AS EMOÇÕES DOS EX-CÔNJUGES E SUAS PRÁTICAS NO DIVÓRCIO LITIGIOSO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
Texto Completo: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4034 |
Resumo: | Esta tese de doutorado apresenta as emoções e suas práticas de ex-cônjuges no divórcio litigioso, como tema central e como objetivo geral a partir do Projeto Justiça Educativa de Famílias, compreender as emoções e práticas destes sujeitos na situação de divórcio litigioso durante dos encontros realizados no CEPSI através da interação entre pesquisadores e demais participantes do grupo. O campo da pesquisa foi um trabalho educativo de famílias em litígio, desenvolvido na clínica-escola da PUC-Go (CEPSI), denominado Justiça Educativa de Famílias, realizado em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, Comarca de Goiânia, e sob orientação sistemática de sua coordenadora. Mediante essa paraceria, ex-cônjuges em divórcio litigioso são encaminhados pelas Varas de Família e convidados a participar de subprojetos, que como este, são desenvolvidos a partir do diálogo e reflexão dos ex-cônjuges sobre suas vivências durante o divórcio litigioso. O trabalho educativo com as famílias revela que esta situação requer das pessoas envolvidas, decisões e ações que estão relacionadas a sua forma de pensar e sentir em relação ao outro, o que subsidiou o desenvolvimento deste subprojeto. No decorrer da pesquisa, como levantamento teórico inicial, buscou-se entender a constituição da família, do casamento e seu término por meio do divórcio litigioso. Após esta compreensão, fez-se uma revisão teórica de autores que realizaram estudos sobre as emoções, especialmente do ponto de vista da teoria da subjetividade, fundamento do processo educativo das famílias. Como forma de dar destaque a essa teoria fez-se necessário construir um capítulo teórico sobre este assunto. O capítulo sobre o método explicita como a pesquisa qualitativa nessa perspectiva, tem uma visão diferenciada: do campo dos participantes e da análise das informações, como também da interação do pesquisador e dos sujeitos participantes. Os resultados apontam para o fato de que com motivos e emoções diversas, os participantes geram necessidades e sentidos subjetivos no divórcio e desenvolvem estratégias em relação à suas práticas. Neste momento, surgem as questões: que motivos os levaram a esta situação, como por exemplo, as questões relacionadas ao papel de marido e de esposa, ao contexto econômico, ao poder jurídico, a história de vida, assim como os padrões exigidos pela sociedade na união matrimonial. Por fim, fica evidente, a importância das emoções na situação de divórcio litigioso, percebidos através dos olhares, dos gestos, das falas e das práticas dos ex-cônjuges no grupo estudado, como forma de apresentação de tristeza, raiva, alegria e muitas outras emoções |
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AS EMOÇÕES DOS EX-CÔNJUGES E SUAS PRÁTICAS NO DIVÓRCIO LITIGIOSOEmoções. Práticas no divórcio litigioso.Emotions. Marital practices. Litigious divorceCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAEsta tese de doutorado apresenta as emoções e suas práticas de ex-cônjuges no divórcio litigioso, como tema central e como objetivo geral a partir do Projeto Justiça Educativa de Famílias, compreender as emoções e práticas destes sujeitos na situação de divórcio litigioso durante dos encontros realizados no CEPSI através da interação entre pesquisadores e demais participantes do grupo. O campo da pesquisa foi um trabalho educativo de famílias em litígio, desenvolvido na clínica-escola da PUC-Go (CEPSI), denominado Justiça Educativa de Famílias, realizado em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, Comarca de Goiânia, e sob orientação sistemática de sua coordenadora. Mediante essa paraceria, ex-cônjuges em divórcio litigioso são encaminhados pelas Varas de Família e convidados a participar de subprojetos, que como este, são desenvolvidos a partir do diálogo e reflexão dos ex-cônjuges sobre suas vivências durante o divórcio litigioso. O trabalho educativo com as famílias revela que esta situação requer das pessoas envolvidas, decisões e ações que estão relacionadas a sua forma de pensar e sentir em relação ao outro, o que subsidiou o desenvolvimento deste subprojeto. No decorrer da pesquisa, como levantamento teórico inicial, buscou-se entender a constituição da família, do casamento e seu término por meio do divórcio litigioso. Após esta compreensão, fez-se uma revisão teórica de autores que realizaram estudos sobre as emoções, especialmente do ponto de vista da teoria da subjetividade, fundamento do processo educativo das famílias. Como forma de dar