A atuação da coordenação pedagógica na formação continuada de professores: um experimento didático-formativo em língua portuguesa nas turmas do 9º ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Maria Brasilina Ferreira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/5043
Resumo: Esta dissertação vinculou-se à linha de pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos, do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC Goiás. Nesta, o tema foi a atuação da Coordenação Pedagógica (CP) na formação continuada de professores, por meio de acompanhamento de um experimento didático-formativo em Língua Portuguesa, nas turmas do 9º ano do Ensino Fundamental de um Colégio Estadual de Goiânia. O presente estudo foi motivado pela indagação: é possível, à Coordenação Pedagógica, atuar junto aos professores na sala de aula, a fim de sugerir e acompanhar formas de intervenção didática que atuem na consolidação das aprendizagens, contribuindo, com isso, para melhor desempenho escolar dos alunos? As questões paralelas foram as seguintes: qual é o potencial formativo do experimento didático de modo que venha a ser um elemento importante das ações de formação continuada? Os procedimentos indicados no experimento didático-formativo, depreendidos da Didática Desenvolvimental, podem constituir-se em atividade sistemática no trabalho dos professores? A partir dessas questões formulou-se o seguinte objetivo geral: contribuir para a caracterização de uma das atribuições do coordenador pedagógico na escola, a de formação continuada, na forma de assistência e apoio pedagógico aos professores em sala de aula, por meio de um experimento didático-formativo alicerçado na Teoria do Ensino Desenvolvimental. Para tanto, utilizou-se uma pesquisa qualitativa, do tipo quase-experimental. A abordagem metodológica foi a materialista histórico-dialética, tendo como aporte teórico a Teoria Histórico-Cultural em Vygotsky e a Teoria do Ensino Desenvolvimental na perspectiva de Davydov, além de outros autores como, e outros teóricos que abordam a teoria como: Chaiklin, Elkonin, Márkova, Libâneo, Freitas, Silva e outros. Para a coleta de dados recorreu-se à pesquisa bibliográfica e de campo. A primeira buscou produções existentes sobre a atuação da Coordenação Pedagógica, formação continuada na escola sobre os conceitos da Teoria do Ensino Desenvolvimental, experimento didático-formativo e ensino de Língua Portuguesa. A segunda consistiu na realização e no acompanhamento de experimento didático-formativo em Língua Portuguesa, na escola pública de Ensino Fundamental, tendo como procedimentos a observação da sala por meio de registros escritos e gravação de vídeo, questionários e entrevistas. Entre os achados da pesquisa, destacaram-se: a) a Coordenação Pedagógica, nas escolas públicas, caracteriza-se por acúmulo de atribuições burocráticas, com pouco espaço à atuação pedagógico-didática junto aos professores; b) o experimento didático-formativo mostrou-se eficaz como mobilização dos alunos para o estudo; c) o experimento didático-formativo sobressaiu-se como importante estratégia nas ações de formação continuada de professores; d) a pesquisa apontou que a promoção da assistência pedagógica na sala de aula exige que sejam redefinidas as atribuições dos coordenadores pedagógicos, de modo a assegurar tempo para planejamento das ações de formação, acompanhamento e análise do trabalho realizado em sala de aula; e) o mesmo se requer dos professores, f) a percepção pelos alunos, no que tange à presença dos coordenadores junto aos professores, faz com que eles fiquem mais interessados e participativos nas aulas. Evidenciou-se, também, a importância da formação continuada em relação aos subsídios da Didática Desenvolvimental e aos procedimentos de realização do experimento didático-formativo
id PUC_GO_55645f81103b8a164175189dcba25b0f
oai_identifier_str oai:ambar:tede/5043
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str 6593
spelling A atuação da coordenação pedagógica na formação continuada de professores: um experimento didático-formativo em língua portuguesa nas turmas do 9º ano do ensino fundamentalThe role of pedagogical coordination in continuing teacher training: a didactic-training experiment in Portuguese in 9th year elementary school classesCoordenação pedagógicaFormação continuadaDidática desenvolvimentalExperimento didático-formativoPedagogical coordinationContinuing trainingDevelopmental didacticseDidactic-formative experimentCiências HumanasEducaçãoEsta dissertação vinculou-se à linha de pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos, do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC Goiás. Nesta, o tema foi a atuação da Coordenação Pedagógica (CP) na formação continuada de professores, por meio de acompanhamento de um experimento didático-formativo em Língua Portuguesa, nas turmas do 9º ano do Ensino Fundamental de um Colégio Estadual de Goiânia. O presente estudo foi motivado pela indagação: é possível, à