RELATOS VERBAIS DE CONSUMIDORES EM AVALIAÇÕES ON-LINE: PROSPECÇÃO COMPUTACIONAL E INTERPRETAÇÕES COM BASE NO BEHAVIORAL PERSPECTIVE MODEL (BPM)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
Texto Completo: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4036 |
Resumo: | A grande quantidade de informações disponíveis na internet tem viabilizado numerosas investigações de caráter multidisciplinar com o objetivo de entender nuances do comportamento de consumo humano, especialmente identificar as opiniões das pessoas sobre produtos e serviços. A partir do Behavioral Perspective Model (BPM), análises do comportamento do consumidor podem ser realizadas considerando variáveis antecedentes (cenário do comportamento e história de aprendizagem do consumidor) e consequências (reforços e punições, utilitários e informativos) à ocorrência do comportamento. A presente tese investigou o comportamento de consumo no contexto do turismo, com o BPM como suporte teórico para interpretações de dados verbais extraídos de comentários disponíveis no TripAdvisor®, website do setor. Para tanto, analisaram-se as respostas verbais de turistas-consumidores no processo de “opinar on-line” sobre componentes de produtos turísticos (especificamente, acomodações – ACO, restaurantes – RES e atrações – ATR). Os participantes da pesquisa foram os indivíduos (desconhecidos) que, entre o início de fevereiro e o final de março de 2017, emitiram, no TripAdvisor®, 6.438.497 comentários distribuídos entre os 100 destinos turísticos brasileiros mais avaliados. Descrita em dois estudos (Estudo 1 [E1] e Estudo 2 [E2]), a pesquisa de tese se propôs a: a) extração e análise de informações verbais (comentários) dos turistas com base na técnica computacional Análise de Sentimentos (AS); extração do número de indicações avaliativas dos componentes do produto turístico (ACO, RES e ATR) emitidas por turistas-consumidores com diferentes status como TripColaboradores; extração do número de votos úteis (Likes) nos comentários; b) descrever o responder avaliativo polarizado atribuído aos 100 destinos turísticos avaliados e analisar interpretativamente tal responder a partir do BPM. O E1 resultou no desenvolvimento da ferramenta SentimentALL, com foco no módulo de AS, e na geração das variáveis primárias exploradas no E2 (n = 197). No E2, dados gerados no E1 e medidas derivadas foram explorados (descritos em rankings e análises de correlação) e interpretados com recurso ao referencial conceitual do BPM. De caráter fundamentalmente exploratório, o esforço interpretativo sugeriu linhas profícuas de pesquisa e a utilidade da integração entre conhecimentos computacionais e psicológicos. |
id |
PUC_GO_41b7544ac0fb31e367f37c8f6725d6c5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ambar:tede/4036 |
network_acronym_str |
PUC_GO |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository_id_str |
6593 |
spelling |
RELATOS VERBAIS DE CONSUMIDORES EM AVALIAÇÕES ON-LINE: PROSPECÇÃO COMPUTACIONAL E INTERPRETAÇÕES COM BASE NO BEHAVIORAL PERSPECTIVE MODEL (BPM)Comportamento do consumidor; Behavioral Perspective Model; Análise de Sentimento; Turismo; Avaliações positivas; Avaliações negativas.Consumer behavior; Behavioral Perspective Model; Sentiment Analysis; Tourism; Positive evaluations; Negative evaluationsCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAA grande quantidade de informações disponíveis na internet tem viabilizado numerosas investigações de caráter multidisciplinar com o objetivo de entender nuances do comportamento de consumo humano, especialmente identificar as opiniões das pessoas sobre produtos e serviços. A partir do Behavioral Perspective Model (BPM), análises do comportamento do consumidor podem ser realizadas considerando variáveis antecedentes (cenário do comportamento e história de aprendizagem do consumidor) e consequências (reforços e punições, utilitários