A Escala de Aculturação Integral: Um olhar Integral em aculturação e satisfação com a vida em imigrantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Andrea Vilela
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
Texto Completo: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3887
Resumo: Esta tese analisa a relação entre satisfação com a vida e aculturação, e os fatores que influenciam o processo de aculturação em imigrantes. Exploramos a hipótese de que o status da imigração modera a relação entre satisfação com a vida e aculturação, de modo que quanto mais elevado o status de imigração (mais próximo a cidadania), maior é a correlação positiva entre satisfação com a vida e aculturação. Nos três estudos que compõem esta pesquisa, as características dominantes de aculturação foram identificadas, nos níveis pessoal, biológico, sistêmico, e sociocultural, com o objetivo de criar a Escala de Aculturação Integral, uma avaliação de aculturação baseada no modelo AQAL da teoria Integral do filosofo americano Ken Wilber. Para atingir os objetivos propostos e testar a hipótese, foi necessário desenvolver uma medida nova de aculturação, e demonstrar seu poder preditivo. A pesquisa foi realizada seguindo a orientação quali-quantitativo, composta pelos três estudos desta tese: Estudo 1, a formulação e realização do questionário quali-quantitativo, o “Integral Acculturation Intake”; Estudo 2, a elaboração da Escala de Aculturação Integral no teste-piloto, e depois a aplicação e validação da escala proposta com uma amostra internacional de 282 participantes; e Estudo 3, a análise estatística de modelagem de equações estruturais que confirmou a hipótese que a variável demográfica “status de imigração” é um moderador da relação entre o nível de satisfação com a vida e aculturação. Em futuros estudos, a ampliação dos estudos de validação em culturas diferentes pode permitir utilização internacional da escala.
id PUC_GO_5e3ecad57289fea180528dd770041ca6
oai_identifier_str oai:ambar:tede/3887
network_acronym_str PUC_GO
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository_id_str 6593
spelling A Escala de Aculturação Integral: Um olhar Integral em aculturação e satisfação com a vida em imigrantesAculturação, satisfação com vida, imigração, escala, modelo Integral, AQALAcculturation, life satisfaction, immigration, scale, Integral model, AQALCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAEsta tese analisa a relação entre satisfação com a vida e aculturação, e os fatores que influenciam o processo de aculturação em imigrantes. Exploramos a hipótese de que o status da imigração modera a relação entre satisfação com a vida e aculturação, de modo que quanto mais elevado o status de imigração (mais próximo a cidadania), maior é a correlação positiva entre satisfação com a vida e aculturação. Nos três estudos que compõem esta pesquisa, as características dominantes de aculturação foram identificadas, nos níveis pessoal, biológico, sistêmico, e sociocultural, com o objetivo de criar a Escala de Aculturação Integral, uma avaliação de aculturação baseada no modelo AQAL da teoria Integral do filosofo americano Ken Wilber. Para atingir os objetivos propostos e testar a hipótese, foi necessário desenvolver uma medida nova de aculturação, e demonstrar seu poder preditivo. A pesquisa foi realizada seguindo a orientação quali-quantitativo, composta pelos três estudos desta tese: Estudo 1, a formulação e realização do questionário quali-quantitativo, o “Integral Acculturation Intake”; Estudo 2, a elaboração da Escala de Aculturação Integral no teste-piloto, e depois a aplicação e validação da escala proposta com uma amostra internacional de 282 participantes; e Estudo 3, a análise estatística de modelagem de equações estruturais que confirmou a hipótese que a variável demográfica “status de imigração” é um moderador da relação entre o nível de satisfação com a vida e aculturação. Em futuros estudos, a ampliação dos estudos de validação em culturas diferentes pode permitir utilização internacional da escala.This thesis analyzes the relationship between satisfaction with life and acculturation, and the factors that influence the process of acculturation in immigrants. The proposed hypothesis is that immigration status moderates the relationship between life satisfaction and acculturation, so that the closer the immigrant´s status is to citizenship in the new country, the greater the positive correlation between life satisfaction and acculturation. In the three studies that compose this research, the dominant characteristics of acculturation were identified at the personal, biological, systemic, and sociocultural levels, with the objective of creating the Integral Acculturation Scale (EAI), the first acculturation assessment based on the AQAL (All Quadrants, All Lines) model, from the American philosopher Ken Wilber´s Integral Theory. To achieve the proposed objectives and to test the hypothesis, it was necessary to develop an integral measure of acculturation, and demonstrate its predictive power. The research was carried out using qualitative-quantitative methodology, and consisted of three studies: Study 1, the formulation and fulfillment of the quali-quantitative questionnaire, the “Integral Acculturation Intake”; Study 2, the elaboration of the Integral Acculturation Scale in the pilot test, and then the application and validation of the proposed scale with an international sample of 282 participants; and Study 3, the statistical analysis using structural equation modeling that confirms the hypothesis that the demographic variable “type of immigration” is a moderator of the relationship between satisfaction with life and level of acculturation. The intention is for this measure to be a reference to be used internationally as it continues to be validated with immigrants from cultures not yet explored.Pontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Ciências Sociais e Saúde::Curso de PsicologiaBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em PsicologiaMiranda, Fábio Jesushttp://lattes.cnpq.br/4800752200468738Orsini, Mara Rúbia de Camargo Alveshttp://lattes.cnpq.br/0981056864348242Silva, André Vasconcelos dahttp://lattes.cnpq.br/3427056378409932Mendonça, Helenideshttp://lattes.cnpq.br/3487676973485005Martins, Weberhttp://lattes.cnpq.br/3123848470517021Araujo, Andrea Vilela2018-02-08T11:01:03Z2017-06-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfAraujo, Andrea Vilela. A Escala de Aculturação Integral: Um olhar Integral em aculturação e satisfação com a vida em imigrantes. 