A LITERATURA NO ENSINO MÉDIO: UM DIÁLOGO ENTRE OS DOCUMENTOS OFICIAIS E O LIVRO DIDÁTICO.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gedda, Cyl Miquelina Batista Carvalho
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3501
Resumo: Este trabalho tem como finalidade dialogar sobre o ensino da literatura, no Ensino Médio, tendo como referência as Diretrizes Curriculares Nacionais para essa etapa da educação básica, os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM), os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+), as Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e dois dos livros didáticos selecionados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), sendo eles: Textos: leituras e escritas, (2008), de Ulisses Infante, e Novas Palavras, (2005), dos autores Emília Amaral, Mauro Ferreira, Ricardo Leite e Severino Antônio. Ao estudarmos esses livros didáticos, selecionamos o Romantismo literário, entendido como estilo de época representativo, no material didático escolhido. Essa amostra é utilizada para observamos como se dá o diálogo entre o que fica disposto nos documentos oficiais e no livro selecionado pelo PNLD. O nosso pressuposto é o de que esses livros têm muito mais o objetivo predominante de explorar os fatos históricos de uma época que influenciaram determinado movimento artístico, do que estudar a literatura como produção artística, como força criativa da imaginação, como manifestação simbólica verbalizada.
id PUC_GO_505484f2da6ad1545dc45314bc5df6cb
oai_identifier_str oai:ambar:tede/3501
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str 6593
spelling A LITERATURA NO ENSINO MÉDIO: UM DIÁLOGO ENTRE OS DOCUMENTOS OFICIAIS E O LIVRO DIDÁTICO.Ensino médio. Literatura. Livro didático. Parâmetros curriculares.Curriculum. Literature. School. Text book.LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASEste trabalho tem como finalidade dialogar sobre o ensino da literatura, no Ensino Médio, tendo como referência as Diretrizes Curriculares Nacionais para essa etapa da educação básica, os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM), os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+), as Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e dois dos livros didáticos selecionados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), sendo eles: Textos: leituras e escritas, (2008), de Ulisses Infante, e Novas Palavras, (2005), dos autores Emília Amaral, Mauro Ferreira, Ricardo Leite e Severino Antônio. Ao estudarmos esses livros didáticos, selecionamos o Romantismo literário, entendido como estilo de época representativo, no material didático escolhido. Essa amostra é utilizada para observamos como se dá o diálogo entre o que fica disposto nos documentos oficiais e no livro selecionado pelo PNLD. O nosso pressuposto é o de que esses livros têm muito mais o objetivo predominante de explorar os fatos históricos de uma época que influenciaram determinado movimento artístico, do que estudar a literatura como produção artística, como força criativa da imaginação, como manifestação simbólica verbalizada.This work aims to talk about the teaching of literature in high school, with reference to the National Curriculum Guide for this stage of basic education, the National Curricular Parameters for High School (PCNEM), the National Curricular Parameters (PCN+) and Guide lines National Curriculum for High School and two of the text books selected by the National Text book program (PNLD), namely: texts: Reading and writing, (2008), Infante Ulisses, and New words (2005), by authors: Emilia Amaral, Mauro Ferreira, Ricardo Leite and Severino Antonio. In studying these text books give emphasis to Romanticism, understood as representative period style. This sample, this being used to observe as is the dialogue between what is provided n the official documents and the book selected by the PNLD. Our assumption is that these books are much more prevalent in order to explore the historical facts of an era that influenced particular artistic movement, so the study of literature, the study of literature as artistic production, as creative force of imagination as symbolic manifestation verbalized.Pontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de LetrasBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em LetrasMachado, Lacy Guaraciabahttp://lattes.cnpq.br/6281312559432634Cândido, Gláucia Vieirahttp://lattes.cnpq.br/6967823128488028Lima, Maria de Fatima Gonçalveshttp://lattes.cnpq.br/8056641507047911Gedda, Cyl Miquelina Batista Carvalho2016-09-14T17:31:03Z2012-12-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGedda, Cyl Miquelina Batista Carvalho. A LITERATURA NO ENSINO MÉDIO: UM DIÁLOGO ENTRE OS DOCUMENTOS OFICIAIS E O LIVRO DIDÁTICO.. 2012. [108 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, [Goiânia - GO] .http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3501porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2016-09-15T04:00:31Zoai:ambar:tede/3501Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932016-09-15T04:00:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv A LITERATURA NO ENSINO MÉDIO: UM DIÁLOGO ENTRE OS DOCUMENTOS OFICIAIS E O LIVRO DIDÁTICO.