e informativos) à ocorrência do comportamento. A presente tese investigou o comportamento de consumo no contexto do turismo, com o BPM como suporte teórico para interpretações de dados verbais extraídos de comentários disponíveis no TripAdvisor®, website do setor. Para tanto, analisaram-se as respostas verbais de turistas-consumidores no processo de “opinar on-line” sobre componentes de produtos turísticos (especificamente, acomodações – ACO, restaurantes – RES e atrações – ATR). Os participantes da pesquisa foram os indivíduos (desconhecidos) que, entre o início de fevereiro e o final de março de 2017, emitiram, no TripAdvisor®, 6.438.497 comentários distribuídos entre os 100 destinos turísticos brasileiros mais avaliados. Descrita em dois estudos (Estudo 1 [E1] e Estudo 2 [E2]), a pesquisa de tese se propôs a: a) extração e análise de informações verbais (comentários) dos turistas com base na técnica computacional Análise de Sentimentos (AS); extração do número de indicações avaliativas dos componentes do produto turístico (ACO, RES e ATR) emitidas por turistas-consumidores com diferentes status como TripColaboradores; extração do número de votos úteis (Likes) nos comentários; b) descrever o responder avaliativo polarizado atribuído aos 100 destinos turísticos avaliados e analisar interpretativamente tal responder a partir do BPM. O E1 resultou no desenvolvimento da ferramenta SentimentALL, com foco no módulo de AS, e na geração das variáveis primárias exploradas no E2 (n = 197). No E2, dados gerados no E1 e medidas derivadas foram explorados (descritos em rankings e análises de correlação) e interpretados com recurso ao referencial conceitual do BPM. De caráter fundamentalmente exploratório, o esforço interpretativo sugeriu linhas profícuas de pesquisa e a utilidade da integração entre conhecimentos computacionais e psicológicos.The vast amount of information available on the Internet have enabled numerous multidisciplinar investigations aimed to understand nuances of human consumption behavior, especially to identify people's opinions about products and services. From Behavioral Perspective Model (BPM), consumer behavior analysis can be conducted focusing on antecedent variables (behavioral setting and consumer learning history) and consequences (reinforcement and punishment, utilitarian and informative) to the occurrence of behavior. The present thesis investigated consumption behavior in the context of tourism, with BPM as theoretical support for interpretations of verbal data extracted from comments available on the TripAdvisor®, a website about tourism. Verbal responses of tourism consumers, engaged in the process of online avaluation of components of tourism products (specifically, Accommodations [ACO], Restaurants [RES] and Attractions [ATR]), were analyzed. Research participants were the unknown individuals who, between the beginning of February and the end of March 2017, emitted 6.438.497 comments distributed among the 100 most evaluated Brazilian touristic destinations at TribAdvisor®. In two studies (Study 1 [E1] and Study 2 [E2]), the thesis research aimed at: a) extraction and analysis of tourist´s verbal information (commentaries) throught a Sentiment Analysis (SA) computational technique; extraction the number of touristic product component (ACO, RES e ATR) evaluative indications emitted by tourism consumers with different statuses as TripColaborators; extraction of the number of votes (Likes) to the comments; b) describe the polarized evaluative response attributed to the 100 evaluated touristic destinations and interpret such responding considering BPM concepts. E1 resulted in the successful development of the SentimentALL tool, focusing on the AS module, and the generation the primary variables explored in E2 (n = 197). In E2, data generated in E1 and derived measures were explored (described in rankings