AS ESTRATÉGIAS DE REDESCRIÇÃO NA ANÁLISE DO TRIPÉ GENÊRO, EDUCAÇÃO E CULTURA NO CONTEXTO DO FILME ESCRITORES DA LIBERDADE.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
Texto Completo: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/2201 |
Resumo: | A tarefa de desenvolver um debate que possibilite novos significados para as relações sociais e, de certo modo, para que se construa um mundo melhor e relações sociais mais justas e democráticas, encontra, na redescrição de Richard Rorty (2005), um solo fértil para ser semeada e cultivada. Assim, a escolha pelo filme Escritores da Liberdade permitiu uma análise das estratégias de redescrição no tripé gênero, educação e cultura, prevalecendo, nas duas primeiras, a narrativa de histórias que tratam dos direitos já assegurados legalmente; já a terceira transcende o legal, sendo vista como algo impossível ou até estranho de aceitar-se em sociedade. Contudo, o importante é que haja uma narrativa. Esta dissertação apresenta três capítulos, desenvolvidos da seguinte forma: o primeiro refere-se à análise da relação entre a mulher e a educação; o segundo privilegia o debate dos conceitos de democracia, cidadania e cultura; o terceiro destaca a sala de aula 203 do filme, sua redescrição e o papel socioeducativo do Serviço Social no acesso ao direito à educação. As estratégias de redescrição na análise do tripé: gênero, educação e cultura no contexto do filme Escritores da Liberdade permitiram um novo olhar sobre a educação, em especial sobre a especificidade feminina, por contribuir diretamente para a construção da cidadania e da democracia. Acredita-se que, embora a intenção do produtor do filme fosse abordar temas relacionados ao ensino-aprendizagem, a redescrição esteve presente em toda a história, em virtude da desconstrução e construção dos novos hábitos dos alunos e da professora Erin Gruwell. Isso configura a possibilidade de escrever novos significados, novas abordagens, novos vocabulários de tudo aquilo que se acreditava ter esgotado. |
id |
PUC_GO_45596d21276808e1e43e380cbcc16b38 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ambar:tede/2201 |
network_acronym_str |
PUC_GO |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository_id_str |
6593 |
spelling |
AS ESTRATÉGIAS DE REDESCRIÇÃO NA ANÁLISE DO TRIPÉ GENÊRO, EDUCAÇÃO E CULTURA NO CONTEXTO DO FILME ESCRITORES DA LIBERDADE.GêneroEducaçãoCulturaRedescriçãoGenderEducationCultureRedescriptionCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALA tarefa de desenvolver um debate que possibilite novos significados para as relações sociais e, de certo modo, para que se construa um mundo melhor e relações sociais mais justas e democráticas, encontra, na redescrição de Richard Rorty (2005), um solo fértil para ser semeada e cultivada. Assim, a escolha pelo filme Escritores da Liberdade permitiu uma análise das estratégias de redescrição no tripé gênero, educação e cultura, prevalecendo, nas duas primeiras, a narrativa de histórias que tratam dos direitos já assegurados legalmente; já a terceira transcende o legal, sendo vista como algo impossível ou até estranho de aceitar-se em sociedade. Contudo, o importante é que haja uma narrativa. Esta dissertação apresenta três capítulos, desenvolvidos da seguinte forma: o primeiro refere-se à análise da relação entre a mulher e a educação; o segundo privilegia o debate dos conceitos de democracia, cidadania e cultura; o terceiro destaca a sala de aula 203 do filme, sua redescrição e o papel socioeducativo do Serviço Social no acesso ao direito à educação. As estratégias de redescrição na análise do tripé: gênero, educação e cultura no contexto do filme Escritores da Liberdade permitiram um novo olhar sobre a educação, em especial sobre a especificidade feminina, por contribuir diretamente para a construção da cidadania e da democracia. Acredita-se que, embora a intenção do