A Escala de Aculturação Integral: Um olhar Integral em aculturação e satisfação com a vida em imigrantes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
Texto Completo: | http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3887 |
Resumo: | Esta tese analisa a relação entre satisfação com a vida e aculturação, e os fatores que influenciam o processo de aculturação em imigrantes. Exploramos a hipótese de que o status da imigração modera a relação entre satisfação com a vida e aculturação, de modo que quanto mais elevado o status de imigração (mais próximo a cidadania), maior é a correlação positiva entre satisfação com a vida e aculturação. Nos três estudos que compõem esta pesquisa, as características dominantes de aculturação foram identificadas, nos níveis pessoal, biológico, sistêmico, e sociocultural, com o objetivo de criar a Escala de Aculturação Integral, uma avaliação de aculturação baseada no modelo AQAL da teoria Integral do filosofo americano Ken Wilber. Para atingir os objetivos propostos e testar a hipótese, foi necessário desenvolver uma medida nova de aculturação, e demonstrar seu poder preditivo. A pesquisa foi realizada seguindo a orientação quali-quantitativo, composta pelos três estudos desta tese: Estudo 1, a formulação e realização do questionário quali-quantitativo, o “Integral Acculturation Intake”; Estudo 2, a elaboração da Escala de Aculturação Integral no teste-piloto, e depois a aplicação e validação da escala proposta com uma amostra internacional de 282 participantes; e Estudo 3, a análise estatística de modelagem de equações estruturais que confirmou a hipótese que a variável demográfica “status de imigração” é um moderador da relação entre o nível de satisfação com a vida e aculturação. Em futuros estudos, a ampliação dos estudos de validação em culturas diferentes pode permitir utilização internacional da escala. |
id |
PUC_GO_5e3ecad57289fea180528dd770041ca6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ambar:tede/3887 |
network_acronym_str |
PUC_GO |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository_id_str |
6593 |
spelling |
A Escala de Aculturação Integral: Um olhar Integral em aculturação e satisfação com a vida em imigrantesAculturação, satisfação com vida, imigração, escala, modelo Integral, AQALAcculturation, life satisfaction, immigration, scale, Integral model, AQALCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAEsta tese analisa a relação entre satisfação com a vida e aculturação, e os fatores que influenciam o processo de aculturação em imigrantes. Exploramos a hipótese de que o status da imigração modera a relação entre satisfação com a vida e aculturação, de modo que quanto mais elevado o status de imigração (mais próximo a cidadania), maior é a correlação positiva entre satisfação com a vida e aculturação. Nos três estudos que compõem esta pesquisa, as características dominantes de aculturação foram identificadas, nos níveis pessoal, biológico, sistêmico, e sociocultural, com o objetivo de criar a Escala de Aculturação Integral, uma avaliação de aculturação baseada no modelo AQAL da teoria Integral do filosofo americano Ken Wilber. Para atingir os objetivos propostos e testar a hipótese, foi necessário desenvolver uma medida nova de aculturação, e demonstrar seu poder preditivo. A pesquisa foi realizada seguindo a orientação quali-quantitativo, composta pelos três estudos desta tese: Estudo 1, a formulação e realização do questionário quali-quantitativo, o “Integral Acculturation Intake”; Estudo 2, a elaboração da Escala de Aculturação Integral no teste-piloto, e depois a aplicação e validação da escala proposta com uma amostra internacional de 282 participantes; e Estudo 3, a análise estatística de modelagem de equações estruturais que confirmou a hipótese que a variável demográfica “status de imigração” é um moderador da relação entre o nível de satisfação com a vida e aculturação. Em futuros estudos, a ampliação dos estudos de validação em culturas diferentes pode permitir utilização internacional da escala.This thesis analyzes the relationship between satisfaction with life and acculturation, and the factors that influence the process of acculturation in immigrants. The proposed hypothesis is that immigration status moderates the relationship between life satisfaction and acculturation, so that the closer the immigrant´s status is to citizenship in the new country, the greater the positive correlation between life satisfaction and acculturation. In the three studies that compose this research, the dominant characteristics of acculturation were identified at the personal, biological, systemic, and sociocultural levels, with the objective of creating the Integral Acculturation Scale (EAI), the first acculturation assessment based on the AQAL (All Quadrants, All Lines) model, from the American philosopher Ken Wilber´s Integral Theory. To achieve the proposed objectives and to test the hypothesis, it was necessary to develop an integral measure of acculturation, and demonstrate its predictive power. The research was carried out using qualitative-quantitative methodology, and consisted of three studies: Study 1, the formulation and fulfillment of the quali-quantitative questionnaire, the “Integral Acculturation Intake”; Study 2, the elaboration of the Integral Acculturation Scale in the pilot test, and then the application and validation of the proposed scale with an international sample of 282 participants; and Study 3, the statistical analysis using structural equation modeling that confirms the hypothesis that the demographic variable “type of immigration” is a moderator of the relationship between satisfaction with life and level of acculturation. The intention is for this measure to be a reference to be used internationally as it continues to be validated with immigrants from cultures not yet explored.Pontifícia Universidade Católica de GoiásEscola de Ciências Sociais e Saúde::Curso de PsicologiaBrasilPUC GoiásPrograma de Pós-Graduação STRICTO SENSU em PsicologiaMiranda, Fábio Jesushttp://lattes.cnpq.br/4800752200468738Orsini, Mara Rúbia de Camargo Alveshttp://lattes.cnpq.br/0981056864348242Silva, André Vasconcelos dahttp://lattes.cnpq.br/3427056378409932Mendonça, Helenideshttp://lattes.cnpq.br/3487676973485005Martins, Weberhttp://lattes.cnpq.br/3123848470517021Araujo, Andrea Vilela2018-02-08T11:01:03Z2017-06-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfAraujo, Andrea Vilela. A Escala de Aculturação Integral: Um olhar Integral em aculturação e satisfação com a vida em imigrantes. 