and correlation analyzes) and interpreted using the BPM conceptual framework. With a fundamental exploratory caracter, the interpretative effort suggested profitable research lines and utility of the computational and psychological knowledges integration.Pontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Ciências Sociais e Saúde::Curso de PsicologiaBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em PsicologiaNalini, Lauro Eugênio Guimarãeshttp://lattes.cnpq.br/7555089672749145Nalini, Lauro Eugênio Guimarãeshttp://lattes.cnpq.br/7555089672749145Neto, Jorge Mendes de Oliveira Castrohttp://lattes.cnpq.br/0556918650312258Esperidião, André Luiz Barretohttp://lattes.cnpq.br/2456337352206378Coelho, Cristianohttp://lattes.cnpq.br/0905415720792566Brito, Parcilene Fernandes de2018-09-27T18:13:44Z2018-06-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfBrito, Parcilene Fernandes de. RELATOS VERBAIS DE CONSUMIDORES EM AVALIAÇÕES ON-LINE: PROSPECÇÃO COMPUTACIONAL E INTERPRETAÇÕES COM BASE NO BEHAVIORAL PERSPECTIVE MODEL (BPM). 2018.182 fl. Tese( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO .http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4036porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2018-09-28T04:00:25Zoai:ambar:tede/4036Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932018-09-28T04:00:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
RELATOS VERBAIS DE CONSUMIDORES EM AVALIAÇÕES ON-LINE: PROSPECÇÃO COMPUTACIONAL E INTERPRETAÇÕES COM BASE NO BEHAVIORAL PERSPECTIVE MODEL (BPM) |
title |
RELATOS VERBAIS DE CONSUMIDORES EM AVALIAÇÕES ON-LINE: PROSPECÇÃO COMPUTACIONAL E INTERPRETAÇÕES COM BASE NO BEHAVIORAL PERSPECTIVE MODEL (BPM) |
spellingShingle |
RELATOS VERBAIS DE CONSUMIDORES EM AVALIAÇÕES ON-LINE: PROSPECÇÃO COMPUTACIONAL E INTERPRETAÇÕES COM BASE NO BEHAVIORAL PERSPECTIVE MODEL (BPM) Brito, Parcilene Fernandes de Comportamento do consumidor; Behavioral Perspective Model; Análise de Sentimento; Turismo; Avaliações positivas; Avaliações negativas. Consumer behavior; Behavioral Perspective Model; Sentiment Analysis; Tourism; Positive evaluations; Negative evaluations CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
title_short |
RELATOS VERBAIS DE CONSUMIDORES EM AVALIAÇÕES ON-LINE: PROSPECÇÃO COMPUTACIONAL E INTERPRETAÇÕES COM BASE NO BEHAVIORAL PERSPECTIVE MODEL (BPM) |
title_full |
RELATOS VERBAIS DE CONSUMIDORES EM AVALIAÇÕES ON-LINE: PROSPECÇÃO COMPUTACIONAL E INTERPRETAÇÕES COM BASE NO BEHAVIORAL PERSPECTIVE MODEL (BPM) |
title_fullStr |
RELATOS VERBAIS DE CONSUMIDORES EM AVALIAÇÕES ON-LINE: PROSPECÇÃO COMPUTACIONAL E INTERPRETAÇÕES COM BASE NO BEHAVIORAL PERSPECTIVE MODEL (BPM) |
title_full_unstemmed |
RELATOS VERBAIS DE CONSUMIDORES EM AVALIAÇÕES ON-LINE: PROSPECÇÃO COMPUTACIONAL E INTERPRETAÇÕES COM BASE NO BEHAVIORAL PERSPECTIVE MODEL (BPM) |
title_sort |
RELATOS VERBAIS DE CONSUMIDORES EM AVALIAÇÕES ON-LINE: PROSPECÇÃO COMPUTACIONAL E INTERPRETAÇÕES COM BASE NO BEHAVIORAL PERSPECTIVE MODEL (BPM) |
author |
Brito, Parcilene Fernandes de |
author_facet |
Brito, Parcilene Fernandes de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nalini, Lauro Eugênio Guimarães http://lattes.cnpq.br/7555089672749145 Nalini, Lauro Eugênio Guimarães http://lattes.cnpq.br/7555089672749145 Neto, Jorge Mendes de Oliveira Castro http://lattes.cnpq.br/0556918650312258 Esperidião, André Luiz Barreto http://lattes.cnpq.br/2456337352206378 Coelho, Cristiano http://lattes.cnpq.br/0905415720792566 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brito, Parcilene Fernandes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comportamento do consumidor; Behavioral Perspective Model; Análise de Sentimento; Turismo; Avaliações positivas; Avaliações negativas. Consumer behavior; Behavioral Perspective Model; Sentiment Analysis; Tourism; Positive evaluations; Negative evaluations CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
