos, todos/as concluindo o 9º ano. O corpus teórico foi constituído pelas seguintes referências: Marx (1988; 2006;2009); Saviani (2004; 2008; 2015); Vigotski (1991;1995;2004;2009) Chaui (2006); Cavaliere (2002; 2007, 2010); Alves (2013). O corpus empírico foi constituído pela referência de Aguiar, Aranha e Soares (2021) a qual a fonte de procedimento de análise qualitativo é denominado de "núcleos de significações", instrumento a qual possibilitou a apreensão dos sentidos e significados das Escolas de Tempo Integral para os/as estudantes. Em face ao objeto de investigação desta pesquisa, os sentidos e significados das/os estudantes em relação à Escola de Tempo Integral revelaram um contexto social e histórico sob a força de uma classe que contradiz uma concepção de educação integral. De forma aparente e imediata compreendem a Escola de Tempo Integral como uma escola que funciona o dia inteiro, com proposta de ampliação dos espaços físicos e tempo na escola. Esse tempo ampliado para as/os estudantes possibilitam uma maior socialização entre o corpo discente e docente e todos os outros mediadores. As atividades diversificadas suscitam conhecimentos e oportunidades de vivências das práticas esportivas e culturais, dentro e fora da escola. Porém, a partir de uma análise crítica sobre a verdadeira essência que está por trás da ampliação do tempo, em uma escola com princípios militares, foi revelado uma doutrinação de valores da classe dominante, formação educacional alienada, a qual reforça o projeto de educação da classe dominante sobre os dominadosThis dissertation integrates research projects developed in the Education, Society, and Culture Research Line and in the CNPq Research Directory - PROPE/PUC Goiás, the research group: childhood, family and society. the main question was, what are the senses and significances of a full-time school for the students in the municipal education system of Palmas -To. The specific objectives are as follows: 1)the concept of an comprehensive integral education; 2) contextualize the history of education in Palmas/Tocantins; 3) grasp the senses and significance of studying in full-time schools from the perspective of the students. The methodology used was semi-structured interviews. In total there were 23 students, aged 15, all completing the 9th yearThe theoretical framework included references from Marx (1988; 2006; 2009); Saviani (2004; 2008; 2015); Vygotsky (1991; 1995; 2004; 2009); Chauí (2006); Cavaliere (2002; 2007; 2010); Alves (2013). The empirical corpus by the reference of Aguiar, Aranha and Soares (2021), which uses the qualitative was constituted by the source of qualitative analysis called "cores of meanings," as an instrument for capturing the formation of senses and significance of students about the research. In the face of the research subject, the senses and significances of students at full-time schools revealed a social and historical context, influenced by a class that contradicts a conception of an comprehensive education in a superficial and immediately, students understand that staying in full-time school with a greater physical space, makes possible a better socialization with other students, teaching staffand all mediators. The diversified activities provide knowledge and opportunities for experiences in sports and cultural practicies within and outside the school. However, a critical analysis of a true essence about extension of time, mainly in a scholl with military principles, an indoctrination of values was indicated, as well as an alienated education training, supporting the educational agenda of a dominant class over the subordinatesPontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e HumanidadesBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em EducaçãoRodrigues, Divino de Jesus da SilvaCavalcante, Cláudia Valentehttp://lattes.cnpq.br/2596699122693694Oliveira, Adélia Augusta Souto dehttp://lattes.cnpq.br/4894189514649369Campos, Ângela Roberta Felipe2024-06-20T23:06:59Z2024-03-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCAMPOS, Ângela Roberta Felipe. Os sentidos e significados das escolas de tempo integral para as/os estudantes da rede municipal de Palmas - Tocantins. 2024. 137 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2024.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/5065porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-06-21T04:00:14Zoai:ambar:tede/5065Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-06-21T04:00:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
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