Finalidades educativas da escola: formação de professores a partir da Resolução Nº 2 de 1º de julho de 2015

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Daniel Junior de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4983
Resumo: Esta pesquisa encontra-se vinculada à Linha de Pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos, do Programa de Pós-graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. No contexto social e histórico do século XXI, com o avanço avassalador do capitalismo e do modelo econômico neoliberal, as finalidades da educação escolar têm sido objeto de disputa por segmentos diversos da sociedade e sua definição afeta a formação de professores. No caso brasileiro, é indubitável a influência neoliberal nas decisões políticas em torno da formação de professores para a educação básica. Desse modo, partiu-se da indagação: Em que medida finalidades educativas para a escola, definidas nas políticas oficiais, se projetam nas concepções de formação de professores inscritas na Resolução N.2/2015 e como incidem na qualidade social e pedagógica de cursos de formação de professores para a Educação Básica? O objetivo geral da pesquisa foi analisar as concepções de finalidades educativas da educação escolar nos documentos legais e como se projetam nas concepções de formação de professores, tal como inscritas na Resolução CNE N. 2/2015 (e Parecer correspondente) e os desdobramentos para a qualidade social e pedagógica dos cursos de formação de professores para a Educação Básica. Os objetivos específicos foram: a) investigar e analisar as finalidades educativas da educação escolar nas políticas educacionais no Brasil e as implicações na concepção de formação de professores; b) analisar a Resolução n. 2/2015 e Parecer correspondente, em relação às concepções de formação presentes nesse documento; c) discutir as implicações dessas concepções na formação profissional de professores no contexto brasileiro; d) contribuir para repensar e rediscutir as finalidades e a realização da formação de professores numa perspectiva crítica em oposição à orientação neoliberal. Para a fundamentação teórica, recorreu-se aos trabalhos de Lenoir, Lessard e Libâneo acerca das finalidades educativas da escola no século XXI, utilizando-se também outros autores brasileiros e estrangeiros. Em relação à formação de professores, este trabalho busca alicerçar-se na epistemologia da práxis como posicionamento constituído em uma visão de formação de professores crítica contra-hegemônica, que busca a transformação social da realidade por meio da educação. Tendo como orientação a concepção materialista histórico-dialética do conhecimento, os procedimentos metodológicos foram a análise documental e a pesquisa bibliográfica. A análise permitiu identificar que a formação de professores de que trata a Resolução n. 2, de 1º de julho de 2015, no que se refere a formação pedagógica para graduados não licenciados, reflete um caráter neoliberal ao restringir os conhecimentos pedagógicos do professor e, consequentemente, prejudicar e empobrecer sua formação e a dos seus alunos na Educação Básica, o que não está em contradição com princípios neoliberais para esta etapa da escolarização. Compreende-se que a referida Resolução possui intencionalidade explícita de promover a formação de professores de forma rápida e emergencial, mas, em essência, produz aligeiramento e prejuízo da qualidade da formação de professores para a educação básica
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No caso brasileiro, é indubitável a influência neoliberal nas decisões políticas em torno da formação de professores para a educação básica. Desse modo, partiu-se da indagação: Em que medida finalidades educativas para a escola, definidas nas políticas oficiais, se projetam nas concepções de formação de professores inscritas na Resolução N.2/2015 e como incidem na qualidade social e pedagógica de cursos de formação de professores para a Educação Básica? O objetivo geral da pesquisa foi analisar as concepções de finalidades educativas da educação escolar nos documentos legais e como se projetam nas concepções de formação de professores, tal como inscritas na Resolução CNE N. 2/2015 (e Parecer correspondente) e os desdobramentos para a qualidade social e pedagógica dos cursos de formação de professores para a Educação Básica. Os objetivos específicos foram: a) investigar e analisar as finalidades educativas da educação escolar nas políticas educacionais no Brasil e as implicações na concepção de formação de professores; b) analisar a Resolução n. 2/2015 e Parecer correspondente, em relação às concepções de formação presentes nesse documento; c) discutir as implicações dessas concepções na formação profissional de professores no contexto brasileiro; d) contribuir para repensar e rediscutir as finalidades e a realização da formação de professores numa perspectiva crítica em oposição à orientação neoliberal. Para a fundamentação teórica, recorreu-se aos trabalhos de Lenoir, Lessard e Libâneo acerca das finalidades educativas da escola no século XXI, utilizando-se também outros autores brasileiros e estrangeiros. Em relação à formação de professores, este trabalho busca alicerçar-se na epistemologia da práxis como posicionamento