Coordenação Pedagógica, atuar junto aos professores na sala de aula, a fim de sugerir e acompanhar formas de intervenção didática que atuem na consolidação das aprendizagens, contribuindo, com isso, para melhor desempenho escolar dos alunos? As questões paralelas foram as seguintes: qual é o potencial formativo do experimento didático de modo que venha a ser um elemento importante das ações de formação continuada? Os procedimentos indicados no experimento didático-formativo, depreendidos da Didática Desenvolvimental, podem constituir-se em atividade sistemática no trabalho dos professores? A partir dessas questões formulou-se o seguinte objetivo geral: contribuir para a caracterização de uma das atribuições do coordenador pedagógico na escola, a de formação continuada, na forma de assistência e apoio pedagógico aos professores em sala de aula, por meio de um experimento didático-formativo alicerçado na Teoria do Ensino Desenvolvimental. Para tanto, utilizou-se uma pesquisa qualitativa, do tipo quase-experimental. A abordagem metodológica foi a materialista histórico-dialética, tendo como aporte teórico a Teoria Histórico-Cultural em Vygotsky e a Teoria do Ensino Desenvolvimental na perspectiva de Davydov, além de outros autores como, e outros teóricos que abordam a teoria como: Chaiklin, Elkonin, Márkova, Libâneo, Freitas, Silva e outros. Para a coleta de dados recorreu-se à pesquisa bibliográfica e de campo. A primeira buscou produções existentes sobre a atuação da Coordenação Pedagógica, formação continuada na escola sobre os conceitos da Teoria do Ensino Desenvolvimental, experimento didático-formativo e ensino de Língua Portuguesa. A segunda consistiu na realização e no acompanhamento de experimento didático-formativo em Língua Portuguesa, na escola pública de Ensino Fundamental, tendo como procedimentos a observação da sala por meio de registros escritos e gravação de vídeo, questionários e entrevistas. Entre os achados da pesquisa, destacaram-se: a) a Coordenação Pedagógica, nas escolas públicas, caracteriza-se por acúmulo de atribuições burocráticas, com pouco espaço à atuação pedagógico-didática junto aos professores; b) o experimento didático-formativo mostrou-se eficaz como mobilização dos alunos para o estudo; c) o experimento didático-formativo sobressaiu-se como importante estratégia nas ações de formação continuada de professores; d) a pesquisa apontou que a promoção da assistência pedagógica na sala de aula exige que sejam redefinidas as atribuições dos coordenadores pedagógicos, de modo a assegurar tempo para planejamento das ações de formação, acompanhamento e análise do trabalho realizado em sala de aula; e) o mesmo se requer dos professores, f) a percepção pelos alunos, no que tange à presença dos coordenadores junto aos professores, faz com que eles fiquem mais interessados e participativos nas aulas. Evidenciou-se, também, a importância da formação continuada em relação aos subsídios da Didática Desenvolvimental e aos procedimentos de realização do experimento didático-formativoThis dissertation was linked to the line of research Theories of Education and Pedagogical Processes, of the Postgraduate Program in Education at PUC Goiás. In this, the theme was the role of the Pedagogical Coordination (CP) in the continued training of teachers, through monitoring a didactic-training experiment in Portuguese, in the 9th year of Elementary School classes at a State College in Goiânia. The present study was motivated by the question: is it possible for the Pedagogical Coordination to collaborate with teachers in the classroom, in order to suggest and monitor forms of didactic intervention that act to consolidate learning, thereby contributing to better school performance from the students? The parallel questions were the following: what is the training potential of the didactic experiment so that it becomes an essential element of continuing education actions? Can the procedures indicated in the didactictraining experiment, deduced from Developmental Didactics, constitute a systematic activity in the work of teachers? Based on these questions, the following general objective was formulated: to contribute to the characterization of one of the duties of the pedagogical coordinator at school, that of continued training, in the form of assistance and pedagogical support to teachers in the classroom, through an experiment didactic-training based on the Theory of Developmental Teaching. To this end, qualitative, exploratory research was used. methodological approach was the historical-dialectic materialist, having as theoretical contribution the Historical-Cultural Theory in Vygotsky and the Theory of Developmental Teaching from the perspective of Davydov, in addition to other authors such as, and other theorists who approach the theory such as: Chaiklin, Elkonin, Márkova, Libâneo, Freitas, Silva and others. To collect data, bibliographic and field research was used. The first searched for existing productions on the