A LITERATURA NO ENSINO MÉDIO: UM DIÁLOGO ENTRE OS DOCUMENTOS OFICIAIS E O LIVRO DIDÁTICO.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
Texto Completo: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3501 |
Resumo: | Este trabalho tem como finalidade dialogar sobre o ensino da literatura, no Ensino Médio, tendo como referência as Diretrizes Curriculares Nacionais para essa etapa da educação básica, os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM), os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+), as Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e dois dos livros didáticos selecionados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), sendo eles: Textos: leituras e escritas, (2008), de Ulisses Infante, e Novas Palavras, (2005), dos autores Emília Amaral, Mauro Ferreira, Ricardo Leite e Severino Antônio. Ao estudarmos esses livros didáticos, selecionamos o Romantismo literário, entendido como estilo de época representativo, no material didático escolhido. Essa amostra é utilizada para observamos como se dá o diálogo entre o que fica disposto nos documentos oficiais e no livro selecionado pelo PNLD. O nosso pressuposto é o de que esses livros têm muito mais o objetivo predominante de explorar os fatos históricos de uma época que influenciaram determinado movimento artístico, do que estudar a literatura como produção artística, como força criativa da imaginação, como manifestação simbólica verbalizada. |
id |
PUC_GO_505484f2da6ad1545dc45314bc5df6cb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ambar:tede/3501 |
network_acronym_str |
PUC_GO |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository_id_str |
6593 |
spelling |
A LITERATURA NO ENSINO MÉDIO: UM DIÁLOGO ENTRE OS DOCUMENTOS OFICIAIS E O LIVRO DIDÁTICO.Ensino médio. Literatura. Livro didático. Parâmetros curriculares.Curriculum. Literature. School. Text book.LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASEste trabalho tem como finalidade dialogar sobre o ensino da literatura, no Ensino Médio, tendo como referência as Diretrizes Curriculares Nacionais para essa etapa da educação básica, os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM), os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+), as Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e dois dos livros didáticos selecionados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), sendo eles: Textos: leituras e escritas, (2008), de Ulisses Infante, e Novas Palavras, (2005), dos autores Emília Amaral, Mauro Ferreira, Ricardo Leite e Severino Antônio. Ao estudarmos esses livros didáticos, selecionamos o Romantismo literário, entendido como estilo de época representativo, no material didático escolhido. Essa amostra é utilizada para observamos como se dá o diálogo entre o que fica disposto nos documentos oficiais e no livro selecionado pelo PNLD. O nosso pressuposto é o de que esses livros têm muito mais o objetivo predominante de explorar os fatos históricos de uma época que influenciaram determinado movimento artístico, do que estudar a literatura como produção artística, como força criativa da imaginação, como manifestação simbólica verbalizada.This work aims to talk about the teaching of literature in high school, with reference to the National Curriculum Guide for this stage of basic education, the National Curricular Parameters for High School (PCNEM), the National Curricular Parameters (PCN+) and Guide lines National Curriculum for High School and two of the text books selected by the National Text book program (PNLD), namely: texts: Reading and writing, (2008), Infante Ulisses, and New words (2005), by authors: Emilia Amaral, Mauro Ferreira, Ricardo Leite and Severino Antonio. In studying these text books give emphasis to Romanticism, understood as representative period style. This sample, this being used to observe as is the dialogue between what is provided n the official documents and the book selected by the PNLD. Our assumption is that these books are much more prevalent in order to explore the historical facts of an era that influenced particular artistic movement, so the study of literature, the study of literature as artistic production, as creative force of imagination as symbolic manifestation verbalized.Pontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de LetrasBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em LetrasMachado, Lacy Guaraciabahttp://lattes.cnpq.br/6281312559432634Cândido, Gláucia Vieirahttp://lattes.cnpq.br/6967823128488028Lima, Maria de Fatima Gonçalveshttp://lattes.cnpq.br/8056641507047911Gedda, Cyl Miquelina Batista Carvalho2016-09-14T17:31:03Z2012-12-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfGedda, Cyl Miquelina Batista Carvalho. A LITERATURA NO ENSINO MÉDIO: UM DIÁLOGO ENTRE OS DOCUMENTOS OFICIAIS E O LIVRO DIDÁTICO.. 2012. [108 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, [Goiânia - GO] .http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3501porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2016-09-15T04:00:31Zoai:ambar:tede/3501Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932016-09-15T04:00:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A LITERATURA NO ENSINO MÉDIO: UM DIÁLOGO ENTRE OS DOCUMENTOS OFICIAIS E O LIVRO DIDÁTICO. |