title A LITERATURA NO ENSINO MÉDIO: UM DIÁLOGO ENTRE OS DOCUMENTOS OFICIAIS E O LIVRO DIDÁTICO.
spellingShingle A LITERATURA NO ENSINO MÉDIO: UM DIÁLOGO ENTRE OS DOCUMENTOS OFICIAIS E O LIVRO DIDÁTICO.
Gedda, Cyl Miquelina Batista Carvalho
Ensino médio. Literatura. Livro didático. Parâmetros curriculares.
Curriculum. Literature. School. Text book.
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
title_short A LITERATURA NO ENSINO MÉDIO: UM DIÁLOGO ENTRE OS DOCUMENTOS OFICIAIS E O LIVRO DIDÁTICO.
title_full A LITERATURA NO ENSINO MÉDIO: UM DIÁLOGO ENTRE OS DOCUMENTOS OFICIAIS E O LIVRO DIDÁTICO.
title_fullStr A LITERATURA NO ENSINO MÉDIO: UM DIÁLOGO ENTRE OS DOCUMENTOS OFICIAIS E O LIVRO DIDÁTICO.
title_full_unstemmed A LITERATURA NO ENSINO MÉDIO: UM DIÁLOGO ENTRE OS DOCUMENTOS OFICIAIS E O LIVRO DIDÁTICO.
title_sort A LITERATURA NO ENSINO MÉDIO: UM DIÁLOGO ENTRE OS DOCUMENTOS OFICIAIS E O LIVRO DIDÁTICO.
author Gedda, Cyl Miquelina Batista Carvalho
author_facet Gedda, Cyl Miquelina Batista Carvalho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Machado, Lacy Guaraciaba
http://lattes.cnpq.br/6281312559432634
Cândido, Gláucia Vieira
http://lattes.cnpq.br/6967823128488028
Lima, Maria de Fatima Gonçalves
http://lattes.cnpq.br/8056641507047911
dc.contributor.author.fl_str_mv Gedda, Cyl Miquelina Batista Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino médio. Literatura. Livro didático. Parâmetros curriculares.
Curriculum. Literature. School. Text book.
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
topic Ensino médio. Literatura. Livro didático. Parâmetros curriculares.
Curriculum. Literature. School. Text book.
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
description Este trabalho tem como finalidade dialogar sobre o ensino da literatura, no Ensino Médio, tendo como referência as Diretrizes Curriculares Nacionais para essa etapa da educação básica, os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM), os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+), as Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e dois dos livros didáticos selecionados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), sendo eles: Textos: leituras e escritas, (2008), de Ulisses Infante, e Novas Palavras, (2005), dos autores Emília Amaral, Mauro Ferreira, Ricardo Leite e Severino Antônio. Ao estudarmos esses livros didáticos, selecionamos o Romantismo literário, entendido como estilo de época representativo, no material didático escolhido. Essa amostra é utilizada para observamos como se dá o diálogo entre o que fica disposto nos documentos oficiais e no livro selecionado pelo PNLD. O nosso pressuposto é o de que esses livros têm muito mais o objetivo predominante de explorar os fatos históricos de uma época que influenciaram determinado movimento artístico, do que estudar a literatura como produção artística, como força criativa da imaginação, como manifestação simbólica verbalizada.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-20
2016-09-14T17:31:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Gedda, Cyl Miquelina Batista Carvalho. A LITERATURA NO ENSINO MÉDIO: UM DIÁLOGO ENTRE OS DOCUMENTOS OFICIAIS E O LIVRO DIDÁTICO.. 2012. [108 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, [Goiânia - GO] .
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3501
identifier_str_mv Gedda, Cyl Miquelina Batista Carvalho. A LITERATURA NO ENSINO MÉDIO: UM DIÁLOGO ENTRE OS DOCUMENTOS OFICIAIS E O LIVRO DIDÁTICO.. 2012. [108 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, [Goiânia - GO] .
url http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3501
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Letras
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Letras
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Letras
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Letras
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1809202265070764032