O ENSINO POLICIAL E A FORMAÇÃO DE OFICIAIS NA ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE GOIÁS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Baltazar Donizete de
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3779
Resumo: A presente dissertação consta de um estudo sobre o curso de formação de oficiais da Academia de Polícia Militar do Estado de Goiás. Tem o propósito de sugerir mudanças no ensino policial militar, especialmente, no currículo e na prática pedagógica dos instrutores - linguagem militar – e dos professores - terminologia pedagógica. Pretendemos, pois, encontrar caminhos para desenvolver uma proposta de formação de oficiais mais humanitária e melhor qualificada, concernente às exigências do mundo contemporâneo. A relevância desta investigação encontra-se em sua dimensão acadêmico-científica ao acompanhar as mudanças curriculares e pedagógicas do ensino policial militar, tendo em vista a exigência de formar profissionais com um perfil de oficial que possa garantir a segurança da população civil, com ações mais humanas, sem o uso de repressão física e simbólica desse Aparelho Ideológico do Estado. O referencial teórico está fundamentado em estudos que abrangem a organização do Estado e sua refuncionalização, sob a ótica de Faoro (2001), com críticas à adoção do Estado Mínimo. Os aparelhos ideológicos do estado são vistos sob a teorização de Althusser (1970); a história da instituição militar e de seu ensino segundo Lara (1986), Skidimore (1988), Ludwig (1998), Germano (2000), Gaspari (2002) e outros. A revisão histórica e a conceituação de polícia e de ensino policial na Academia foram realizadas por meio da 19 análise documental e das propostas curriculares da APM de outros Estados e da APM de Goiás. Damos ênfase aos currículos desse curso, ao longo de sua história, desde a criação da APM, em 1940, até ao que se encontra em vigor. Ainda, o referencial teórico abrange a história de currículo sustentada em Luzuriaga (1946), Brzezinski (1987), Silva (1989), Pacheco (1996), Doll (1997), Moreira (1999), Roldão (1999), Libâneo (2000) e Silva (2001). A metodologia da pesquisa é qualitativa, sob a forma de estudo de caso. A pesquisa de campo deu-se mediante observação e entrevistas, com roteiro pré-estruturado. Os informantes foram selecionados por amostra aleatória, entre os ex-comandantes/ex-diretores da APM, exinstrutores e ex-professores, atuais instrutores e atuais professores, oficiais egressos formados na APM, no período compreendido entre 1992 a 2001 e alunos que estão freqüentando o curso de formação de oficiais, nos dois últimos anos. Diante dos dados obtidos, do referencial teórico, do registro das observações e das entrevistas realizadas, é possível concluir que as práticas curriculares e o processo ensino-aprendizagem hoje desenvolvido pela APMGO, contrariamente ao que ocorria durante o regime militar, vêm se centrando mais no aluno e nas suas experiências. Outra conclusão relevante refere-se à confirmação do caráter militar da instituição, qual seja, a PMGO dá maior ênfase aos aspectos disciplinares, notadamente no que diz respeito à hierarquia e à organização do ambiente acadêmico. Constatou-se que a atual grade curricular da APMGO reflete as mudanças sócio-políticas no perfil das disciplinas ministradas, assumindo caráter mais civil do que militar. A pesquisa permite concluir que a Academia não adota uma única teoria pedagógica na formação do oficial, traduzindo-se, entretanto, com maior preponderância, uma conjugação entre a teoria positivista de Comte, Herbart e a teoria progressivista de Dewey.
