O QUE APRENDO NA ESCOLA É O QUE PRECISO PARA MUDAR A VIDA? LETRAMENTO NA EAJA: ENCONTRO NO DESENCONTRO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Wilma Martins
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://localhost:8080/tede/handle/tede/1095
Resumo: Esta pesquisa é resultado de estudo realizado junto aos alunos da Educação de Adolescentes, Jovens e Adultos - EAJA, de 1ª a 4ª séries, de uma escola da Secretaria Municipal de Educação - SME de Goiânia. Concernente à consecução desse estudo, apresentamos uma abordagem histórica da educação de jovens e adultos, bem como a proposta da Educação de Adolescentes, Jovens e Adultos - EAJA. Há décadas, buscam-se métodos e práticas educativas adequadas à realidade cultural da educação de jovens e adultos. Percebe-se os esforços de educadores e teóricos para abarcarem a dimensão da complexidade dessa modalidade de ensino que ainda tem um longo caminho a percorrer. O objetivo é romper com as práticas bancárias e construir propostas que valorizem a diversidade na qual os sujeitos serão constructos do seu saber. A proposta da EAJA orientada à escola cuja perspectiva se opõe à exclusão social, pauta-se nos princípios da educação libertadora e tem como objetivo contribuir para uma sociedade mais justa. Nesse sentido, direcionamos o foco da investigação para as práticas sociais de leitura e escrita desenvolvidas pelos alunos da EAJA em seu contexto social, por entendermos que estas práticas contribuem para a inclusão do sujeito no contexto cultural letrado. Discorremos, também, sobre os fundamentos teóricos que consistem no letramento, enfocado pela ótica da abordagem histórico-cultural. A pesquisa qualitativa norteou a investigação por intermédio da observação e da entrevista semi-estruturada. O objetivo foi partir da descrição dos fatos historicamente construídos nas interações e influências recíprocas. Nesse sentido, o sujeito é percebido em sua totalidade como ser em mudança e transformação, inserido num contexto sócio-histórico que articula, dialeticamente aspectos internos e externos que o envolvem. Considerando a relação dos sujeitos com a leitura e escrita no contexto social, problematizamos: os alunos da EAJA desenvolvem práticas sociais de leitura e escrita? É o que nos propusemos a investigar.
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A proposta da EAJA orientada à escola cuja perspectiva se opõe à exclusão social, pauta-se nos princípios da educação libertadora e tem como objetivo contribuir para uma sociedade mais justa. Nesse sentido, direcionamos o foco da investigação para as práticas sociais de leitura e escrita desenvolvidas pelos alunos da EAJA em seu contexto social, por entendermos que estas práticas contribuem para a inclusão do sujeito no contexto cultural letrado. Discorremos, também, sobre os fundamentos teóricos que consistem no letramento, enfocado pela ótica da abordagem histórico-cultural. A pesquisa qualitativa norteou a investigação por intermédio da observação e da entrevista semi-estruturada. O objetivo foi partir da descrição dos fatos historicamente construídos nas interações e influências recíprocas. Nesse sentido, o sujeito é percebido em sua totalidade como ser em mudança e transformação, inserido num contexto sócio-histórico que articula, dialeticamente aspectos internos e externos que o envolvem. Considerando a relação dos sujeitos com a leitura e escrita no contexto social, problematizamos: os alunos da EAJA desenvolvem práticas sociais de leitura e escrita? É o que nos propusemos a investigar.This research is the result of a studying that was realized next to students from Teenagers, Youngs and Adults Education - EAJA, from 1st to 4th series of a school from Municipal Department of Education - SME from Goiânia. We have shown a historical approach of young and adults s breeding, as well as the propose of Teenagers, Youngs and Adults - EAJA. Through decades, professionals in education have been sought methods and practices in keeping with the cultural reality of the Youngs and Adults upbringing. Studious of education perceive the efforts from educationalists and theorists to obtain the dimension of the complexity of this modality of Teaching, and that it has a long way to examine. The aim is to break up with concerning banks practices and to compose proposals that congive value to diversity in a which the fellows will be constructors Knowledge themselves. EAJA propose is to conduct school whose perspective does not hold with social exclusion, it enroll itself on the source of liberator upbringing and it has a deal to cooperate for a society more correct. In this way, we steer the focus investigation to the social practices about reading and writing that have been developed by students from EAJA in its social context, for we understand that these practices can contribute to the inclusion of the fellow in the lettered context. We have spoken, also about the theoric fundamentals that consist on the lettered, it was focalized by the optics cultural-historical approach. The qualitative research has guided the investigation by flexible observation and interview. The goal has gone to start from the facts historically built by the reciprocal informations and influences. According to this sense the fellow is discerned in his totality like human being in changing and modifying, and insert in a social-historical context that conect him with the inside and outside shapes. Considering the relation of fellows with reading and writing in the social context, we bring up a problem: do the EAJA students develop reading and writing social practices? This is what we propose ourselves to inquire.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásEducaçãoRabelo, Annete Scottihttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788850P6Freitas, Raquel Aparecida Marra da Madeirahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700364P5Loureiro, MarcosCarvalho, Wilma Martins2016-07-27T13:53:00Z2015-02-032005-09-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCARVALHO, Wilma Martins. O QUE APRENDO NA ESCOLA É O QUE PRECISO PARA MUDAR A VIDA? LETRAMENTO NA EAJA: ENCONTRO NO DESENCONTRO. 2005. 111 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2005.http://localhost:8080/tede/handle/tede/1095porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-05T18:10:08Zoai:ambar:tede/1095Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-05T18:10:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
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