2017. 189 f. Tese (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO.http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3887porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás)instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)instacron:PUC_GO2018-02-09T03:00:21Zoai:ambar:tede/3887Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.pucgoias.edu.br:8080/http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/oai/requesttede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.bropendoar:65932018-02-09T03:00:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Escala de Aculturação Integral: Um olhar Integral em aculturação e satisfação com a vida em imigrantes |
title |
A Escala de Aculturação Integral: Um olhar Integral em aculturação e satisfação com a vida em imigrantes |
spellingShingle |
A Escala de Aculturação Integral: Um olhar Integral em aculturação e satisfação com a vida em imigrantes Araujo, Andrea Vilela Aculturação, satisfação com vida, imigração, escala, modelo Integral, AQAL Acculturation, life satisfaction, immigration, scale, Integral model, AQAL CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
title_short |
A Escala de Aculturação Integral: Um olhar Integral em aculturação e satisfação com a vida em imigrantes |
title_full |
A Escala de Aculturação Integral: Um olhar Integral em aculturação e satisfação com a vida em imigrantes |
title_fullStr |
A Escala de Aculturação Integral: Um olhar Integral em aculturação e satisfação com a vida em imigrantes |
title_full_unstemmed |
A Escala de Aculturação Integral: Um olhar Integral em aculturação e satisfação com a vida em imigrantes |
title_sort |
A Escala de Aculturação Integral: Um olhar Integral em aculturação e satisfação com a vida em imigrantes |
author |
Araujo, Andrea Vilela |
author_facet |
Araujo, Andrea Vilela |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Miranda, Fábio Jesus http://lattes.cnpq.br/4800752200468738 Orsini, Mara Rúbia de Camargo Alves http://lattes.cnpq.br/0981056864348242 Silva, André Vasconcelos da http://lattes.cnpq.br/3427056378409932 Mendonça, Helenides http://lattes.cnpq.br/3487676973485005 Martins, Weber http://lattes.cnpq.br/3123848470517021 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araujo, Andrea Vilela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aculturação, satisfação com vida, imigração, escala, modelo Integral, AQAL Acculturation, life satisfaction, immigration, scale, Integral model, AQAL CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
topic |
Aculturação, satisfação com vida, imigração, escala, modelo Integral, AQAL Acculturation, life satisfaction, immigration, scale, Integral model, AQAL CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
description |
Esta tese analisa a relação entre satisfação com a vida e aculturação, e os fatores que influenciam o processo de aculturação em imigrantes. Exploramos a hipótese de que o status da imigração modera a relação entre satisfação com a vida e aculturação, de modo que quanto mais elevado o status de imigração (mais próximo a cidadania), maior é a correlação positiva entre satisfação com a vida e aculturação. Nos três estudos que compõem esta pesquisa, as características dominantes de aculturação foram identificadas, nos níveis pessoal, biológico, sistêmico, e sociocultural, com o objetivo de criar a Escala de Aculturação Integral, uma avaliação de aculturação baseada no modelo AQAL da teoria Integral do filosofo americano Ken Wilber. Para atingir os objetivos propostos e testar a hipótese, foi necessário desenvolver uma medida nova de aculturação, e demonstrar seu poder preditivo. A pesquisa foi realizada seguindo a orientação quali-quantitativo, composta pelos três estudos desta tese: Estudo 1, a formulação e realização do questionário quali-quantitativo, o “Integral Acculturation Intake”; Estudo 2, a elaboração da Escala de Aculturação Integral no teste-piloto, e depois a aplicação e validação da escala proposta com uma amostra internacional de 282 participantes; e Estudo 3, a análise estatística de modelagem de equações estruturais que confirmou a hipótese que a variável demográfica “status de imigração” é um moderador da relação entre o nível de satisfação com a vida e aculturação. Em futuros estudos, a ampliação dos estudos de validação em culturas diferentes pode permitir utilização internacional da escala. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-28 2018-02-08T11:01:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Araujo, Andrea Vilela. A Escala de Aculturação Integral: Um olhar Integral em aculturação e satisfação com a vida em imigrantes. 2017. 189 f. Tese (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO. http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3887 |
identifier_str_mv |
Araujo, Andrea Vilela. A Escala de Aculturação Integral: Um olhar Integral em aculturação e satisfação com a vida em imigrantes. 2017. 189 f. Tese (Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia-GO. |
url |
http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3887 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Escola de Ciências Sociais e Saúde::Curso de Psicologia Brasil PUC Goiás Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás Escola de Ciências Sociais e Saúde::Curso de Psicologia Brasil PUC Goiás Programa de Pós-Graduação STRICTO SENSU em Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) instname:Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) instacron:PUC_GO |
instname_str |
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
instacron_str |
PUC_GO |
institution |
PUC_GO |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_GOAIS (TEDE-PUC Goiás) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) |
repository.mail.fl_str_mv |
tede@pucgoias.edu.br||tede@pucgoias.edu.br |
_version_ |
1796791398172721152 |