produtor do filme fosse abordar temas relacionados ao ensino-aprendizagem, a redescrição esteve presente em toda a história, em virtude da desconstrução e construção dos novos hábitos dos alunos e da professora Erin Gruwell. Isso configura a possibilidade de escrever novos significados, novas abordagens, novos vocabulários de tudo aquilo que se acreditava ter esgotado.The task of developing a debate that enables new purposes in social relations and, in a way, to build a better world, with more equitable and more democratic social relations. These are tasks presented in the redescription, by Richard Rorty (2005), as a fertile soil to be sown and cultivated. In this sense, by choosing the movie "Freedom Writers," in which ables to propose an analysis of strategies to redefine gender, education and culture. According to Rorty (2005) there are three redefining strategies. In the first and second ones prevail stories that deal with legally rights already guaranteed by the law and the third one transcends the legal matter, considered impossible or even strange to be accepted by the society. However it is important that it has a narrative. This dissertation presents three chapters. The first refers to the analysis of the relationship between the woman and education, the second focus on the discussion of democracy, citizenship and culture concepts and the third one highlights the classroom 203 from the film, by its redescription and the role of Social Work in right to education. The strategies of redescription in tripod gender, education and culture in the context of the film "Freedom Writers" allowed a new perspective on education, especially on the female role, who contributes directly in the construction of citizenship and democracy. It is believed that although the film production would address issues related to teaching and learning, the redescription is presented throughout the story, due to the deconstruction and construction of students and the teacher Erin Gruwell new habits. This sets up the possibility of writing new meanings, new approaches, new vocabularies from everything that was believed to have been exhausted.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásServiço SocialRocha, Maria José Pereirahttp://lattes.cnpq.br/9190041375160574Sousa, Regina Sueli dehttp://lattes.cnpq.br/1520675432332881Neves, Denise Carmen de Andradehttp://lattes.cnpq.br/1646779275185882Barros, Claudia Correia da Silva2016-08-10T10:32:22Z2015-09-032015-03-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBARROS, Claudia Correia da Silva. AS ESTRATÉGIAS DE REDESCRIÇÃO NA ANÁLISE DO TRIPÉ GENÊRO, EDUCAÇÃO E CULTURA NO CONTEXTO DO FILME ESCRITORES DA LIBERDADE.. 2015. 90 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2015.http://localhost:8080/tede/handle/tede/2201porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-04T20:24:16Zoai:ambar:tede/2201Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-04T20:24:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AS ESTRATÉGIAS DE REDESCRIÇÃO NA ANÁLISE DO TRIPÉ GENÊRO, EDUCAÇÃO E CULTURA NO CONTEXTO DO FILME ESCRITORES DA LIBERDADE. |
title |
AS ESTRATÉGIAS DE REDESCRIÇÃO NA ANÁLISE DO TRIPÉ GENÊRO, EDUCAÇÃO E CULTURA NO CONTEXTO DO FILME ESCRITORES DA LIBERDADE. |
spellingShingle |
AS ESTRATÉGIAS DE REDESCRIÇÃO NA ANÁLISE DO TRIPÉ GENÊRO, EDUCAÇÃO E CULTURA NO CONTEXTO DO FILME ESCRITORES DA LIBERDADE. Barros, Claudia Correia da Silva Gênero Educação Cultura Redescrição Gender Education Culture Redescription CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL |
title_short |
AS ESTRATÉGIAS DE REDESCRIÇÃO NA ANÁLISE DO TRIPÉ GENÊRO, EDUCAÇÃO E CULTURA NO CONTEXTO DO FILME ESCRITORES DA LIBERDADE. |
title_full |
AS ESTRATÉGIAS DE REDESCRIÇÃO NA ANÁLISE DO TRIPÉ GENÊRO, EDUCAÇÃO E CULTURA NO CONTEXTO DO FILME ESCRITORES DA LIBERDADE. |
title_fullStr |
