A MENINA DO CACO : IMAGEM, IMAGINÁRIO E RELIGIOSIDADE NO CEMITÉRIO SÃO MIGUEL DA CIDADE DE GOIÁS - GO.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vaz, Samuel Campos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://localhost:8080/tede/handle/tede/884
Resumo: Este trabalho tem como objeto de pesquisa uma estatueta que está no Cemitério da Cidade de Goiás que é conhecida como menina do caco . Algumas narrativas populares dizem que a estatueta representa a menina que veio a falecer pelo castigo imposto a ela, segundo contam, ela teria quebrado uma peça de porcelana e lhe deram o castigo exemplar que a submetia a usar um colar de cacos da própria porcelana quebra. Esta história também é contada por Cora Coralina através de seus poemas, no entanto, a sociedade vilaboense não reconhece que os contos da poetisa seriam a fonte da história. A estatueta no Cemitério São Miguel, bem como, outras façanhas de roubo e troca de lugar, tem contribuído para alimentar o imaginário social sobre a menina do caco . Através da intersecção do conto popular e do conto de Cora Coralina buscou-se compreender alguns aspectos do processo de construção social do imaginário, e através dele perceber mudanças sociais importantes, como por exemplo, as impostas por leis do Império, que proibia o enterramento nas igrejas que passam a ser feitos no cemitério, ou outras do comportamento social, que seria o fim do castigo exemplar. Esta pesquisa utilizou da fotografia para registrar as imagens do cemitério e da estatueta menina do caco . Através das imagens da estatueta feitas em épocas diferentes pode-se constatar, que silenciosamente, havia um ato de religiosidade sendo manifestado sobre a menina do caco . Esta seria uma devoção em construção. A história trágica da personagem contada e recontada leva a comoção até os dias atuais. Dessa forma essa pesquisa mostrou que o imaginário social em contato direto com a cultura material se torna um grande propulsor para todo o fenômeno criado pela fé. A cultura material e a fotografia foram fontes de pesquisa nesse trabalho.
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A estatueta no Cemitério São Miguel, bem como, outras façanhas de roubo e troca de lugar, tem contribuído para alimentar o imaginário social sobre a menina do caco . Através da intersecção do conto popular e do conto de Cora Coralina buscou-se compreender alguns aspectos do processo de construção social do imaginário, e através dele perceber mudanças sociais importantes, como por exemplo, as impostas por leis do Império, que proibia o enterramento nas igrejas que passam a ser feitos no cemitério, ou outras do comportamento social, que seria o fim do castigo exemplar. Esta pesquisa utilizou da fotografia para registrar as imagens do cemitério e da estatueta menina do caco . Através das imagens da estatueta feitas em épocas diferentes pode-se constatar, que silenciosamente, havia um ato de religiosidade sendo manifestado sobre a menina do caco . Esta seria uma devoção em construção. A história trágica da personagem contada e recontada leva a comoção até os dias atuais. Dessa forma essa pesquisa mostrou que o imaginário social em contato direto com a cultura material se torna um grande propulsor para todo o fenômeno criado pela fé. A cultura material e a fotografia foram fontes de pesquisa nesse trabalho.This work has as object of research a statue standing on Cidade de Goiás Cemetery which is known as "menina do caco" Some popular narratives say the statue is the girl who died by the punishment imposed on her. As they say she would have broken a piece of porcelain and was given to her the exemplary punishment that subjected her to wear a necklace of broken porcelain. This story is also told by Cora Coralina through her poems, however, vilaboense society does not recognize that the tales of the poetess would be the source of the story. The statuette in the San Miguel Cemetery, as well as theft and place changing, has helped to the social imaginary of the "menina do caco" Through the intersection of folk and Cora Coralina‟s fairy tail, I sought to understand some aspects of the social construction of the imaginary process, and through it realize important social changes, such as those imposed by the laws of the Empire, which forbade the burial in churches so the dead became to be buried in the cemetery, or other social behavior, which would be the end of exemplary punishment. This research used the photography to record the images of the cemetery and "menina do caco" statue. Through the images of the statuette made at different times can be seen, that silently, there was an act of religiosity being expressed about "menina do caco". This would be a devotion under construction. The tragic about the character story told and retold still stir emotion until today Therefore this research shows that the social imaginary in direct contact with the material culture becomes a major boost for the whole phenomenon created by faith. Material culture and photography were sources of research in this work.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásCiências da ReligiãoGarcia, Gilberto Gonçalveshttp://lattes.cnpq.br/5848644946192985Quadros, Eduardo Gusmão dehttp://lattes.cnpq.br/6271285275152113Borges, Maria Eliziahttp://lattes.cnpq.br/0672444382021221Vaz, Samuel Campos2016-07-27T13:48:37Z2014-11-192014-03-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfVAZ, Samuel Campos. A MENINA DO CACO : IMAGEM, IMAGINÁRIO E RELIGIOSIDADE NO CEMITÉRIO SÃO MIGUEL DA CIDADE DE GOIÁS - GO.. 2014. 103 f. 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