topic |
Comportamento do consumidor; Behavioral Perspective Model; Análise de Sentimento; Turismo; Avaliações positivas; Avaliações negativas. Consumer behavior; Behavioral Perspective Model; Sentiment Analysis; Tourism; Positive evaluations; Negative evaluations CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
description |
A grande quantidade de informações disponíveis na internet tem viabilizado numerosas investigações de caráter multidisciplinar com o objetivo de entender nuances do comportamento de consumo humano, especialmente identificar as opiniões das pessoas sobre produtos e serviços. A partir do Behavioral Perspective Model (BPM), análises do comportamento do consumidor podem ser realizadas considerando variáveis antecedentes (cenário do comportamento e história de aprendizagem do consumidor) e consequências (reforços e punições, utilitários e informativos) à ocorrência do comportamento. A presente tese investigou o comportamento de consumo no contexto do turismo, com o BPM como suporte teórico para interpretações de dados verbais extraídos de comentários disponíveis no TripAdvisor®, website do setor. Para tanto, analisaram-se as respostas verbais de turistas-consumidores no processo de “opinar on-line” sobre componentes de produtos turísticos (especificamente, acomodações – ACO, restaurantes – RES e atrações – ATR). Os participantes da pesquisa foram os indivíduos (desconhecidos) que, entre o início de fevereiro e o final de março de 2017, emitiram, no TripAdvisor®, 6.438.497 comentários distribuídos entre os 100 destinos turísticos brasileiros mais avaliados. Descrita em dois estudos (Estudo 1 [E1] e Estudo 2 [E2]), a pesquisa de tese se propôs a: a) extração e análise de informações verbais (comentários) dos turistas com base na técnica computacional Análise de Sentimentos (AS); extração do número de indicações avaliativas dos componentes do produto turístico (ACO, RES e ATR) emitidas por turistas-consumidores com diferentes status como TripColaboradores; extração do número de votos úteis (Likes) nos comentários; b) descrever o responder avaliativo polarizado atribuído aos 100 destinos turísticos avaliados e analisar interpretativamente tal responder a partir do BPM. O E1 resultou no desenvolvimento da ferramenta SentimentALL, com foco no módulo de AS, e na geração das variáveis primárias exploradas no E2 (n = 197). No E2, dados gerados no E1 e medidas derivadas foram explorados (descritos em rankings e análises de correlação) e interpretados com recurso ao referencial conceitual do BPM. De caráter fundamentalmente exploratório, o esforço interpretativo sugeriu linhas profícuas de pesquisa e a utilidade da integração entre conhecimentos computacionais e psicológicos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-27T18:13:44Z 2018-06-29 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Brito, Parcilene Fernandes de. RELATOS VERBAIS DE CONSUMIDORES EM AVALIAÇÕES ON-LINE: PROSPECÇÃO COMPUTACIONAL E INTERPRETAÇÕES COM BASE NO BEHAVIORAL PERSPECTIVE MODEL (BPM). 2018.182 fl. Tese( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO . http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4036 |
identifier_str_mv |
Brito, Parcilene Fernandes de. RELATOS VERBAIS DE CONSUMIDORES EM AVALIAÇÕES ON-LINE: PROSPECÇÃO COMPUTACIONAL E INTERPRETAÇÕES COM BASE NO BEHAVIORAL PERSPECTIVE MODEL (BPM). 2018.182 fl. Tese( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO . |
url |
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4036 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Escola de Ciências Sociais e Saúde::Curso de Psicologia Brasil PUC Goiás Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Escola de Ciências Sociais e Saúde::Curso de Psicologia Brasil PUC Goiás Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br |
_version_ |
1809202268909600768 |