title |
A LITERATURA NO ENSINO MÉDIO: UM DIÁLOGO ENTRE OS DOCUMENTOS OFICIAIS E O LIVRO DIDÁTICO. |
spellingShingle |
A LITERATURA NO ENSINO MÉDIO: UM DIÁLOGO ENTRE OS DOCUMENTOS OFICIAIS E O LIVRO DIDÁTICO. Gedda, Cyl Miquelina Batista Carvalho Ensino médio. Literatura. Livro didático. Parâmetros curriculares. Curriculum. Literature. School. Text book. LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
title_short |
A LITERATURA NO ENSINO MÉDIO: UM DIÁLOGO ENTRE OS DOCUMENTOS OFICIAIS E O LIVRO DIDÁTICO. |
title_full |
A LITERATURA NO ENSINO MÉDIO: UM DIÁLOGO ENTRE OS DOCUMENTOS OFICIAIS E O LIVRO DIDÁTICO. |
title_fullStr |
A LITERATURA NO ENSINO MÉDIO: UM DIÁLOGO ENTRE OS DOCUMENTOS OFICIAIS E O LIVRO DIDÁTICO. |
title_full_unstemmed |
A LITERATURA NO ENSINO MÉDIO: UM DIÁLOGO ENTRE OS DOCUMENTOS OFICIAIS E O LIVRO DIDÁTICO. |
title_sort |
A LITERATURA NO ENSINO MÉDIO: UM DIÁLOGO ENTRE OS DOCUMENTOS OFICIAIS E O LIVRO DIDÁTICO. |
author |
Gedda, Cyl Miquelina Batista Carvalho |
author_facet |
Gedda, Cyl Miquelina Batista Carvalho |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Machado, Lacy Guaraciaba http://lattes.cnpq.br/6281312559432634 Cândido, Gláucia Vieira http://lattes.cnpq.br/6967823128488028 Lima, Maria de Fatima Gonçalves http://lattes.cnpq.br/8056641507047911 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gedda, Cyl Miquelina Batista Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino médio. Literatura. Livro didático. Parâmetros curriculares. Curriculum. Literature. School. Text book. LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
topic |
Ensino médio. Literatura. Livro didático. Parâmetros curriculares. Curriculum. Literature. School. Text book. LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
description |
Este trabalho tem como finalidade dialogar sobre o ensino da literatura, no Ensino Médio, tendo como referência as Diretrizes Curriculares Nacionais para essa etapa da educação básica, os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM), os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN+), as Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e dois dos livros didáticos selecionados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), sendo eles: Textos: leituras e escritas, (2008), de Ulisses Infante, e Novas Palavras, (2005), dos autores Emília Amaral, Mauro Ferreira, Ricardo Leite e Severino Antônio. Ao estudarmos esses livros didáticos, selecionamos o Romantismo literário, entendido como estilo de época representativo, no material didático escolhido. Essa amostra é utilizada para observamos como se dá o diálogo entre o que fica disposto nos documentos oficiais e no livro selecionado pelo PNLD. O nosso pressuposto é o de que esses livros têm muito mais o objetivo predominante de explorar os fatos históricos de uma época que influenciaram determinado movimento artístico, do que estudar a literatura como produção artística, como força criativa da imaginação, como manifestação simbólica verbalizada. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-20 2016-09-14T17:31:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Gedda, Cyl Miquelina Batista Carvalho. A LITERATURA NO ENSINO MÉDIO: UM DIÁLOGO ENTRE OS DOCUMENTOS OFICIAIS E O LIVRO DIDÁTICO.. 2012. [108 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, [Goiânia - GO] . http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3501 |
identifier_str_mv |
Gedda, Cyl Miquelina Batista Carvalho. A LITERATURA NO ENSINO MÉDIO: UM DIÁLOGO ENTRE OS DOCUMENTOS OFICIAIS E O LIVRO DIDÁTICO.. 2012. [108 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Letras) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, [Goiânia - GO] . |
url |
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3501 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Letras Brasil PUC Goiás Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Letras |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Escola de Formação de Professores e Humanidade::Curso de Letras Brasil PUC Goiás Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Letras |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br |
_version_ |
1809202265070764032 |