activities of the Pedagogical Coordination, continued training at school on the concepts of Developmental Teaching Theory, didactic-training experiments and teaching the Portuguese Language. The second consisted of carrying out and monitoring a didactic-training experiment in Portuguese, at a public elementary school, with the procedures being observation of the room through written records and video recording, questionnaires and interviews. Among the research findings, the following stood out: a) Pedagogical Coordination, in public schools, is characterized by an accumulation of bureaucratic duties, with little space for pedagogical-didactic activities with teachers; b) the didactic-training experiment proved to be effective in mobilizing students to study; c) the didactic-training experiment stood out as an important strategy in continuing teacher training actions; d) the research showed that the promotion of pedagogical assistance in the classroom requires that the responsibilities of pedagogical coordinators be redefined, in order to ensure time for planning training actions, monitoring and analyzing the work carried out in the classroom; e) the same is required of teachers, f) the perception by students, regarding the presence of coordinators with teachers, makes them more interested and participative in classes. The importance of continued training was also highlighted in relation to the subsidies of Developmental Didactics and the procedures for carrying out the didactic-training experimentPontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Formação de Professores e HumanidadesBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em EducaçãoLibâneo, José Carloshttp://lattes.cnpq.br/7261628151334430Silva, Elianehttp://lattes.cnpq.br/5911429138142758Vieira, Ilma Socorro Gonçalveshttp://lattes.cnpq.br/7504401268469781Barros, Maria Brasilina Ferreira2024-02-16T19:48:18Z2023-08-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfBARROS, Maria Brasilina Ferreira. A atuação da coordenação pedagógica na formação continuada de professores: um experimento didático-formativo em língua portuguesa nas turmas do 9º ano do ensino fundamental. 2023. 190 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2023.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/5043porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-02-17T04:00:41Zoai:ambar:tede/5043Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-02-17T04:00:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv A atuação da coordenação pedagógica na formação continuada de professores: um experimento didático-formativo em língua portuguesa nas turmas do 9º ano do ensino fundamental
The role of pedagogical coordination in continuing teacher training: a didactic-training experiment in Portuguese in 9th year elementary school classes
title A atuação da coordenação pedagógica na formação continuada de professores: um experimento didático-formativo em língua portuguesa nas turmas do 9º ano do ensino fundamental
spellingShingle A atuação da coordenação pedagógica na formação continuada de professores: um experimento didático-formativo em língua portuguesa nas turmas do 9º ano do ensino fundamental
Barros, Maria Brasilina Ferreira
Coordenação pedagógica
Formação continuada
Didática desenvolvimental
Experimento didático-formativo
Pedagogical coordination
Continuing training
Developmental didacticse
Didactic-formative experiment
Ciências Humanas
Educação
title_short A atuação da coordenação pedagógica na formação continuada de professores: um experimento didático-formativo em língua portuguesa nas turmas do 9º ano do ensino fundamental
title_full A atuação da coordenação pedagógica na formação continuada de professores: um experimento didático-formativo em língua portuguesa nas turmas do 9º ano do ensino fundamental
title_fullStr A atuação da coordenação pedagógica na formação continuada de professores: um experimento didático-formativo em língua portuguesa nas turmas do 9º ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed A atuação da coordenação pedagógica na formação continuada de professores: um experimento didático-formativo em língua portuguesa nas turmas do 9º ano do ensino fundamental
title_sort A atuação da coordenação pedagógica na formação continuada de professores: um experimento didático-formativo em língua portuguesa nas turmas do 9º ano do ensino fundamental
author Barros, Maria Brasilina Ferreira
author_facet Barros, Maria Brasilina Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Libâneo, José Carlos
http://lattes.cnpq.br/7261628151334430
Silva, Eliane
http://lattes.cnpq.br/5911429138142758
Vieira, Ilma Socorro Gonçalves
http://lattes.cnpq.br/7504401268469781
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Maria Brasilina Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Coordenação pedagógica
Formação continuada
Didática desenvolvimental
Experimento didático-formativo
Pedagogical coordination
Continuing training
Developmental didacticse
