POÉTICAS DIGITAIS: EXPERIMENTALISMO E HIBRIDISMO.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
Texto Completo: | http://localhost:8080/tede/handle/tede/3247 |
Resumo: | A poesia digital consiste num tipo de produção poética para a qual é imprescindível o uso do computador e da internet, tanto no âmbito de sua produção quanto de sua leitura, sendo caracteristicamente, um objeto da cibercultura. Propõe-se demonstrar a poesia digital, enfatizando suas características como produção literária, reconhecendo-a como uma modalidade que provoca mudanças em relação ao paradigma do texto impresso, sendo realizado em uma tela de computador, em ambientes polissêmicos, tendo suas marcas fônicas e visuais do signo verbal presente. Mesmo hibridizado, permanecem as marcas da poeticidade, comprovando que as novas mídias vieram concretizar o movimento das palavras no espaço, o que pode reconhecer como percurso de revelação da visualidade no poema. A pesquisa bibliográfica desta dissertação foi feita a partir dos pressupostos teóricos de Ana Hatherly, Emanuel de Melo e Castro, Charles Sanders Peirce, Umberto Eco e Lúcia Santaella, visando demonstrar o trabalho com inclusões e hibridações, adequadas ao universo móvel do ciberespaço, onde tudo interage e se transforma, em que o passado e o presente se aglutinam, o espaço e o tempo não são mais medidos em termos cronológicos ou diacrônicos, mas sim, em termos de sintonias, simultaneidade, sincronicidade. |
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POÉTICAS DIGITAIS: EXPERIMENTALISMO E HIBRIDISMO.Poesia digitalhibridismosemióticaciberculturaDigital PoetryhybridismsemioticscybercultureCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASA poesia digital consiste num tipo de produção poética para a qual é imprescindível o uso do computador e da internet, tanto no âmbito de sua produção quanto de sua leitura, sendo caracteristicamente, um objeto da cibercultura. Propõe-se demonstrar a poesia digital, enfatizando suas características como produção literária, reconhecendo-a como uma modalidade que provoca mudanças em relação ao paradigma do texto impresso, sendo realizado em uma tela de computador, em ambientes polissêmicos, tendo suas marcas fônicas e visuais do signo verbal presente. Mesmo hibridizado, permanecem as marcas da poeticidade, comprovando que as novas mídias vieram concretizar o movimento das palavras no espaço, o que pode reconhecer como percurso de revelação da visualidade no poema. A pesquisa bibliográfica desta dissertação foi feita a partir dos pressupostos teóricos de Ana Hatherly, Emanuel de Melo e Castro, Charles Sanders Peirce, Umberto Eco e Lúcia Santaella, visando demonstrar o trabalho com inclusões e hibridações, adequadas ao universo móvel do ciberespaço, onde tudo interage e se transforma, em que o passado e o presente se aglutinam, o espaço e o tempo não são mais medidos em termos cronológicos ou diacrônicos, mas sim, em termos de sintonias, simultaneidade, sincronicidade.Digital poetry is a poetic production that uses computers and internet in its production and reading is essential, typically being an object of cyberculture. It is proposed to demonstrate the digital poetry, emphasizing its features as a literary production, recognizing it as a mode that causes changes to paradigm printed text, being held on a computer screen in polysemic environments with their phonic and visual cues this verbal sign. Even hybridized, the trademarks of poetic remains, proving that new media came to realize the movement of the words in space, which can recognize as route revelation of visuality in the poem. The literature of this work was made from the theoretical assumptions of Ana Hatherly, Emanuel Melo e Castro, Charles Sanders Peirce, Umberto Eco and Lucia Santaella, aiming to demonstrate the work with inclusions and hybridizations, suitable for mobile cyberspace universe, where everything interacts and turns in the past and present coalesce, space and time are no longer measured in chronological or diachronic terms, but in terms of tunings, simultaneity, synchronicity.Pontifícia Universidade Católica de GoiásCiências HumanasBRPUC GoiásLiteratura e Crítica LiteráriaNascimento, Maria Teresinha Martins dohttp://lattes.cnpq.br/8206433968369762Oliveira, éris Antôniohttp://lattes.cnpq.br/1452128618056274Cardoso, Mauricio Vazhttp://lattes.cnpq.br/6151179642182346Lopes, Maria Cláudia2016-08-10T11:07:15Z2016-04-062016-03-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfLOPES, Maria Cláudia. POÉTICAS DIGITAIS: EXPERIMENTALISMO E HIBRIDISMO.. 2016. 142 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, GOIÂNIA, 2016.http://localhost:8080/tede/handle/tede/3247porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2024-03-07T19:38:58Zoai:ambar:tede/3247Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932024-03-07T19:38:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
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