destaque a essa teoria fez-se necessário construir um capítulo teórico sobre este assunto. O capítulo sobre o método explicita como a pesquisa qualitativa nessa perspectiva, tem uma visão diferenciada: do campo dos participantes e da análise das informações, como também da interação do pesquisador e dos sujeitos participantes. Os resultados apontam para o fato de que com motivos e emoções diversas, os participantes geram necessidades e sentidos subjetivos no divórcio e desenvolvem estratégias em relação à suas práticas. Neste momento, surgem as questões: que motivos os levaram a esta situação, como por exemplo, as questões relacionadas ao papel de marido e de esposa, ao contexto econômico, ao poder jurídico, a história de vida, assim como os padrões exigidos pela sociedade na união matrimonial. Por fim, fica evidente, a importância das emoções na situação de divórcio litigioso, percebidos através dos olhares, dos gestos, das falas e das práticas dos ex-cônjuges no grupo estudado, como forma de apresentação de tristeza, raiva, alegria e muitas outras emoçõesThis doctoral thesis presents the emotions and their practices of former spouses in litigious divorce as a central theme and as a general objective based on the Family Justice Project, to understand the emotions and practices of these subjects in the situation of litigious divorce during the meetings held at CEPSI through the interaction between researchers and other participants of the group.The research field was an educational work of families in litigation, developed in the PUC-Go (CEPSI) clinic, called Family Educational Justice, conducted in partnership with the Goiás State Court of Justice, Goiânia, and under the systematic guidance of its coordinator. Through this setback, ex-spouses in litigious divorce are referred by the Family Courts and invited to participate in subprojects, which are developed from the dialogue and reflection of the ex-spouses on their experiences during the litigious divorce. The educational work with families revealing this situation requires the people involved decisions and actions that are related to their way of thinking and feeling towards the other, which subsidized the development of this subproject. We sought to understand the constitution of the family, marriage and its termination through litigious divorce. After this understanding, a theoretical review was made of authors who carried out studies on emotions, especially from the point of view of the theory of subjectivity, the foundation of the educational process of families. As a way of highlighting this theory it became necessary to construct a theoretical chapter on this subject. The chapter on the explicit method as the qualitative research in this perspective has a different view: the field, the participants and the information analysis, as well as the interaction of the researcher and the participants. The results point to the fact that with diverse motives and emotions, participants generate subjective needs and senses in divorce and develop strategies in relation to their practices. At this moment, the questions arise: what caused this situation, for example, the issues related to the role of husband and wife, the economic context, legal power, life history, as well as the standards demanded by society in marriage. In brief, it is evident, the importance of the emotions in the situation of litigious divorce, perceived through the looks, gestures, speeches and practices of the ex-spouses in the group studied, as a form of presentation of sadness, anger, joy and many others emotionsPontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Ciências Sociais e Saúde::Curso de PsicologiaBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em PsicologiaPeres, Vannúzia Leal Andradehttp://lattes.cnpq.br/9655439236866635Peres, Vannúzia Leal Andradehttp://lattes.cnpq.br/9655439236866635Mozzer, Geisa Nunes de Souzahttp://lattes.cnpq.br/4105940508056425Pitanga, Artur Vandréhttp://lattes.cnpq.br/7255142029443745Pargeon, Júlia da Paixão Oliveira Mello ehttp://lattes.cnpq.br/3338638554567611Diniz, Márcia Sumire Kurogi2018-09-26T19:27:28Z2018-04-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfDiniz, Márcia Sumire Kurogi. AS EMOÇÕES DOS EX-CÔNJUGES E SUAS PRÁTICAS NO DIVÓRCIO LITIGIOSO. 2018. 139 fl. Tese( Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO .http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/4034porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2018-09-27T04:00:25Zoai:ambar:tede/4034Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932018-09-27T04:00:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
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