constituído em uma visão de formação de professores crítica contra-hegemônica, que busca a transformação social da realidade por meio da educação. Tendo como orientação a concepção materialista histórico-dialética do conhecimento, os procedimentos metodológicos foram a análise documental e a pesquisa bibliográfica. A análise permitiu identificar que a formação de professores de que trata a Resolução n. 2, de 1º de julho de 2015, no que se refere a formação pedagógica para graduados não licenciados, reflete um caráter neoliberal ao restringir os conhecimentos pedagógicos do professor e, consequentemente, prejudicar e empobrecer sua formação e a dos seus alunos na Educação Básica, o que não está em contradição com princípios neoliberais para esta etapa da escolarização. Compreende-se que a referida Resolução possui intencionalidade explícita de promover a formação de professores de forma rápida e emergencial, mas, em essência, produz aligeiramento e prejuízo da qualidade da formação de professores para a educação básicaProcesses, of the Postgraduate Program in Education at the Pontifical Catholic University of Goiás. In the social and historical context of the 21st century, with the overwhelming advance of capitalism and the model neoliberal economy, the purposes of school education have been the subject of dispute by different segments of society and its definition affects teacher training. In the Brazilian case, the neoliberal influence on political decisions surrounding teacher training for basic education is undoubted. In this way, we started with the question: To what extent are educational purposes for the school, defined in official policies, projected in the conceptions of teacher training included in Resolution N.2/2015 and how do they affect the social and pedagogical quality of teaching courses? teacher training for Basic Education? The general objective of the research was to analyze the conceptions of educational purposes of school education in legal documents and how they are projected in the conceptions of teacher training, as stated in CNE Resolution N. 2/2015 (and corresponding Opinion) and the consequences for the social and pedagogical quality of teacher training courses for Basic Education. The specific objectives were: a) to investigate and analyze the educational purposes of school education in educational policies in Brazil and the implications for the conception of teacher training; b) analyze Resolution no. 2/2015 and corresponding Opinion, in relation to the training concepts present in this document; c) discuss the implications of these concepts in the professional training of teachers in the Brazilian context; d) contribute to rethinking and re-discussing the purposes and implementation of teacher training from a critical perspective as opposed to the neoliberal orientation. For the theoretical foundation, we used the works of Lenoir, Lessard and Libâneo on the educational purposes of schools in the 21st century, also using other Brazilian and foreign authors. In relation to teacher training, this work seeks to be based on the epistemology of praxis as a positioning constituted in a critical counterhegemonic vision of teacher training, which seeks the social transformation of reality through education. Taking the historical-dialectic materialist conception of knowledge as guidance, the methodological procedures were documentary analysis and bibliographical research. The analysis made it possible to identify that the teacher training referred to in Resolution no. 2, of July 1, 2015, with regard to pedagogical training for non-graduates, reflects a neoliberal character by restricting the teacher's pedagogical knowledge and, consequently, harming and impoverishing their training and that of their students in Basic Education, which is not in contradiction with neoliberal principles for this stage of schooling. It is understood that the aforementioned Resolution has the explicit intention of promoting teacher training in a rapid and emergency manner, but, in essence, it produces a slowdown and harm to the quality of teacher training for basic educationPontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e HumanidadesBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em EducaçãoFreitas, Raquel Aparecida Marra da Madeirahttp://lattes.cnpq.br/4340349253071492Libâneo, José Carloshttp://lattes.cnpq.br/7261628151334430Cavalcante, Cláudia Valentehttp://lattes.cnpq.br/2596699122693694Callas, Danielle Girottihttp://lattes.cnpq.br/0292925175088129Pessoni, Lucineide Maria de Limahttp://lattes.cnpq.br/9393586491556184Oliveira, Daniel Junior de2023-11-23T17:45:12Z2023-08-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Daniel Junior de. Finalidades educativas da escola: formação de professores a partir da Resolução Nº 2 de 1º de julho de 2015. 2023. 205 f. Tese (Doutorado em Educação) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2023.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4983porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2023-11-24T04:00:32Zoai:ambar:tede/4983Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932023-11-24T04:00:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
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