Didactic-formative experiment
Ciências Humanas
Educação
topic Coordenação pedagógica
Formação continuada
Didática desenvolvimental
Experimento didático-formativo
Pedagogical coordination
Continuing training
Developmental didacticse
Didactic-formative experiment
Ciências Humanas
Educação
description Esta dissertação vinculou-se à linha de pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos, do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC Goiás. Nesta, o tema foi a atuação da Coordenação Pedagógica (CP) na formação continuada de professores, por meio de acompanhamento de um experimento didático-formativo em Língua Portuguesa, nas turmas do 9º ano do Ensino Fundamental de um Colégio Estadual de Goiânia. O presente estudo foi motivado pela indagação: é possível, à Coordenação Pedagógica, atuar junto aos professores na sala de aula, a fim de sugerir e acompanhar formas de intervenção didática que atuem na consolidação das aprendizagens, contribuindo, com isso, para melhor desempenho escolar dos alunos? As questões paralelas foram as seguintes: qual é o potencial formativo do experimento didático de modo que venha a ser um elemento importante das ações de formação continuada? Os procedimentos indicados no experimento didático-formativo, depreendidos da Didática Desenvolvimental, podem constituir-se em atividade sistemática no trabalho dos professores? A partir dessas questões formulou-se o seguinte objetivo geral: contribuir para a caracterização de uma das atribuições do coordenador pedagógico na escola, a de formação continuada, na forma de assistência e apoio pedagógico aos professores em sala de aula, por meio de um experimento didático-formativo alicerçado na Teoria do Ensino Desenvolvimental. Para tanto, utilizou-se uma pesquisa qualitativa, do tipo quase-experimental. A abordagem metodológica foi a materialista histórico-dialética, tendo como aporte teórico a Teoria Histórico-Cultural em Vygotsky e a Teoria do Ensino Desenvolvimental na perspectiva de Davydov, além de outros autores como, e outros teóricos que abordam a teoria como: Chaiklin, Elkonin, Márkova, Libâneo, Freitas, Silva e outros. Para a coleta de dados recorreu-se à pesquisa bibliográfica e de campo. A primeira buscou produções existentes sobre a atuação da Coordenação Pedagógica, formação continuada na escola sobre os conceitos da Teoria do Ensino Desenvolvimental, experimento didático-formativo e ensino de Língua Portuguesa. A segunda consistiu na realização e no acompanhamento de experimento didático-formativo em Língua Portuguesa, na escola pública de Ensino Fundamental, tendo como procedimentos a observação da sala por meio de registros escritos e gravação de vídeo, questionários e entrevistas. Entre os achados da pesquisa, destacaram-se: a) a Coordenação Pedagógica, nas escolas públicas, caracteriza-se por acúmulo de atribuições burocráticas, com pouco espaço à atuação pedagógico-didática junto aos professores; b) o experimento didático-formativo mostrou-se eficaz como mobilização dos alunos para o estudo; c) o experimento didático-formativo sobressaiu-se como importante estratégia nas ações de formação continuada de professores; d) a pesquisa apontou que a promoção da assistência pedagógica na sala de aula exige que sejam redefinidas as atribuições dos coordenadores pedagógicos, de modo a assegurar tempo para planejamento das ações de formação, acompanhamento e análise do trabalho realizado em sala de aula; e) o mesmo se requer dos professores, f) a percepção pelos alunos, no que tange à presença dos coordenadores junto aos professores, faz com que eles fiquem mais interessados e participativos nas aulas. Evidenciou-se, também, a importância da formação continuada em relação aos subsídios da Didática Desenvolvimental e aos procedimentos de realização do experimento didático-formativo
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-25
2024-02-16T19:48:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BARROS, Maria Brasilina Ferreira. A atuação da coordenação pedagógica na formação continuada de professores: um experimento didático-formativo em língua portuguesa nas turmas do 9º ano do ensino fundamental. 2023. 190 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2023.
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/5043
identifier_str_mv BARROS, Maria Brasilina Ferreira. A atuação da coordenação pedagógica na formação continuada de professores: um experimento didático-formativo em língua portuguesa nas turmas do 9º ano do ensino fundamental. 2023. 190 f. Dissertação (Mestrado em Educação) -- Escola de Formação de Professores e Humanidades, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2023.
url http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/5043
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Formação de Professores e Humanidades
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Formação de Professores e Humanidades
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1809202275699130368