2017. 189 f. Tese (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3887porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2018-02-09T03:00:21Zoai:ambar:tede/3887Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932018-02-09T03:00:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false
dc.title.none.fl_str_mv A Escala de Aculturação Integral: Um olhar Integral em aculturação e satisfação com a vida em imigrantes
title A Escala de Aculturação Integral: Um olhar Integral em aculturação e satisfação com a vida em imigrantes
spellingShingle A Escala de Aculturação Integral: Um olhar Integral em aculturação e satisfação com a vida em imigrantes
Araujo, Andrea Vilela
Aculturação, satisfação com vida, imigração, escala, modelo Integral, AQAL
Acculturation, life satisfaction, immigration, scale, Integral model, AQAL
CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
title_short A Escala de Aculturação Integral: Um olhar Integral em aculturação e satisfação com a vida em imigrantes
title_full A Escala de Aculturação Integral: Um olhar Integral em aculturação e satisfação com a vida em imigrantes
title_fullStr A Escala de Aculturação Integral: Um olhar Integral em aculturação e satisfação com a vida em imigrantes
title_full_unstemmed A Escala de Aculturação Integral: Um olhar Integral em aculturação e satisfação com a vida em imigrantes
title_sort A Escala de Aculturação Integral: Um olhar Integral em aculturação e satisfação com a vida em imigrantes
author Araujo, Andrea Vilela
author_facet Araujo, Andrea Vilela
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Miranda, Fábio Jesus
http://lattes.cnpq.br/4800752200468738
Orsini, Mara Rúbia de Camargo Alves
http://lattes.cnpq.br/0981056864348242
Silva, André Vasconcelos da
http://lattes.cnpq.br/3427056378409932
Mendonça, Helenides
http://lattes.cnpq.br/3487676973485005
Martins, Weber
http://lattes.cnpq.br/3123848470517021
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo, Andrea Vilela
dc.subject.por.fl_str_mv Aculturação, satisfação com vida, imigração, escala, modelo Integral, AQAL
Acculturation, life satisfaction, immigration, scale, Integral model, AQAL
CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
topic Aculturação, satisfação com vida, imigração, escala, modelo Integral, AQAL
Acculturation, life satisfaction, immigration, scale, Integral model, AQAL
CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
description Esta tese analisa a relação entre satisfação com a vida e aculturação, e os fatores que influenciam o processo de aculturação em imigrantes. Exploramos a hipótese de que o status da imigração modera a relação entre satisfação com a vida e aculturação, de modo que quanto mais elevado o status de imigração (mais próximo a cidadania), maior é a correlação positiva entre satisfação com a vida e aculturação. Nos três estudos que compõem esta pesquisa, as características dominantes de aculturação foram identificadas, nos níveis pessoal, biológico, sistêmico, e sociocultural, com o objetivo de criar a Escala de Aculturação Integral, uma avaliação de aculturação baseada no modelo AQAL da teoria Integral do filosofo americano Ken Wilber. Para atingir os objetivos propostos e testar a hipótese, foi necessário desenvolver uma medida nova de aculturação, e demonstrar seu poder preditivo. A pesquisa foi realizada seguindo a orientação quali-quantitativo, composta pelos três estudos desta tese: Estudo 1, a formulação e realização do questionário quali-quantitativo, o “Integral Acculturation Intake”; Estudo 2, a elaboração da Escala de Aculturação Integral no teste-piloto, e depois a aplicação e validação da escala proposta com uma amostra internacional de 282 participantes; e Estudo 3, a análise estatística de modelagem de equações estruturais que confirmou a hipótese que a variável demográfica “status de imigração” é um moderador da relação entre o nível de satisfação com a vida e aculturação. Em futuros estudos, a ampliação dos estudos de validação em culturas diferentes pode permitir utilização internacional da escala.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-28
2018-02-08T11:01:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Araujo, Andrea Vilela. A Escala de Aculturação Integral: Um olhar Integral em aculturação e satisfação com a vida em imigrantes. 2017. 189 f. Tese (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3887
identifier_str_mv Araujo, Andrea Vilela. A Escala de Aculturação Integral: Um olhar Integral em aculturação e satisfação com a vida em imigrantes. 2017. 189 f. Tese (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.
url http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3887
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Ciências Sociais e Saúde::Curso de Psicologia
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Escola de Ciências Sociais e Saúde::Curso de Psicologia
Brasil
PUC Goiás
Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron:PUC_GO
instname_str Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
instacron_str PUC_GO
institution PUC_GO
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)
repository.mail.fl_str_mv tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br
_version_ 1796791398172721152