id PUC_GO_4d727782c64c4b718c0390b4623378ca
oai_identifier_str oai:ambar:tede/3779
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str 6593
spelling O ENSINO POLICIAL E A FORMAÇÃO DE OFICIAIS NA ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE GOIÁSEnsino Policial Militar; Currículo e Prática Pedagógica; Curso de Formação de Oficiais de Polícia Militar.Military Police Teaching; Curriculum and Pedagogical Practice; Military Police Officials’ Formation Course.CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA presente dissertação consta de um estudo sobre o curso de formação de oficiais da Academia de Polícia Militar do Estado de Goiás. Tem o propósito de sugerir mudanças no ensino policial militar, especialmente, no currículo e na prática pedagógica dos instrutores - linguagem militar – e dos professores - terminologia pedagógica. Pretendemos, pois, encontrar caminhos para desenvolver uma proposta de formação de oficiais mais humanitária e melhor qualificada, concernente às exigências do mundo contemporâneo. A relevância desta investigação encontra-se em sua dimensão acadêmico-científica ao acompanhar as mudanças curriculares e pedagógicas do ensino policial militar, tendo em vista a exigência de formar profissionais com um perfil de oficial que possa garantir a segurança da população civil, com ações mais humanas, sem o uso de repressão física e simbólica desse Aparelho Ideológico do Estado. O referencial teórico está fundamentado em estudos que abrangem a organização do Estado e sua refuncionalização, sob a ótica de Faoro (2001), com críticas à adoção do Estado Mínimo. Os aparelhos ideológicos do estado são vistos sob a teorização de Althusser (1970); a história da instituição militar e de seu ensino segundo Lara (1986), Skidimore (1988), Ludwig (1998), Germano (2000), Gaspari (2002) e outros. A revisão histórica e a conceituação de polícia e de ensino policial na Academia foram realizadas por meio da 19 análise documental e das propostas curriculares da APM de outros Estados e da APM de Goiás. Damos ênfase aos currículos desse curso, ao longo de sua história, desde a criação da APM, em 1940, até ao que se encontra em vigor. Ainda, o referencial teórico abrange a história de currículo sustentada em Luzuriaga (1946), Brzezinski (1987), Silva (1989), Pacheco (1996), Doll (1997), Moreira (1999), Roldão (1999), Libâneo (2000) e Silva (2001). A metodologia da pesquisa é qualitativa, sob a forma de estudo de caso. A pesquisa de campo deu-se mediante observação e entrevistas, com roteiro pré-estruturado. Os informantes foram selecionados por amostra aleatória, entre os ex-comandantes/ex-diretores da APM, exinstrutores e ex-professores, atuais instrutores e atuais professores, oficiais egressos formados na APM, no período compreendido entre 1992 a 2001 e alunos que estão freqüentando o curso de formação de oficiais, nos dois últimos anos. Diante dos dados obtidos, do referencial teórico, do registro das observações e das entrevistas realizadas, é possível concluir que as práticas curriculares e o processo ensino-aprendizagem hoje desenvolvido pela APMGO, contrariamente ao que ocorria durante o regime militar, vêm se centrando mais no aluno e nas suas experiências. Outra conclusão relevante refere-se à confirmação do caráter militar da instituição, qual seja, a PMGO dá maior ênfase aos aspectos disciplinares, notadamente no que diz respeito à hierarquia e à organização do ambiente acadêmico. Constatou-se que a atual grade curricular da APMGO reflete as mudanças sócio-políticas no perfil das disciplinas ministradas, assumindo caráter mais civil do que militar. A pesquisa permite concluir que a Academia não adota uma única teoria pedagógica na formação do oficial, traduzindo-se, entretanto, com maior preponderância, uma conjugação entre a teoria positivista de Comte, Herbart e a teoria progressivista de Dewey.This dissertation is a study of the formation course taken by police officers at the Goiás Military Police Academy. It aims at suggesting changes in the military police 20 curriculum, in particular in the military language of the curriculum and pedagogical practice of the instructors – and in the pedagogical terminology of the teachers. So it is hoped to find ways to develop a proposal for a more humane and better-qualified police force, in response to the demands of today’s world. The academic and scientific importance of this study, in accompanying the curricular and pedagogical changes in military police formation, aimed at forming professionals with the profile of officers who can more humanely guarantee the safety of the population, without using the physical and symbolic repression of the Ideological State Apparatus, shows its relevance. This study is theoretically based on research covering the organization of the State and its re-adaptation from the point of view of Faoro (2001), with criticism of the adoption of Minimal State Involvement. The ideological apparatus of the state is examined according to the