AS ESTRATÉGIAS DE REDESCRIÇÃO NA ANÁLISE DO TRIPÉ GENÊRO, EDUCAÇÃO E CULTURA NO CONTEXTO DO FILME ESCRITORES DA LIBERDADE. |
title_full_unstemmed |
AS ESTRATÉGIAS DE REDESCRIÇÃO NA ANÁLISE DO TRIPÉ GENÊRO, EDUCAÇÃO E CULTURA NO CONTEXTO DO FILME ESCRITORES DA LIBERDADE. |
title_sort |
AS ESTRATÉGIAS DE REDESCRIÇÃO NA ANÁLISE DO TRIPÉ GENÊRO, EDUCAÇÃO E CULTURA NO CONTEXTO DO FILME ESCRITORES DA LIBERDADE. |
author |
Barros, Claudia Correia da Silva |
author_facet |
Barros, Claudia Correia da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rocha, Maria José Pereira http://lattes.cnpq.br/9190041375160574 Sousa, Regina Sueli de http://lattes.cnpq.br/1520675432332881 Neves, Denise Carmen de Andrade http://lattes.cnpq.br/1646779275185882 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barros, Claudia Correia da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gênero Educação Cultura Redescrição Gender Education Culture Redescription CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL |
topic |
Gênero Educação Cultura Redescrição Gender Education Culture Redescription CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL |
description |
A tarefa de desenvolver um debate que possibilite novos significados para as relações sociais e, de certo modo, para que se construa um mundo melhor e relações sociais mais justas e democráticas, encontra, na redescrição de Richard Rorty (2005), um solo fértil para ser semeada e cultivada. Assim, a escolha pelo filme Escritores da Liberdade permitiu uma análise das estratégias de redescrição no tripé gênero, educação e cultura, prevalecendo, nas duas primeiras, a narrativa de histórias que tratam dos direitos já assegurados legalmente; já a terceira transcende o legal, sendo vista como algo impossível ou até estranho de aceitar-se em sociedade. Contudo, o importante é que haja uma narrativa. Esta dissertação apresenta três capítulos, desenvolvidos da seguinte forma: o primeiro refere-se à análise da relação entre a mulher e a educação; o segundo privilegia o debate dos conceitos de democracia, cidadania e cultura; o terceiro destaca a sala de aula 203 do filme, sua redescrição e o papel socioeducativo do Serviço Social no acesso ao direito à educação. As estratégias de redescrição na análise do tripé: gênero, educação e cultura no contexto do filme Escritores da Liberdade permitiram um novo olhar sobre a educação, em especial sobre a especificidade feminina, por contribuir diretamente para a construção da cidadania e da democracia. Acredita-se que, embora a intenção do produtor do filme fosse abordar temas relacionados ao ensino-aprendizagem, a redescrição esteve presente em toda a história, em virtude da desconstrução e construção dos novos hábitos dos alunos e da professora Erin Gruwell. Isso configura a possibilidade de escrever novos significados, novas abordagens, novos vocabulários de tudo aquilo que se acreditava ter esgotado. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-03 2015-03-31 2016-08-10T10:32:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
BARROS, Claudia Correia da Silva. AS ESTRATÉGIAS DE REDESCRIÇÃO NA ANÁLISE DO TRIPÉ GENÊRO, EDUCAÇÃO E CULTURA NO CONTEXTO DO FILME ESCRITORES DA LIBERDADE.. 2015. 90 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2015. http://localhost:8080/tede/handle/tede/2201 |
identifier_str_mv |
BARROS, Claudia Correia da Silva. AS ESTRATÉGIAS DE REDESCRIÇÃO NA ANÁLISE DO TRIPÉ GENÊRO, EDUCAÇÃO E CULTURA NO CONTEXTO DO FILME ESCRITORES DA LIBERDADE.. 2015. 90 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2015. |
url |
http://localhost:8080/tede/handle/tede/2201 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Ciências Humanas BR PUC Goiás Serviço Social |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Ciências Humanas BR PUC Goiás Serviço Social |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br |
_version_ |
1809202256823713792 |