theories of Althusser (1970), the history of the military institution and its teaching according to Lara (1986), Skidmore (1988), Ludwig (1998), Germano (2000) and Gaspari (2002). The historical review and evaluation of police and police education at the Academy was carried out by means of analysis of documents and of the curricular proposals of Academies from other States, as well as from Goiás. Emphasis was given to the curricula of this course, throughout its history, from the foundation of the Academy in 1940 up to the present day. In addition, the theoretical basis covers the history of curriculum presented by Luzuriaga (1946), Brzezinski (1987), Silva (1989), Pacheco (1996), Doll (1997), Moreira (1999), Roldão (1999), Libâneo (2000) and Silva (2001), among others. The research uses qualitative methodology in the form of a case study. The field work was carried out through observation and interviews, with pre-structured questions. A random selection of informants was made of former commandants/former directors of the Academy, former instructors and teachers, present instructors and teachers, officers formed by the Academy in the 1992-2001 period and present students attending the police officer formation course for the last two years. From the data obtained, the theoretical basis and the records of observation and the interviews carried out, it can be concluded that the curriculum practice and the teaching/learning process undertaken today at the Goiás Miliary Academy, unlike that used during the military regime, is centered on the student and his/her experience. Another relevant conclusion was confirmation of the military character of the institution, that is, the Goiás Military Police give more emphasis to disciplinary issues, particularly in what concerns the hierarchy and organization of the academic sphere. It was also seen that the present curriculum of the Goiás Military Police Academy reflects sociopolitical changes in the profile of the subjects it offers, thereby assuming a more civil than military character. The research also allows one to conclude that the Academy, in its formation of police officers, has not adopted one single pedagogical theory. Rather, it uses a combination of Comte and Herbart’s positivist theory and of Dewey’s progressivism.Pontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de PedagogiaBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em EducaçãoBrzezinski, Iriahttp://lattes.cnpq.br/6603959142820263Libâneo, José Carloshttp://lattes.cnpq.br/7261628151334430Santos, Nivaldo doshttp://lattes.cnpq.br/3359203015249134Souza, Baltazar Donizete de2017-10-04T13:43:56Z2003-08-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSouza, Baltazar Donizete de. O ENSINO POLICIAL E A FORMAÇÃO DE OFICIAIS NA ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE GOIÁS. 2003. 236 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3779porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2017-10-05T04:00:16Zoai:ambar:tede/3779Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932017-10-05T04:00:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv O ENSINO POLICIAL E A FORMAÇÃO DE OFICIAIS NA ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE GOIÁS
title O ENSINO POLICIAL E A FORMAÇÃO DE OFICIAIS NA ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE GOIÁS
spellingShingle O ENSINO POLICIAL E A FORMAÇÃO DE OFICIAIS NA ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE GOIÁS
Souza, Baltazar Donizete de
Ensino Policial Militar; Currículo e Prática Pedagógica; Curso de Formação de Oficiais de Polícia Militar.
Military Police Teaching; Curriculum and Pedagogical Practice; Military Police Officials’ Formation Course.
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short O ENSINO POLICIAL E A FORMAÇÃO DE OFICIAIS NA ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE GOIÁS
title_full O ENSINO POLICIAL E A FORMAÇÃO DE OFICIAIS NA ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE GOIÁS
title_fullStr O ENSINO POLICIAL E A FORMAÇÃO DE OFICIAIS NA ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE GOIÁS
title_full_unstemmed O ENSINO POLICIAL E A FORMAÇÃO DE OFICIAIS NA ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE GOIÁS
title_sort O ENSINO POLICIAL E A FORMAÇÃO DE OFICIAIS NA ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE GOIÁS
author Souza, Baltazar Donizete de
author_facet Souza, Baltazar Donizete de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brzezinski, Iria
http://lattes.cnpq.br/6603959142820263
Libâneo, José Carlos
http://lattes.cnpq.br/7261628151334430
Santos, Nivaldo dos
http://lattes.cnpq.br/3359203015249134
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Baltazar Donizete de
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Policial Militar; Currículo e Prática Pedagógica; Curso de Formação de Oficiais de Polícia Militar.
Military Police Teaching; Curriculum and Pedagogical Practice; Military Police Officials’ Formation Course.
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Ensino Policial Militar; Currículo e Prática Pedagógica; Curso de Formação de Oficiais de Polícia Militar.
Military Police Teaching; Curriculum and Pedagogical Practice; Military Police Officials’ Formation Course.
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description A presente dissertação consta de um estudo sobre o curso de formação de oficiais da Academia de Polícia Militar do Estado de Goiás. Tem o propósito de sugerir mudanças no ensino policial militar, especialmente, no currículo e na prática pedagógica dos instrutores - linguagem militar – e dos professores - terminologia pedagógica. Pretendemos, pois, encontrar caminhos para desenvolver uma proposta de formação de oficiais mais humanitária e melhor qualificada, concernente às exigências do mundo contemporâneo. A relevância desta investigação encontra-se em sua dimensão acadêmico-científica ao acompanhar as mudanças curriculares e pedagógicas do ensino policial militar, tendo em vista a exigência de formar profissionais com um perfil de oficial que possa garantir a segurança da população civil, com ações mais humanas, sem o uso de repressão física e simbólica desse Aparelho Ideológico do Estado. O referencial teórico está fundamentado em estudos que abrangem a organização do Estado e sua refuncionalização, sob a ótica de Faoro (2001), com críticas à adoção do Estado Mínimo. Os aparelhos ideológicos do estado são vistos sob a teorização de Althusser (1970); a história da instituição militar e de seu ensino segundo Lara (1986), Skidimore (1988), Ludwig (1998), Germano (2000), Gaspari (2002) e outros. A revisão histórica e a conceituação de polícia e de ensino policial na Academia foram realizadas por meio da 19 análise documental e das propostas curriculares da APM de outros Estados e da APM de Goiás. Damos ênfase aos currículos desse curso, ao longo de sua história, desde a criação da APM, em 1940, até ao que se encontra em vigor. Ainda, o referencial teórico abrange a história de currículo sustentada em Luzuriaga (1946), Brzezinski (1987), Silva (1989), Pacheco (1996), Doll (1997), Moreira (1999), Roldão (1999), Libâneo (2000) e Silva (2001). A metodologia da pesquisa é qualitativa, sob a forma de estudo de caso. A pesquisa de campo deu-se mediante observação e entrevistas, com roteiro pré-estruturado. Os informantes foram selecionados por amostra aleatória, entre os ex-comandantes/ex-diretores da APM, exinstrutores e ex-professores, atuais instrutores e atuais professores, oficiais egressos formados na APM, no período compreendido entre 1992 a 2001 e alunos que estão freqüentando o curso de formação de oficiais, nos dois últimos anos. Diante dos dados obtidos, do referencial teórico, do registro das observações e das entrevistas realizadas, é possível concluir que as práticas curriculares e o processo ensino-aprendizagem hoje desenvolvido pela APMGO, contrariamente ao que ocorria durante o regime militar, vêm se centrando mais no aluno e nas suas experiências. Outra conclusão relevante refere-se à confirmação do caráter militar da instituição, qual seja, a PMGO dá maior ênfase aos aspectos disciplinares, notadamente no que diz respeito à hierarquia e à organização do ambiente acadêmico. Constatou-se que a atual grade curricular da APMGO reflete as mudanças sócio-políticas no perfil das disciplinas ministradas, assumindo caráter mais civil do que militar. A pesquisa permite concluir que a Academia não adota uma única teoria pedagógica na formação do oficial, traduzindo-se, entretanto, com maior preponderância, uma conjugação entre a teoria positivista de Comte, Herbart e a teoria progressivista de Dewey.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-08-01
2017-10-04T13:43:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Souza, Baltazar Donizete de. O ENSINO POLICIAL E A FORMAÇÃO DE OFICIAIS NA ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE GOIÁS. 2003. 236 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3779
identifier_str_mv Souza, Baltazar Donizete de. O ENSINO POLICIAL E A FORMAÇÃO DE OFICIAIS NA ACADEMIA DE POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE GOIÁS. 2003. 236 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.
url http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3779
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Pedagogia
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1796791397478563840